quarta-feira, 26 de abril de 2017

Sim, o 2º lugar ainda é possivél


Para mim não foi surpresa: o FC Porto não conseguiu vencer o Feirense e para mim deixou o titulo entregue. Por outro lado, com estes empates manteve-se os mesmos 5 pontos de diferença para os dragões e a jogar sem chama, com dois jogos seguidos fora(Chaves e Marítimo) e com um calendário mais difícil que o Sporting, o 2º lugar tem que continuar nos nossos horizontes.
A luta será até ao fim!
A minha opinião sincera é que a Liga ficou entregue ao Benfica.
O FC Porto a jogar desta forma já disse tudo. Aliás a minha duvida é se conseguem aguentar o 2º lugar que seria uma grande prenda para o Sporting..mas merecida.
Para já...estão em vantagem mas há que acreditar até ao fim! 
É lógico que o FC Porto ainda tem hipóteses de chegar ao titulo pois basta o Benfica perder um jogo e tudo se decidir na diferença de golos marcados e sofridos mas estou convicto que nestas duas próximas jornadas o titulo vai confirmar-se para os lampiões. E se assim for o Sporting tem também que cumprir os seus jogos para poder almejar chegar ao 2º lugar. 
Eu sei que o nosso próximo jogo, em Braga, vai ser essencial e vai-nos dizer se os jogadores acreditam ou não nesta possibilidade mas quase que aposto que o Sp. Braga não vai jogar como fez com o FC Porto. E a derrota com o Paços Ferreira não conta para a minha análise.
Não sei se me fiz perceber mas se não perceberam talvez quem tenha visto esse jogo entenda aquela garra toda dos ...guerreiros do Minho! Enfim....nada que não me fizesse lembrar do jogo da mala e me fizesse suspeitar do interesse benfiquista em Patrick do Marítimo porque falhou a de....Fransérgio, das declarações de Quim Machado por não ter continuado no Belenenses  ou até do recente caso de suspeita de resultados na II Liga no jogo do Freamunde com o Penafiel (link) que voltou a levantar ainda mais suspeitas. UFA!!!
No entanto andaremos nisto até existirem provas que nada disto são coincidências e fruto da nossa imaginação. Não vai ser fácil!
Quanto ás contas....contas da Liga, já tinham sido por mim apresentadas aqui e após este fim-de-semana e apesar de tudo continuar igual há outras ilações a tirar. E não se esqueçam, como o titulo para mim está entregue só vou comparar o calendário de Leões e Dragões. Os Dragões que não me levem a mal mas alguns deles até concordam comigo!

FC Porto (69 pontos - 1 jogo em casa e 3 jogos fora-2 deles seguidos) - termina Liga fora
- Chaves (fora) - 31ª jornada Liga
- Marítimo (fora) - 32ª jornada da Liga
- Paços de Ferreira (casa) - 33ª jornada da Liga
- Moreirense (fora) - 34ª jornada da Liga

Sporting CP (64 pontos - 2 jogos em casa e 2 jogos fora) - termina Liga em casa
- Sp. Braga (fora) - 31ª jornada da Liga
- Belenenses (casa) - 32ª jornada da Liga
- Feirense (fora) - 33ª jornada da Liga
- Chaves (casa) - 34ª jornada da Liga

Com 4 jogos pela frente tudo ainda é possível mas o cenário começa a apertar seja na luta pelo titulo seja pela do 2º lugar. A pressão é inolvidável maior mas o FC Porto é a equipa que parece acusar mais esse factor. Não que a equipa do SCP jogue bem sobre pressão mas penso que o calendário será importante e se o FC Porto claudicar já no 1º jogo, fora, a coisa promete.


Como temos visto, os Dragões não têm tido uma prestação de candidato ao titulo.
Nos últimos 6 jogos só conseguiram vencer duas vezes(Arouca e Belenenses), empataram 4 jogos(V.Setúbal, Benfica , Braga e Feirense sendo dois desses jogos no Dragão e diga-se a verdade, só perderam 1 jogo...em Turim).
É que estes 4 empates custam-lhes 8 pontos o que já poderia ter deixado o Sporting arrumado mas também servido para estar na frente do campeonato. Veja-se que hoje têm 3 pontos de atraso para o Benfica mas que se têm vencido o V. Setúbal e o Feirense, no Dragão, estavam em 1º e com mais um ponto que o Benfica.
Mas, não ´quiseram` e estes resultados do FC Porto não só têm a agradado ao Benfica como ao Sporting que já esteve a 11 pontos do FC Porto mas que hoje só está a 5 pontos.
Mas poderão ser menos?
Eu acredito que sim pois vejo um FC Porto sem estofo para ser campeão e a perder fulgor e clarividência na ponta final da Liga.
Os lampiões são de facto a equipa mais experiente e menos mexida mas não esquecer de que fomos empurrados , mais um vez, na altura certa.
Quanto ao Sporting, a sua sequência de jogos vitoriosos ou sem perder tem sido uma atitude oposta á do FC Porto. Vejamos:


É um facto: o Leão não perde desde a derrota....no Dragão e que desde então só somou 2 empates(Benfica e V. Guimarães) no meio de 8 vitórias. Aliás, o empate com os lampiões estragou uma série de 5 vitórias consecutivas.
Foram também mas não só, estes resultados que nos fizeram subir e que nos poderão ainda premiar. É que dizer que só o Benfica e FC Porto é que falharam ou perderam pontos está errado pois para a recuperação ser possível nós tivemos que fazer a nossa parte.
Obviamente que recuperar mais pontos não será nada fácil mas só podemos baixar os braços quando já não tivermos forças, isto é, pontos para isso!
No meu ver, há razões para acreditar que o 2º lugar ainda é possível não fosse o futebol uma caixinha de surpresas e até matematicamente for possível temos que acreditar. O que não faltam são exemplos de que quase tudo é possível neste jogo portanto porque não voltar a acontecer?
Nas próximas 4 jornadas vai-se jogar o que resta, tanto pelo titulo como pela despromoção ou manutenção e qualificação para as competições europeias.
Algumas equipas já estão a pensar na próxima época mas ainda há objectivos para concretizar.
Os do Sporting foram baixando e agora resta um: o da qualificação para a Champions league.
Sim, o 2º lugar ainda é possível.

Apoie AmorSporting. Obrigado.

2 comentários :

  1. Caro Pedro, por enquanto, até o título pode ser ganho pelo Sporting, e seria viável se estivéssemos numa liga de gente séria e honrada, mas como isso não acontece, deixemos estes pensamentos líricos de lado. Para o segundo objectivo, o primeiro dos últimos, podemos ter esperanças mas, se a postura dos próximos encontros for igual ao jogo contra o Benfica, temo que não consigamos atingir esse objectivo (sim, porque nós não compramos objectivos). Se mais uma vez Jorge Jesus não optar por jogadores velozes, criativos e inteligentes como alguns dos que têm sido preteridos certamente iremos sentir algumas dificuldades com equipas que irão jogar fechadas e a defender em bloco. Na minha opinião o Sporting terá de entrar a "matar" com velocidade e a com intenção de ficar cedo com o controlo do resultado e consequentemente o controlo do jogo, para mais tarde se necessário colocar os jogadores mais lentos para aí sim pausar o jogo. Esperemos que os jogadores não cometam asneiras e perdas de bolas ridículas como no último jogo.
    Esperemos que nos 4 jogos que faltam, tanto o treinador como os jogadores honrem a nossa sigla:
    Esforço, dedicação, devoção e glória – Eis o Sporting Clube de Portugal!

    S. L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpe responder só agora mas estive ausente.
      Quanto ao campeonato tem razão e nem vale a pena falar nisso ...agora. Quanto ao 2º classificado é possível mas sabemos que é muito difícil pois ainda temos 5 pontos de diferença.
      Também concordo em entrarmos a matar mas o SCP entra mal nos jogos. Não sei se essas equipas jogarão assim tão fechadas pois já não têm objectivos pela frente. Se jogarmos como fizemos com o Benfica não o conseguiremos porque para além de pensar que foi opção táctica também nos falta muita coisa para sermos uma grande equipa.
      SL

      Eliminar

Comente em AmorSporting: