sábado, 22 de abril de 2017

Manel F. e Simões: diferentes formas de ver futebol


Manuel Fernandes e António Simões como símbolos de Sporting e Benfica, como grandes jogadores que foram e pelo que significam para os seus adeptos não podiam de deixar de comentar o derbi de amanhã. É claro que cada um puxa a brasa á sua sardinha mas falam de futebol e quanto muito opinam sobre estratégia ou até como pensam que o adversário vai jogar.
As visões são diferentes e até se pode pensar em Mind Games mas a visão de António Simões é mais fria, mais pragmática,.......mais actual!
Este é um exemplo a seguir pois estes dois senhores não me parecem terroristas assalariados!
Futebol! Manuel Fernandes e António Simões são dois senhores do futebol nacional e cada um deles falou sobre o derbi.
O ex-avançado leonino preferiu fazer a antevisão do jogo dizendo que "o Benfica vai jogar todo lá atrás" ou se preferirem... "jogar como uma equipa pequena". Pois bem....não sabemos se o Manel tem razão ou não mas António Simões discorda do Leão e apresenta uma visão mais fria e mais actual do futebol de hoje: "Não me importava de jogar sempre à defesa e ganhar."
Claro que cada um deles fala como se tivesse mais razão mas quer um quer outro têm-na.
Eu percebo que o Manel pense que o Benfica se jogar á defesa ou mais fechado, como na ultima época, o faça como uma equipa pequena pois é assim que muitas equipas pequenas jogam mas a visão de António Simões tem outra perspectiva e tem que se aceitar, isto se não fizer até mais sentido.
Realmente penso que o Benfica jogou mais recuado e por vezes até recorreu ao anti-jogo mas não que eu o critique agora pois também preferia que o Sporting também o fizesse para vencer! Talvez Simões tenha razão quando diz que : "Quem perde, justifica-se, quem ganha, explica".
Não sei se o Manel ao dizer que o Benfica jogará recuado terá algum jogo em mente mas falando somente em futebol também concordo com a perspectiva de Simões: "O meu conceito de futebol não é esse. Uma equipa também é grande quando mostra qualidade defensiva. Saber defender bem, durante muito tempo, revela inteligência", "A Juventus não deixou de ser grande por defender, em Barcelona." e "O Benfica vai ser igual ao que tem sido nos últimos jogos. Treina-se tudo isto durante anos para se chegar a este jogo e mudar-se tudo? Vai ser tudo igual".
Facadinhas á parte, Simões diz o que muitos treinadores preferem: vencer ao jogar bem e as suas palavras personificam o quanto frio , calculista e pragmático o futebol é ou tem de ser.
A nota artística, por muito que gostemos de ver, não está ultrapassada mas há quem pense de forma diferente.
O futebol de hoje é bem jogado se for de forma simples e de forma a abrir espaços para penetrar na defesa contrária e marcar golos mas também pode ser ao defender bem e explorar as fraquezas do adversário para também marcar.
Estas são as visões de Manuel Fernandes e Simões e ambos têm razão.
Para uns o vencer começa na arte de defender bem mas para outros há que marcar mais golos do que sofrer. Lembro-me perfeitamente de Cruiff dizer que não se importava de vencer nem que fosse por 4-3 mas hoje os melhores treinadores não pensam assim.
O que o Sporting tem de saber é que o futebol é um jogo FDP e que nem sempre vence o melhor em campo. É o desporto rei e o mais jogado no planeta mas o jogar bonito nem sempre nos leva á glória. Se tivermos que dar um chuto para a ribeira ou para o caniçal que seja mas o adversário não pode ficar com a bola e vencer a partida. Se tivermos que fazer mais faltas que seja mas há que saber fazê-las ...e o adversário não pode passar. Se tivermos que ser uma equipa fria, calculista. pragmática que sejamos mas o importante é vencer.
O tempo do clube simpático não tem que parar. Nós temos é que não perdoar a quem nos deseja mal e nos tente condicionar que é o que se vê hoje.
Se não incomodássemos não existia cartilha, terroristas nem uma CS vendida a atacar-nos. O Sporting voltou a incomodar e cresce a olhos vistos mas a visão deste futebol moderno, frio ainda não o temos.
Talvez também por isso é que BdC quer que JJ continue no nosso Clube pois o que ele sabe pode ser muito útil e ele vem de uma realidade bem diferente da nossa.
Desta forma, dou razão aos dois pois concordo com o que os dois astros do nosso futebol dizem mas é lógico que esta conversa não é simples nem consensual.
Amanhã se o Sporting vencer e passar mais tempo a defender como passou o Benfica na época passada vai ser atacado por isso mas a vitória ninguém lhe tirará. Tal e qual a vitória do rival sem ler nem escrever no ano passado assim como a desta época ao Borussia Dortmund são quase inexplicáveis mas acontecem, são reais...portanto possíveis a qualquer equipa!! E isto também é futebol....goste-se ou não!!

Apoie AmorSporting. Obrigado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: