sábado, 22 de abril de 2017

Em quem apostarias para lateral esquerdo?


Face ao castigo de Marvim Zeegelaar, Jorge Jesus tem que mexer na lateral esquerda da defesa leonina. Jorge Jesus tem 3 opções sendo que 2 delas são adaptações. Em quem apostarias para jogar de inicio no derbi de hoje: Jefferson, Ricardo Esgaio ou Bruno César?
Facto: O Sporting terá que apresentar outro lateral esquerdo face ao castigo de 1 jogo a Marvim Zeegelaar. Para isso Jorge tem várias opções sendo que duas delas são adaptações - Bruno César e Ricardo Esgaio.
De facto o holandês tem sido o titular desta equipa mas está longe de convencer. Neste jogo o escolhido terá que ser outro e apresentam-se 3 opções válidas: Jefferson, Ricardo Esgaio e Bruno César.
Jefferson e Esgaio não têm jogado o que não lhes dá grande ritmo de jogo mas Bruno César sim. Acontece que o Bruno César que já jogou na lateral, tem feito a diferença na frente e ajudado muito Bas Dost a marcar golos. O brasileiro tem de facto uma capacidade de cruzamento muito boa e é a extremo que faz a diferença com o seu futebol. Perante isto mas também porque não gosto muito de adaptações nem aprecio Bruno César nesta posição, não apostaria neste jogador para substituir o Marvim.
Mas sobre isto não sei se JJ estará a pensar o mesmo que eu: "Temos essa hipótese [Bruno César], como temos o Esgaio ou o Jefferson. Obviamente, durante a semana fui à procura da minha opção, que é mais talhada para o que pode a equipa ganhar ofensivamente do que defensivamente. O Bruno está a fazer uma boa época. Amanhã temos treino e desfarei as dúvidas."
Pelas palavras de JJ, fico igualmente na duvida pois ele fala em estratégia ofensiva mas qualquer uma das outras opções são ofensivas. Jogar Jefferson ou Esgaio é apostar em laterais rápidos e bons ofensivamente sendo que neste momento o Esgaio tem mais ´pontos` a seu favor do que Jefferson.
Jefferson não tem estado nas graças do treinador e Esgaio tem sido convocado mas Jefferson estará mais rotinado com os seus colegas defensivos, cruza e remata bem e é o único que não constitui uma adaptação ao lugar.
No fim das contas Jefferson terá mais qualidade que Esgaio para jogar no lado esquerdo assim como Esgaio terá mais habilitações para jogar do lado oposto. Já Bruno faz mais falta na frente!
Mas em quem apostará JJ? Só o saberemos mais logo .....
Mas vejamos em mais pormenor as qualidades de cada um:

JEFFERSON:

Jefferson é a única opção que não constitui uma adaptação ao lugar de lateral esquerdo. É verdade que não tem muito ritmo de jogo pois não tem jogado mas está apto para jogar.
O brasileiro não joga há dois meses mas com certeza que joga e se realmente for a opção de Jesus deve ter treinado com afinco. O seu ultimo jogo foi frente ao Estoril em 25/2-17 na vitória por 0-2.
Esta seria uma hipótese natural e que dá propensão ofensiva á equipa pelo menos até durar o pulmão. Todos sabemos que Jefferson é bom nas bolas paradas e num jogo isso também pode fazer toda a diferença.
Jefferson tem 28 anos e está no nosso Clube desde 2013.



RICARDO ESGAIO:

Ricardo Esgaio é uma referência da nossa formação e está no nosso Clube desde 2005. Tem 23 anos mas é lateral direito e não tem jogado muito.
Para JJ, é um género de joker podendo colmatar lacunas quer nas laterais quer nas alas mas também não tem tido muitas oportunidades. Por exemplo, esta época só jogou 22 jogos e repartidos pelas duas formações do Clube(A e B).
Se jogar á esquerda não lhe será desconhecida a tarefa mas é de facto uma adaptação.
É um lateral ofensivo, aliás há quem diga que é mais um ala do que um lateral mas Esgaio faz a diferença é na direita. É veloz, bom executante e neste momento tem mais ritmo de jogo que Jefferson.
Tem algumas lacunas na ocupação dos espaços e neste momento das 3 hipóteses para a posição é o jogador com menos rotinas com o resto da equipa.
Será ele a substituir Marvim?



BRUNO CÉSAR:

O internacional brasileiro não é um lateral esquerdo. É competente na função mas sempre que jogou apresentou alguns problemas de marcação.
É um dos jogadores mais utilizados por JJ e a sua experiência é fundamental na equipa mas neste momento tem feito a diferença no ataque. Bruno César tem de facto ajudado muito Bas Dost a marcar golos mas é uma das hipótese de jogar na lateral esquerda. Será?
Bruno tem 28 anos , é canhoto  cruza e remata bem.
Aliás este jogador practicamente joga em todas as posições , isto é, já jogou a lateral, a médio interior, a médio centro, a nº 10 e a extremo. Bruno César é um bombeiro de serviço no plantel do Sporting.
É de facto uma adaptação de Jorge Jesus se jogar a substituir Marvim e que obrigaria a colocar outro....ala esquerdo.

Conclusão:
Para mim apostaria em Jefferson. É veloz, não constitui nenhuma adaptação e tem mais rotinas com a equipa. Também não nos podemos esquecer que daquele lado vai apanhar com Sálvio e Nelson Semedo e que é forte nas bolas paradas o que nos pode ser muito útil neste jogo.
A falta de ritmo de jogo não joga em seu favor mas tenho a certeza de que Jefferson dará uma muito resposta deixando tudo dentro de campo.
Esta seria a minha opção. E tu em quem apostarias?

Apoie AmorSporting. Obrigado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: