domingo, 30 de abril de 2017

Em Braga por.... Jesus


Que Sporting hoje em Braga? O Sporting defronta um rival em jogo de algumas decisões mas também de possível dedicatória especial. A nossa equipa vai tentar subir o Bom Jesus de Braga sabendo que a escadaria que nos pode levar mais alto é dura. Uma conquista na casa agora de Abel, dar-nos-á 11 jogos sem perder, a vingança á única equipa que nos venceu em Alvalade e a continuação do objectivo Champions ....que se afigura cada vez mais difícil.
Ao nos aproximar-mos do final da Liga 16/17 é hora de fazer algumas contas.
-Se o SCP perder em Braga fica irremediavelmente fora do titulo....se é que já não estava, deixa fugir ainda mais o FC Porto (8 pontos) e dá esperanças ao V. Guimarães pelo 3º lugar(5 pts de diferença):
-Se o Sporting empatar, perde também o titulo, aumenta para 7 a diferença para o 2º classificado e fica com 6 pontos de diferença para os vimaranenses:
-Se vencer, para além de dedicarmos a vitória ao pai de JJ, mantemo-nos matematicamente na luta pelo titulo(8 pontos com 9 para disputar), mantemos os 5 pontos para o 2º lugar que dá acesso directo á Champions e mantemos o V. Guimarães a 8 pontos e quase sem hipóteses de chegar ao 3º lugar:
Portanto hoje, será muito importante subir o Bom Jesus primeiro que os guerreiros do Minho que esta semana mudaram de treinador. Agora é Abel, ex-treinador da equipa B do Sporting e Sp. Braga e o único treinador que logrou vencer-nos em Alvalade na 1ª volta mas que nos vai tentar vencer de novo. Até parece que o Sp. Braga só muda de treinador quando joga com o SCP!!
Mas este é um jogo especial para o nosso mister pois o seu pai faleceu esta semana e o plantel quer dedicar-lhe uma vitória. Jorge Jesus que no seu alto profissionalismo não deixou de orientar a equipa mesmo sabendo da noticia. Só no final do treino é que comunicou aos jogadores o sucedido e aí sim soltaram-se-lhe as lágrimas. E hoje estará no banco de suplentes a orientar a equipa, como sempre, e á espera que o Alan ou o Bas Dost lhe venham dar um abraço...ou vários. Esperemos que sim! 
Quanto á equipa, esperam-se mudanças. Mas quais?
Contra o Benfica, Marvim, até então tinha sido o titular da esquerda da nossa defesa mas hoje recuperará esse estatuto? Jefferson foi o defesa utilizado e cumpriu mas o esperado é o holandês recuperar o lugar.
Também na defesa, a duvida é se Paulo Oliveira continuará como parceiro do patrão Coates. Na minha opinião e de muitos sportinguistas é que deve ser sempre ele o par do uruguaio mas, já se viu que JJ tem preferência por Rúben Semedo. De qualquer forma, hoje, espero que o jogador que fez um jogo ´soberbo` frente ao rival continue na equipa. 
No meio campo penso que William e Adrien serão os normais titulares mas nas alas nunca se sabe o que pode mudar. Será que Bruno César, o bombeiro desta equipa, deverá continuar como ala esquerdo ou JJ preferirá outro jogador mais rápido? 
A minha aposta é que Bruno César e Gelson Martins ocupem as alas! 
Na frente, Alan e Dost devem ser os eleitos. 
Quanto á nossa estratégia não deve mudar: ter bola, dominar o jogo, controlar a velocidade do encontro e explorar os espaços concedidos ou conquistá-los para poder concretizar. 
Espero é que joguemos de forma diferente do que fizemos com o Benfica, na nossa casa. Recuámos muito depois de estarmos a vencer e parece que ficámos á espera do empate. Não fomos a equipa pragmática que até então tínhamos sido pois na 2ª metade do jogo não matámos a partida e depois foi o que se viu. 
Claro que com jogadores sem muito ritmo de jogo, principalmente Adrien no miolo do campo, com o Alan a não pressionar muito e contra uma grande equipa torna-se mais difícil de dominar mas demos muita iniciativa de jogo ao adversário. É muito importante nesta estratégia que o Alan, o 2º avançado, pressione e feche melhor para não deixar os estrategas da outra equipa pegarem na bola e construir jogo. A nossa equipa ganha consistência no miolo e nas 2ªas bolas o que é importante para ter mais bola quando se recorre ao jogo directo. 
Lembram-se do jogo em Alvalade com o Dortmund em que não conseguimos impedir isto de acontecer e uma 1ª metade do jogo foi o suficiente para perdermos?
Pois bem....o Sp. Braga não jogará como o Dortmund mas o jogo directo pode voltara a acontecer. 
Eu quase que aposto que o Sp. Braga vai tentar pressionara mais á frente e impedir William e Adrien de pegar na bola. 
Depois e se não conseguir mesmo apresentando algumas mudanças será uma equipa rápida e tentar á sair por trás dos nossos laterais. O Sp. Braga de Abel vai explorar mais uma vez as nossas fraquezas e não nos podemos esquecer que foi desta forma que nos venceram em Alvalade na 1ª volta da Liga.
O Sporting está numa série boa sem perder, 11 jogos, e não fosse o empate como o rival e teríamos 6 vitórias consecutivas mas vamos manter os bons resultados? 
Em risco para os próximos jogos estão: Alan Ruiz, João Palhinha, Joel Campbell, Schelotto e Gelson Martins.

Ainda não apoia AmorSporting? Aproveite agora e clique na imagem seguinte. Obrigado.

2 comentários :

  1. Leão da Estrela30/04/2017, 21:43:00

    Boa noite caro Rui. Mais uma vez um jogo muito sofrido e com vários jogadores em baixo rendimento. Falhas na defesa que mais uma permitiram sofrer de uma forma ridícula. Adrien nitidamente em baixo rendimento até falha penalty que iria dar alguma segurança a equipa. William na primeira parte e Bruno César em quase todo o jogo pouco fizeram. O azar de Alan Ruiz até veio a ser positivo porque o Podence trouxe velocidade e a criatividade que tem faltado no ataque. Bryan Ruiz trouxe zero e quando penso que o Xico ficou no banco ainda fico mais irritado. Por fim uma palavra em especial para Bas Dost. Grande profissional, enorme jogador. Joga para a equipa e ainda consegue ter tempo para marcar. Precisávamos ter mais alguns Bas Dost para sermos campeões não como avançados mas como jogadores.
    S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Leão da Estrela.
      É verdade! Que raiva ver esta equipa a falhar tanto. Tudo isto vai ao indicado por mim em vários post´s que fiz da equipa ou melhor...do que temos que comprar para a próxima época.
      Aquele lado esquerdo mete nojo pois o Marvim é desmiolado quando podia ser um bom jogador e o Bruno César já não é para todos os jogos, não é veloz, deixa-se antecipar, etc, etc. Vai ser preciso investir algum dinheiro nesta ala pois viver ás custas do Gélson não pode ser e ele não sabe ainda tudo.
      Lembra-se de ter dado o Dudu como um bom reforço? Hoje tinha sido um luxo ter podido contar com ele e com Insua por exemplo. É mau demais para ser verdade que nesta equipa não exista ninguém que faça alguma coisa de diferente a não ser o Podence. É hora de exigirmos reforços como deve ser e não só da nossa formação pois não é com o Iuri que lá vamos.
      Mais uma vez o POdence foi uma maravilha, posse de bola, ganhou faltas , rematou, tabelou, trouxe velocidade, etc, etc, que jogador!!

      Eliminar

Comente em AmorSporting: