domingo, 23 de abril de 2017

Derbi deu empate


O derbi deu empate. O Sporting recebeu o Benfica e o resultado foi 1-1 , resultado esse que nos deixa practicamente de fora do titulo e permite aos encarnados continuarem lideres da Liga. Pior: se o FC Porto vencer deixa-nos, outra vez, a 8 pontos do 2º lugar.
Na história do jogo, Adrien marcou para os Leões e Lindelof empatou para os encarnados...já na 2ª parte. 
As forças igualaram-se e o jogo foi muito táctico. Outra coisa: este é o melhor árbitro nacional? 
Eu bem disse que ía ser um jogo FDP...e confirmou-se!
Cada vez mais me convenço de que não existe justiça no futebol. Vence quem for mais pragmático ou aproveitar o erro do adversário no momento tendo os golos exemplificado o facto. O do Sporting nasce de um erro de Ederson e o do Benfica nasce de uma falta que foi aproveitada para marcar de livre directo. 
Não foi um grande jogo de futebol pois foi muito táctico e as forças igualaram-se na maior parte do tempo. O Sporting teve mais ocasiões de golo e o Benfica teve mais posse de bola.
O golo logo a abrir a partida penso que não mudou muito o cariz do jogo. Como golo madrugador ou não penso que o jogo iria ser daquela forma: os ataques estavam suposto caírem em cima das defensivas para que ninguém conseguisse construir jogo e depois era esperar pelo jogo directo.
Assim, as 2ªs bolas seriam importantes para saber quem ficaria com mais bola e fazer o seu jogo e para mim quem as ganhou foi o Benfica pois conseguia ter mais homens no meio campo fruto de um recuou do 2º avançado que era um dos 3 extremos que jogaram de inicio. Neste caso, Rafa recuava e o Benfica conseguiu ter mais bola e dominar toda a 1ª parte do jogo.
Teve mais posse de bola mas não que tenha justificado muito perigo ou que até tivesse oportunidades de golo. Queixaram-se foi de lances para penalidade mas nós também nos podemos queixar do srº Artur Soares Dias marcar só faltas contra o Sporting. Meu Deus: se isto é o melhor árbitro nacional estamos mesmo muito mal! 
Pois bem, sem surpresas no onze do Sporting a equipa não foi a que estamos habituados a ver. Claro que do outro lado estava o Benfica mas o que vimos neste jogo é a constatação de que precisamos dar uma boa volta nesta equipa. O Sporting não está nem a 50% do que era o ano passado. Adrien não está em forma, Jefferson está sem ritmo de jogo, William foi um desastre, Alan Ruiz ainda é um ´selvagem`, Bas Dost não é um Slimani e Gélson não é um João Mário.
O Benfica, melhor fisicamente, pressionou o Sporting e William e Adrien nem pegaram na bola. Só mesmo a espaços é que conseguimos ter mais bola e construir boas jogadas.
Foi assim no inicio da 2ª parte em que o SCP encontrou mais espaços e criou pelo menos 3 ocasiões para fechar o jogo mas inacreditavelmente Bas Dost atirou de cabeça por cima, isolado deu mal na bola e ela saiu a rasar o poste e finalmente num enorme jogada de Gelson que colocou a bola de um lado de Grimaldo e foi-a buscar pelo outro e assistiu o holandês que...deixou passar a bola para quem supostamente deveria surgir por trás dele....mas não estava ninguém.
E como no futebol se diz....quem não marca ...sofre..eis que talvez até esperando (tal são as vezes que acontece) Lindelof fez o que acho que nunca conseguiu, marcar de livre directo. Impressionante como o futebol pode ser tão cruel.
Por isso digo que este é um jogo FDP.
Mas eu sabia que se aguentássemos o resultado mais tempo o Benfica teria que apostar mais porque a derrota não lhe servia de nada. Até á entrada de Giménez, Rui Vitória retraiu-se e depois teve sorte porque o mexicano entrou aos 58´e Lindelof marcou aos 65´. Melhor só mesmo entrar e marcar.
E o golo veio mudar o cariz do jogo.
O Benfica recuou pois o resultado já lhe interessava e o Sporting voltou a assumir a bola até final mas os lances de perigo já não voltaram ao jogo.
Jorge Jesus respondeu com a entrada, para mim tardia, de Bryan por Alan e depois com Podence por Bruno César mas tirando algumas arrancadas já não causámos muito perigo.
Os treinadores ainda fizeram mais substituições mas nada de relevante aconteceu e o jogo terminou com um empate.
Para mim este foi um jogo em que as defensivas superiorizaram-se aos ataques, muito táctico mas quem teve as oportunidades para marcar foi o Sporting.
Equipa do SCP: Rui Patrício, Schelotto, Coates, Paulo Oliveira, Jefferson, William, Adrien, Gélson, Bruno César, Alan Ruiz e Bas Dost.
Como vemos, a posta de Jorge Jesus para colmatar a ausência de Marvim foi Jefferson que cumpriu.
O melhor para mim do SCP foi sem duvida Paulo Oliveira que esteve mesmo soberbo. O pior: nunca vi William desta forma e Alan ainda é muito ´tenrinho`.
Quanto ás contas ficam quase quase fechadas para nós. O Benfica com este empate continua a 8 pontos, se o FC Porto vencer hoje fica a 7 e só faltam 12 pontos para jogar. A época deve ter ficado ...ontem fechada.
Deixei umas ultimas palavras para Artur Soares Dias: a apitar desta forma nunca será o melhor árbitro nacional. Decidiu mal os lances e foi mais uma vez tendencioso....como no ano passado. Que fácil é apitar sempre contra o mesmo lado quando todos se agarram e metem o pé. Que fácil é marcar falta a qualquer lance a William ou Bruno César ou nem assinalar quem coloca as mãos no Gelson.
Quanto ás penalidades penso que são lances de merda em que todos se tentam aproveitar para ganharem uma penalidade.

Ainda não segue AmorSporting? Do que espera? Clique na imagem seguinte e faça ´gosto` em AmorSporting. Obrigado.

2 comentários :

  1. Caro Rui Cerdeira não sei se esteve ontem em Alvalade, mas se esteve deve ter-se apercebido a facilidade com que o Benfica se desmarcava e, principalmente, como trocava melhor a bola entre os extremos e os laterais, coisa que raramente acontece connosco. Mais uma vez jogámos de forma embrulhada sem fio de jogo e nenhum discernimento, tática preferida de Jorge Jesus. Mais um jogo em que deveríamos ter demonstrado que éramos superiores e não conseguimos.
    Em relação aos jogadores, pela positiva Coates, Paulo Oliveira (melhor opção do JJ em relação a todas as que tomou ontem) Gelson e a passos Bas Dost e Patricio (no golo penso que poderia ter feito melhor).
    Pela negativa Alan Ruiz (zero em tudo) William (perde no aspecto fisico com jogadores com quase metade do peso) um verdadeiro desastre a passar bolas e ontem nem na recuperação se mostrou, Adrien em baixa forma física, os laterais sem saberem centrar e a serem comidos pelos adversários e Bruno César esteve de fim de semana prolongado.
    Em relação ao árbitro só um dado positivo, conseguiu marcar um pénalti ao Benfica ao fim de mais de 300 dias. Tudo o resto foi mau e desta vez prejudicou também o adversário.
    Em suma: consegui mais uma vez sair de Alvalade irritado, triste, decepcionado e profundamente chateado por não ganhar mais uma vez ao Benfica. Depois de se estar a ganhar aos 5 minutos não consigo perceber a atitude da equipa depois disso, até parecia que não queriam ganhar o jogo. Jorge Jesus continua a não demonstrar capacidade de ser um vencedor numa equipa que não têm "ajuda divina" do sistema. Temo que para o a próxima época tudo continue na mesma.

    S.L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É impressão minha ou há uns tempos a sua ideia de hoje já era a minha?
      Estive sim e também não gostei nada mas penso que percebo como jogámos e o que mostrámos.
      Neste momento a equipa reflecte os erros de castings que tivemos no inicio pois p trabalho começou muito tarde. Os responsáveis estão identificados e já assumiram os erros.
      Esta equipa jogou com Jefferson sem ritmo e Adrien ainda a recuperar a forma mas o mais importante é que precisamos de jogadores com outras caracteristicas. Onde está a velocidade se não só no Gélson? Por isso falei há tempos no Dudu do Plameiras.
      Precisamos de mais jogadores que façam a diferença e não de aprendizes pois esse têm que ser os da nossa formação para mais tarde serem eles a certeza. O Alan Ruiz é como um cavalo selvagem que JJ tenta montar. Está a consegui-lo mas não só em meia época que se consegue, é numa ou até duas que se consegue isso.
      Os nossos laterais precisam de mais qualidade. O Schelotto não é mau jogador mas ás vezes perde a cabeça e desanima rápido-precisamos de um bem melhor. Na esquerda dos dois que temos até se fazia um bom mas não sabem do que vimos ontem. O Marvim ainda aprende e o Jeff já não está cá e está uma sombra do que é. Também precisamos de um Ínsua!!
      O problema foi o de não acertar ao principio da época e agora é tarde. Bem vi que neste momento somos inferiores ao Benfica que não errou nas contratações...e as vai ensinando a cada jogo que passa. Tem jogadores experientes mas sobretudo velozes que é o que nos falta .....e muito. Por ex: O Bruno César não ganhou um lance ao Nelson Semedo.
      Depois há todas outras situações em que deveríamos mudar mas com JJ não vale a pena voltar a discuti-las. Por ex: porque metemos 11 jogadores nos cantos contra nós qd o adversário deixa 4 ou 5 de fora da área? Pq não fica o Gelson na frente para podermos fazer um contra golpe rápido? Enfim....
      Acho é que tivemos sorte em marcarmos ao principio pois poderia ter sido bem pior. Ao principio também não percebi pq recuamos tanto mas acho que como mais vale ganhar jogando mal do que perder e jogar bem como na época passada e neste aspecto JJ sabe que não tem equipa para altos voos e o adversário de ontem era superior. Por isso tentou enervar o Benfica para depois entrar a matar na 2ª parte e arrumar o jogo . A sorte foi-nos madrasta e sofremos um golo contra a corrente.
      Depois foi tentar marcar mas já não temos a arte nem jogadores para fazer o que fazíamos o ano passado.
      Acredito é que se não tivessem empurrado em alguns jogos mm com aquelas contratações estaríamos lá em cima a discutir o titulo.

      Eliminar

Comente em AmorSporting: