segunda-feira, 6 de março de 2017

O significado do ENORME voto de confiança a BdC


A Nação sportinguista deu um tremendo voto de confiança a Bruno de Carvalho elegendo-o para mais um mandato á frente dos destinos do Clube tornado-se no 1º presidente reeleito depois do 25 de Abril. 
A confiança foi dada porque este candidato era de longe o melhor dos dois mas também pelo que foi feito e derrubado nestes 3/4 anos de 1º mandato. Acontece que um 2º mandato acarreta mais exigência dos adeptos e sócios do Sporting e BdC sabe-o. No entanto nem isso o fez não prometer, a dobrar, a obra essencial que tem faltado há muito tempo-o titulo de campeão nacional de futebol!
E esta votação,  terá sido um voto de confiança a BdC ou terá sido a BdC e ....a JJ?
No jogo frente ao V. Guimarães confirmou que são precisas....mudanças!

Urge debater então os resultados deste fim-de-semana quer eleitorais quer futebolísticos.
Começando pelos eleitorais penso que há ilações a tirar desta esmagadora votação.
A Nação sportinguista sabe que a obra feita no Sporting é/foi importante e para isso basta recuarmos um pouco no tempo. No entanto, esta votação que é de facto espectacular penso que não revela que os sportinguistas tenham dado carta branca a BdC. 
Falta , claro, o titulo de campeão no futebol!
Conseguirá então BdC colocar o Sporting de volta ás conquistas no futebol? Conseguirá BdC dar mesmo o Rumo mais Certo ao nosso Clube?
As primeiras impressões(1º mandato são boas) mas há de facto problemas para resolver: comunicação e estrutura do futebol leonino. No resto, penso que estaremos no caminho certo com este ou aquele acerto!
Espero então que o nosso presidente saiba aproveitar este voto de confiança que os sócios deram a pois é preciso, mais do que nunca, estabilidade e paz interna no Clube. Só assim seremos mais fortes e ajudaremos o nosso Clube a vencer!
Espero portanto que BdC seja o presidente de todos os sportinguistas conseguindo inclusive convencer aqueles que são a sua oposição. 
Há saber manter a nota e se possível mantê-la srº presidente!!

Creio então que esta votação aconteceu porque os sportinguistas sabiam qual era o melhor candidato para ser presidente do Clube e isto sabendo que BdC é uma pessoa diferente de tudo que estávamos habituados. Como disse muitas vezes, o que aguenta esta nossa crença em BdC é que os pontos positivos granjeados por si na sua governação superam os pontos negativos.
Devo no entanto dizer que voltou a colocar-se a jeito com aquela tirada do Badamerda! Eu compreendo porquê, os sportinguistas percebem mas é BdC que dá azo ao falatório. Era mesmo necessário? Se ele não der disser coisas destas não há nada para comentar, ponto!!
Lá saberá com que linhas se coze!!

O certo é que estes resultados foram efectivamente uma grande prova de vitalidade do Clube e para mim quem dá um voto de confiança deste tamanho é porque vai exigir mais e provavelmente vai cobrar as promessas que agora fez...a dobrar. 
Bruno de Carvalho tem a tal nota para manter e se possível até a pode elevar mas para isso tem que resolver dois problemas essenciais no Clube: a nossa comunicação e ....Jorge Jesus!
E com isto pergunto: nesta votação foi dada confiança só a BdC ou também será um voto de confiança em Jorge Jesus? 
Eu acredito que esta votação terá sido só por Bruno de Carvalho e não em relação aos dois, ou seja, uma coisa é acreditar em BdC e outra é acreditar que lá chegaremos com Jorge Jesus. 
Mais cedo ou mais tarde, Jorge Jesus, vai-nos obrigar a colocar esta questão como essencial para o nosso futuro! Este é um tema muito quente...e por isso foi explorado pelo outro candidato mas será ele que nos obrigará a debater a sua permanência no SCP e se é ele o melhor para apostar na nossa formação e ao mesmo tempo levar-nos aos títulos.
Eu sei que as eleições foram no Sábado e que provavelmente alguns não concordam comigo mas na minha mais sincera opinião, até final da temporada creio que a tendência dos sócios e adeptos do Clube será mais de afastamento em relação a Jorge Jesus do que ao contrário. É que ainda no jogo de ontem foi mais do mesmo! Enfim....
Mas sobre o futuro do futebol leonino não chega resolver só....JJ. É também necessário resolver a questão da estabilidade da equipa, a sua comunicação, o Scouting, o investimento, se apostamos ou não na nossa formação, se temos director para o futebol ou não, etc, etc. 
Eu coloco já a questão: estando a 11 e 12 pontos dos dois da frente não é para implementarmos já as mudanças necessárias na estrutura para que ao menos quando iniciar a próxima época já termos uns meses de preparação? Não vamos deixar tudo para resolver no ultimo dia de mercado pois não?
Saberá então esta direcção resolver estes dois problemas? Serão capazes de aprender com os erros passados e corresponder ao tremendo voto de confiança dado pelos sócios do SCP?
Veremos, mas eu já tenho a minha opinião formada á semanas!

Mas afinal o que nós exigimos? O que gostaríamos nós de ver no nosso Clube ou....de não ver? 
Eu falo por mim mas de ver nos outros e de dar certo(não falo só dos rivais) não me importava de saber copiar algum modelo que ficasse bem no Sporting. Acho que fazer isso não nos diminuir em nada. Penso que seríamos era inteligentes em aplicar um modelo que já dá certo noutro sitio/clube!!
-Temos nós uma estrutura forte e preparada para defender/blindar/apoiar o que nós mais queremos-a equipa de futebol?
Penso que a resposta já todos sabemos!
1º- O futebol português se se joga muito fora de campo então temos que ter uma grande equipa directiva e jurídica muito bem preparada para defender, atacar e contra-atacar qualquer ataque ao nosso Clube. Não me parece que o tenhamos!! 
2º- Temos que saber dar tranquilidade á nossa equipa de futebol quer seja A ou B o treinador de futebol! O ano passado correu bem porque tínhamos uma grande equipa de futebol e os níveis de confiança estiveram sempre muito altos. (Como se explica então que este ano, e se os dirigentes são os mesmos, esses níveis terem baixado tanto?) 
3º- Já chega de guerras e mais guerrinhas que alimentam a hipótese de divisão interna. E aqui volto a dizer: os sócios e adeptos do SCP querem o Clube a andar para a frente a não do mesmo. Nós vamos ficar mais exigentes quer na acção do presidente, quer na acção da equipa de futebol!!
4º- Acertar em termos comunicativos. Já sabemos o que o CS vale, quem protegem e quem querem prejudicar... difamando, caluniando e mentindo descaradamente e por isso falo em equipa jurídica. Se por ventura existirem pessoas a mentir e a insinuarem tudo e mais alguma coisa sobre o SCP terão que responder em Tribunal mas sem fazermos ondas institucionalmente. Isto é, o presidente do Sporting e os seus outros dirigentes não podem vir para a praça publica dar a cara constantemente por causa das conversas de paineleiros pois isso é-nos prejudicial e desgasta-nos sem necessidade. há outras formas de nos defendermos sendo a melhor nos tribunais. E se tivermos que colocar 500 processos que assim seja mas não podemos dar conversa a paineleiros. 
Deixem isso para os blogues e sites leoninos e por vezes para a nossa comunicação(director e comentadores). Não podemos ser constantemente comidos por muito que nos queiramos defender, ponto!
5º- Não vejo problemas em BdC estar no banco de suplentes mas já vejo problemas em estar constantemente no facebook! Penso que tudo o que é demais cansa e há-de chegar ao dia em que isso cansará mais do que agora. É outro concelho de amigo, srº presidente!
Ser moderado sempre foi o melhor e ninguém o impedirá de publicar no Facebook algum dos nossos feitos mas não será melhor deixar isso para o Site, Facebook, Twitter e outros do Sporting Clube de Portugal?
6º- Também ninguém o impedirá de aplaudir as bancadas e interagir com elas mas se fosse mais recatado e desse o palco todo aos nossos jogadores não era melhor? Nós já o apreciamos muito e não é necessário estar sempre nas nossas miras. Deixe isso para os nossos outros heróis-os jogadores! 
7º- Confesso que o projecto da Rádio Sporting me causa ansiedade. Acredito que pode ser um veículo de informação extraordinário e que juntamente com a Sporting TV passaremos a muito melhor e a mensagem do sportinguismo. Comestes dois meios de comunicação podemos ser muito poderosos e isso não podemos deixar de ser pioneiros. Estaremos em todo o lado e a toda a hora junto com os adeptos e sócios o Clube. Penso que este é um projecto muito importante no SCP!
8º- Ter os melhores sportinguistas no Clube.
Não chega ter o Manuel Fernandes e o Virgílio. São precisos mais e destes acredito que com Augusto Inácio e José Couceiro seríamos muito mais fortes e mais experientes. Um Clube que se quer apostador na juventude(formação) tem que ter técnicos e dirigentes experientes e capazes de os encaminhar bem. Não que não possa ter também jovens como o nosso treinador dos Juniores mas ter uma politica correcta na nossa equipa B e de saber escolher bem as contratações para a equipa principal é essencial para um futuro risonho. 
Se é o futebol que gostamos mais então demos mais atenção e façamos mais esforços para termos os melhores no nosso seio e se possível sportinguistas. E não me levem a mal, se o Boloni é um excelente técnico e formador porque não o recrutar? Não me interessa se ele era da outra lista ou não como não me interessa se José Couceiro foi candidato á presidência contra BdC ou se João Benedito não está no Clube por alguma razão. 
O que me interessa é simplesmente o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e BdC só será considerado um grande, enorme, o melhor... presidente , se souber congregar e ter junto de si e no Clube os melhores sportinguistas que temos!! Por isso digo muitas vezes que mandar e ser chefe é uma coisa mas ser líder.....é outra. 
Se soubessem o que isto me arrepia..........
9º- Plantel e equipa técnica.
Eis o ponto mais difícil de todos mas sinceramente , sinceramente continuamos a dar tiros nos pés. 
Já falámos das contratações do Verão passado mas bolas: um treinador como JJ não sabe que muito jogador novo e de vários e diferentes países precisam de tempo para se adaptarem? Não sabe esta equipa técnica e presidente que ainda por cima os custos aumentariam com contratações arriscadas? Não sabem estes srºs que temos jogadores da nossa formação com qualidade e melhor que alguns dos que chegaram? 
Sinceramente parece que voltámos aos tempos do Kmet, do Hanuch, Gimenez e outros. Meu Deus! E o melhor é esta conversa ficar por aqui!!
Também sabemos que não seremos campeões só com recurso á nossa formação, ponto! Mas também não o seremos mudando a equipa de jogo para jogo.
Podem criticar-me á vontade mas há semanas que disse o que penso sobre o nosso treinador e dificilmente mudarei de opinião até porque JJ não muda nada...aliás penso que até piora com o tempo.
Digam o que disserem mas com JJ e desta forma de gerir uma equipa eu não acredito. Nunca vi uma equipa vencer e mudando de 11 todas as semanas e venham lá com as histórias de rotação de jogadores e afins! Continuo sem perceber porque raio é que p Jefferson voltou a não jogar, porque agora tirou o Palhinha e jogou o Bruno César, porque o Francisco Geraldes não joga nem tem uma oportunidade, porque o Campbell continua a jogar sem saber defender, porque de repente mudou o Coates de lado da defesa e não apostou em Paulo Oliveira desde o início da época e mais do que tudo não percebo que raio de plantel quiseram construir!!
Desde o inicio que tudo se fez mal! Desde a pré-época que é a altura mais importante da temporada para o conhecimento entre todos, conhecer as 1ª rotinas e processos de jogo e apurar a condição física que tudo foi mal feito. 
Lembro-me de não termos William e Adrien, de férias, e de andarmos a jogar com o Bryan e Petrovic e de levarmos ´sovas` nos jogos. Não viram logo que nos faltava um médio centro para substituir o Adrien? Solução: Meli e Elias...jogadores ainda para se adaptarem. Por isso digo que nem parece de JJ...ou não!!
Mas mais: laterais, extremos mal escolhidos, 2º avançado também para se adaptar, o regresso de Markovic e ponta-de-lança de refugo como Castaignos ou André!!
Ninguém viu estes sinais mas um treinador como JJ que se diz um grande cérebro não tem que saber que esta politica de contratações engloba muitos riscos? E claro que BdC tem responsabilidades mas como digo, ainda tem os seus pontos no positivo!
Então o que queremos para 17/18? Que apostas fazer? Continuar ou não com Jorge Jesus sabendo que ainda tem anos de contracto? 
Pois é! 
Realmente no futebol demos e continuamos a dar tiros nos pés. Para este final de temporada não há muito a fazer se não assegurar o 3º lugar e disputar a 3ª pré-eliminatória da Champions mas já podemos fazer o trabalho de casa para a próxima temporada. Não convém é deixar para a ultima da hora como este Verão até porque essa eliminatória da Champions obriga a iniciar mais cedo a temporada.
1º- Treinador novo ou continuar com JJ?
Sinceramente já vi o que tinha a ver e nada mudará no treinador. Não acredito nesta forma de gerir uma equipa se bem que na forma de jogar JJ consegue levar a sua em diante. O problema resume-se á duração do seu contracto e a uma possível indemnização que é incomportável para o Clube. 
Há muito para dizer sobre este treinador que ao contrário do que digo de BdC já não está no...positivo. A sua forma de não esconder o jogo aos media, de dizer o que não deve sobre a equipa e jogadores, as desculpas esfarrapadas(ontem foi a da estrutura), do não assumir os seus erros(ontem piorou a equipa com as substituições, as más abordagens aos jogos), da rotação que não se percebe(esta época ainda não repetiu o mesmo 11 em jogos consecutivos), das contratações deste ano, do custo que representa sem resultados e finalmente dos disparates que diz. 
Tudo isto, meus amigos faz com que para mim JJ já não esteja no positivo e realmente a indemnização é um grande entrave que também foi piorado com a renovação do seu contracto.
JJ e BdC fazem uma dupla explosiva de que o SCP não necessita e treinadores há muitos e de qualidade! 
2º- Apostar ainda mais na formação? 
Este plantel já tem jogadores da nossa formação mas penso que dado aos sectores que precisam de reforços vamos ter que apostar mais nos nossos jogadores. Acredito que por exemplo, Podence e Pedro Silva possam ser elementos a integrar no plantel principal mas sinceramente com JJ no comando da equipa não acredito que sejam mais que dois ou três. Não que haja um numero para isso mas simplesmente porque acho que JJ não é o treinador indicado para dar azo a uma equipa com domínio de jogadores da nossa formação. 
3º- Politica de contratações.
Esta época foi completamente mal planeada e os resultados sustentam a minha análise. Há coisas que continuo sem perceber como por exemplo, porque se contratou o Douglas quando tínhamos o Naldo, porque não contratámos outro lateral esquerdo e simplesmente porque só temos o Gelson com aquelas caracteristicas e não tínhamos um 2º avançado para além de Alan Ruiz.
Qual o jogador contratado, sem contar com Bas Dost e Beto, que seja melhor do que qualquer nosso jogador da formação? Até mesmo o Campbell....é melhor do que o Iuri Medeiros? Sabe este jogador defender? 
Mais... caracteristicas dos nossos jogadores: pesados e adaptados!! Bryan é lento, Bruno César é lento, Schelotto é adaptado, Zeegelaar é adaptado, enfim.....sabem o que isto revela: pouco dinheiro, mau Scouting ou preferência por jogadores com caracteristicas erradas. 
Uma equipa se quer ser campeã tem que ter um plantel com várias opções, isto é, com jogador que dêem varias soluções tácticas e que tenham caracteristicas especificas essenciais numa equipa. Não podemos ter só o Gelson com as caracteristicas de ir á linha e cruzar. E se ele se lesionasse? 
Não podemos dar-nos ao luxo de não termos um médio que possa substituir o Adrien ou o William. Ai o meu Aquilani que tinha dado tanto jeito este ano!! 
Depois andamos há dois anos para contratar um outro ponta-de-lança. É mau demais para uma equipa que quer vencer um campeonato ou uma competição. Isso nem acontece no Braga nem no Guimarães!! Enfim.....
Nós temos que apostar na nossa formação mas não só. Se existe um jovem que custe 4 milhões mas que nos dê uma boa perspectiva de a curto/médio prazo de podemos transferi-lo por 20/30 milhões mais vale investir agora do que contratar dois ou três jogadores de qualidade duvidosa.
Bem..penso que já terão percebido que pelo menos eu vou exigir muito mais, mas mesmo muito mais para a próxima época.
Muita coisa precisa de mudar pois de contrário não vamos ganhar nada! 
Nós temos que formar uma boa equipa, com um treinador que corresponde de alto a baixo a este nome, com um misto de bons jogadores mas com perspectiva de lucro num futuro próximo e de uma estrutura de futebol bem forte e experiente para dar todo um apoio necessário. 
Sabemos que o futebol é muito jogado fora de campo mas nós não estudámos bem a lição e passamos o tempo a queixarmo-nos das arbitragens e da falta disto e daquilo. 
Os problemas fora dos relvado existem e sabemos que existem mas se formos bem organizados, bem estruturados, bem apetrechados e deixar-mos tudo dentro de campo para nós adeptos não haverá nada a dizer excepto que fomos roubados....mas esta época não podemos escondermo-nos por trás do Jorge Sousa e do Artur Soares Dias!!
Quem quer apostar que nesta 2ª época de JJ no Sporting a diferença para os 1ºs classificados ainda vai aumentar?

Termino com a certeza de que BdC venceu estrondosamente estas eleições mas devido ao trabalho que tem realizado no clube. Como este Clube não é só futebol as forças vão-se equilibrando até não sei quando. 
Temos de facto uma grande oportunidade de unificar o nosso Clube pacificando-o e não cometendo os muitos erros do nosso passado mais recente e recente passando a barreira que nos tem sistematicamente impedido de sermos muito melhores do que somos. 
Depende também de todos os sportinguistas esta união que temos que ter mas de facto ainda temos que comer ....alguma cerelac!!

Siga AmorSporting nas redes sociais! Obrigado.

48 comentários :

  1. Caro Rui concordo praticamente com tudo que escreveste, mas mesmo assim gostaria de acrescentar mais uns pontos.
    No sábado os sócios votaram em Bruno de Carvalho pelo trabalho que têm feito pelo Clube e não pelos resultados da equipa de futebol A (e já agora a B). Se os sócios tivessem como opção de voto escrutinar a política adoptada pela componente desportiva, principalmente ao nível do futebol sénior, estou convicto que a vitória da lista B não seria tão folgada. Basta estar nas bancadas para perceber que Jorge Jesus já não têm crédito junto aos sócios e ontem isso ficou bastante patente.
    Por falar em Jesus. Ele foi honesto nas palavras que proferiu nas entrevistas: o Sporting não têm estrutura para ganhar. Correctíssimo, por isso o treinador do Sporting têm de ser mais inteligente e muito, muito melhor do que o dos outros. Uma pergunta. É isso que está acontecer? Não. Não porque o Jesus só conseguiu ganhar alguma coisa porque era um treinador da "estrutura" apoiada pelo "sistema" com direito a "Vouchers", logo qualquer treinador medíocre habilita-se a ser campeão no clube onde estava anteriormente como se estado a ver. O mesmo aconteceu à alguns anos mais a norte num clube em que qualquer treinador se sujeitava-se a ser campeão. Mas isso são histórias de outra fruta.
    O Presidente Bruno de Carvalho, em quem votei, como responsável máximo do departamento de futebol nunca deveria ter ficado refém do treinador com o prolongamento do contrato. Espero que, como ele afirmou, que tenha aprendido com alguns erros cometidos e esse foi um deles. No futuro à que prever contratos com objectivos, ganhas competições levas prémio, não ganhas, azar… Não podemos a andar pagar chorudas indemnizações a projectos que podem não funcionar como aconteceu no passado, isto, porque os “artistas” podem nem se preocupar muito se ganham ou perdem porque o deles está garantido. (parte1 - continua)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganhas CONTRA O 'SISTEMA' recebes, se não ganhas azar???

      Dasss! Anoni eu sou mais Sportinguista que o Jasus e se fosse eu, dizia-te já que não...

      Por um lado só ganho com o sistema e para ser bom tenho de ganhar contra o sistema, contra tudo e contra todos, quer internos quer externos... Então onde é que fica o valor?? (não fica é óbvio) (PERGUNTA QUE SE UMPÕE)

      ** Bye bye Maria Ivone... arranjem outro palhaço po circo, para levar com tomates podres de inqualificáveis calhaus com olhos que têm MUITA mania que percebem alguma coisa de futebol **

      Sinceramente era isto que eu dizia..

      Ou então perguntava : Além dos calhaus com olhos que existe em toda a parte, e os muitos críticos que me querem fazer um exame (de ignorantes a doutores)... onde é que está alguém para ir ameaçar os filhos de p*ta corruptos que me ajudaram no passado, ou para passar um camião por cima dalgum se os ROUBOS chegarem ou ultrapassarem os 10 pontos??..

      ... Compreende presidente não compreende?? sem essa *estrutura* para fazer esse tipo de trabalhos, como é que eu posso aceitar tal coisa TÃO INJUSTA??

      E era assim... falar é fácil, ter a mania não dá só nos treinadores... levantar o cu da cadeira para ir fazer alguma coisa de util, para muitos parece inconcebível.

      Eliminar
    2. Caro Mário Silva o mais provável é que se não houver mudança de atitude em muitas situações por parte do treinador é bem provável que os tomates podres comecem a voar. Uma pergunta. Paga Quotas? Compra Game Box? Gosta que a sua equipa seja competente e competitiva e dê tudo em campo, mesmo que não ganhe todos os jogos? Pois se paga quotas e compra uma época completa de jogos deve querer que no mínimo alguém do outro lado corresponda em qualidade e atitude e não esteja acomodado à posição. Se muitos intervenientes deste negócio que é o futebol têm objectivos financeiros conforme a produtividade que demonstram porque carga de água isso não se pode aplicar a um treinador para o Sporting? Não se esqueça que muitos desses críticos "(de ignorantes a doutores)" são aqueles que têm aguentado o Clube ao longo dos anos e que no passado sábado votaram no Bruno de Carvalho. e não no cavalheiro que afirmava que os sportinguistas eram mais abonados que os outros.
      Vejo que demonstra uma grande fúria acumulada que se for libertada assim de repente, não vai conseguir atingir os objectivos que pretende. Para atingir os nossos adversários no tipo de jogo que eles fazem terá de começar a jogar da mesma forma. Quer um exemplo? Na semana passada um jornal inglês publicou um artigo sobre o nosso Clube, onde apelidou o Nosso Presidente como o Trump do futebol português. Lógico que a reles comunicação social portuguesa fez logo manchete disso numa forma vil e mesquinha de atacar Bruno de Carvalho. Acha que o jornalista tinha conhecimento suficiente sobre o futebol português e mais precisamente sobre o Sporting e o seu Presidente para fazer o tal artigo? Não, não tinha. Noticia perfeitamente preparada e remetida de forma a parecer um artigo credível a nível internacional mostrando que até lá fora se critica o Presidente do "Sporting of Lisbon". Altura de lançamento coincidente com a parte final da campanha eleitoral. (por acaso assim de repente até me lembro de alguém que esteve à pouco tempo em Inglaterra e que tirou umas fotos...). Adiante. Este tipo de informação é bastante conhecido e antigo e tão simples de utilizar que em Portugal era uma constante da Secretaria da Propaganda Nacional. Quer outro exemplo recente? O que acha da coincidência da visita amistosa do Benfica ao Concelho de Arbitragem, da atuação do árbitro e das ameaças em Fafe? Se você fosse dos Super Dragões ia lá deixar a sua assinatura ou daria mais jeito a quem foi "denunciar" as pressões violentas demonstrar mais uma vez que os outros eram mesmo "maus e terríveis"? Essa técnicas já foram utilizadas contra nós mais do que uma vez e sempre , sempre com a conivência da CS. Se quer digo-lhe mais. Já trabalhei com jornalistas desportivos e posso dizer-lhe que os encarnados dominam mesmo isso tudo. Soluções? Uma que pode resultar e que os deixa completamente à nora (aos jornalistas) é não haver comunicação. Zero. Nada de entrevistas ou comentários a não ser o mínimo obrigatório. O problema é que a relação entre alguns intervenientes e os jornalistas são demasiado promiscuas. Enfim. A comunicação é uma arma muito forte quando bem utilizada como diz o ditado: "A caneta é mais poderosa que a espada".

      Eliminar
  2. (continuação - parte 2)
    Agora, vamos tecer uns pequenos comentários em relação à organização da estrutura interna de futebol. Como podemos registar nos nosso adversários mais diretos, as equipas técnicas têm sempre alguns ex-jogadores na sua composição que podem e devem criar uma determinada mística e identificação com o clube. Vejamos o caso do Porto. Quando andou com espanholadas a equipa perdeu a sua identidade e viu-se o que aconteceu. O mesmo tinha acontecido à alguns anos com o Adriaanse.
    Em relação ao Sporting sinto que que neste momento só o Nelson e o Virgilio são poucos para implantar a mística que tanto precisamos de implantar nas equipas. Falta-nos um jogador que tenha sido uma referência tanto a nível interno como, se possível, a nível externo (sonho: que bem o Figo ficaria nesta posição) de forma quem chegue às equipas tenha “farol” que as referencie.
    Quando falo em equipas, falo tanto nas equipas seniores (A e B) como nas de formação. O Sporting deve começar já a criar um modelo de jogo que seja seguido desde da formação até à equipa principal e isto é mais premente, principalmente, na simbiose da equipa A com a B.
    A equipa B, servindo como base de apoio da A, deve ser estruturada taticamente da mesma forma que a A. Os jogadores de ambas as equipas devem estar enquadrados com a mesma filosofia de jogo de forma aquando necessário, poderem ser integrados em qualquer um dos planteis sem dificuldade. A isto podemos vir a chamar Identidade de Jogo e para funcionar bem, precisa de alguém que faça essa gestão com poder sobre todas as equipas técnicas, o famoso “Manager”. Este “Manager” é uma peça fulcral para que Identidade de Jogo nunca se perca, mesmo quando se altera de treinador.
    Em relação à gestão de meios, há um processo que me têm feito confusão ao longo dos anos: porque é que só temos produzido em larga escala jogadores para jogarem a extremos? Futre, Figo, Ronaldo, Simão, Quaresma e agora Gelson são exemplo disso. É certo que podemos ainda falar de Patricio, Adrian, William ou até mesmo de Moutinho, mas para mim a melhor Academia do Mundo terá também de saber formar defesas laterais, centrais e principalmente pontas de lança. Há quantos anos não conseguimos formar um “matador”? O último que eu me lembre foi o Cadete. Temos ex jogadores que podem ser mais-valias na formação especifica de determinadas posições. O Manuel Fernandes, por exemplo, poderia fazer alguns workshops na formação de avançados e assim talvez daqui a uns tempos tivéssemos alguém a marcar 4 ao Benfica (lindo sonho). O Pedro Marques poderá ser um deles em minha opinião.
    Já vai longa a minha opinião, mas só quero afirmar mais uma coisa: votei em Bruno de Carvalho não votei em Jorge Jesus. Quero o melhor para o Sporting e tenho a certeza que Jorge Jesus não têm a capacidade técnica - artística - psicológica - pedagógica para isso. E como disse Bruno de Carvalho, agora não podemos falhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem. Só não concordo muito em termos que jogar sempre no mesmo sistema tactico pois prefiro um jogador se saiba interpretar dois ou três. Estaria bem mais preparado.
      Quanto a treinadores concordo plenamente csg.

      Eliminar
    2. Quando falo num sistema, falo numa identidade de jogo. Lógico que terá de haver processos evolutivos de jogo diferentes e disponíveis para serem adaptados conforme as necessidades. Mas a essência da mentalidade terá de ser transversal a todas as equipas e escalões. Não devemos de apostar por exemplo num 4x4x2 na equipa A e jogar num 4x3x3 por sistema na B. Assim nunca haverá ligação. Que nos interessa jogar em ataque continuado se não conseguimos sair do mesmo sitio e nem conseguimos criar perigo aos adversários. Jogar sempre para o lado e para trás já chega como se viu ontem, além disso todos os adversários sabem como joga o Sporting como a maior parte afirma e nós infelizmente temos visto. Não esquecer o que disse o Abel quando veio cá ganhar o jogo: "o Jesus foi meu treinador por isso conheço-o bem"... Isto não pode nem deve acontecer.
      Fui jogador de basquetebol e um dos processos que eu gosto desse desporto é a forma como é jogado taticamente. Normalmente o "base" é que define a forma de ataque com uma das várias táticas ou jogadas pré-definidas e isso é importante em qualquer desporto colectivo que seja jogado com bola. Embora com a utilização dessas táticas isso não invalida que exista uma identidade de jogo e era isso que eu gostaria de ver implantado no Sporting.

      Eliminar
    3. Ok, compreendo.
      Realmente é importante uma equipa ter uma identidade de jogo e que é muito difícil isso acontecer mudando sempre o 11 inicial. "Que nos interessa jogar em ataque continuado se não conseguimos sair do mesmo sitio e nem conseguimos criar perigo aos adversários."
      Por diversas vezes já referi o mesmo.
      São por demasiados os erros que JJ comete no meu ver:
      Não temos velocidade nenhuma de jogo. os adversários fecham-se e é-nos mais difícil chegar até á baliza contrária. Ora este ano isso é por demais gritante pois não somos tão ´artísticos` como no ano passado. Podíamos compensar com umas transições rápidas mas por exe. nos cantos contra nós colocar todos os nossos jogadores na área inviabiliza qq lance mais rápido. Acho que as outras equipas agradecem MUITO!!
      Depois os cantos e os livres. E aqui é que apetece dizer BADAMERDA!! Que jogadas de merda são aquelas que quase deram em golo? Para mim são oportunidades de golo desperdiçadas e não perder a bola como deve dizer JJ. Contratámos torres e depois jogamos para o lado e damos mais uma voltinha. Não será por essas e por outras que a equipa não jogue como devia? Será que os jogadores acreditam nestes lances da treta?
      A sério...começa a ser difícil estar na bancada e ver todas estas coisas que não nos levam a lado nenhum e saber que no próximo jogo vai voltara a baralhar as cartas dos jogadores e escolher outro 11.
      Outra coisa: o JJ disse "Coloquei o Esgaio porque o Hernâni é um pé fechado, joga muito por dentro. Pensei que o Esgaio, que é um jogador rápido, conseguisse travar o Hernâni"
      Eu digo.....Os outros é que têm que ter medo de nós e mudar os jogadores porque nós temos que ter os melhores executantes e se não temos a culpa tb é dele. O srº JJ por mais que uma vez não faz jus a isso e muda por causa dos outros...em Dortmund e em Varsóvia mudou de esquema....qual o resultado? Em Vila do Conde, Dragão, e em todos os outros jogos da Liga nunca apresentou a mesma equipa e qual é a classificação e qualidade de jogo? ZERO, BOLA!!
      É chato não ter Vouchers no SCP mas é muito mais quando se inventa e ainda por cima leva-se muito dinheirinho para casa. Quando se vence é justificado o investimento mas ao contrário.....é dinheiro deitado fora.
      Em Varsóvia foi uma autêntica vergonha pois ao mudar disso ao adversário que tínhamos medo dele e ...ele aproveitou. No Dragão fez o impossível: Matheus Pereira a titular depois de nunca o ter utilizado? Deve ser uma grande arma secreta!
      Alguém acredita que isto vai mudar?

      Eliminar
    4. Caro Rui, continuando a nossa dissertação sobre a forma de jogar da equipa, há uma coisa que irrita particularmente que é a falta de entrosamento nas laterais. Por vezes e não são poucas, o defesa e o extremo não se entendem chegando mesmo a atrapalharem-se um ao outro denotando falta de entrosamento. Isto reflete falta de treino. Mais, marcação de bolas paradas é uma das mais visíveis falhas da equipa, não se marca golos através de livres diretos ou indiretos e os cantos nunca causam perigo. Hoje em dia são processos que têm de ser trabalhados porque podem definir um resultado ou uma competição. Lembram-se dos livres do André Cruz? Que saudades. Por isto é muito mais é que crítico o Jesus.

      Eliminar
  3. Pois a 'Nação Sportinguista' tem que arranjar alguém que ameace a sério os filhos da p*ta corruptos da apitação (ontem mais um vermelho que ficou por mostrar, e uma jogada eminente de golo do Sporting cortada ridiculamente pelo corrupto).

    Alguém esse que será um herói duma revolução para mim, e tudo farei para o ajudar...

    Lamentável da minha parte dizer isto!???.. Mas que raio de **ESTRUTURA** é que pensam que o JJ estava a falar!???... quando é mais que público notório e sabido que não vai entrar ninguém acuma dele nem abaixo dele para além dos que já lá estão,!??

    Acham que por meterem um director da treta qualquer vão ganhar um campeonato!???.. então o melhor seria meter 3 ou 4 para ver se era tri ou tetra... LOL

    Não!!!... o que o JJ pediu sem pedir... e disse sem dizer... é haver organização para haver "CORAGEM" para fazer exactamente como estou a dizer se tal fôr necessário. ponto

    E ninguém concorda mais do que eu que é lamentável... mas bem vistas as coisas, tal a dimensão da podridão!.. a coisa resolvia-se muito melhor à Kalashnikov!..

    No grupo, os jogadores também vêem as coisas... também se apercebem dos podres... jogadores de futebol não são todos brutos mentecaptos e ou insensíveis...

    ... Como é que acham que eles estão a reagir às críticas!!??.. então a tal *estrutura*!???... ponham-se nos sapatos deles!.. pelo menos 10 pontos roubados!... Não era melhor dar o salto para outras paragens!!??

    Pois para muitos Sportinguistas de sofá não parariam de os chamar de 'traidores', e até a muitos que agora veneram... mas fazer algo para parar os roubos está de gesso!!!

    CONCLUSÃO : Se fosse jogador também estava seriamente a pensar em dar o salto... e entretanto podiam dizer que tinha falta de empenho ou que merecia ir pó banco ou que não tenho valor...

    ESTÃO A PERCEBER!???... dizer que a culpa toda é do presidente ou do treinador, só torna as coisas nebos sofriveis, NÃO RESOLVE NADA!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que dizer que a culpa é do presidente e do treinador não resolve nada estar sempre a colocar as culpas nos outros também vai dar ao mesmo .."mas ontem mais um vermelho que ficou por mostrar, e uma jogada eminente de golo do Sporting cortada ridiculamente pelo corrupto".
      Epá, óh Mário já viu que se esconde por trás de dois lances? E no resto do jogo? E as substituições de merda efectuadas? Até o Guimarães fez substituições para melhorar o seu jogo. E depois do golo sofrido conseguimos ir para cima do adversário pressionar e fazê-los recuar? Esta equipa está de rastos e descredibilizada não por ter sido roubada em certos jogos mas sim porque as soluções encontradas não são as melhores. Depois quem lá está e é contratada para não os fazer deixar de acreditar não faz o que deve fazer.
      PORRA Mário, não consigo acreditar que você acredita mesmo que é só por causa dos árbitros e da máfia que não vencemos!!
      Que lutemos para acabar com esta Máfia é uma coisa e precisamos de ter guerrilheiros mas ....ser sempre culpa dos outros menos de JJ já é demasiado repetitivo.
      Sim depois do jogo na Luz podíamos ter ficado na frente do campeonato mas porque desanimou a equipa? Porra, o campeonato acabou naquele jogo e no seguinte?
      E em Varsóvia tb foi culpa do árbitro? E em Vila do Conde com 5 jogadores novos na equipa e alguns deles sem categoria nenhuma? E no Dragão? E ontem não vencemos por causa de 1 lance perigoso invalidado?
      Uma grande equipa remata á baliza, faz rápidos contra-ataques, marca cantos para fazer golo, marca livres com convicção e sobretudo manda no jogo e pôe os seus adversários em sentido. O SCP faz alguma coisa dessas?
      É mau demais para ser verdade e as arbitragens não podem ser a culpa de tudo!!
      Quanto ao director desportivo, não vai entrar ninguém para aquele lugar? Se isso acontecer acredito que será um erro tremendo e colocar um inexperiente e um homem que nunca fez esse trabalho também.
      Depois veremos onde vamos parar com muito falatório e pouco acerto!!

      Eliminar
    2. Não percebeste Rui... Não se trata de culpas, isto não se resolve nos confessionarios de igreja nem em tribunais...

      É PASSAR À ACÇÃO E JÁ... OS ROUBOS TÊM DE PARAR E JÁ. PONTO

      Olha o FCPorco conseguiu EXACTAMENTE isso!.. JÁ e agora, não foi preciso esperar pela próxima época. ponto

      Se o Sporting não conseguir isso é melhor esqueceres a ideia de campeão... vai entrar a telenovela NOJENTA DAS CULPAS, e vai-se destruir tudo, pois ninguém se entende e não há liderança por forte que seja que prevaleça...

      Quem já se está a rir de sarcasmo são as forças por trás do Madeira Rodrigues... os sonhos e a alegria insultuosas devem ser molhados só de eles imaginarem essas prespectivas.

      Eliminar
    3. Porra Rui... nem a melhor equipa do mundo e arredores consegue ganhar sempre... até parece que é isso que queres!.. MAS SE NÃO ELIMINARES OS FACTORES EXTERNOS, como é que consegues apreciar com justeza e mérito o que está errado na tua equipa e onde podes melhorar!???...

      Com ROUBOS anda tudo ansioso e a xanax, afecta todos sem excepção... e a inexorável inevitabilidade da alta competição leva a destruir tudo... que o melhor parece mesmo ser substituir todos e tudo. (EXACTAMENTE o que o Madeira te propôs.. Não percebes?)

      Eliminar
  4. O que disse anteriormente não interessa quem é o presidente ou o treinador...

    Pós que têm memória curta, já perderam um campeonato com um golo marcado com a mão à Ronny (estilo dos muitos filhos de p*uta das simulações e cacetadas que pululam no futebol português... filhos de * sem honra ética ou pudor) ... ou perderam outro campeonato com o Luisão a saltar para cima do guarda-redes em plena pequena área...

    Qualquer treinador ou presidente serve para isto, para ser roubado... depois os filhos da tal coisa é que são os heróis, e eu que fartei de lutar e jogar para ser roubado, é que sou o desprezível mercenário e medíocre!?... tá bem deixa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito nessa Máfia de que falamos mas nós temos que ser muito melhores do que isto, PORRA! São contratações erradas em cima umas das outras(10 pelo menos erradas, mas qual candidato ao titulo contrata 12 jogadores de uma assentada?)
      É só tiros nos pés...não vê isso?

      Eliminar
    2. Porra Rui.. ninguém é infalivel, erros todos cometem.. parece que só tens elogios para quem não falha, isto é, ninguém... que melhor exemplo que o do próprio JJ que esteve 3 anos à seca até ser bi-campeão (provavelmente teria sido tri se tivesse cobtinuado)... se calhar no próprio Merdica percebem muito mais de RAZÕES que tu... conhecem muito melhor o futebol e as suas INFLUÊNCIAS q tu.

      Se não CONFIAS no JJ duz, em vez de estares oara aí a dizer que sabias melhor o que fazer, porque não sabes... mas ENTAO porque raio votaste no BdC??... pois se uma PALAVRA de uncentivo confiança e defesa do treinador até parece que te custa mais que morder a língua, mais valia teres votado no Madeira (INCENTIVO, CONFIANÇA E DEFESA QUE É O QUE FALTA E *MUITO* AO GRUPO TODO... só estão a AGRAVAR tudo, pa destruição, o que era exactamente o que os derrotados de Sábado queriam)

      Victorias morais e ladainhas da culpa são duas faces da mesma moeda (não gostas duma não devias gostar da outra)

      A meu ver, con isso, o que tu queres é algo ou alguém para fazer A VINGANÇA, pois estás enervado, super frustado, urritado, desgosto... e a coisa só atenua con SANGUE!

      Eu q até falei de kalashnikovs, acredita que estou MUITO CALMO!

      A ideia é passar à ACÇÃO E JÁ, como que fazer um pacto com o grupo... NÓS VAMOS PASSAR A ACÇÃO E CINTUDENTE, VOCÊS VÃO DAR TUDO!.. em vez de estar com ladainhas de culpas e desunião. (A TAL ESTRUTURA).

      Eliminar
    3. Se pensastes que agora depois de Sábado ias ganhar tudo!.. oh Rui não tenho palavras!..

      Eu pensei que não só há muitos desequilíbrios na equipa, pois formação resolve MUITO POUCO (EM TODO O LADO), como os roubos iam ser ainda maiores dissimulados e contudentes... ainda vamos perder mais e se calhar com o Merdica, pois a critica aumenta e desestabuliza, e assim tende a aumentar e desestabulizar (círculo vicioso)... tal como os DESTRUIDORES querem... e quem nem se quer assobia ou reclama um vermelho, merece a equipa toda lesionada... e quem não insulta assobia todoa os filhos da p*ta da corrupção que até acredita existiren (muito incluído jogadores adversários) e só tem palavras de críticas aos seus em vez de incentivo e confiança, não merece ganhar nada...

      Quanto a contratações falhadas não vale a pena falar das do Merdica por exemplo, ou vale???.. É QUE *NÃO SÃO* ERROS, FUTEBOL É MESMO ASSIM, e por vezes não há hipóteses de evitar mesmo que se queira (nem num Real Madrid com todos os milhões do mundo, também tem um enorme baú de restos!)... por isso é que uns são *tri* e outros chucham no dedo...

      Dass Rui... Arrepios! por vezes parece que estou a falar com um apoiante do Nadeira Zero de Futebol!..

      Eliminar
    4. Nao parece estar nada calmo. O que o Mario pede é que não digamos mal de uma coisa que todos vemos mas que o faze-lo desestabilizamos. Isso é tudo muito bonito mas o que é facto é que os erros de jj acontecem mas são feitos por ele e não pela máquina de propaganda encarnada.
      Agradecia é que nem coloque em dúvida em quem votei pois ha coisas que detesto é ser lambe botas. Mentiroso e falso.
      Eu aqui digo o que penso e neste momento nem todos os seus dass....me farão pensar diferente de jj.
      E falar mal dizendo o que digo é desestabilizar? O que me parece é que não conseguir repetir um 11sequer durante uma época inteira não é um erro....é uma cowbiada
      .
      Na época passada jogamos bem porque tinhamos uma grande equipa e não pq apanhamos o rival desprevenido. A estrutura também era a mesma e foi dando conta do recado mas pq este ano ja não funcionou? PORRA DIGO EU que pago quotas e só ouço um treinador fazer tudo ao contrario.
      Não nos podemos esconder so atras dos que nos atacam. Temos que nos preparar para esses ataques mas ao mm tempo formar uma gra de equipa que é coisa que está difícil. Sim nao ha problema de tere. Assumido os erros desta época mas agora vr dizer que os jogadores era. Bons vai uma grande diferença. E até lhe digo mais: O campbell tb ja ca nao dvia estar pois repetiamente nao quer correr. Merda para esttes jogadores que vieram chupar dinheiro e la dentro e campo so querem fazer o que lhes apetece.
      Sim se é isso que quer que he diga e digo: Por mim o jj ja não era o treindor da equipa. Claro que tenho que respeitar o tempo de contracto e ai nao ha outra hipoteses mas quem manda renovar por uma mão cheia d tempo?
      As evidencias estão ha vista e os erros são atras uns dos outros.
      Aqui ha uns tempos falamos do mesmo mas voltamos ao mesmo.
      Calar-me e comer o que não gosto? E faze-lo por mais não sei qts anos?
      DASSSSSSSS...DIGL EU.
      E sim, provavelmente faria melhor. Pelo menos nao muda a de equipa de jogo para jogo nem tinha contratado 12 jogadores, nao falava espanhol e com toda a certeza que em varsovia nao me tinha encolhido!!
      Falta dizer mais alguma coisa de jj?
      Eu votei em bdc pq fez um trabalho do Cara... E não em jj. Nao me interessa se estava na sua comissão ou não mas já vi o que interessa ver e é que sem mafia, sem estrutura forte e sem jogadores feitos ...com j nao vai dar. Mas é assim: Vamos ver nl que dá e depois falamos.

      Eliminar
    5. Faço minhas as palavras do Rui tal como já escrevi aqui anteriormente.
      Mário o que nos distingue e faz com sejamos considerados uma das melhores massas associativas do mundo é sermos capazes de distinguir o positivo e o negativo do nosso Clube. A isto chama-se autocrítica e a autocrítica só é feita por pessoa com capacidade mental superior ou seja, por inteligentes. Por isso é que o meu avô dizia: "todos nascemos benfiquistas mas depois há muitos que se tornam inteligentes e mudam para o Sporting..."

      Eliminar
    6. Não concordo com a parte de nascermos benfiquistas mas entendo o que quer dizer. LOL

      Eliminar
  5. Se me permite, Rui, direi o seguinte:

    >>"o que aguenta esta nossa crença em BdC é que os pontos positivos granjeados por si na sua governação superam os pontos negativos."

    Só houve UM candidato - Bruno de Carvalho. Esta é a Verdade unica.

    O sr. Madeira Rodrigues jamais se constituiria como alternativa tendo em conta o background que vários blogues Sportinguistas descobriram - as ligações estranhas a entidades e individuos próximos ou directamente ligados ao slb, os apoios recebidos por meios de Com. Social associados do slb, as pessoas que o rodeavam e que se haviam constituído havia muito como oposição venenosa contra BdC.

    Mesmo que fossemos mal informados e algo "ceguinhos" (a respeito da teia de relações entre Madeira Rodrigues e os agentes "estranhos"), bastaria ter ouvido o seu discurso desconexo (sempre aplaudido pela Com. Social anti-Sporting), a ausencia de ideias, os ataques pessoais a BdC, a busca fragil de personalidades que pudesse apresentar como equipa (Boloni - desatualizado, Delfim - não foi formado pelo Sporting e jogou pouco tempo no nosso clube, Juande Ramos - um tecnico com um percurso pouco interessante).

    Assim sendo, só havia duas alternativas reais para os Sportinguistas votantes:
    - votar em branco
    - votar em BdC

    Os pontos negativos de BdC nunca estiveram em análise; só o estariam se tivesse um adversário credível, Sportinguista a sério, com capacidade de liderança, o que NÃO ACONTECEU.

    >>"Devo no entanto dizer que voltou a colocar-se a jeito com aquela tirada do Badamerda! Eu compreendo porquê, os sportinguistas percebem mas é BdC que dá azo ao falatório."

    Pessoalmente, não faço a gestão da minha vida e carreira com base no que os outros digam. Façamos o que fizermos, digamos o que dissermos, haverá sempre alguém que diga mal ou que não goste de nós.

    O que Bruno de Carvalho disse não foi dirigido ao exterior. Foi dirigido a todos os que teimam em agir com "pezinhos de lã" e que se recusam a assumir-se como Sportinguistas ACIMA de tudo, para os que teimam em estender a mão e dar abraços aos peões e enviados do Polvo Vermelho.

    A Era do "à bardam**** com todos os que não são do Sporting" chegou agora e tinha de chegar algum dia.

    Os anjinhos (nós, até aqui) temos sido alvo de todo o tipo de truques, ataques baixos. Pois bem, não precisamos ser como eles (corruptos, violentos, mentirosos, aldrabões) mas não temos de ser "anjinhos" que todos podem pisar.

    Quanto ao "falatório" da Com. Social, podemos e BdC pode bem com ele. Não beneficia nem prejudica. É conversa sem sentido, sem valor, algo que encaixa na categoria LIXO.

    Só um comentário a respeito de pontos positivos e negativos de BdC:

    ninguém é perfeito em tudo. BdC está a aprender e terá aprendido recentemente a não fazer "acordos de paz" com CMTV e clones similares (recordo que, após o tal "acordo de paz", a CMTV e o Record voltaram a atacar o Sporting e a vida pessoal de BdC).

    BdC tem obra feita.

    Sousa Cintra, outro bom Sportinguista, deixou boa obra e uma tentativa válida de revitalizar o clube.

    João Rocha deixou obra imensa.

    Estes são os exemplos de homens que merecem segundas e terceiras oportunidades, principalmente no clima actual do desporto Português (sim: não esqueçamos os ataques vergonhosos do Polvo Vermelho devido ao futsal, ao hóquei e ao atletismo).

    (fim da Parte 1)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok. Claro que só houve um candidato e que o outro srº foi levado pela CS social vendida e enganar os sócios com jogo baixo e de do pior que já vimos. Concordo comas duas hipótese pois tenho uma migo que votou em brando porque o outro era do piorio.
      Também concordo com o não termos que aturar certas merdas e fazer como eles e é claro que não voltarão a pisar-nos. Nunca mais!!
      Mas sobre BdC não precisamos de falar muito porque sabemos da sua obra se bem que também aprende com os erros. Ninguém é perfeito e só com o tempo e tb errando é que aprendemos. Os sócio acreditam em BdC mas o que disse é um conselho de amigo pois acredito que com mais juízo pode ficar muito tempo no SCP. Porém o conselho é no sentido de não ser cansativo pois tudo o que é demais cansa. Se você tiver todos os dias a falar-me aos ouvidos você vai cansar-me!!
      Se me quer convencer ou fazer-se ouvir há que falar só quando necessário e nas melhores ocasiões. Percebe?
      Esta é uma grande oportunidade do nosso Clube dar muitos passos em frente!

      Eliminar
    2. Ih Chronus o BADAMERDA foi exactamente dirigido a TODOS EXTERIORMENTE que tanto o insultaram e denegriran...

      TAL COMO tu dusseste e exposeste... incluio o Madeira nestes EXTERNOS -> não há oposição não há adversários internos... Há interesses infiltrados (que é pior)...

      Eliminar
    3. Rui excelente discurso para ter para com o JJ também por agora...

      Agora só falta arranjar alguém que saiba e possa conduzir camiões... se entendem o que eu estou a falar! (não é pa lol, é mesmo a SÉRIO!)

      A **ESTRUTURA** tem que ser seria. ponto

      Eliminar
  6. Quanto aos 9 pontos que o Rui referiu:

    1º- Totalmente de acordo. Há muito que defendo gabinetes similares ao que RM e Barça têm para atacar questões legais, e que nós ainda não temos ao nível que a dimensão do SCP exige.

    2º- Temos de dar estabilidade às várias equipas (futsal, futebol, andebol, hóquei, natação, atletismo). O pior que um clube pode fazer é trocar anual ou a cada dois anos de treinadores. Vão-se os treinadores, mudam-se filosofias, tem de começar-se do zero. O exemplo inglês (já que fala em copiar um modelo) é o unico a ter em conta (ou pelo menos, o do Barça, que normalmente tem ciclos de 3 e 4 anos). Mandar embora o JJ é um disparate monumental e um tiro na estabilidade financeira.
    Perguntou por que é que a época anterior foi tão boa e a actual tão má? Simples: a época anterior foi uma época em que BdC apanhou o Polvo Vermelho de surpresa, pelo menos até Março de 2016 (depois foi a vergonha de arbitragens que se viu). Tinhamos Slimani e João Mario, e William estava numa forma esplendida, e o mesmo se pode dizer de Patricio.
    Nesta época os ataques do Polvo e da Com. Social organizada em torno deles aumentaram de intensidade e foram melhor planeados; adicionalmente, Patricio caíu de forma, William caíu de forma, perdemos João Mário e Slimani e foram contratados jogadores que nunca deviam ter posto cá os pés (Markovic, Andre, Elias, Petrovic e até o Campbell). Adicionalmente, JJ percebeu que sem a estrutura mafiosa do Polvo e tendo essa estrutura mafiosa contra ele teria de tirar coelhos da cartola...e cometeu uma série de erros (estratégia, substituições, modelos de jogo, etc). Pior do que tudo isto, a arbitragem desceu ainda mais o nível, e já há 2 meses que a contabilidade de roubos vai em pelo menos 6 a 8 pontos...em nosso prejuízo.

    3º- Totalmente de acordo. Razão pela qual eu e outros defendemos a expulsão de socios como Espadinha, Morgados, Madeiras Rodrigues, etc. Quem diz mal do Sporting deve ser expulso (dá-se a oportunidade de se defender, e na ausencia de defesa honesta e convincente, expulsa-se.

    4º- Totalmente de acordo. Insisto na necessidade de promover blogues onde existam verdadeiros Sportinguistas, bloguistas que recusem quaisquer comentários destrutivos por parte dos lampiões. Censura? Pois seja, na nossa casa mandamos nós, é assim que pensam os do Barça, é assim que os grande blogues madridistas actuam. É mais importante para a Direcção do Sporting investir na comunicação via blogues e Sporting TV do que via "paineleiros". E repito: o sócio e jornalista apoiante de BdC que serve de paineleiro na CMTV deverá repensar a sua posição: receber o seu "dinheiro" de um inimigo do Sporting ou ter a consciência tranquila?
    Quanto a BdC: só deverá falar uma vez por mês, e sempre em caso de força maior. O presidente do Sporting lançou a bomba da "bardam****", o que está OK, mas deverá agora remeter-se a um silêncio táctico.

    5º- Ser moderado não é a melhor politica, Rui. Moderados, como disse um político internacional, é um anjinho. Não, moderado e polido e politicamente correcto - NUNCA. Mas BdC deverá ir para a sombra. Deve parar com intervenções via Facebook e outros social media. Quer continuar no banco? No problem, mas a comunicação de guerrilha deverá deixá-la para quem não está tão exposto.

    6º- Em total desacordo.

    7º- E uma vez mais, em completo ACORDO.

    8º- Em completo acordo também aqui. As velhas glorias deverão ter uma palavra a dizer e um papel a desempenhar - na estrutura ou na Sporting TV e na futura Radio Sporting.

    9º- Também concordo.

    (fim da parte 2)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com os ciclos de treinadores mas dois anos para JJ parece-me o suficiente. O problema é o contracto que limita a nossa acção mas talvez JJ aceitasse que o seu tempo tenha chegado ao fim e que nos custa uma fortuna sem títulos em troca. E não se muda mentalidade nenhuma porque nós é que temos que impor a nossa. Outro mal é que BdC também deu a JJ esse papel e agora pode ficar a meio caminho mas cada um pode muito bem seguir o seu caminho.
      Há mais vida para além de JJ. O SCP tem que se tornar estruturalmente grande independentemente de qq treinador.
      E se o problema é a táctica ou os processos de jogo traga-se alguém que utilize os mesmos ou que não precise de mudar muito.
      Talvez possamos seguir o modelo do Barça sim. Porque não?
      O que é certo é que não podemos andar sempre a mudar de sistema de jogo na nossa formação.
      Oh Chronus não percebi foi quando disse "JJ percebeu que sem a estrutura mafiosa do Polvo e tendo essa estrutura mafiosa contra ele teria de tirar coelhos da cartola...e cometeu uma série de erros (estratégia, substituições, modelos de jogo, etc)."
      Ele cometeu erros porque é de os fazer, ponto! Ele inventa e um clube não pode ficar refém de um treinador egocêntrico e que muda de 11 a cada semana. A sério que nunca vi nada disto. Não temos Vouchers e tudo se torna mais dificil mas nós tb não ajudamos!
      E falar uma vez por mês? Tem que falar sempre que precisa mas é como digo:quando as coisas ficarem feias depois peça desculpas á bancada. Até parece que o Chronus não sabe que num dia é-se heróis como no dia seguinte se é um bandido!!
      Sim , concordo com o silêncio táctico mas j+a foi ao facebook e o Saraiva também já falou. Lá se foi o silêncio!! O mais indicado é largar a bomba, a Bomba certa e depois sim....remeter-se ao silêncio. Como é que faz a máquina de propaganda encarnada?
      Já viu que depois da reunião no CA não se fala noutra coisa mas o PdC sabe que não pode dar troco?
      Simplesmente o Fc Porto não alimenta o falatório. Aprendam!!
      Sombra sem duvida!

      Eliminar
    2. Há mais vida para além de JJ, sem duvida. Há Pedro Martins, há Rui Jorge.

      Mas agora há que cumprir o contracto até ao fim com o JJ. Ponto final. Chorar sobre isto é como chorar pelo leite que o bebé derramou na mesa - é inutil.

      Quanto ao Pinto da Costa e ao silencio:

      totalmente de acordo.

      Insisto: o BdC delegar em pessoas competentes, acutilantes, e altamente inteligentes a tarefa de comunicar.

      É errado continuar a expor-se e a desgastar-se. Saber escolher as batalhas e saber quando falar é uma virtude ESSENCIAL. Veja-se o que faz o CR7, veja-se o que faz o Messi: raramente falam (Messi ainda menos) mas quando abrem a boca todos tomam atenção.

      Pinto da Costa? Pode não acreditar nisto, mas tenho (de boa fonte...) que Pinto da Costa é um homem hiper-inteligente que não gosta de responder ao que lhe mandam; Pinto da Costa gosta de responder às reações contra aquilo que ele proprio manda inicialmente.

      Ora aí está.

      Honestamente? Precisamos que o BdC nos oiça - a si, a mim, e a outros como nós. E há maneiras de o conseguir.

      Eliminar
    3. Sim nisso não há forma de contornar. Há que cumprir o contracto. Seja o que Deus quiser.

      Eliminar
  7. Os 3 pontos seguintes (JJ e BdC):

    1º- Treinador novo ou continuar com JJ?

    Rui, o Sporting não é um colosso europeu com rios de dinheiro para desperdiçar em indemnizações. Coloquemos isso na cabeça: o JJ fica. Não é relevante se foi feito ou não uma extensão do contrato; o que interessa é que a situação é como é, o JJ tem qualidade (apesar dos erros e da vaidade) e é com ele que temos de conviver. PONTO FINAL. Mandá-lo embora é sabotar tudo o que foi feito até aqui.

    Mas há mais: mandar embora o JJ é admitir que (a) afinal os lampiões têm razão (quando não têm) e (b) esquecer a influencia esmagadora que as arbitragens tiveram no jogo e resultados da equipa. O Carlos Padrão foi claríssimo: "já joguei do outro lado e nós sabiamos, quando jogávamos contra o Sporting, que era mais fácil pontuar, que aconteciam coisas..."

    2º- Sim, apostar ainda mais na formação. Os Sportinguistas, no afã de descobrir culpados, já dão tiros em todas as direcções, e tenho ouvido alguns dizerem que "não apostamos o suficiente na formação" e outros dizerem "já apostamos o suficiente na formação".

    Sim, temos de apostar ainda mais na formação. Temos de apostar em formar laterais de primeira qualidade, em formar centro-campistas da altura e peso de William Carvalho (essenciais no futebol moderno, basta ver Busquets, Redondo - há anos - e outros), e apostar na formação de pontas-de-lança e avançados-centro de 1.88 para cima, rápidos, hábeis, mortíferos. Há muito, muito trabalho a fazer.

    E claro, o sonho de muitos Sportinguistas tem de concretizar-se: ter uma equipa com 90% de jogadores feitos na Academia. Só jogadores de facto MUITO BONS (nao necessariamente MUITO caros) poderiam vir de fora e trazer algo diferente.

    O foco devia ser FORMAÇÃO SEMPRE.


    3º- Politica de contratações.

    Pois é. Já apostamos o suficiente na formação, disse o Rui, e contudo aponta (e bem) que os que vieram não são superiores (tirando Dost e Beto) aos que já cá tínhamos ou formámos.

    De resto, estou de acordo.

    Markovic: nunca vi nada de especial nele no slb, percebi que era um jogador inflacionado, e quando veio para o Sporting (e nas condições em que chegou) temi o pior.

    Douglas, Elias, Andre, Petrovic?!

    Não foi dada qualquer chance ao Melli...porquê? E Campbell, pouco mais do que um brinca-na-areia?

    Quanto a Castaignos a situação é diferente. É um jogador muito jovem e que está psicologicamente quebrado. Por onde passou deu boas indicações. Vi-o jogar e penso que, em boa forma e psicologicamente em cima, pode ser uma mais valia.

    De resto: contratações fracas. Quem as fez? Não importa. O que importa é que BdC e a direcção percebam o erro e não o repitam.

    (fim da parte 3)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "mandar embora o JJ é admitir que (a) afinal os lampiões têm razão (quando não têm) e (b) esquecer a influencia esmagadora que as arbitragens tiveram no jogo e resultados da equipa."
      Estou-me a cagar se lhes damos razão ou não! Qual seria o problema? O que me interessa é se ficamos melhor ou não! Ok, provavelmente o dinheiro vai ser determinante!!

      Sim aprender com os erros é muito importante e daí o voto de confiança.

      Eliminar
    2. Rui,

      não percebeu.

      O problema não dar-lhes ou não razão...por darmos razão.

      O problema é, ao dar-lhes razão estamos a legitimar o que eles dizem: que o Sporting perdeu pelas escolhas do JJ, pela falta de qualidade do plantel, etc. O que eles não querem ouvir é que, sim senhor, JJ falhou mas não é graças ao JJ que nos roubaram 6 a 8 pontos.

      Volto a insistir na necessidade de termos estabilidade. O Leicester foi campeão e agora despediram o seu treinador campeão. O que dizem muitos ex-futebolistas e treinadores? Que a falta de estabilidade e coerencia vai condenar o Leicester a muitos anos longe da Premier.

      Temos de ter estabilidade. Cumprir o contracto com JJ até ao fim. Aprender com esse erro. E ajudar o JJ a colmatar as lacunas que possa ter; e ajudar o JJ a não cometer erros infantis (dizer que o J. Sousa é um bom arbitro...).

      Eliminar
    3. Ah isso nunca o dirão...publicamente.
      Ensinar o JJ? Ai Jasus!
      Isso nunca vai acontecer e é esperar então que a nossa equipa para o ano seja muito boa mesmo para poder ser todas as semanas diferente e vencer. SL

      Eliminar
  8. Estava a ver a instantes o Dia Seguinte na Sic Notícias e aquilo é deplorável. Estão a 35 minutos a debater o discurso de BC, com um pseudo-sportinguista a ajudar a missa. Vergonhoso. Vou escrever a SIC e deixar de ver o que quer que seja naquela estação. Preparem-se pois Bruno de Carvalho e o Sporting são os alvos a abater. A força que recuperamos nestes anos e os títulos semanais nas modalidades(sobre o Benfica ainda por cima), fazem com que não descansem até passarmos a ser 2ºs ou 3ºs em tudo. É hora de nos unirmos e não darmos tiros nos pés. Chega de fogo amigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim amigo mas esse Farinha é uma ganda.......Não tenho receio de o dizer. Só de olhar para ele e do que já disse. Meu Deus só falta o Vitor Espadinha a comentar e a defender(atacar o SCP). Estes é que têm que ir para o BADAMERDA!!
      Porque acha que convidaram esta m......para este programa?
      A eleição de Bdc não vai acabar com estes programas da treta. Porque não perguntam ao srº RGS sobre o audio de André Ventura e Hugo Gil? E pq não mudam os temas das conversas?
      Nem vale a pena ver esses programas!

      Eliminar
    2. Força JHC estou contigo, isto precisa mesmo é de ACÇÃO e muito menos conversa... qualquer coisa por mais insignificante que pareça pode ser muito nais positiva que qualquer previsão.

      Grande abraço.

      Eliminar
  9. Em resposta ao Anónimo06/03/2017, 18:19:00:

    enferma do mesmo erro de muitos. Madeira Rodrigues não era um candidato a sério, não era um candidato sério, representava os interesses anti-Sporting, e seria o prego final no caixão do clube. Creio que todos os Sportinguistas perceberam isso.

    Por isso, os exitos desportivos não iam pesar NADA. Qual a alternativa, "caro" anónimo? Um peão do Polvo Vermelho, um tipo sem provas dadas e isso sim dado a ataques pessoais?

    Quanto ao "famoso “Manager”":

    não resulta e Portugal. Concordo consigo em relação à Identidade de Jogo e de esta vir das camadas mais jovens, mas não concordo com a ideia do manager em Portugal.

    Veja-se o exemplo de Mourinho: sempre que esteve "debaixo" de um Manager, o treinador Português Mourinho sempre criou e teve problemas. Em Inglaterra ele arca com os dois "roles": treinador e manager.

    Os treinadores portugueses não gostam da figura de um Manager. Já foram feitas experiencias antes e não foram eficazes por mais de uma época. E JJ odeia a ideia de alguém na estrutura do futebol poder controlar o que faz ou coordenar esforços com ele.

    Tem de haver outra abordagem. Uma figura mítica que o JJ saiba que não lhe vai causar problemas, não vai ser a sua sombra, etc.

    Temos de olhar para a realidade portuguesa a todos os niveis. Quem foram, quem são os jogadores portugueses com sucesso completo? Figo e Cristiano Ronaldo. O que é que os diferencia de tantos outros jogadores portugueses (Ruis Costas e outros que tais)? É que não pensam nem agem como jogadores portugueses, é que aceitam uma nova realidade, a abraçam e fundem-se com ela.

    Em Portugal, treinadores como JJ não gostam de controlo.

    E isso é um problema para o Sporting. Tem solução? Sim. Um homem-forte que seja minimamente proximo do JJ mas pense sempre nos interesses da Direcção. Um Manager (como se entende em Inglaterra, França ou Alemanha) não se aplica a isso. Mas um Moniz Pereira para o futebol, sim.

    Uma ultima questão sua:

    >>"há um processo que me têm feito confusão ao longo dos anos: porque é que só temos produzido em larga escala jogadores para jogarem a extremos? [...]principalmente pontas de lança. Há quantos anos não conseguimos formar um “matador”?"

    Meu caro, o futebol evoluíu. Com excepção de Messi (outro galactico como CR7) e Suarez (ultra-apoiado por Neymar, Messi, Iniesta), os pontas-de-lança de maior sucesso a nivel mundial têm um determinado tipo fisico: são altos (acima de 1.83m), bem constituidos, são rapidos, gostam de jogo fisico.

    O futebol português raramente forma alguém com essas caracteristicas. Cadete era relativamente baixo (1.77m), Pedro Marques é fabuloso (o novo Manuel Fernandes) mas é baixinho, e o novo Cristiano Ronaldo adaptou-se a essa posição do alto do seu 1.85m. Veja o caso do André Silva, alto, mas pouco dado a confronto fisico...e veja como é irregular.

    Em todo o mundo, repito, em todo o mundo, o ponta-de-lança, o matador-puro, é uma raça em extinção e é altamente valorizado. Acha que o Sporting ou qualquer clube português tem matéria para o tipo de avançados como Draxler (1.87m, altamente movel, tecnicamente evoluido), ou Lewandoski (1.84m, muito movel, tecnicamente evoluido)? NÃO.

    Quem não tem cão caça com gato.

    Vivam os gatos, diria eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chronus... essa ideia de 'manager' também é uma consequência que HÁ muitos presidentes de clubes que não pescam um boi de tamanho duma baleia de futebol... como era o caso do Madeira e de muitos clubes em Inglaterra (e noutros lados) que passaram a ter donos endinheirados vindos doutros ramos...

      E então em vez de se irem sentar para o banco para aprender umas coisas, mandam alguém de confiança dar umas ordens e tentar pôr alguma ordem no grupo se fôr caso disso...

      Ora não é preciso estar lá dentro... até os adeptos na bancada!... mas estando lá dentro e habilitado a dar ordens, passar de opinião e querer ajudar a 'eu sei mais que o treinador' ainda é muito mais rápido que os adeptos da bancada... quando às vezes não passam de autênticos calhaus com olhos (uns e outros), futebolísticamente falando ... por isso não admira que por vezes haja conflitos com alguém que perceba realmente de futebol como o Mourinho...

      Eliminar
    2. Chronus em primeiro lugar agradeço a atenção dada ao meu comentário em segundo lugar quero contrapor algumas ideias.
      Concordo plenamente que o Madeira Rodrigues não fosse um candidato a sério e por isso e não só votei em Bruno de Carvalho. mas, como escrevi anteriormente, se houvesse um candidato sério e com outro discurso mais virado para a componente desportiva na área do futebol sénior, Bruno de Carvalho não conseguiria obter tanto apoio como conseguiu. E porque digo isto? Simples. Muitos dos sócios que conheço (e não, não são do camarote croquete) estão simplesmente fartos do treinador actual e das suas mesquinhas atitudes. No domingo foi demais notório que nem deixaram o jogo acabar para saírem e não pela simples razão de empatar mas de como mais uma vez se deixou perder pontos.
      Quando falo em "Manager" falo em alguém que tenha a capacidade de gerir toda a hierarquia de futebol desde as escolas até aos seniores. Alguém que possa ajudar e que tenha também capacidade de decisão no scouting e nas contratações. Alguém por fim que seja um apoio constante ao Presidente e que possa servir também de escudo para tantos ataques pessoais.
      O Homem-forte têm de ser próximo do Presidente e não do treinador. Quem têm de mandar é o Presidente e que estiver por ele mandatado nunca o treinador. Viu-se o que aconteceu esta época em que Bruno de Carvalho deu largas à gestão de Jorge Jesus vindo mais tarde a reassumir a gestão da equipa...
      Em relação à formação de avançados ou ponta-de-lança... O futebol certamente está mais fisico mas isso não condiciona a formação tecno-tática de um bom avançado. Liedson, Jonas, Falcão, Griezmann, Suárez e tantos outros não são propriamente umas "torres", mas são avançados tecnicamente evoluídos que fazem ou fizeram diferença (ainda se lembra do Liedson ganhar bolas de cabeça ao Luisão?). A formação de um jogador é constante, mas a especialização poderá ser mais eficaz se contar com um formador que o ensine a marcar livres directos, grandes penalidades, atirar-se para o chão (também é preciso saber fazer), fugir a marcações, rematar de primeira, cabecear, etc, etc, etc. Se há treinadores específicos para os guarda-redes porque não para as outras posições? Ora como o meu amigo diz e com toda a razão os "matadores" estão em extinção, porque não a nossa formação apostar nesta especialidade?
      E só um pequeno aparte, tenho como animal de companhia um excelente espécime da família dos felinos que possui um dom natural de caçador que não encontro em muitos canídeos.

      Eliminar
    3. Anónimo (um nome viria a calhar para uma conversa como esta):

      o que o Anónimo disse realmente foi isto:
      "e os sócios tivessem como opção de voto escrutinar a política adoptada pela componente desportiva, principalmente ao nível do futebol sénior, estou convicto que a vitória da lista B não seria tão folgada."

      Não mencionou um candidato a sério e com "outro discurso mais virado" para a componente desportiva do futebol sénior.

      Há uma grande diferença entre o que disse que disse, e o que realmente disse.

      Quanto a "se houvesse um candidato a sério"...será que vale a pena especular? Lidemos com situações concretas: Bruno de Carvalho ganhou, do outro lado não havia um candidato sério, e ninguém no seu perfeito juizo colocaria tudo o que BdC fez pelo facto de a época corrente estar a correr menos bem (e sabemos qual o maior factor na perda de pontos, e não se chama JJ).

      Agora que clarificou a questão do Manager, compreendo a ideia, aliás é similar à solução que muitos Sportinguistas advogam - um homem forte que tenha o interesse da Direcção em mente, mas não entrave o trabalho do treinador, alguém que planifique tudo (dos jovens aos seniores) e tenha um nome feito NA CASA.

      Nisso, estamos de acordo.

      Falou de Liedson, mas o Liedson não é um caso típico. Longe disso. Repare na sua historia pessoal e no tipo de formação que recebeu (quase nula).

      Falcao? Um jogador que depois da lesão se eclipsou mas já antes nada mais era do que voraz e lutador.

      O caso mais próximo do que diz não é Suarez (sem Neymar e Messi perde MUITO) mas sim Griezmann. A questão é que Griezmann não é um goleador nato; é tecnicamente evoluido, muito rápido, muito ágil, é o exemplo do extremo convertido à posição (quase) de avançado centro ou ponta-de-lança.

      Insisto: embora concorde com as suas ideias dos métodos de treino (com excepção do dive in, ou seja, do mergulho, que abomino), vejo que o futebol moderno (com a excepção do Barcelona) é jogado com pontas-de-lança relativamente altos, móveis ou não. Karim Benzema, Draxler, Lewandowski, Muller, Cristiano Ronaldo, Cavani, Ibrahimovic, Bas Dost, Bale, etc, são protótipos dos jogadores de que falo (todos acima ou perto de 1.84m).

      Quanto ao animal de estimação..Ahah, como o entendo! Eu encaro a nossa gatinha como mais uma da familia, estimamo-la como se fosse filha/irmã, e é dotada de uma rapidez incomum (tipica dos felinos caseiros que nasceram desprotegidos).


      Eliminar
  10. Oh Rui!.. há muita coisa que é claro que tu não compreendes.

    Só vou lançar isto para ser absolutamente claro.

    Porque q é que achas que o JJ foi para a comissão de honra!??.. É MAIS QUE CLARO QUE AO ELEGERES UM ELEGESTE O OUTRO, NÃO É????... noutro caso tinhas votado no há 10 anos parado no tempo e despedido do tal Juande aos Molhinhos certo??

    O que se evitou no Sábado foi a tomada do clube pelas mesmas forças que o levaram à ruína, croquetes e fundos, e que o querem ver pequenino e irrelevante... as pessoas e o programa e as opiniões expressas por essa gente dessa lista, *MAIS* claro do que era o plano com tudo isto (com os tais 20 milhões para o futebol!!) só se te fizessem desenhos com pontos pormenorizados de como iam proceder à destruição...

    MAIS QUE OBVIO que a destruição do Sporting não era um plano pessoal do Madeira Inchada que era um simples testa de ferro... que quer acima de tudo croquetes notoriedade e luvas grossas (típico oportunista)...

    *** ACHAS QUE ESSAS FORÇAS DE DESTRUIÇÃO VÃO PARAR!???? ***

    Eu sou teu amigo e vou-te dizer o plano. Já que não conseguiram destruir INTERNAMENTE, o que seria muito mais rápido e extensivo, essas forças vão tentar usar a emoção as paixões caloradas de pessoas como tu, para através **DA MANIPULAÇÃO** dessas paixões cegas levar vocês a fazer o trabalho sujo por eles... ei sei que a intenção é exactamente a contrária, que isto e aquilo até podem ter um pouco de razão... mas por manipulação, persuasão e sugestão às vezes é mais fácil conseguir coisas, do que pagando a mercenários para fazer a coisa à força.

    Ao atacares o JJ atacas o BdC e atacas os jigadores, e assim atacas o grupo... o mesmo introduzindo mais pessoas, não une, só desune... tudo na inexorável inevitabilidade das hierarquias... pressão vem de cima para baixo e de baixo para cima... se NÃO HÁ ISOLAMENTO E UNIAO E LIDERANÇA FORTE, passado pouco tempo a pressão exterior po presidente reflete-se nos jogadores, que leva-os a repudiar ao tarem-se a cagar e desmotivados, e pressuonam com isso o treinador que pressiona o presidente, que pressuona mais os jogadores que os keva a cagarem-se nais e desmotivar mais etc etc etc...

    E aqui jaz uma excelente organização que só não foi campeã porque foi roubada... e logo daí todos dentro questionam-se e começam a fazer pressão interna, MUITO INCLUIDO OS JOGADORES, que prefeririam não ter que levar tanta cacetada impune e serem tão roubados (não é caso q sejam desleais, que queiram logo sair para outras paragens onde possam ser campeões MUITO mais facilmente)

    1) O PIOR INIMIGO DE TODOS É O ROUBO (não é Presidente treinador ou jogadores)

    2) O segundo pior inimigo de todos é a CRITICA (em especial a interna e enviesada por pressões externas)

    Caricato de ESTUPIDO alguém que diz que... "Certo o JJ é um grande treinador, mas se não meter o Podence ou o Geraldes a jogar então não presta" ... isto é, essa pessoa elogia outra mas ao mesmo tempo diz que é melhor que ela... por paixão USÁVEL de ver mais craques da formação, com o sonho que DÁ MUITO JEITO A DESTRUIDORES, que só não vai ser mesmo assim por causa da cegueira de outrem e não da dele.. QUANDO SE CALHAR NA REALUDADE DAS MAIS PURAS VERDADES ESSES NÃO VÃO SER CRAQUES DE NOMEADA NEM QUE VIESSE O VERDADERO JESUS DO CÉU (não sei por isso estou calado... mas também sei que a atitude dos próprios jogadores vai ser determinante.. e que não ajuda nada estas pressões externas.)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez seja o caso...acredito que o BdC tenha tentado blindar o JJ colocando-o na sua Comissão de Honra!
      E não! Não acredito que as forças de destruição terminem. Nem pensar nisso!
      Isto só lá vai com guerra mas bem feita e na linha do que falei com o Chronus. Desgastar-se é tiro nos pés!
      Eu sei que criticar JJ é como uma pressão interna mas devem então as pessoas calarem-se quando não concordem com a sua permanência? Para isso existe o underground que são os blogues.
      Garanto-lhe é que eu não vou em pressões externas e que tenho a minha opinião e que essa tento justificá-la. Para mim é claro que este ciclo chegaria ao fim se não dependesse na parte financeira.
      Vamos então continuar a viver numa paz podre até terminar o contracto de JJ. Sinceramente não sei o que será daqui para a frente mas quase que aposto csg que estes 11 e 12 pontos ainda vão aumentar mas espero que as arbitragens não sirvam para justificar mais!!

      Eliminar
    2. Creio que, em paralelo com o que temos dito, também o Mario Silva vê longe, vê em profundidade.

      Peço-vos que analisem o futebol espanhol. Há muito material para aprendermos uma boa lição no futebol espanhol.

      Vejam a forma como o Barça actua. Para quem conhece bem o futebol espanhol, pouco mais precisaria de dizer. Sigo-o há muitos, muitos anos, já vivi em Barcelona (sou do Barça, embora odeie o que tem acontecido nos ultimos 5 anos) e conheço muito bem a rivalidade "doentia" com o RM.

      Vejam, dizia, como actua o Barça:
      - A imprensa catalã inventa noticias e provoca os rivais. A imprensa catalã filtra as noticias e dá a sua interpretação como FACTOS, formando assim a opinião publica catalã (a que mais interessa ao clube). O presidente do Barça só fala para se defender dos processos legais (espera-se que venha a ter pena suspensa) decorrentes da sua acção no Barça, para elogiar o Messi, e para comentar noticias relacionadas com as penalizações da FIFA/UEFA ao Barça.
      - Os treinadores (Luis Enrique, e antes Guardiola...os que naufragaram não contam) só falam sobre jogos, contratações, para elogiar o Messi e o Iniesta, para defender os jogadores. Raramente há provocações aos adversários. RARAMENTE.
      - Ultimamente (16 meses para cá), Piqué lança farpas constantes ao RM, à imprensa não-catalã, e fala muito para dentro (colegas e adeptos catalães).
      - No exterior, Xavi Hernandez (ex-Barça) lança diversos dardos ao RM e a CR7.
      - Nos programas de TV, os representantes do Barça são por sistema os mais vocais, os mais barulhentos, os mais truculentos. Distorcem, coordenam esforços no ataque às joias do Madrid (Zidane, Ramos, CR7, James Rodrigues e Benzema).

      Com tudo isto, qual o clube mais odiado em Espanha? Real Madrid. É simultaneamente o que mais aficionados tem e o que é mais odiado. O Barça? O Barça é visto como o combatente da hegemonia do RM. A comunicação guerrilheira, conflituosa do Barça não levanta problemas a ninguém.

      Isto, de algum modo, é similar ao FCP dos exitos pós-Artur Jorge, com a excepção de os de Barcelona não poderem contar com um super-presidente como Pinto da Costa.

      ---

      Quanto ao fim de ciclo de JJ: parece-me excessivo falar-se nisso. JJ, e qualquer treinador de qualidade, precisa pelo menos de 2 a 3 anos para provar algo. Findo esse período, não resulta, bye bye.

      JJ vai na 2a época. E esta epoca vimos o Sporting jogar MUITO BEM com o Real Madrid, o Dortmund, contra a equipa do Polvo Vermelho e dominar em largos periodos o FCP no Dragão. E isto num ambiente futebolistico em que uns clubes são sistematicamente menorizados em relação à forma como os arbitros os tratam. [Já esqueceram as vergonhas arbitrais - até comentadas por Pierluigi Collina - do Schalke e do Wolfsburgo? Eu sei que nem tudo é da era JJ...mas o Sporting, e até o FCP, são habitualmente prejudicados lá fora.]

      Eliminar
    3. Dass Rui, 1,5 anos de treinador e o ciclo está fechado!??

      Por favor tem dó..

      Acreditas que existe e tal e falas em guerra.. mas guerras são sujas e não vai lá sem sangue... ALGUÉM TEM QUE FAZER O TRABALHO SUJO, E TODOS DEVEM TER A OBRIGAÇÃO DE DEFENDER O TREUNADOR E O GRUPO POR AGORA (é ESTUPIDO, ainda não houve nenhum tiro contra os inimigos, se houve ninguém sabe ou ouviu, e já querem enforcar o próprio general por opiniões... ninguém dispara aos verdadeiros inimigos, tão demasiado cómodos e COM MEDO de eliminar quem devem, pois é mais fácil e cómodo eliminar o próprio general-> não sei se ria se chore), é isto que estou a tentar dizer-te à não sei quantos posts atrás.

      Qualquer general acaba substituido, não te preocupes Rui... o Jasus não vai ser excepção... mas 2 anos no meio duma viragem e sem ninguém melhor à vista é pior que ridículo...

      Eu por exemplo NÃO CONCORDEI que o Paulo Bento fizesse mais de 3 anos, quando era notório que não tinha a qualidade necessária e suficiente para um Sporting vencedor... O TEMPO SÓ ME TEM DADO RAZÃO... quando por VÁ-SE LÁ SABER porque estupidez crassa ele era quase adorado pela aficion (Só podia ser da JORNALIXEIRADA esperta), e permaneceu 6... mas eu nunca o ataquei ostensivamente e repetidamente por dá cá aquela palha...

      E CLARO QUE OS PONTOS VÃO AUMENTAR MUITO PROVAVELMENTE... a equipa está de rastos moralmente, e os roubos vão continuar ou ser piores... DEVE-SE COMEÇAR AMATAR PELO ÚLTIMO FACTOR!

      Eliminar
    4. Não será nada fácil!!
      Por isso estamos anos atrás. Este trabalho por trás dos bastidores é muito importante quer seja com JJ ou outro pois vai ser sempre do mesmo.
      Joga-se muito fora de campo e talvez nos faltem reforços de qualidade neste aspecto.
      De qq forma temos que ser mais fortes para suportar estes embates e esta guerrilha. Ter vários Farinhas é do pior que podemos ter e assim será ainda mais difícil.
      Como eu há muitos que não percebem e nunca vão perceber estas coisas...dos bastidores mas o que é certo é que elas existem. Sim, já se percebeu há muito o que somos atacados e o gangue que existe obriga que a nossa obra tenha que ser bem maior do que julgávamos.
      Eu compreendo isso tudo e provavelmente só lá irá com o tal ´sangue` inerente de uma guerra mas ou se põe mão á obra ou isto vai andar pelo mesmo.
      Talvez o SCP acorde o tal ´exército` que anda adormecido.

      Eliminar
    5. Creio que estamos todos (os Sportinguistas) cansados da guerrilha que nos fazem TODOS os dias, ano após ano.

      Mas o combate tem de ser feito. Há muita manobra fora de campo, muitos jogos de bastidores.

      Rui, repare no conteúdo das cronicas/posts de Blogs como Sangue Leonino, A Norte de Alvalade, Leoninamente e És a Nossa Fé. Só lhe peço (e aos demais Sportinguistas) para manterem a mente aberta e perceberem como as coisas são feitas.

      No Sangue Leonino, o sr. Nuno Almeida usa palavras como patética, déspota, populista para descrever os adeptos leoninos e Bruno de Carvalho.

      O A Norte de Alvalade...tem tantas e tão feias considerações que nem vale a pena mencionar.

      No Leoninamente, o habitual branqueamento das arbitragens (cada vez mais segue a linha de Pedro Correia do Es A Nossa Fé, razão pela qual já o citou varias vezes) após o empate contra o Vit. Guimarães. E cito: "farrapos de desculpas de eventuais debilidades estruturais, de eventual falta de empenho dos atletas ou de eventuais erros de arbitragem"... O que vem antes e depois não justifica a classificação das consequências da corrupção vermelha como "farrapos de desculpas"...

      No És a Nossa Fé, Pedro Correia volta a dar destaque (por favor, sigam os destaques que faz e a quem os faz) a alguns bloguistas que sabemos não terem o interesse do Sporting.

      A reboque da "liberdade de expressão", do "não fazemos censura", estas pessoas dão eco a tudo o que são opiniões e vozes desestabilizadoras (isto quando não se insurgem contra críticas feitas a certos Grupos de Comunicação Social).

      Isto é mau. Uma coisa é criticar as escolhas de JJ e algumas intervenções de BdC no facebook. Eu próprio tenho sido crítico das mesmas coisas.

      Outra coisa totalmente diferente é dizer-se:

      "a quase totalidade da palavra fracasso com que se qualificará a época em curso tem sido escrita pela mão de Jorge Jesus." (Cito o A Norte de Alvalade).

      Uma vez mais, insisto: devemos ser criticos, mas não podemos, não devemos fazer o jogo do Polvo Vermelho fazendo de conta (como Pedro Correia, Alamo e José Duarte fazem activamente) que a estrutura montada pelo slb não tem sido responsável pela perda massiva de pontos.

      Quem, no seu perfeito juizo, pode negar que jogos como o da luz não foram manipulados por erros graves? QUEM a não ser os que querem intensamente convencer os Sportinguistas de que as culpas são sempre do...Sporting (Direcção, treinadores, jogadores)?

      Rui...disse noutro blog e repito-o aqui, temos de cortar amarras com quem parece ser do Sporting...mas realmente não o é. Temos de pôr de parte (como disseram na Sporting TV) todos os meios de Com. Social que prejudicam o Sporting. É básico e linear.

      E, sim, temos de decidir quem são os nossos amigos. Madeiras Rodrigues, Morgados, Espadinhas, Godinhos, e os autores destes blogues não têm, não podem ter, os interesses do Sporting quando frequentemente passam mensagens para desestabilizar.

      É a minha opinião, mas parece-me que cada vez há mais Sportinguistas que pensam da mesma forma.

      Nenhum Sportinguista desculpabiliza JJ pelos erros crassos que aqui e ali comete. NEM UM. Nenhum Sportinguista esquece as péssimas contratações de (alguns) jogadores que foram feitas nesta época.

      Mas a Verdade é apenas esta: se não tivessem acontecido as arbitragens NEGATIVAS (sempre para o mesmo lado: contra o Sporting) estaríamos hoje a falar de JJ ou das contratações? Teríamos, pelo menos, 8 pontos mais, uma equipa mais centrada, mais crente, mais energética, e isso significaria, no pior dos casos, que estaríamos a fazer sombra aos rivais.

      Acordemos, caramba. Respeitemos os nossos activos, paremos com as guerras internas, deixemos de dar ouvidos a quem fomenta o caos, a instabilidade.

      SL

      Eliminar
  11. Ter consciência dos nossos erros é um acto de inteligência como demonstrou Bruno de Carvalho ao assumir a péssima época desportiva. Infelizmente o treinador não tomou a mesma atitude o que só demonstra a estupidez da sua arrogância. A última desculpa da parte dele é que o Sporting não têm "estrutura". Será que ele só sabe ganhar com "estrutura", "sistema" e vouchers?
    Para mim só apetece dizer: menos conversa e mais trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim o nosso presidente assume e o treinador tem mtas dificuldades mas jj tem razão. Falta estrutura e mais poder de blindagem á equipa. BdC não pode estar tão exposto e a equipa de fora destes ataques. Mas tb temos que fazer mt mais.

      Eliminar
    2. Compreendo. Existem barreiras que temos de ultrapassar como críticos internos. È logico que se desestabiliza qd se critica e isso pior as coisas. Acredito que muitos pensem que só darão a sua opinião mas... os erros tb sao tantos!!!
      Era bom se não existissem criticas mas elas sempre existirão. Eu falo por mim...eu tento dizer o que sinto e sim tb estou cansado de guerrinhas mas elas tem que ser travadas. Esta é uma guerra inteligente e fora de campo mas é necessária.
      É difícil pedir que não se critique qd se encontra muito para criticar....mas admito que possa condicionar.

      Eliminar
  12. Caro Rui as minhas criticas são puramente desportivas porque sofro a ver a equipa a jogar e não sou o único. No domingo os sócios que estavam à minha volta na bancada estavam todos irritados com o treinador e com as suas opções. A maioria não ficou para acarinhar a equipa e isto têm vindo a acontecer desde algumas semanas para cá. O problema é que o futebol mexe com as nossa emoções e não sendo uma actividade erudita todos conseguimos com mais ou menos conhecimento ter uma opinião sobre aquilo que vemos. Com mais de 45 anos de acompanhamento de jogos tanto no estádio como na televisão acho que consigo ter uma pequena percepção (palavra muito na moda) do que está mal na equipa e ter a minha opinião e poder demonstrá-la de forma construtiva não é nenhum atentado a ninguém. Eu apoio o Presidente e isso ficou demonstrado nas quase 2 horas que estive no sábado para votar nele, mas nada me impede de criticar aquilo que não está bem e essas criticas só podem condicionar alguém que não tenha a capacidade mental para não reconhecer os seus erros e continuar constantemente a errar.

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: