sábado, 11 de março de 2017

"O Chico vai ser jogador ao estilo do João Mário"


Muito se tem especulado sobre Francisco Geraldes, jogador da nossa formação e que todos vêm como bom jogador. Chico, regressado de Moreira de Cónegos onde era essencial na equipa juntamente com Podence agora não tem jogado o que tem levantado alguma celeuma. Porém, JJ, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo em Tondela, respondeu o porquê e onde vê o jogador jogar no futuro.
Jorge Jesus desvendou então o ´segredo`, isto é, esclareceu onde vê o Chico jogar num futuro próximo: a 2º avançado ou na ala jogando fechado...."mais ao estilo do João Mário".
Claro que o que disse JJ não vai ser unânime mas sinceramente vejo o mesmo!
Para se jogar no centro do relvado como faz Adrien é preciso ter as lições bem na ponta da língua mas mais do que isso compleição física para tal.  
Ora eu concordo com Jorge Jesus que vê então Francisco Geraldes mais a pisar os terrenos que João Mário pisava: ou a extremo/interior direito ou então atrás/perto do ponta-de-lança. 
Veja-se porque é que Adrien Silva é o capitão da equipa: é um jogador bom tecnicamente, tacticamente e fisicamente. Com isto, quero dizer que se ofensivamente Geraldes me parece muito bem , na parte física e defensiva já não tanto.
Na mesma linha de pensamento....penso que foi por isso que JJ mudou a braçadeira de capitão do Rui Patrício para o Adrien. É que Adrien, jogando na zona central do campo, sabendo interpretar a posição na sua plenitude e tendo as características perfeitas para a posição é um líder que está sempre por perto.
E esta conversa surge porque Adrien está lesionado (este ano está muito fustigado com lesões) e urge encontrar alguém que o substitua. Não está fácil nem vai ser fácil pois esta é uma posição bastante exigente e mais ainda no 4-4-2.
Pensava-se portanto que poderia ser o Geraldes a substitui-lo mas penso o mesmo que Jorge Jesus: Geraldes pode ser muito bom com a bola nos pés mas não tem compleição física para jogar na posição 8 ..e também na vertente defensivamente.
Portanto o Chico só irá jogar em duas posições já destacadas por JJ: a 2º avançado ou a ala direito.
O Sporting joga em Tondela e tem dois castigados: Bruno César e Alan Ruiz que tem sido o nosso 2º avançado. Mas, então quem jogará na vez destes dois jogadores: Francisco Geraldes terá a sua 1ª oportunidade, será Podence ou jogarão os dois de inicio?  
Vamos por partes mas a única certeza é que Geraldes não jogará na posição 8 na vez de Adrien Silva.

"O Chico não tem essas características. Vai ser do estilo do João Mário mas nunca um segundo médio, não tem condição atlética nem características individuais, vai estar mais na ala a fechar e como segundo avançado, não ao lado do médio defensivo. É uma posição onde tens de ter muito conhecimento posicional táctico".

Quais serão então as possibilidades mais óbvias para o 11 do jogo em Tondela?
Obviamente que para JJ tudo é possível mas julgo que sem dois titulares JJ não quererá colocar o ataque a Podence e Geraldes. Assim, penso que Bryan ocupará um lugar na equipa seja na ala esquerda, seja na frente de ataque o que deixa só um lugar por ocupar na frente de ataque. Adivinho portanto a entrada de inicio de Podence que é um dos jogadores, dos regressados, que tem sido mais rodado por JJ.
Ora se só entra um jogador para o ataque significa que entrará outro no meio campo: Palhinha!
Desta forma no meio campo jogará Palhinha e William Carvalho e na frente estarão Podence, Bryan e Bas Dost ficando só por determinar onde se colocarão Bryan e Podence. Para mim, Podence estará na ala esquerda ...ou na direita e Bryan actuará ao lado de Bas Dost.
Neste caso Geraldes estará no rol de primeiras opções para entrar na partida sendo que a entrar será mais para 2º avançado que é donde nos falta o Alan Ruiz.
Geraldes até poderia ser o tal 2º avançado mas penso que JJ não arriscará tanto.
Sei no entanto que Geraldes não jogando na posição 8 vai deixar alguns adeptos tristes ou até a criticarem ainda mais o treinador mas não é obrigatório o jogador jogar. É que um jogador pode ser muito bom tecnicamente com a bola mas não é só isso que é preciso.

"Ele, Podence, João Palhinha e Matheus têm qualidade individual tecnicamente mas o futebol tem a componente do jogador com bola e sem bola. Se fizerem a análise de um jogo, desses 90 minutos, tirando o Messi, em 85 minutos os jogadores não têm a bola, não contam tecnicamente. Quer dizer que se não lhe ensinares o posicionamento táctico, ofensivo e defensivo, é um jogador que não tem qualidade. Ser tecnicamente evoluído não chega. Só ter 85 minutos sem bola... o Messi e o Ronaldo é que têm mais acções individuais. Olhamos para o jogador com bola, fazendo coisas bonitas, mas o treinador não pode ver só isso."

De facto e se virmos bem é mesmo assim.
Um jogador durante os 90 minutos quanto tempo tem a bola em seu poder? Como podemos constatar...muito pouco.
Jorge Jesus falou e no meu ver falou muito bem: "Olhamos para o jogador com bola, fazendo coisas bonitas, mas o treinador não pode ver só isso."
Claro que aos olhos de um treinador muitas coisas têm que ser analisadas e não é só com a bola nos pés que conta. Vejamos o Campbell: é jogador de equipa? Não! Para mim é um brinca na areia e agora vejo porque não jogava no Arsenal!
O costa-riquenho só joga para ele, não tem vontade nem se esforça minimamente. O golo do Guimarães é muito culpa sua pois não se preocupou em acompanhar o lateral direito que depois assistiu o Marega para o empate. Claro que na sua selecção é muito bom mas isso porque jogam para ele e no sistema em que jogam aproveitam, Campbell só saber atacar.
Acham que este jogador sabe defender? Não, pois não? O difícil é perceber porque veio então para o SCP pois com a bola nos pés é muito bom mas como JJ diz, "....se não lhe ensinares o posicionamento táctico, ofensivo e defensivo, é um jogador que não tem qualidade. Ser tecnicamente evoluído não chega."

É portanto aqui que JJ quer chegar: o Geraldes é bom jogador mas ainda tem que aprender algumas coisas e não é jogador para a posição 8.
Repare também que Geraldes não jogava a 8 no Moreirense. Ele tinha 2 médios defensivos atrás de si e na sua frente ainda jogava um ponta-de-lança(Roberto). Ora já Augusto Inácio sabia que atrás de Geraldes que é um nº10 tinha que ter alguém que se preocupasse mais em defender e compensasse essa lacuna e capacidade física do sportinguista.
Jorge Jesus quer assim que Geraldes aprenda melhor antes de ir á guerra pois jogar no Moreirense não é o mesmo que jogar no Sporting ...até porque no SCP não se joga em 4-2-3-1 e sim em 4-4-2 e daí eu ter dito que mais facilmente, Geraldes, jogará a 10 do que na ala ou na posição 8!
Na minha opinião vejo o Chico mais a 2º avançado!
De qualquer forma quero dizer que Geraldes tem lugar no plantel principal do Sporting pois a equipa precisa de várias soluções e o jogador só precisa de jogar para mostrar todo o seu valor. Obviamente que com Adrien lesionado, ou seja, com o nosso meio campo mais frágil não é a melhor ocasião para Geraldes se estrear mas por vezes os bons jogadores só precisam de uma oportunidade.
Será desta Chico?

Ainda não apoia AmorSporting? Do que espera? Apoie já clicando na imagem. Obrigado.

9 comentários :

  1. Com JJ Geraldes a única coisa que vai ser é um reforço da equipa b. Seja este ano ou nos próximos. A prova é que até neste fds vai pra equipa b...

    JJ nunca tem paciência para "formar" os jogadores. Aproveita-se do trabalho de treinadores anteriores, ou simplesmente não mete os jovens a jogar.

    A excepção é quando não tem outra escolha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do aproveitar-se do trabalho dos outros é boa.

      Eliminar
    2. Um lampião (mais) escreve aqui...Olha a novidade...

      E ainda por cima um lampião típico (não propriamente dotado de grande inteligência).

      Eliminar
  2. Tudo isso são conjecturas... muito se mostrou do Ronaldo e como ele passou horas e horas a treinar sozinho no campo e no ginásio...

    O futuro dum jogador DEPENDE MUITO DA ATITUDE deste perante as possibilidades e oportunidades.

    Umas horas a treinar na secção de kickbox/fullcontact do Sporting(uma das melhores em Portugal e na Europa) e no ginásio a ganhar massa muscular, e o Geraldes podia ser claramente melhor que o Adrien...

    ... mas vá lá alguém dizer isto ao Geraldes!... (provavelmente iam era apaparicá-lo, e se não joga a culpa é do JJ... )

    O Podence a nesma coisa... e a secção de atletismo também podia e muito ajudar a melhorar as posturas de arranque e corrida e assim melhorar bastante a velocidade..

    Assim vamos contar com o natural que já lá está e a entrega do jogador... (pode ser pouco)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Mário cada um tem a sua opinião e eu,como sabe,até critico o jj tb acho que ele é mais um 2* avançado. É claro que pode melhorar os seus indices em quase tudo e quem sabe ter ajuda das outras modalidades mas tb não excluo a hipótese de jj estar errado.

      Eliminar
  3. Essa do Campbell ser o responsável do golo do Guimarães é ridículo oh Rui...

    Os adversários também têm bons jogadores e às vezes fazem boas jogadas... e se o passe para trás da linha defensiva na ponta direita (e centro depois de primeira para o centro da área a apanhar o Marega) , feito já para lá do enfiamento da linha de grande área, se não está fora de jogo é no limite... portanto muito para além da responsabilidade do Campbell... A CULPA É DE TODOS E TAMBÉM MUITO MERITO DO ADVERSÁRIO.

    Engraçado falam de falhas defensivas... mas falhas aberrantes no ataque ninguém fala, e OS ROUBOS DE IGREJA do corrupto do apito, como aquela do Bruno César isolado, cortado por suposta falta do Bryan Ruiz feita com as costas (RIDÍCULO!), mal ou nunca merece sequer uma nota de rodapé, se não é discutido e analisado na JORNALIXEIRADA SUJA CORRUPTA DEMAGOGA IMORAL E PARCIAL... (adivinhem porque é que eles nem imagens passam!? )

    Com este tipo de "ESTRUTURA" NUNCA vamos ser campeões... pessoal até já discute a pérfida da JORNALIXEIRADA, mas é sobretudo 'fait-divers', quando se trata de coisas fundamentais é um silêncio que parece de mentecaptos...

    O Campbell até é bom jogador, e ainda é um jovem, e no Arsenal têm outros tão bons ou melhor que ele, e a realidade é totalmente diferente, tal como as opções do Arsene Wenger...

    Aqui tem de se adaptar a outra realidade, e o que vale po Podence e po Geraldes (Palhinha e todos os outros), também vale para ele.

    Depende do estado de forma actual, mas não me admirava nada se no onze inicial entrasse o Campbell em vez do Podence (até já mostra alguns bons índices de entrosamento)... tal como se no fim da época Campbell acabásse por ficar também não me admirava (depende mais do que o Arsenal pedir, e de quanto ele se contentar de ordenado).

    Haja fé no Jasus... PROVADO E PROVADINHO é muito melhor que um Rui Sonso por exemplo... e não desestabilizar a equipa po marasno (nem pa maregas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Mário nós estamos a desestabilizar a equipa? Uma coisa é debatermos as coisas e outra é nao apoiar a equipa no estádio.
      Eu nao digo que o Campbell nao melhore mas já o vi melhor. No entanto ele nao sabe defender e se bem que ele nao tenha acompanhado o lat do Guimarães a culpa é sempre de todos.nisso o Mário tem razão.
      Nao acredito é que fique no SCP. Outra coisa: pq é que não vinga em lado nenhum?

      Eliminar
  4. Quando tantos Sportinguistas tinham reacções exageradas, típicos reflexos patelares às escolhas de JJ, quando tantos intriguistas se aproveitavam do pânico absurdo que tem tomado de assalto os Sportinguistas para segregarem mais veneno contra JJ...

    muitos de nós diziam "atenção que o JJ soube aproveitar jovens jogadores no Sporting e noutros clubes e que o futuro de Palhinha, Podence e Geraldes passa por ideias concretas do treinador".

    Agora percebem (muitos...?) que o pânico e as reacções de reflexo patelar não era necessário.

    JJ não é perfeito, cometeu alguns erros importantes. Mas ele não foi o responsável principal da queda da equipa este ano - os roubos foram.

    E da mesma forma que JJ não é o responsável da posição que a equipa ocupa na tabela, também é preciso dizer que ele sabe exactamente o que a Direcção espera dele, o que o Sportinguismo espera dele, e quão talentosos e potencialmente fenomenais são os jovens valores que ele terá de fazer subir à equipa principal (Gauld, Podence, Matheus, Palhinha, Geraldes, em breve Pedro Marques e muitos mais).

    ResponderEliminar
  5. Boa noite caros companheiros. Espero que estejam tão satisfeitos como eu com as vitórias da nossa equipas seniores. Em primeiro lugar destaco Bas Dost como não podia deixar de ser, mas mais do que os 4 golos (epá esta semana os 4 golos sabem mesmo bem!!!) a que ficar radiante com os jogos das Nossas pérolas, estas sim das verdadeiras e não daquelas artificiais que alguns tentam vender por milhões e que não valem tostões.
    Podence com a sua velocidade e inteligência cria os desequilíbrios que a muito andávamos à procura.
    Matheus depois de acalmar um pouco e de começar a jogar como treina mostrou ser uma opção válida.
    Na Equipa B Gauld fez um grande jogo até sair lesionado, mostrando predicados que o podem vir a tornar no possível substituto do Adrien. Luta, defende, ataca e coloca bolas em profundidade como poucos.
    Bilel é um gosto vê-lo jogar, tal como o Jonavane Cabral, mais um bocadinho de trabalho e podem começar a estar na calha para as extremas.
    Por fim o Chico Geraldes. Bastam pouco mais de 5 minutos em campo para mostrar o perfume do seu futebol. Acho que o grande defeito dele é mesmo ser bom de pés e inteligente de mais para certas cabecinhas...

    Ahhh ia me esquecendo do pequeno grande pormenor de o Bryan Ruiz continuar a mostrar neste momento ser um corpo estranho na equipa (já não digo nada do Marvim porque nem vale a pena) mas que continua a ter todo o carinho do Jorge Jesus. Isto faz-me lembrar um poema que se adapta bem ao relacionamento dos dois:
    Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
    Do que os homens! Morder como quem beija!
    É ser mendigo e dar como quem seja
    Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!

    É ter de mil desejos o esplendor
    E não saber sequer que se deseja!
    É ter cá dentro um astro que flameja,
    É ter garras e asas de condor!

    É ter fome, é ter sede de Infinito!
    Por elmo, as manhas de oiro e de cetim...
    É condensar o mundo num só grito!

    E é amar-te, assim, perdidamente...
    É seres alma, e sangue, e vida em mim
    E dize-lo cantando a toda a gente!

    Fiquem bem.
    SL.

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: