segunda-feira, 27 de março de 2017

Futebol português, um tabuleiro de xadrez


Tudo na vida tem um propósito e no futebol português também! Todas estas queixinhas, birras, ameaças, pressões de um determinado Clube têm uma clara intenção ou propósito - pressionar e fragilizar os seus adversários! 
Esta é a maior das provas de que em Portugal se joga muito fora do rectângulo de jogo, vulgarmente denominado relvado!
O futebol português é um tabuleiro de xadrez e as próximas jogadas podem ser decisivas. Não será coincidência tudo se passar com os clássicos Benfica-FC Porto e Sporting-Benfica á porta.
Longe de ser dos jogos que mais aprecio sei dar-lhe a devida importância e a excelência de jogo. O xadrez é um jogo que pode a certo ponto simbolizar a própria vida pois as peças movem-se consoante o adversário mas também conforme nós queremos.
É estratégia e no futebol também é assim! 
Os Clube tentam-se mover dentro de campo mas também, MUITO, fora dele na busca de obter mais poder e todo o poder e ao mesmo tempo se puderem para prejudicarem os seus adversários! Infelizmente é o que se passa em Portugal!
Nós temos assistido a uma divisão do poder do futebol português entre FC Porto e Benfica! 
Durante muitos anos foi o FC Porto que fazia o que queria e conseguia passar entre os pingos da chuva e agora é o Benfica que se vê cada vez mais ameaçado. Claro que com BdC o Sporting surge na guerra e tudo nunca mais será como dantes! 
Mas reparem, vêm aí as tais jogadas importantes e quiçá decisivas para o jogo, isto é, campeonato - os clássicos: Benfica-FC Porto e Sporting-Benfica!
Tal e qual o ultimo campeonato em que valeu de tudo, e nunca tinha visto nada assim no nosso futebol, eis que nos preparamos para ver mais do mesmo. Penso mesmo que ainda estamos no aquecimento e que ainda há muita roupa suja para lavar e muitas acusações para fazer!!
Se olharmos bem para trás vemos que desde muito cedo isto foi uma constante. Desde muito cedo se divulgaram as notas dos árbitros que apitavam os jogos do SCP (e só estas notas surgiram na imprensa) com a intenção clara de fazerem passar que éramos beneficiados. (Mais um caso que ficou sem culpas mas que é grave pois tratava-se de uma informação secreta e que só alguns tinham acesso mas que saía para a imprensa na mesma. Alguém averiguou este fenómeno? Não se incomodem.....já sabemos a resposta!!)
Pois bem.....depois foi pegar no que havia e no que não existia! 
Nos programas criados a preceito e que agora já estão bem desmascarados....acusaram de tudo e mais alguma coisa o Sporting, Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e Octávio Machado...isto porque Saraiva ainda não estava no Clube! 
Que fantástico ambiente que estes paineleiros assalariados(link) criaram/criam no futebol português e onde um certo presidente diz, sabendo da estratégia, para deixarem de falar no nosso clube! Lindo!!
Depois foram as ridículas queixinhas colocadas a Jorge Jesus quando foi o próprio Clube que queria mudar de ciclo e ter outro treinador. Traidor e ladrão de software foram só algumas das coisas que vergonhosamente apelidaram JJ de ser!! Só mesmo do Benfica!! (Espero que sinceramente JJ , depois de ser ilibado destas acusações bárbaras, lhes coloque um processo por lhe terem acusado de coisas falsas e de terem tentado denegrir a sua imagem publicamente mas isso já são outras guerras!) 
Depois seguiu-se Bruno de Carvalho que ainda hoje é um alvo do departamento jurídico daquele Clube e tudo o que podiam agarrar como é por exemplo o caso dos cachecóis que perderam em tribunal...foi só mais um processo que estupidamente e plenos de raiva colocaram ao SCP que perderam!! Não ganham um!! 
Até podíamos continuar a rir com o processo assente em recortes de jornais e que foi mandado para trás mas já não consigo rir mais. O problema tentou-se resolver com o pedido de mudança de juiz!! (Ainda estou para ver se o Jorge Mendes tem que vender outro jogador por 15 milhões para pagar a conta do departamento jurídico deste clube!!)
Mas então porque são todas estas queixas se sabem que são estapafurdias? (e se não sabem precisam de psiquiatra!)
É o tão chamado jogo externo, meus amigos! Quanto mais se fizer barulho e se colocar os outros debaixo dos holofotes menos olham para eles e para o que fazem de pior ou mal! O centro das atenções passam a ser os outros e tudo girará á volta dos adversários enquanto o caminho fica livre de pressão e mais cómodo de se fazer! 
Pressão! Tudo serve de pressão!!
Porém, essa estratégia já está mais que identificada e agora o adversário é outro(se bem que como Derbi á porta joguem ao mesmo tempo em dois tabuleiros) - o FC Porto pois é este clube que está na decisão do campeonato!
Ora, então mudou-se a bussola para outro Norte e cá vai disto! Ataques, birras, pedidos de reuniões, acusações, difamações, falatório e mais falatório e até utilizam os dias dedicados á selecção nacional para o efeito! Vale tudo para se ser campeão em Portugal e para chegar onde nunca chegaram-ao tetra!! 
E agora bem me recordo de uma frase recente de BdC: "Olhem para o que fazem os rivais e vejam que temos que deixar de ser anjinhos!!"(nunca se esqueçam disto!!)
O clima começa então a aquecer mas é porque é um certo Clube que o deseja...propositadamente! 
Esse determinado Clube com estas histórias de clima de medo, de coação na arbitragem, de Estado de anarquia e de lentidão na justiça deseja colocar pressão em cima dos seus adversários pois dois jogos difíceis se aproximam!!(link)


O problema é o revés da medalha: é que o tiro lhes pode sair pela culatra!! 
Provavelmente quem se mete a trabalhos não pensa nisso e vai para ganhar mas tudo pode servir ao contrário e ser prejudicial a esse Clube. Daí eu dizer que quanto mais alto é a subida pior será a descida!! Mas depois veremos......
Portanto se olharmos bem para o jogo de xadrez podemos ver que algumas peças estão jogadas e que o ataque ao campeonato(Rei) está lançado. 
Os peões jogam nas TV´s e naqueles programas em que os assalariados defendem a sua corte real. Estes atacam e tentam destruir os escudos dos adversários para que depois os bispos, as torres e os cavalos possam defender o seu Rei mas também atacar e abrir caminho para a vitória final.
No xadrez, o objectivo final é o cheque-mate utilizando as peças que se tem e que se movem cada uma delas de forma diferente e muito característica. Acontece é que tanto pode haver cheque-mate de um lado como do outro e o segredo é mesmo saber utilizar as peças. 
Porém, para isso é essencial que quem as jogue tenha experiência do jogo e por aqui podemos ver que há estruturas, comparadas com a nossa, que andam nestas ´andanças` há muito tempo....aliás, há tempo demais. Mas por exemplo: a estrutura do FC Porto é a que está cá há mais tempo e não responde como a nossa o fez - sabe muito!
Pinto da Costa e a estrutura portista prefere estar sossegadinha e só atacar quando for estritamente necessário o que não é a intenção dos encarnados! Esta estratégia encarnada resultou com o SCP no ano passado mas com o FC Porto é bem diferente.(Daí estes ataques persistentes e constantes para tentarem pressionar a equipa azul e branca antes do clássico do futebol português!)
Claro que estas birras e pressões sobre a FPF e Liga também já são a pensar no Derbi Sporting-Benfica mas para terminar eu volto a perguntar: porque se tenta branquear a tentativa de agressão a Jaime Marta Soares por adeptos benfiquistas só falando nos cânticos de uns adeptos que foram provocados? 
O Benfica pressiona para que a justiça portuguesa castigue BdC e Jorge Jesus como um dos seus vice-presidentes disse na inauguração de uma casa ...em Abrantes: (link)


Estão com pressa de um caso que é um não caso? Qual o interesse?
Claro que sabemos qual a pressa: é o derby senhores que tanto vos preocupa como este ex-dirigente encarnado faz questão de frisar: (link)


Veremos então no final se todas estas pressões externas que o Benfica faz e jogando em dois tabuleiros ao mesmo tempo não lhes saem ao contrário. Por mim era já hoje!
Uma ultima constatação:
No nosso xadrez, ups....futebol português joga-se muito fora de campo e tem muita relevância este factor pois se não o tivesse não andávamos numa informação e contra-informação permanente. 
Há quem não acredite nestes jogos de xadrez mas eles são bem reias mas o que é mais triste é que as pessoas que estão no nosso futebol são coniventes com isto pois sabe-se lá porquê!
Há muito para fazer quer sobre corrupção desportiva, quer sobre os próprios campeonatos e sua organização que não passam de propostas ou ideias deste ou daquele. 
A arbitragem é o segredo de tudo pois se assim não o fosse não havia polémica á volta dela. Porque não se muda e não se varre o lixo do futebol português? Não interessa não é?

Ainda não segue AmorSporting nas redes sociais? Esta é a sua oportunidade. Não espere para uma próxima. Siga AmorSporting nas redes sociais clicando na imagem seguinte. Obrigado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: