sexta-feira, 17 de março de 2017

Debater o nosso futuro e plantel 17/18


A 9 jornadas do fim de mais uma época futebolística e com fracas hipóteses de conseguirmos mais do que o 3º lugar urge pensar e planear a próxima época(17/18).
Que esta época nos sirva de exemplo para os males que não podemos voltar a cometer.
Jorge Jesus ainda há dias admitiu, aproveitando a goleada em Tondela, e confirmou o que muitos de nós já tínhamos constatado - terem contratado 12 jogadores nos últimos dias de mercado foi um erro fatal.
Acontece que ter cometido este erro não é para mim o mais grave. O que mais me espanta é JJ não saber já de que esse pormenor é fundamental numa equipa mas mesmo assim ter acontecido. 
De facto , este é um erro de principiante que talvez não tenhamos visto por as expectativas estarem muito elevadas mas no entanto, como agora está identificado, esperemos que a próxima época aconteça nos moldes em que se iniciou a época 15/16, isto é, que a equipa completa ou quase completa efectue a pré-época toda junta e se inicie aí uma época de sucesso! 
Mas não só!
Também não podemos voltar a sair do nosso caminho - apostar na formação! 
Bruno de Carvalho, quer queiramos quer não, saiu um pouco desse rumo que tinha prometido e cumprido com Leonardo Jardim e Marco Silva. 
Efectivamente com estes dois técnicos a aposta foi na nossa formação mas também por culpa de um emagrecimento financeiro obrigatório. No entanto e mesmo assim tivémos sempre equipas competitivas!
Depois é que mudou um pouco, quando JJ chegou!
Claro que ter trazido aqueles jogadores todos, sem margem de progressão, com adaptações demoradas e ainda de qualidade duvidosa fizeram-nos acordar para a nossa realidade e vemos agora que investindo mais não significa melhores resultados.
Ora, esta politica só serviu então para ´tapar` a nossa formação que creio estar de volta e em força para a próxima temporada.
Assim sendo, estes últimos 9 jogos da Liga servirão para provar que muitos destes jovens merecem estar no plantel principal em 17/18 e que efectivamente este é o nosso rumo certo, quer JJ queira ou não!!
A sério que me custa ver, que mais uma vez, demos tiros nos pés e que é mais um ano desperdiçado, isto é, sem sucesso! E tantas vezes o disse (e não só no futebol) que podemos e devemos copiar por quem já tenha um bom modelo e aplicá-lo no Sporting. O que não podemos é continuar a errar constantemente pois isso significa insucesso garantido.
E quando digo mudar refiro-me a termos um modelo e que quem chega tem que se identificar com ele e não termos nós que mudar tudo e mais alguma coisa só porque o treinador A ou B assim o quer. Não, um treinador só vem para o SCP se seguir a nossa politica e se identificar com ela, ponto! 
E não é assim tão difícil!!
O que tem o SCP de melhor? Não é a sua formação que quer passar para os 5 continentes do Globo? Então a nossa politica só pode ser essa e potenciar os nossos jovens para continuarmos a sobreviver e a sermos referência para muitos outros jovens que no nosso Clube só podem aspirar a serem os melhores jogadores do Mundo. 
Constata-se assim que há muita coisa no SCP que está bem sendo só preciso ser aperfeiçoado mas que com outros pormenores...importados(por exe: reforços cirúrgicos) serão a tal formula mágica que nos darão alegrias. 
E JJ, onde fica nesta história toda? 
Sabem que eu até sou um critico de Jorge Jesus mas, tenho que dar o braço a torcer: o JJ é mesmo bom treinador! 
E meus amigos: isso não se vê só pelos títulos que trás do outro lado porque também não foi só pelas equipas que tinha. Isso também se vê pela qualidade do nosso futebol, que há anos que não víamos e pela qualidade de jogo que muitos dos nossos jogadores nunca tinham apresentado. E sobre estes refiro-me claramente a jogadores como Coates, Rúben Semedo, William, Adrien, João Mário, Slimani, Gelson, Schelotto e agora...Podence. 
Eu sei que ele é polémico e que fala muita coisa que não devia e até errada(no meu ponto de vista) mas também é muito mal tratado, deliberadamente e por encomenda, pela CS.
Jorge Jesus é excelente no treino dos atletas e isso nota-se na forma de uma equipa jogar. Já não sei é porque inventa em certos jogos e deita tudo a perder mas penso que seja um pouco como os guarda-redes: os melhores dão os maiores perus!!
Será então ele o treinador ideal para seguir a nossa politica de apostar mais na nossa formação? É difícil de perceber mas sendo ele excelente no treino penso que pelo menos merece mais tempo no Sporting. 
Por outro lado não seria prudente nem aconselhado estarmos a preparar a próxima temporada com o técnico e depois sair, excepto se aparecer uma proposta irrecusável para clube e treinador. 
Jorge Jesus ficar é de facto matéria sensível pois já teve mais apoios do que hoje, mas se ficar penso que pode ser muito importante para muitos destes jogadores e claro, para o SCP! É que há um projecto e ele deve ser continuado e ainda agora vimos William confirmar que a nível táctico o mister é fora do normal. Aliás todos os jogadores o dizem.....
Depois....no final de 17/18..... logo se verá se é hora de mudar de ciclo ou não, mas lembro que tudo dependerá sempre dos anos que ainda tem no seu contracto como nosso treinador. 
Pazes feitas com JJ sigamos caminho!!
Talvez agora, alguns percebam melhor o que JJ terá querido dizer com o "Temos de dar um passo atrás para dar dois em frente". 
Como esta época está ´perdida` em termos classificativos vamos preparar a próxima e o futuro da equipa e de alguns jogadores. O prendido então é de preparar e dar jogos a alguns jogadores que estarão seguramente no plantel principal de 17/18.
Jovens como Palhinha, Francisco Geraldes, Podence e Matheus precisam de oportunidades para jogar para mostrarem o seu valor mas também para aprenderem o que JJ pretende deles e do que a equipa precisa que façam em campo. É este o trabalho que temos pela frente e nestes 9 últimos jogos.
Depois é claro que outros jogadores, mais propriamente, da equipa B terão a sua oportunidade. Falo de Pedro Silva, Kiki, Ryan Gauld, Pedro Delgado, Leonardo Ruiz, etc.
E este é sem duvida um trabalho difícil mas penso que até JJ já terá constatado que esta juventude não o desapontará.
Mas trabalhar com jovens a um nível elevado acarreta outra coisa: que não se queimem as etapas de formação de um atleta. Não podemos colocar a carroça á frente dos bois e isto é um trabalho que o nosso Clube tem feito muito bem.
Há jogadores que não precisam de ser emprestados como Gelson, o Ronaldo, Figo, etc mas há outros que precisam. Há então que os identificar e proceder em conformidade. O que não se pode fazer é interromper essas etapas para bem do próprio desenvolvimento do jogador e do futuro do Clube. Se isso acontecer é preciso muito cuidado de não ´queimar` o jogador. Penso que um bom exemplo disso será o Francisco Geraldes ou o Ryan Gauld que terão o seu tempo!
Quanto aos jogadores que se vê que tinham que ser emprestados, o melhor exemplo é o de Mané que com esta experiência no Estugarda ficará melhor. Não sabemos é se os alemães exercem a sua opção de compra de 15 Milhões.
Esta é uma matéria muito sensível que merece toda a nossa atenção e que pelo meio ainda se mete a equipa B. Há então que conciliar tudo isto mas penso que da equipa B para a principal raramente sairão jogadores. Pedro Silva pode ser uma dessas raras excepções mas penso que 1º, uma rodagem num Clube de 1ª Liga pode ser o essencial.
Ainda sobre este tema gostava de dizer o seguinte: se JJ, quando não tem, adapta jogadores ao seu modelo de jogo porque não considerar que melhor do que estes jovens não encontra? É que como JJ aprecia tanto jogadores com criatividade que melhor pode querer do que moldar jogadores que já têm essa característica? Para mim parece-me uma vantagem...........
Nós já sabemos que nem todos darão craques de futebol mas é muito melhor apostar na nossa formação do que contratar jogadores, que para além de serem dispendiosos, ainda precisam de tempo para se adaptarem(se é que o conseguem) ao modelo de jogo/país e que no futuro não nos darão nenhum retorno financeiro!
E mais: se JJ não apostou tanto na formação no rival é porque a culpa também é do Clube que o apoiava( mas só ele é criticado por isso-a hipocrisia do costume daqueles lados) tem aqui uma oportunidade de ouro de calar muita gente! Penso que JJ não vira a cara a um desafio destes!!
Efectivamente queremos um projecto de sucesso no Sporting e esta eleições penso que terão acordado muitos sportinguistas!
Acredito que depois desta votação muitos sportinguistas tenham efectivamente visto que também têm que apoiar o Sporting e esquecer quezílias desnecessárias. O foco tem de estar na equipa de futebol (e nas outras modalidades, é claro) e nos jogos que serão disputados um de cada vez e não se gostam ou mais de JJ ou do presidente ou do Director de futebol!
O que eu quero frisar, e já o disse há tempos, é que precisamos de uma estabilidade interna como não temos tido até agora.
Estarão reunidas as condições para tal? Pelo que tenho visto.....penso que sim!!
Mudemos então de assunto!
Depois de olharmos para alguns factores importantes do Clube e mais propriamente do futebol sugiro um exercício. Façamos um rascunho do que poderá ser o plantel para 17/18, partindo do principio de que nem só de formação podemos viver para vencer.  Penso que este exercício servirá para vermos se para uma determinada posição existem varias soluções e se essas são ou não as melhores.
Mas não só!
Também penso que este exercício pode mostrar que realmente temos melhores soluções dentro do nosso Clube e sem necessidade de recorrer ao mercado.




BALIZA:

Partindo do principio de que JJ gosta de ter sempre 3 guarda-redes á disposição a duvida é quem será o escolhido.
Sabemos que esta temporada o escolhido foi Azbe Jug mas como a politica será a de apostar mais na formação penso que em 17/18 poderá ser, Pedro Silva.
Neste momento, o Pedro, joga na equipa B mas pode perfeitamente ser o 3º guarda-redes da equipa principal jogando quando preferencialmente na equipa secundária. Isto só aconteceria se não estivesse no banco da equipa principal.
O jogar na equipa B seria bom para o jogador que não estaria parado!
Quanto a Azbe Jug(25 anos), se não houver ainda uma certeza quanto ao seu valor futuro, um empréstimo a uma equipa da I Liga seria o ideal.

1-Rui Patrício(29 anos)
2-Beto(34 anos)
3-Pedro Silva(continuaria a jogar na equipa B se não estivesse no banco da equipa A)-(20 anos)

Nota: só dizer que se assim fosse, o Sporting teria 3 guarda-redes formados no nosso Clube!!




DEFESA:

A defesa é para mim um sector muito importante de uma equipa pois uma equipa começasse a construir de trás para a frente. Já falei disto mas volto a frisá-lo: as equipas campeãs(e podem constatar pela tabela classificativa de vários campeonatos) são as que sofrem menos golos. 
Para isso temos então que ter excelentes executantes que tanto saibam defender como também ajudar a atacar(mais os laterais).
Acredito é que neste sector já temos as nossas apostas na formação efectuadas: Rúben Semedo e Esgaio.
Neste sector penso que teremos 9 jogadores. Digo 9 e não 8 porque acredito que Esgaio funcionará mais como.... joker, isto é, JJ não abrirá mão dele pois é um jogador que joga em todo o lado(esquerda e direita). É verdade que aqui podíamos poupar um jogador mas não sei se será essa a aposta!
Assim sendo, para a direita penso que para além de Schelotto(27 anos) virá outro lateral direito, mais jovem e em principio para ser o sucessor do italo-argentino no plantel. Claro que também pode chegar e ser ele o titular mas tem que pensar no futuro. É assim que temos que funcionar.
Muitos poderão pensar que temos outros laterais direitos nos nossos quadros e que podem ascender á equipa principal mas não creio que JJ aposte em Mama Baldé, em Riquicho nem em André Geraldes. Provavelmente estes(Mama Baldé e Riquicho), se não ficarem na equipa B serão emprestados e André Geraldes ou segue o caminho de empréstimo ou sairá em definitivo.
Para a esquerda há todas as duvidas! 
Parece-me que será fim de linha quer para Jefferson quer para Marvim. 
Esta época tem sido muito má para os dois jogadores e é muito provável que saiam os dois.
Eu contrataria um lateral esquerdo mais experiente(fala-se muito em Insúa que já está identificado e pode pegar de estaca) e o outro penso que será com certeza, Jonathan Silva.
Para o eixo defensivo, penso que já estarão as vagas preenchidas com Paulo Oliveira e Rúben Semedo mais pela direita da defesa e Coates e André Pinto pela esquerda.
Neste sector e em todas as posições teríamos jogadores experientes(Schelotto, Insúa(ou outro), Coates, André Pinto e Paulo Oliveira) e também teríamos a aposta na formação e no futuro(lateral direito a contratar, Jonathan Silva e Rúben Semedo).
Num futuro podemos pensar que Mama Baldé, Riquicho, Domingos Duarte, Tobias Figueiredo, Demirel, Kiki, etc, podem ascender á equipa principal mas antes passando por um empréstimo a uma clube da I Liga.

4-Schelotto
5-lateral direito a contratar
6-Esgaio
7-lateral esquerdo a contratar
8-Jonathan Silva
9-Paulo Oliveira
10-Ruben Semedo
11-Coates
12-André Pinto




MEIO CAMPO:

Sabendo que o Sporting joga em 4-4-2 e que tem tido William e Adrien como titulares da equipa, o problema passa a estar nos seus possíveis substitutos. Andamos há dois anos nessa procura que penso ter tido em Aquilani e agora em Palhinha os mais próximos de serem os ´herdeiros` da posição 6 e 8.
Ora, se para a posição 6 penso já termos encontrado um substituto que no entanto ainda tem que comer muita papa cerelac, Palhinha, para a posição 8 ainda não. É que aos ´treinos de captação` já por cá passaram: Elias e Meli que não deixaram saudades, enquanto para o lugar de William, Bruno Paulista e Petrovic também tiveram passagens rápidas.
Mas andamos nisto há dois anos porquê?
Porque William e Adrien são dois excelentes jogadores que podem sair a qualquer momento do Sporting mediante boas propostas.
Não será fácil substitui-los mas tudo é possível e no futebol ainda mais.
Palhinha que é o mais próximo de assegurar esta posição se William sair, não é seguramente um William se bem que ainda tem muito para crescer; Bruno Paulista que confesso ter-me deixado água na boca perdeu-se e precisa de recuperar tempo jogando emprestado e Petrovic que também não me parece mau jogador, também precisa de se adaptar ao futebol português e de cair nas graças.....dos adeptos leoninos.
Portanto, existe aqui uma dúvida: contrataremos mais alguém para além de William e Palhinha ou regressará um dos dois, Petrovic/ Paulista? A hipótese de subir alguém da equipa B não me parece sólida bastante se bem que alguém pode fazer a pré-época!
O caso da posição 8, vai ser mais difícil de colmatar.
Partindo do principio que Adrien não sai (conforme as propostas) precisaremos seguramente de um jogador que faça tão bem quanto o nosso capitão esta posição. E aqui há duas hipóteses: se Adrien sair gastaremos algum desse dinheiro para contratar um jogador mais maduro e mais caro ou se não sair, chegará um outro jogador com qualidade acima da média e com margem de progressão para o poder substituir a qualquer momento.
As hipóteses de Francisco Geraldes e Pedro Delgado da equipa B não me parecem consistentes se bem que até acredite que exista uma forte possibilidade do Pedro, realizar a pré-época com o plantel principal. Sobre o F. Geraldes penso que é certo que fará de 2º avançado.
Ainda existe outra hipótese que no entanto acho que JJ não gosta muito: Ryan Gauld. O escocês penso que tem o mesmo problema de F. Geraldes-não tem compleição física para a posição 8.
Assim sendo prevejo que se contrate pelo menos um jogador para a posição 8 mas tendo muita atenção á sua qualidade, idade, margem de progressão e capacidade de adaptação ao país e ao modelo de jogo. Se esta opção foi bem colmatada até pode ser que Ryan Gauld tenha oportunidade de ficar.

13-William Carvalho
14-Palhinha
15-Petrovic/Bruno Paulista
16-Adrien Silva
17-jogador a contratar




EXTREMOS:

Quantos extremos precisaremos no plantel principal? Para mim e penso que JJ assim o tem feito, no mínimo 4 e no máximo 5!
Mas para esta posição não é só importante o numero de jogadores disponíveis. As suas características serão muito importantes para JJ e equipa.
Ora, o que temos visto é que JJ dá muita preferência ao jogo interior sendo que Gelson, pelo menos em relação ao principio da temporada, é o único com características mais de jogo vertical(agora também temos o Matheus).
Analisemos então o que neste momento temos e o que se pretende!
Devo começar por dizer que na época passada tínhamos o João Mário na direita, o Bryan na esquerda e como alternativas, o Mané e o Bruno César. Já este ano temos o Gelson na direita e o Bryan na esquerda se bem deste lado temos alternado muito entre o Bruno César e agora também com o Matheus. Obviamente que também temos o Campbell mas tem jogado muito pouco.
No entanto o que vimos é que temos estado muito mal nesta posição excepto o Gelson, é claro. Então o que fazer e não esquecendo que precisamos de olhar para o que temos...em casa?
Começando pela direita penso que precisamos de um outro bom extremo direito para rivalizar com Gelson e que adianto o nome de Mané. Este jogador tanto joga de um lado como de outro e depois da experiência no Estugarda penso estar mais preparado. De referir que esta solução depende do clube alemão exercer ou não a opção de compra que tem sobre Mané mas se regressar ainda temos que pagar cerca de 1,5 M se não me engano pois regressaria antes do final dos dois anos de empréstimo acordado entre os dois clubes.
Também de referir que estes dois jogadores são rápidos, bons tecnicamente e que já sabem o que JJ exige deles.
Para a esquerda, é que são elas!
Neste momento não sei se o Bryan cá faz muita falta. O gostar dele é uma coisa e o que produziu esta época é outra. Claro que a sua experiência é de ter em conta num plantel mais jovem mas esse problema pode-se colmatar com mais qualidade.
O Sporting precisa mesmo de um extremo esquerdo que faça a diferença e daí eu ter dado Dudu como um possível reforço. Mas vamos por partes.
Quantos extremos temos e quais as hipóteses de os termos no próximo plantel?
Neste momento temos: Campbell, que estará de saída; Bruno César, que não prima pela velocidade mas é outro joker no plantel; Bryan, que também é mais para jogo interior e que não prima pela sua velocidade e ainda Matheus, que ainda tem muito que aprender mas que já tem velocidade e tem capacidade acima da média. Depois, emprestado, ainda contamos com Iuri Medeiros!
Portanto, o problema vai ser difícil de resolver pois são extremos a mais. Podemos contar com 4 extremos se excluirmos o Campbell e as duvidas serão: quem sai, quem fica e se entrará algum jogador novo!
O que me parece é que esta temporada o Bryan  não produziu o esperado e como ainda tem mercado (o que nos daria algum lucro para reforçar o mesmo sector) será uma peça a sair. Depois, as minhas duvidas serão se Bruno César ficará ou não no plantel pois apesar de ser um tal joker, não é propriamente o extremo que a equipa precisa. Talvez também saia e o lucro juntamente com o de Bryan serviria para comprar um excelente. Depois juntaríamos a este novo jogador, Iuri e Matheus!!
Sinceramente penso que o nosso lado esquerdo precisa mesmo de ser refrescado e que ao não entrar nenhum novo jogador iremos continuar na mesma....lentos e previsíveis ou então dependentes do que possam trazer de novo Iuri ou Matheus.

18-Gelson
19-Mané
20-jogador a contratar
21-Iuri Medeiros
22-Matheus Pereira




2º AVANÇADO:

Depois de ver a exibição de Podence em Tondela não preciso de ver muito mais. Podence não é um jogador alto e espadaúdo mas também não tem de o ser. As suas características são mais do que suficientes para fazer a diferença e a jogar desta forma, muito provavelmente, conquistará a titularidade ao lado de Bas Dost.
Depois de Slimani ter saído o SCP ficou refém de um jogador que pressionasse bem mas que sobretudo se desmarcasse como fazia Teo. Pois bem, JJ deslocou Podence para 2º avançado e eis que nem foi preciso muito tempo para mostrar o seu valor.
Alan Ruiz, jogador que é mais preso de movimentos mas que é bom ter jogadores com outras características, terá que melhorar muito se quiser jogar e ser titular. Mas atenção: ainda falta o Francisco Geraldes que penso ter todas as condições para fazer parte do próximo plantel.
O Sporting vai ficar muito bem servido com estes 3 jogadores: Podence, Alan Ruiz e Francisco Geraldes.

23-Podence
24-Alan Ruiz
25-Francisco Geraldes




PONTA-DE-LANÇA:

Saiu Slimani, entrou Bas Dost e o lugar ficou muito bem entregue. O holandês precisou de um tempinho para se adaptar mas nunca deixou de marcar e hoje olhando para os melhores marcadores europeus vemos lá o seu nome. São 22 golos em 25 jornadas-impressionante.
Acontece que também andamos há mais que tempos para ter outro(s) ponta-de-lança capazes de jogar pelo Sporting e só temos dado tiros nos pés.
Não sei se será fim de linha para Castaignos mas se quiser ficar terá que pedalar muito. Talvez também seja uma questão de adaptação mas de qualquer forma precisamos de três pontas-de-lança: Bas Dost, Castaignos e outro.
Para a pré-época é natural que Leonardo Ruiz possa surgir como hipótese pois depois de ter marcado 29 golos em 36 jogos pelos juniores do FC Porto(14/15) de ter marcado 9 golos em 28 jogos pela equipa B dos Dragões(15/16) agora já vai em 10 golos(25 jogos) pela nossa equipa B! Será que o colombiano terá uma hipótese mesmo sabendo que está emprestado pelo At. Nacional?
Aliás esta noticia de há dias refere que a opção de compra pelo avançado será de apenas 500.000€ o que poderá facilitar muito a transferência.(link)
Acontece que também se tem falado muito no avançado/ponta-da-lança do Paços Ferreira, Whelton, mas até ao momento tudo não passa de especulação.
O certo é que o Sporting precisa de pelo menos 3 pontas-de-lança e neste momento só tem...um!

26-Bas Dost
27-Castaignos
28-jogador a contratar





Conclusão:
A aposta na formação seria uma realidade ainda mais consistente no Sporting. Seriam ao todo, 3 guarda-redes, 2 defesas, 3 médios e 4 extremos(total de 12 jogadores) formados no nosso Clube num plantel que ainda contaria com mais jovens.
Este é só um exemplo do que poderá ser o nosso plantel em 17/18.
Por isso os laterais da equipa seriam de qualidade(o esquerdo mais velho que o direito), o meio campista contratado também teria que ser de boa qualidade para prepararmos o futuro(saída de Adrien), o extremo esquerdo teria também de fazer a diferença na equipa e para a frente de ataque já poderíamos ter um jogador menos experiente mas também com margem de progressão.
A diferença maior é que teríamos mais jovens no plantel, sejam formados no Sporting ou vindos do estrangeiro e que quase todos eles teriam margem de evolução e de valorização.
O paradigma da nossa equipa muda muito e JJ teria um misto de juventude com experiência mas o Sporting seria um verdadeiro candidato ao titulo. O que não pode falhar são os jogadores que entrariam no plantel, nomeadamente os 2 laterais, o médio, o extremo esquerdo e o ponta-de-lança.
Mas com estas mudanças não se apostaria só na formação e em mais juventude. A equipa estaria mais veloz, com mais sangue na guelra(pressionaria mais)  e não perderia criatividade.

Ainda não segue AmorSporting nas redes sociais? Do que espera? Clique na imagem seguinte e siga quem apoia o nosso Clube. Obrigado.

1 comentário :

  1. Lá estás tu Rui... se contratar 12 jogadores com tudo já muito adiantado foi um erro, mas nada diria que se fosse em junho não teria sido erro idêntico ou maior.. o maior erro para mim foi DE LONGE o Petrovic, e foi o que se viu...

    O DePoitre no Porto também foi o 1o, custou mais de 6 milhões e nem para o banco vai...

    O erro do Sporting até foi bem minorado, pois os q vieran tinham tanto cartel donde vieram (espante-se quem quiser), q foi muito fácil despachá-los... ISTO NÃO SÃO ERROS.. isto faz parte do crescimento, para achar uma ou duas reais mais valias reais é preciso *errar* aos mais de 50 milhões como o Porto fez, e não estar à espera dos refugos para comprar baratucho como o Sporting faz.

    Se QUERES REALMENTE REFORÇOS vais mesmo que ter de te chegar à frente com dinheiro... o homem é Jesus, mas não faz milagres... aliás agora deve estar ele mesmo mais convencido, e com muito menos vontade, que ainda consegue fazer alguns (Schelotto é meio milagre)... ninguém lá fora é BURRO para deixar refugos à catadupa para Jorge Jesuses transformarem em craques de nomeada.

    ESTA É A MENSAGEM, tanto que nesse nível o Sporting OBVIAMENTE NÃO PODE AINDA COMPETIR, e portanto a opção principal é mesmo a formação, que é a ÚNICA coisa que pode ser dita.

    Outro ponto É O PREFIL PSICOLOGICO DOS JOGADORES, a vir de fora ou da formação, se não tiver perfil de GUERREIRO não presta, não importa quanta é a capacidade técnica (infelizmente, espero estar muito enganado, enquadro aqui o Iuri... se tivesse esse espírito guerreiro, a esta hora com a qualidade técnica q tem, até podia estar bem melhor que o JME estava com a idade dele->bem à frente)

    A contratar teria de ser EXPERIENCIA E VELOCIDADE, duas coisas que faltam muito ao Sporting, e uma, a experiência, é sobremaneira importante a uma equipa muito jovem formada à base da formação...

    Por isso tendo atenção também ao espírito guerreiro demonstrado...

    *Guilherme Arana* do corithians pa DE (apsar de muito jovem,já é internacional e é guerreiro até dos durinhos e rápido qb)

    *Tayson* do Donetsk (fim contrato) para extremo/2o avançado (o tal 2o avançado muito rápido que o JJ gosta... é internacional e guerreiro, apsar dos 29 anos)

    Van der Wiel do fenerbace para defesa direito (quer saur, é rápido, tecnicista e guerreiro qb) ... o Schelotto não pode ficar sozinho e o Esgaio adapta-se muito melhor a esquerda q à direita (daquelas coisas do futebol que só vendo, pois não há explicação) (sim Ze glar, Jonathan, Jefferson a despachar)

    Adam Ounas... Porque além de ser muito rápido mesmo, a nível técnico vai ser um dos craques de topo do futebol mundial se não tiver azares (tanto q pode fazer várias posições no meio campo e ataque).. mesmo con 21 anos, se o Sporting deixa passar este ano bem lhe pode dizer adeus.

    Se não sair Adrien e ou William, chega e sobra, mesmo assim é capaz de tar ali mais de 20 milhões em contratações... sim seria um contrasenso dizer que apostas na formação, mas depois fazer nais de 20 milhões em contratações... mas se o pessoal quer títulos inclusive Europeus não há outra forma... Futebol é mesmo assim.

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: