domingo, 26 de fevereiro de 2017

Sporting sabe vencer sem Adrien


O Sporting venceu por, 0-2 na casa do Estoril Praia, com golos de Bryan e Dost, em jogo da 23ª jornada da Liga NOS.
A exibição foi Q.B. mas o resultado justo e a ausência de Adrien foi colmatada com o adiantamento de William Carvalho e a entrada de Palhinha para médio defensivo. 
É pouco mas é a 3ª vitória consecutiva. 
Curiosamente JJ voltou a mexer na equipa mas estava obrigado a isso. Na defesa não tirou nem pôs e Coates continuou a jogar mais pela esquerda, no meio campo a tal entrada de Palhinha por Adrien mas troca de posição com William e na ala esquerda saiu B. César e entrou Bryan Ruiz. Na frente tudo igual...finalmente!
Especulou-se então muito quem seria o substituto de Adrien Silva na equipa e até se concretizou a hipótese que eu menos preconizava. Palhinha entrou no lugar do nosso capitão mas foi William, hoje a capitão, que ocupou a zona de acção de Adrien na equipa. Não ficámos órfãos mas os primeiros minutos não foram fáceis!
Não foi efectivamente um jogo que sirva de exemplo. 
Não se registaram muitos remates á baliza, os guarda-redes não tiveram muito trabalho, os casos do jogo não são decisivos e as oportunidades de golo também foram escassas. No entanto a nossa equipa foi a melhor pois foi a que concretizou, foi a mais perigosa e teve mais oportunidades de golo. Se virmos bem o resultado até poderia ter sido mais dilatado.
O Sporting venceu justamente mas como um golo(o 2º) mal validado. Bas Dost está em fora de jogo quando a bola lhe é remetida por Schelotto e antes de conquistar a penalidade.
O nosso jogo não foi dos melhores mas em alguns pormenores já estivemos muito melhore, isto é, em relação ao ultimo jogo. Hoje, por ex, gostei de ver o Alan Ruiz a ter bola, a desembaraçar-se dela rapidamente e fazendo jogar a equipa. Para mim foi o seu melhor jogo desde que está em Portugal. No resto ....cumpriu.
Desde o principio que se viu uma luta tremenda no meio campo pois o espaço foi dividido por vários jogadores e onde se viu que o SCP não tem a mesma capacidade de ter bola como tinha. A dificuldade maior foi em construir jogo pois não estava lá o William e o Estoril tapava bem essa zona.
William que até foi o melhor(para mim) tinha dado o seu lugar a Palhinha e com o jovem não é o mesmo. Aliás.... Palhinha entrou um pouco perdido mas na 2ª parte acertou e fez um bom jogo.
Equipa do Sporting: Rui Patrício; Schelotto, Coates, Paulo Oliveira e Jefferson;  Palhinha, William, Bryan Ruiz e Gelson; Alan Ruiz e Bas Dost.
Suplentes: Beto, Campbell, Bruno César, Geraldes, Castaignos, Rúben Semedo e Podence.
O espaço era então , propositadamente, diminuto e a estratégia do adversário era ousada. O pressing utilizado pelo Estoril na nossa 1ª fase de construção era com o intuito de não construir-mos jogo mas mesmo assim ainda íamos conseguindo sair a jogar. Claro que por vezes optámos pelo jogo directo para o holandês que está de prevenção nestes lances mas tinha que ser. E neste caso as 2ªs bolas eram importantes mas o nosso meio campo nem sempre estava no sitio certo. Foi desta forma que os canarinhos conseguiram mesmo ter muita posse de bola para o que costuma ter um nosso adversário. Gostei n entanto de ver nesta equipa que o guarda-redes não está lá só para dar chutos para a frente. 
Mas foi numa excelente jogada nossa pelo lado direito que marcámos aos 22´ por Bryan Ruiz e mudamos o jogo. Alan Ruiz desmarca-se pelo nosso lado direito, dá atrasado para Schelotto que remata mal mas Bryan, á boca da baliza, emenda para golo.
O golo deu alguma segurança á equipa mas o Sporting teve sempre na sua defesa e na entreajuda do seu meio campo a chave do jogo. Rui Patrício não fez uma defesa digna de registo durante o jogo!
O nosso jogo ainda não está muito fluido. Parece que desaprendemos de jogar! Perdemos a bola muito rápido mas ontem já vimos mais qualquer coisinha! No entanto é ainda muito pouco...obviamente.
Gelson, por ex, já esteve melhor, aliás em relação ao jogo com o Rio Ave tiveram todos muito melhor, e já foi aquele quebra cabeças que nos habituou. Conseguiu trocar as voltas ao lateral esquerdo e na 2ª parte falhou um golo isolado que nos poderia ter dado a segurança total do jogo mais cedo.
E Bas Dost também. Desperdiçou uma oportunidade na 2ª parte de baliza aberta que nos podia ter dado logo o 0-2.
A 1ª parte o jogo foi dividido mas nós fomos mais eficazes....e perigosos.
Mas na 2ª parte fomos melhores, controlámos o jogo, conseguimos inclusive sair em transições rápidas que no entanto não deram em nada e gostei em particular de ver o William Carvalho. Fez mesmo grandes passes, foi rápido a jogar, recuperou algumas bolas. Foi o mais esclarecido do nosso meio campo...isto sem contar com o Gelson que deixou o lateral esquerdo do Estoril ...tonto.
O SCP poderia ter obtido o 2º golo logo aos 55´ mas Dost desaproveitou uma oferta de Gelson. que curiosamente também desperdiçaria aquela bola em que surgiu isolado.
No entanto o Sporting ia resolvendo as jogadas da melhor forma mas também com um Estoril algo fraco nas suas manobras ofensivas. Paulo Oliveira e o patron Coates resolviam tudo lá atrás.
Jorge Jesus mexeu então na equipa quase quase a terminar o jogo tirando o Alan Ruiz e colocando o B. César que encostou na esquerda. Bryan foi para o meio e surgiu o nosso 2º golo.
William desmarca muito bem Schelotto na direita do nosso ataque, este cruza e Bas Dost é agarrado pelo defesa canarinho. O árbitro assinala grande penalidade mas o holandês estava em fora-de-jogo. Na marcação o Holandês marcou e fez o seu 18º golo da temporada e arrumou o resultado.
A terminar entraram Podence e Castaignos para os lugares de Gelson e Bas Dost.
Vitória justa, Q.B. de uma equipa que está em crescendo mas que precisa de jogar muito mais.
Esta foi a nossa 3ª vitória consecutiva e mostrámos que sabemos vencer sem Adrien o que é muito bom. Outro fantasma que nos colocaram ás costas e que só agora conseguimos afasta-lo.
O melhor jogador do Sporting foi o William que mesmo não jogando no seu lugar habitual foi um elemento muito esclarecido dentro de campo. Fez grandes passes para os colegas , assistiu Schelotto para o lance do 2º golo e trabalhou muito a meio campo. Porém não posso deixar de sublinhar as exibições de Gelson e de Alan Ruiz que fez talvez o seu melhor jogo desde que está no SCP.

Siga AmorSporting nas redes sociais. Obrigado.

3 comentários :

  1. Para mim Rui a principal pecha em relação ao ano passado continua a ser a finalização... o Sporting até consegue mais ocasiões agora...

    O Sporting além do penalti... que estava fora de jogo antes... teve mais 4 ocasiões de golo, duas pelo Dost, uma delas isolado, uma pelo Gelson também isolado, outra pelo W. Carvalho, mais que enquadrado, com pontapé pas nuvens.

    Equipas campeãs têm de de marcar mais de metade das oportunidades flagrantes... deveria ter ficado pelo menos 3 x 0... e deveria porque pode sempre surgir um golo ou outro de canto ou outro lance de bola parada, que eu não considero flagrantes de modo algum ... e o Sporting teve bastantes destes lances...

    Por isso a eficácia ainda está muito fraca...

    Outra coisa parece que os jogadores não querem o Boloni, apsar de toda uma desestabilização sórdida que tem vindo a ser feita, apsar do muito azar que tem perseguido a equipa... a famosa tremideira não apareceu.

    ... e muito porque os jogadores do Estoril não foram porcos nas simulações, nem jogaram violento QB, tudo com permissão do árbitro, como foi contra o Rio Ave...

    Só espero é que um penalti precedido de fora de jogo, não dê azo a mais um autêntico ROUBO DE IGREJA já no próximo jogo em Alvalade.

    ResponderEliminar
  2. Rui... a desestabilização, pelo menos a interna tem de desaparecer completamente (zero) já a partir da próxima semana...

    Muito depende de sócios e simpatizantes, pois receio que a campanha continue...

    Se isso acontecer, o travamento pelos adeptos, não é para melhorar, é para explodir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...parece é que não vai desaparecer nunca......que imundice!!!!!
      Estes vão ficar marcados para sempre ......

      Eliminar

Comente em AmorSporting: