sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Que futuro Sporting?


Vivemos tempos atribulados.
Em tempo de eleições é normal que existam sempre projectos novos, ideias diferentes e caminhos alternativos aos actuais a apresentar. É também normal que quem deseje continuar que sustente a sua aposta mas no entanto e com dois candidatos á presidência do SCP não há forma de se debater nada disto.
Certamente que existirão debates pois os dois já se predispuseram a tal mas as acusações ainda nos vão tomando o nosso tempo. Porém, não é isso que os sportinguistas pretendem ouvir. 
Afinal é o futuro do nosso Clube que está em jogo.
Queremos continuar a ser um eterno candidato ao titulo , queremos voltar a ser o Sporting que aprendemos a amar e ver a crescer e a vencer, queremos ser activos na vida portuguesa, granjear apoios e fama no exterior, apostar na formação,....afinal o que pretendemos e o que é melhor para deixar-mos este rasto de guerras no nosso Clube?
Que futuro Sporting? 

O nosso tempo seria devidamente bem ocupado se a menos de 1 mês das eleições já se fossem debatendo as ideias e os projectos de cada candidato mas afinal parece que os candidatos, estrategicamente, assim não o desejam.
Não me parece portanto que se esteja a dar a importância devida a estas eleições pois a única coisa de que se ouve são calunias, acusações e ideias para o Clube, zero, bola!
O que os adeptos querem saber é se finalmente temos projecto que projecte este Clube para as conquistas que tanto desejamos, se finalmente temos uma aposta definitiva e mais marcante na nossa formação, se vamos ter as modalidades todas, se a nossa Academia está apetrechada para fabricar mais melhores jogadores do Mundo e se nos próximos tempos está capaz de fornecer a equipa principal, quem será o treinador encarregue desse trabalho,  enfim....há muito para discutir para além da questão do IRS de BdC ou se PMR é ou não o City Lion ou a cor das cadeiras do Estádio.
O que eu sei e todos sentimos é que no futebol, que é o desporto que faz mover mais os adeptos, continuamos sem acertar  e ao fim de tantos e tantos anos.
Mas não há ninguém que meta definitivamente o nosso futebol nos eixos? Terá o Clube os meios suficientes para se vencer um campeonato? Será JJ o homem que nos guiará ao sucesso? Enfim...há ou não há muito para se debater? E provavelmente dois debates(ao que se fala) até pode ser pouco!!
De uma coisa penso ter razão mas da qual o SCP tem fugido ao longo dos tempos mesmo fabricando dois dos melhores jogadores do Mundo - da aposta melhor na formação - uma das melhores do Mundo!
É claro que esta questão da formação tem muito que se lhe diga pois o Sporting até tem feito bem em emprestar alguns jogadores para ganhar mais rotação e maturidade para quando regressarem ser para a equipa principal mas também é claro que alguns deles nem disso precisam e de que a equipa principal não pode viver só de juventude. Atenção a este aspecto muito importante!!
Que não restem duvidas de que esta época foi mesmo um equivoco total e de que BdC indo na cantiga de JJ descuidou-se no que tinha idealizado e prometido.
Muita formação já estava no plantel mas contratar aqueles jogadores todos só podia dar em erro. Neste caso era mais credível, justo e de menos risco apostar em quem formamos do que trazer jogadores estrangeiros, a auferirem bons salários, a precisarem de tempo de adaptação, alguns para não jogarem e ainda pior... para tapar quem nós formamos. 
Este tem que ser o nosso projecto, o projecto do Sporting e que temos descurado ao longo destes tempos. Uma equipa não pode ter só juventude é claro, mas se a equipa B produz bons laterais direitos é este que tem que subir e ser a sombra do titular(Schelotto ou outro e nunca os dois), se a nossa formação forma excelentes extremos é um deles que têm que ocupar um lugar na estrutura principal do futebol do Clube(sombra de Gelson) e a mesma coisa para os guarda-redes, avançados, etc, etc. Muitos tratam esta estratégia por plantel sombra se bem que outros não tenham na sombra jogadores da formação!!
Por isso para quê ter trazido o Douglas(sem jogar) se temos o Tobias Figueiredo e o Domingos Duarte, para quê termos o Azbe Jug(sem jogar) se temos o Pedro Silva, para quê o André(sem jogar e inadaptado) se temos o Pedro Marques e para quê o Bruno Paulista(sem jogar) se temos o Palhinha, etc, etc. 
O que eu digo é: só se contrata um jogador quando a nossa formação não tiver um jogador de qualidade nessa tal posição para dar á equipa principal. Neste caso colmata-se com a ída ao mercado mas com bons jogadores e com uma escolha criteriosa(aqui tem que funcionar o Scouting). E aqui se pode ter um jogador mais experiente e mais caro pois não se gastaria em outras posições.
Mas quem para levar este projecto para a frente? BdC , PMR, João Benedito, Rogério Alves, etc, etc??
Alguns destes estão fora mas aos que cá estão....é  para isso que existem as campanhas eleitorais onde supostamente devem explicar as suas ideias e convencer ...os sócios! Mas não......
É então a formação o nosso Ouro e é á volta dela que devemos pensar o nosso presente e o nosso futuro e neste prima penso ser muito importante a nossa Academia. Não se ela não é nossa como PMR apregoa mas se tem as condições necessárias para voltarmos a formar mais melhores jogadores do Mundo ou se darão grandes campeões e campeonatos ao Sporting. 
Entretanto realizaram-se melhorias na Academia (nem luz artificial tinha, imagine-se!) e reforçaram-se as equipas técnicas das equipas mas chegará? E a questão do recrutamento de jovens, como está?
Pois bem, para quem deseja apostar na formação estas e outras são todas grandes questões a ter especial atenção. Este é um trabalho que só dará frutos em muitos anos mas sem um trabalho de antecipação, depois não podemos apostar na formação. Temos que ter Ouro para depois trabalhá-lo!! 
Mas como frisei á linhas atrás, um Clube ou uma equipa de futebol que se deseja vencedora não pode viver só de formação. Seria preciso uma geração de ouro e outros factores para se vencer só com jogadores da formação.
Um plantel tem que ser equilibrado e tacticamente tem que ter jogadores que sejam experientes e que formem os pilares da equipa. São os jogadores mais maduros, mais velhos que normalmente fazem isso e é isso que o Sporting tem que fazer.
Eu sempre disse que num Clube de formação tem que ter técnicos experientes e digo o mesmo para uma equipa: apostar na formação mas ir ao mercado buscar jogadores para colmatar quem a formação não tem para fornecer a equipa principal.
Mas já algum dos candidatos já falou disso?
Mas todo o Clube tem que ter uma boa estrutura, ou seja, dirigentes e técnicos que trabalhem em equipa e que dêem todo o suporte e condições para a nossa equipa estar somente focada em jogar futebol. (para já falo só no futebol pois é o que mais gostamos mas onde menos vencemos)
A conversa poderia ser muito longa mas eu penso que falta estrutura ao nosso Clube. Estamos muito vulneráveis e imaturos quer nas respostas quer nas nossas defesas.
Torna-se óbvio que Bruno de Carvalho é um alvo e que responde facilmente a quem o `pica`. Por muito que lhe custe... dar troco a gente que não interessa, que diz mentiras, não pode ser corriqueiro nem ser normal. Se difama, calunia e mente vai ter que provar em tribunal o que disse e se fosse preciso colocar todas as semanas um processo que o seja! Não podemos é ser como essas pessoas que o ´picam` só para o desgastar, fazer barulho e ficar na cara do problema. Para mim chegaria ignorar esta gente e desgastá-los em tribunal!
Ora bem, a nossa comunicação não pode ser esta de forma alguma pois é isso que o rival pretende e se há coisa que eu aprendi é que ninguém gosta de fazer negócio com quem faz muito barulho e está sempre em confusões.
BdC tem que saber evitar estes confrontos. Sim já fez as guerras dele para nos darem mais respeito mas agora chega e somos nós que estamos 1º.(já pareço o Donald Trump com o America first!)
Claro que a nossa relação com a imprensa tem que mudar e devemos tratar os vários Orgãos de imprensa justamente, isto é, quem faz do nome SCP noticia todos os dias pela calunia, mentira, etc, etc, deixa de trabalhar e de ter acesso ao Clube; quem o fizer de forma séria e condigna tem acesso ao Clube e seria tão simples quanto isso mas quando se depois se vai dar entrevistas precisamente á CMTV..........
Por isso temos que nos organizar, reforçar se necessário mas sobretudo mudar para que não estejamos sempre no cerne de tudo!
Quanto a técnicos fala-se no SCP dar um técnico adjunto da casa. Concordo! Não é chegar cá um treinador novo e muda as coisas á sua maneira. Não! Quer vir para o Sporting trabalha com os nossos técnicos titulares como o Nelson e o tal técnico adjunto! Já hoje era tarde!
Mas quem?
Meus amigos, eu continuo a pensar que nós devemos ter os melhores entre nós. Sinceramente custa-me ver um excelente técnico como o José Couceiro, o Inácio, o Leonel Pontes, o Carlos Pereira, enfim....estarem fora do Sporting. Provavelmente não haveria espaço para todos mas bolas, o Couceiro é excelente com os nossos jovens e poderia ser o nosso técnico adjunto titular!! Assim como o Inácio, pode muito bem reforçar a estrutura do futebol do Clube!
Quero lá saber das guerras e se já foi candidato contra o BdC como também já pertenceu á lista dele mas são destes técnicos que o SCP tem que ter na sua estrutura e que acima de tudo percebam de futebol e que sejam sportinguistas. 
Na classe dirigente o mesmo. 
O SCP tem que ter peso e estar bem relacionado nas frentes todas. Ter ao seu serviço ou militantemente homens como Rogério Alves, Dias Ferreira, Ricciardi, etc, é essencial para que as coisas não se façam tão facilmente nas nossas costas. Claro que é como pão para a boca pacificar o nosso Clube e ter a nossa própria politica e não mudar sempre que vem um treinador diferente mas se quisermos vencer temos que andar para a frente e não passar o tempo com acusações e guerras internas. 
O nosso Clube precisa de estabilidade e de mais obras como a do Pavilhão João Rocha e menos conversa. As obras constroem-se dia-a-dia e em equipa e é isso que o nosso Clube tem que continuara fazer. O SCP não é só BdC. O nosso Clube é muito mas muito vasto para que nos centremos só numa pessoa ou só num desporto.
Mas quem fala nisto? Quem debate o futuro do Clube? Os candidatos não são com certeza e se um ainda vai dizendo alguma coisa quando passa pelo núcleos o outro só destila veneno!
Não é disto que o nosso Clube precisa certamente e talvez até outro candidato se pudesse ter apresentado.
O nosso Clube tem bons homens, bons sportinguistas que não se revêm em muito destas confusões mas que também dão muito mérito ao que BdC faz pelo SCP e continua a fazer. Mas em que ficamos? Quem deita tudo isto cá para fora?
Engane-se quem pensa que está tudo feito! 
Também ninguém fala nisto mas o regresso de modalidades extintas é importante nem que elas tenham por base a nossa.....formação! 
O SCP como clube um dos Clubes mais eclécticos do Mundo tem que ter todas as modalidades. Não me passa pela cabeça não ter uma grande equipa de Voleibol, de Basquetebol, de Hóquei em Patins, de Futsal, etc e de serem todas candidatas ao titulo nacional nem ter os melhores executantes. Foi assim que eu me habituei a ser do Sporting e a vê-lo nas estradas, nos pavilhões, nos ringues, nos Estádios, nas piscinas, etc, etc. EU QUERO O SPORTING EM TODO O LADO!!
Este é o Sporting com que sonho e que cresci a ver e aprendi a amar.
Mas alguém fala disto?
Mas mais: o que fazer depois de já estarmos nos 5 continentes do nosso planeta e que dividendos tiramos daí, que jovens podem vir para jogar no SCP, quantas mais Academias podemos construir, quem mais pode desejar o nosso Know-How na formação, reforçar a nossa imagem no exterior com Figo, Ronaldo, Cantona, Schmeichel , André Cruz, Bryan Ruiz, Acosta, Iordanov, Balakov, Rui Patrício, Adrien, William Carvalho, Gélson, etc, etc, construir o centro de alto rendimento da atletismo, obras de melhoramento no Estádio, relação com outros Clube e instituições internas e externas, merchandizing do Clube, etc, etc, etc.
Eu sei que estamos em guerra e que por muito que eu desejasse que tudo isto não tivesse acontecido ou que pelo menos não continuasse a acontecer quase que chego á conclusão que nada disso vai acontecer.
De qualquer forma a solução está sempre á mão do homem que faz e desfaz quando assim entende mas nunca será um problema quando tentamos solucionar o mesmo. Concordo com a filosofia de tudo se concertar com o diálogo para quem sabe um dia enterrar um Machado de Guerra já muito manchado de sangue leonino.
Até lá vamos lutando e sobrevivendo enquanto outros vão vencendo!!
Pensem bem nisto!!

Siga AmorSporting nas redes sociais. Obrigado.

4 comentários :

  1. Dizes bem Rui... guerras no nosso clube...

    E SEMPRE HOUVE em volta do futebol profissional, por isso é que ganhas tão pouco, parece muito fácil pôr o Sporting em guerra consigo mesmo... e ou pô-lo nas mãos de inimigos internos (difícil usar outra expressão em face do chorrilho de asneiras e incompetências)

    Enquanto as *guerras*, especialmente as internas, não acabarem vai ser muito difícil ganhar qualquer coisa no futebol profissional, muito menos de uma forma sustentada... Não te iludas (venha quem vier).

    As externas felizmente estamos a ganhar anti-corpos, muito graças à Internet e a blogoesfera... depois tens a TV, Jornal e em breve Rádio, muito importantes num clube grande e internacional.

    Alcançado um estado saudável... o céu é o limite, nunca a Academia carburou tão bem, nunca o *momentum* internacional foi tão grande... Não existe clube em Portugal com prospectos mais risonhos.

    Vai é demorar tempo... mas mesmo a CORRUPÇÃO ATROZ no futebol profissional um dia acaba, e tudo muda...

    ResponderEliminar
  2. Sim, tudo um dia acaba e como um dia escrevi a tal máquina há-de cair em ridículo e passarão ser mal vistos. Agora viraram-se para o FC Porto e há amigos meus benfiquistas já a verem o que se passa.
    A maior parte deles não dá o braço a torcer pois são doentes e preferem um bandido na presidência do que saberem se o Clube tem viabilidade ou não.
    Quanto a nós é mesmo assim: Guerras e guerras não nos levam a lado nenhum. A oposição tem que ver que é em BdC que a maioria dos sportinguistas depositam as suas esperanças e acreditam que vai levar o Clube a outro patamar. Assim sendo e isto não é oposição politica têm que se juntar ao Clube e querer para ele o melhor. Quando vão a Alvalade não torcemos todos pela mesma equipa? Então depois das eleições temos todos que torcer pela mesma equipa. Ninguém é obrigada a gostar deste ou daquele mas devia ser para contribuir par um bem estar. Esse ambiente é o que nos falta pois de outra forma não vamos lá.
    E Mário: é vergonhoso esta oposição utilizar chavões dos lampiões, fazer jantares no antro dos benfiquistas, fazer acusações falsas sem provas, enfim...é do mais reles que se tem visto no nosso Clube. Que vergonha !!
    Depois não querem ser lembrados como tal?
    Quanto ao resto é trabalhar como temos vindo a trabalhar mas falta atingir o patamar da qualidade e da velocidade de cruzeiro para encarrilhar o Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O BdC já levou o Sporting a outro pstamar.. nunca teve tantos sócios registados, nunca teve tanto 'Aurélio' reconhecido internacionalmente com tanta projecção internacional que levaram o governo Chinês a patrocinar 12 Academias lá!!.. No ESTUPIDAMENTE CORRUPTI FUTEBOL PORTUGUÊS, merecia e deveria ter sido campeão o ano passado, como merecia estar à frente neste... não fosse o mesmo guião de décadas e décadas de favorecimentos colinhos e roubos de igreja sempre para o mesmo lado...

      Por isso se eu fosse Presidente, além do muito que está-se a fazer para corrigir o futebol português, fazia SADs para futebol profissional, com protocolos especiais com a SAD de Lisboa com maioria do capital, com o Sporting Paris, Sporting Londres, Sporting Toronto e Sporting Beijing (parece que está na forja) , com vista a alcançar as 1as divisões desses países (mais tarde um título)...

      Sejamos honestos... O Sporting JÁ É um dos clubes mais internacionais da Europa e do Mundo (muito superior ao Merdica)... falta é algo de diferença que mostre isso, que indubitavelmente passará pelo futebol profissional... E não é que não sejamos Portugueses, mas até pela força das circunstâncias (só 11 milhões), Portugal É (por muito que dóa ouvir e dizer) demasiado pequeno para a dimensão que um Sporting Internacional pode ter.ponto

      Eliminar
    2. Sim somos grandes e bdc já fez muito tendo elevado o nosso bom mas faltam as conquitas para comprovar que estamos a trabalhar bem no relvado. Essas são as maiores obras que podemos ter

      Eliminar

Comente em AmorSporting: