quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Plantel para a 2ª volta da Liga


Com os objectivos quase todos de uma época perdidos e com uma politica de contratações que todos já concordaram que não foi a melhor o SCP necessitou de realizar mudanças no seu plantel. 
É certo que os mercados ainda não fecharam todos o que pode fazer com que existam mais saídas do Clube. 
Este é o plantel para fazer frente á 2ª volta da Liga 16/17 com uma aposta declaradamente na prata da casa.
Sem hipóteses de vencer a Taça de Portugal, fora das competições europeias e eliminado também da Taça da Liga falta ao Sporting acreditar que o titulo ainda é possível.
De qualquer forma o plantel precisava de emagrecer, isto é, de reajustes quer em saídas de jogadores de qualidade duvidosa, com idade sem margem para evoluir, que dessem retorno ao investimento realizado e a precisarem de tempo de adaptação como também pela entrada de outros para colmatar as lacunas identificadas. 
O caminho foi então o de apostar na nossa formação e os regressos de Francisco Geraldes, Podence, Ryan Gauld, André Geraldes e João Palhinha é apostar no caminho mais certo. 
Apostar naqueles que formamos não pode dar errado pois somos uns dos que forma melhor no Mundo! Estes jogadores são aqueles que nos podem dar alegrias e ...proveito financeiro!
Claro que em tudo é preciso equilíbrio mas a entrada/regresso destes ´meninos` não desequilibra o nosso plantel, aliás, penso mesmo que o reforça. Porém, considero que precisaríamos de mais uns dias para poder colmatar outras lacunas que todos vemos mas que não há meio disso acontecer. Refiro-me claramente á posição de lateral esquerdo que mais uma vez não foi reforçada! 
Assim, creio que iremos ter o Bruno César a lateral esquerdo enquanto o Jefferson não recuperar de lesão mas com 15 jogos por disputar na Liga adivinho que serão na sua maioria.
Mas vejamos então melhor quem saiu neste mercado de Inverno: 

Saídas definitivas: João Pereira, Elias, Markovic, Wallyson e Meli. 
Emprestados: Petrovic e Ary Papel.

Há ainda mercados que não encerraram, como o russo, o chinês e o brasileiro e é previsível que ainda possam sair mais jogadores.
Vejamos neste momento a constituição do plantel:


Como podemos ver o plantel é ainda constituído por 29 jogadores o que significa que para ficar com 24/26 têm que sair atletas.
Os nomes mais apontados para sair são os de André, Marvim e Bruno Paulista enquanto que André Geraldes e Ryan Gauld devem ficar ás ordens de Jorge Jesus na equipa principal.
Assim, desta forma com o emagrecimento de 3 jogadores se atinja um número mais baixo de atletas na equipa principal mas já não se chegará aos 24 pois A. Geraldes e Ryan Gauld elevam o total para os 26 jogadores.
Veremos portanto o que nos pode trazer os próximos dias.

Sporting sem contratações:
Efectivamente o SCP não contratou nenhum jogador em Janeiro. As entradas registadas são todas de atletas já pertencentes aos quadros do nosso Clube.
Entraram 5 jogadores( F. Geraldes, Podence, R. Gauld, A. Geraldes e João Palhinha) e não foi gasto um tostão!
Francisco Geraldes e Podence regressam do Moreirense depois do brilharete que fizeram na Taça CTT onde derrotaram FC Porto, Benfica e Sp. Braga e André Geraldes e Ryan Gauld regressam do V. Setúbal onde eram titulares da equipa e devido a um desentendimento entre Vitória e SCP.
De qualquer forma estes atletas mereciam outra atenção do Sporting!
Talvez se possa dizer depois que...há males que vêem por bem!!
Será então um recorde do Clube não ter gasto dinheiro no mercado de Inverno?
Saldo de contratações: zero

Saídas com proveitos:
O Sporting tinha aumentado o seu orçamento para esta época mas verificou-se que essa aposta não foi a mais correcta.
Teria sido se os jogadores contratados tivessem correspondido ás exigências da equipa mas assim não sendo inverteu-se a politica de contratações.
Embora com as saídas do Clube de João Pereira, Elias, Markovic e Meli, o SCP só lucrou com a transferência de Elias para o At. Mineiro(2,5 milhões) pois Meli e Markovic estavam emprestados ao nosso Clube por Boca Juniors e Liverpool e João Pereira parece ter saído a custo zero mas não me admiraria se tivesse abatido na conta da transferência do Douglas do Trabzonspor para Lisboa.
Mas esta soma de 2.5 Milhões de euros ainda poderá aumentar pois se André e Marvim saírem é de esperar que entrem pelo menos mais 5 Milhões de euros no Clube(+- 1M por André e +-  4M por Marvim). Quanto a Bruno Paulista que continuo a dizer que é bom jogador penso que a sair será por empréstimo e o que ganharemos com isso será irrelevante.
Saldo de saías: 2.5 M
Saldo expectável de saídas: 7.5 M

Poupança nos salários:
A grande poupança do Sporting será a nível de salários.
Jogadores como Elias, Markovic, Meli, João Pereira e possivelmente André e Marvim darão cerca de 7/8 Milhões de euros de poupança por mês ao SCP.
As entradas de 5 jogadores da formação não eleva muito a folha salarial pois em inicio de carreira os atletas não auferem muito. No entanto, será possível que estes atletas tenham uma revisão do contracto consoante as suas prestações na equipa principal.

Lacunas por preencher:
Não há meio de reforçarmos as laterais da equipa.
Esta equipa vai continuar desequilibrada pois não temos lateral esquerdo de qualidade tirando o Jefferson que está sempre lesionado.
Bruno César tem sido o nosso recurso na lateral esquerda mas falta-nos um jogador de inegável qualidade para esta posição.
Anteriormente já tinha identificado algumas falhas neste plantel como, o de 2º avançado e de um extremo direito que pudesse ´apertar` com o Gelson mas com a chegada de Podence, que faz as duas posições, esse problema fica mais diluído. De qualquer forma Alan Ruiz dá mostras de estar já mais adaptado e esperemos que mostre o que vale nesta metade do campeonato.
Resolvemos também o problema para o lugar de William e de Adrien com os regressos de Palhinha e Francisco Geraldes pois são bons jogadores. Será é expectável que não joguem muito pois faltam 15 jogos para terminar a Liga mas são sempre grandes alternativas e o nosso futuro.
O plantel não está equilibrado mas é o que temos e é nestes jogadores que temos que confiar.

Se ainda não segue AmorSporting nas redes sociais do que espera? Clique na imagem seguinte e apoie AmorSporting. Obrigado.

8 comentários :

  1. Quem substitui Bas Dost? O Castagnos? Só por brincadeira, esperemos que a falta de um segundo elemento, de qualidade, não tenha as mesmas repercussões que o ano passado teve a saída de Montero.
    Ryan Gauld estava muito bem e tenho muita pena do jogador, mas sobretudo do Sporting, que perde a possibilidade de no fim da época ter mais uma opção de qualidade, pelo menos os últimos jogos de Ryan assim o indicavam,mas temos que viver com aquilo que temos e tudo indica, iremos continuar a ter.

    ResponderEliminar
  2. É verdade amigo Carlos.
    Voltamos a não ter um substituto á altura do titular. E pode muito bem acontecer que o holandês se lesione(madeira, madeira, madeira) e voltamos ao mesmo.
    Quanto aos jogadores que estavam no Vitória há valores de que o o SCP não pode abdicar e esse é o respeito que esse clube não teve.
    Acredita mm que os jogadores saíram do Vitória só pq nos venceram? E pq iriam para o Chaves que nos quase nos venceram duas vezes?
    Também tenho pena deles pois não vão jogar na equipa A e podiam estar a evoluir num clube da I Liga mas isso é mais culpa do presidente do Vitória que não quis assinar os papeis. Esse é que é o mau da fita mas aí já sei que o Carlos pensa de outra forma.......
    SL

    ResponderEliminar
  3. Devo dizer-lhe que, não sendo nem admirador nem defensor do homem, não sou dos (fracos) que se socorrem da falsa e rápida desculpa "o JJ é o culpado da prestação do Sporting". O homem é realmente bom treinador, actualmente os métodos dele produzem melhor jogo e uma equipa mais coesa do que as de Mourinho e talvez apenas Paulo Sousa seja o treinador português com capacidade para superá-lo.

    Mas há algo que não consigo esquecer: as palavras que terá dito a BdC sobre o plantel que encontrou no Sporting. Com isso desvalorizou alguns dos valores formados na Academia e que estavam a começar a despontar. E, ironia suprema, é com jovens e similares valores que o sr. JJ tem de crescer como treinador do Sporting.

    Ser treinador do Sporting é um lugar especial. Não só pelo historial do clube, não só pela massa adepta, não só pela dimensão imensa do clube, mas também pelo facto de não ter "apoios" externos, apoios do sistema (o tal que é gerido pelo slb). Quando teve esses apoios (sujos), ganhou tudo. Sem esses apoios, é um belíssimo treinador que tem de fazer pela vida tal como milhares de outros.

    Portanto...bem-vinda esta irónica reviravolta do plantel. Como o Rui diz, somos (a par de Barcelona, diria eu) o clube que melhor forma, logo o material que JJ tem à disposição é de topo. Tenha ele unhas, vontade e fé, e sem duvida eles vão corresponder pois por certo todos sonham com uma oportunidade assim.

    Não me parece que tenhamos verdadeiras lacunas. Nas laterais o problema não está nos jogadores (que no 1º ano de JJ nenhuma critica negativa lhes foi dirigida...salvo nos jogos que perdemos por manipulação a favor do clube da corrupção). Nas laterais o problema está no mesmo lugar em que está a defesa: a filosofia defensiva de JJ.

    O problema na defesa, este ano, é de JJ. As mexidas ocorridas na defesa (saídas e entradas), todas sob a batuta de JJ, desestabilizaram o resto da equipa. O treinador tem de re-equilibrar-se e redefinir o jogo COM OS JOGADORES QUE TEM e de que já dispunha no seu 1º ano. Ponto final. Isto é matemático: se a mesma coisa funciona BEM no ano anterior, a mesma coisa deve funcionar BEM no ano actual. Os jogadores, vários, são os mesmos. A filosofia do treinador mudou, as mexidas não produziram resultados e...vê-se.

    Quanto a Castaignos...só por brincadeira o quê, Carlos Gomes? Já vi jogos completos de Castaignos quando DE FACTO lhe eram dadas sérias e repetidas oportunidades. Viu-se que o jovem correspondeu. É jovem, tem muito a aprender, vem de dois tipos de futebol radicalmente diferentes do nosso, tarda o seu tempo mas é um valor com potencial. Não será o primeiro jogador que passa pelo deserto durante quase um ano e finalmente ocorre o "click" (Balakov, para quem se recorda; e no Madrid, um certo senhor Benzema que tardou quase 4 anos a impor-se).

    JJ tem de dar oportunidades. Tem de estimular os jogadores a acreditar que são capazes. Não é tarefa fácil, mas é para isso que ele lá está (e com um salário inacreditável).

    Quanto à questão do "cãozinho amestrado do slb", Vitoria de Setubal...Totalmente de acordo consigo, Rui. Esse clube, tal como outros, tem ousado saltar de falta de respeito em falta de respeito ao SCP, está na altura de nos comportarmos como boa gente, e o gigante que somos: se nos incomodam e nos prejudicam, reagimos. E esmagamos. Doa a quem doer.

    ResponderEliminar
  4. Pois ...de JJ já tinha FIM!! ....aqui há uns tempos e não me arrependo. Se ele mudasse e deixasse-se de rotações palermas e descabidas ainda penso que fosse melhor treinador mas se continuara a fazer o mm iremos parar ao que aconteceu este ano e no anterior.
    Já viu que no ano passado também ficámos eliminados de todas as competições e só nesta altura é que começamos a jogar futebol?
    Acha que foi só pelas contratações de inverno do ano passado? Eu acho que não e penso como você. Estamos assim também pelo JJ que teve até abordagens erradas a uns jogos.
    O que me deixa de pé um pouco atrás é saber que ele de qq forma é bom treinador mas não sei se será o tal que dê seguimento á nossa formação.
    Efectivamente se ele quisesse poderia ser quem potenciaria os nossos jovens pois faz isso como ninguém mas se apostar em jogadores mais velhos....mais vale nem cá estar.
    Mas de forma alguma quero falar outra vez de JJ. Qd chegar a sua altura falaremos mais porque agora só serviria para desestabilizar.
    Para mim continua a registar-se u problema grave na ala esquerda da equipa. Falta velocidade , falta pressing, falta ir á linha e cruzar, falta criatividade, enfim....cada um tem um pouco disso e todos juntos fariam um mas, isso não vai acontecer.....
    Pode ser que nos surpreendam....

    ResponderEliminar
  5. >>"Já viu que no ano passado também ficámos eliminados de todas as competições e só nesta altura é que começamos a jogar futebol?" - RCF

    Mais ou menos. Este ano, nos jogos com o Borussia, jogámos realmente bem 75% do tempo. Perdemos os jogos por erros infantis e falta de concentração, e com a muito determinante ajuda do arbitro.

    Em Madrid fizemos um jogo elogiado pela imprensa mundial. Perdemos (estupidamente, por falta da chamada "ratice" dos nossos jogadores e treinador) mas estivemos a ganhar e a empatar e a dominar o Real Madrid.

    Jogos fracos foram todos os que realizámos com os polacos.

    Em Portugal dominámos os adversários até ao jogo do Rio Ave e contra o Guimaraes. De então para cá...um descalabro mas, como sabemos, largamente suportado pelos pontos A MAIS com que o clube da corrupção foi abençoado (pelo menos 6) e os pontos que nos roubaram a nós (pelo menos 8, embora muitos Sportinguistas refiram 10 ou mais).

    O ano passado foi algo diferente.

    Seja como fôr, a forma como o Sporting começou este ano (excluindo a pré-temporada) sugeria uma belíssima temporada. Comentadores estrangeiros diziam que o Sporting, a jogar daquela maneira, era uma equipa ao nivel das melhores (RM, Barcelona, PSG, Atletico). Sinceramente, a Com. Social portuguesa, eternamente na cama com o slb, conseguiu entrar na psique dos nossos jogadores e fazer-lhes acreditar que bater o Borussia seria impossivel. E tal aconteceu (e com ajudas arbitrais).

    Quanto ao JJ...É melhor falarmos no fim, de acordo Rui. A ultima coisa que qualquer Sportinguista deveria querer era desestabilizar Sportinguistas e Direcção - coisa que não afecta algumas das pessoas que lhe referi há semanas, pelas razões óbvias...

    A ala esquerda é um problema curioso: o holandes é rapido mas parece-me, hoje mais do que nunca, um rapaz a quem lhe falta uma dose considerável de calma e inteligencia. Depois temos Jefferson, de quem nunca gostei, que até nem defende mal, lê bem o jogo mas é algo lento e é, ainda por cima, o homem que consegue fazer a incrivel quantidade de 1 centro VALIDO para a grande área oposta por cada 8 ou 9 falhados. Felizmente temos um polivalente Bruno Cesar, que além de bom de bola é bom de cérebro...

    Finalmente, sobre o assunto, parece-me que há algo evidente: com a filosofia de jogo de JJ, a hiper-mobilidade dos laterais requer que meio campo e defesa estejam em topo de forma. Meio campo e defesa em topo de forma permitem compensações; jogadores em má forma fisica ou em queda de confiança não se esticam em compensações nem estão disponíveis para improvisá-las.

    Ao fim e ao cabo...o positivo de tudo isto (2a volta e o "novo" plantel) é a poupança de salários, o desfazer-se de lastro (Markovic e Elias são mais do que evidentes...), o regresso de boa matéria prima à-la-Sporting e o potencial de ver tudo isto consolidar-se numa bela equipa. Acresce ainda um novo rumo em termos de gestão do plantel.

    Assim espero.

    Adendum: Entretanto...os odiosos, mentirosos, maldizentes, incultos e deficitários em inteligência...aka, benfiquist(o)s, estão a coçar-se de raiva com a permanência de Coates (já espumavam pela boca com o prazer antecipado de ter um jogador nosso no plantel deles...com outro golpe baixo).

    ResponderEliminar

  6. Jogamos bem em 75% dos jogos? Ok, mas os jogos em que eu lhe falei foram os de Vila do Conde com 5 mudanças no 11, em casa com o Dortmund quando nos acobardámos atrás do meio campo e os alemães fizeram tudo o que quiseram. Na 2ª parte caímos em cima e quase conseguimos empatar.
    Depois em Varsóvia onde se pôs a inventar e a reeditar o 3-4-3 de Dortmund com o fim que sabemos.
    Enfim só espero que no Sábado não faça mais do mesmo pois seria o fim da picada mas de JJ nunca se sabe.
    Chegámos a jogar bem pois foi mas interessa muito ter um treinador no banco para dar as indicações certas e não na bancada e a ralhar muito com os árbitros. E o Chronus fala muito na corrupção mas se jogássemos um pouco melhor também ajudava. Claro que ela ajuda muito mas temos que fazer mais e provar que somos mesmo os melhores dentro de campo e em alguns jogos não o fomos. Não sei se é falta de confiança ou não mas um plantel profissional e de um candidato ao titulo não pode deixar os jogadores terem falta ou pouca confiança.

    Depois. os jogadores também não podem acreditar no que escrevem os jornais pois já sabemos que estão sempre a tentar denegrir-nos e desestabilizar-nos. Um profissional não se pode deixar envolver nessas conversas. Tem que saber resguardar-se das noticias e concentrar-se mais no trabalho que tem que fazer dentro de campo.

    Sobre o nosso lado esquerdo não concordo consigo. Ainda cheguei a pensar que o Marvim fosse mm um excelente jogador mas sinceramente lembra-me o Paíto. Grandes potencialidades mas cérebro, zero, bola!! É gritante que com aquelas qualidades não seja mais certo na abordagem de muitos lances. Provavelmente não é um defesa e mais um jogador para o 3-5-2 com liberdade para correr sem grandes preocupações. No nosso sistema e ainda por cima sem um bom extremo esquerdo ainda é pior.
    Continua portanto nesta posição o nosso bombeiro de serviço, B. César, que vai apagando o fogo mas acredito que o mais competente no lugar é mm o Jefferson.

    Claro que uma equipa e como a palavra diz é um conjunto de jogadores que tem que se mover harmoniosamente dentro de campo para que a coisa saia. Há aquela equipas que têm jogadores que desequilibram um jogo mas qd numa equipa há jogadores que desequilibram ou melhor, que não equilibram e o resultado não pode ser bom. Vejo o Sporting dessa forma pois os jogadores não foram bem escolhidos e neste mercado faltou mais, muito mais. Sei que tb era difícil corrigir tudo e isso nunca se pode admitir mas continuo na minha: não temos extremo esquerdo e falta-nos um bom lateral esquerdo.
    Repare que JJ escolhe jogadores mais criativos do que velozes mas isso é muito necessário numa equipa. Por isso jogamos com muita bola mas não a podemos perder. Qd isso acontece é vê-los a passar por nós.
    Nos cantos contra nós colocamos toda a equipa na área mas e os contra-golpes velozes que nos poderiam dar golos? Nada, zero, bola!
    E nos cantos a nosso favor? Para quê desperdiçar um lance em que temos postes dentro da área? Faça os bloqueios que utilizava no Benfica ou marque para o 2º poste mas não cantos indirectos, SFF.
    Os livres o mm! Epá chutem á baliza e deixem-se de jogar para os lados e para trás. Isso é qd estivermos aflitos e para perder tempo.

    Os salários só prova que estávamos a gastar muito mas só por ser indevidamente e nos jogadores errados. Agora fazemos o mais correcto.

    ResponderEliminar
  7. Pergunto Yuri Medeiros nao é do Sporting...?
    Se é porque nao voltou...?

    ResponderEliminar
  8. Pois....para mim é mais que bom para estar neste plantel mas ou iriam ser extremos a mais ou jj nao gosta dele!! Eu ia mais para a 1å hipotese. Sl

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: