quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O Sporting precisa dos melhores


Sai o treinador de Andebol(Zupo), sai o coordenador do Hóquei em Patins(José Trindade), sai João de Deus, treinador da equipa B e a duvida fica, se ficaremos por aqui!! 
E quando existem saídas também existem entradas eis que o actual Director técnico do futebol de formação no Sporting acumula funções com o de treinador da equipa B!?
Más escolhas, maus profissionais, mudança de politica desportiva? 
O que se passa....SCP?
A mim parece-me óbvio: o Sporting precisa dos melhores!


Serão estes profissionais más escolhas por parte do SCP? Será por mudarmos de política desportiva? Serão maus profissionais? 
Enfim.....não me canso de dizer que o Sporting precisa de estabilidade, de tranquilidade mas sobretudo dos melhores profissionais ao seu serviço mas é tempo de rolar cabeças no nosso Clube.
É esta a tranquilidade que somos capazes de dar ao nosso Clube? É isto que sabemos fazer de melhor? O que se passa SCP?  
Um Clube vencedor constrói-se com bons alicerces, bons pilares, isto é, como uma estrutura forte com os melhores profissionais ao serviço do Clube mas onde está ela? Onde está quem possa dar aos nossos atletas a tranquilidade, a segurança e o apoio necessário para darem o seu melhor? 
Mas uma pessoa todos os dias tem que ler estas noticias do nosso Clube? 
Se não é do futebol e da guerra constante, agora também já é no Hóquei, no Andebol e até na nossa equipa B? 
Obviamente que não falo de todas as modalidades e o SCP tem grandes profissionais ao seu serviço mas já é tempo de se erradicar tanto erro no SCP!! Já é tempo de parar tanta mudança! Já vai sendo tempo de parar tanta entrada e saída de jogadores, técnicos e dirigentes!! BASTA!!
Os profissionais até podem ser maus mas é o Clube é que os escolhe. Significa isto que estes jogadores, técnicos e dirigentes antes de entrarem no Sporting têm que passar por uma fase de recrutamento muito exigente e se não for o que a direcção do Clube deseja ....então não entram!! 
Todos podem errar, pois podem..mas bolas....o SCP exagera nos erros e o que me vem logo á cabeça é, quem sairá daqui a um/dois dias? É isto que queremos? 
Um Clube estável não muda constantemente de coordenador, de treinador, de jogadores inteiros de uma equipa, de politica de contratações, enfim.....mas o Sporting muda!! O SCP muda tudo,  muitas vezes e claro que há algo que não está bem!! 
E porque muda constantemente o SCP de técnicos, de dirigentes e de jogadores constantemente? Quem faz estas mudanças? E porquê?

O Clube investiu numa equipa de Hóquei em Patins. 
No 1º ano até foi vencedora mas depois mudou-se de politica de contratações, de técnico....e até fomos buscar um coordenador ao nosso rival. Resultado: erros atrás de erros e se a equipa me parece ser boa e com um técnico adequado agora sai o coordenador. Para quê então ter ido buscar este srº e ainda por cima ex-rival? Só para chatear? 
Não há pessoas/dirigentes/coordenadores no Hóquei em Patins em Portugal capazes de seguir um projecto duradouro, competente e seguro no SCP?
Mas não se esqueçam: quem entrar tem que ser sportinguista, bastante competente e ter uma base e suporte sólido para trabalhar, trabalhar, trabalhar e trabalhar!! E por favor, se queremos ser campeões precisamos de mais dois/três grandes jogadores, não velhos e já finados!
Coordenador? 
Olhem para os outros Clube que estão na frente do nosso Clube na tabela Classificativa e aprendam qualquer coisinha! Os adeptos começam a estar fartos de tanta mudança que trazem tudo menos segurança e tranquilidade! 
Muda-se porque está mal, pois claro. Mas está mau porquê? 
No Hóquei em Patins também já sei que tão cedo não venceremos nada e não me venham com a conversa da corrupção também nesta modalidade porque mesmo que ele exista nós temos obrigação de fazer muito mais. 
Prejudicaram a nossa equipa pois foi e isso é claro mas meus amigos estarmos sempre a mudar de jogadores, técnicos e agora até de coordenador não nos vai levar a lado nenhum. 
Escrevam aí o que digo!!

No Andebol idem aspas aspas!! Esta é uma modalidade onde temos grandes tradições e onde também investimos muito só que o investimento foi errado. O investimento foi feito nos jogadores mas não correspondeu com um treinador á altura deste grupo.
Uma equipa constrói-se pela base e essa base tem que obedecer a um projecto duradouro e competente. Por acaso alguém via Zupo como solução de um projecto vencedor? 
Não que seja um mau treinador mas é este o perfil que queremos que um treinador nosso tenha? 
Carlos Resende, por ex, tem obviamente tudo para dar certo neste projecto mas ele precisa de ter um suporte que não lhe diga ao fim de uma época que se não vencer está fora! 
Depois, os projectos também têm que ter pessoas que lhes dêem segurança e condições para vencerem e não a incerteza no futuro. Este nome sabe de Andebol, é campeão, é sportinguista mas como outros deve ter medo de se transferir para o SCP. E sabem porquê? Porque tem a sua vida estabelecida no Norte, tem um projecto, esse é apoiado e quer ele vença ou não sabem dar-lhe o respectivo valor e não um chuto no rabo. 
O Carlos Resende ao vir para o SCP mudaria certamente a sua vida e para isso precisa de um projecto em cima da mesa e que lhe dê certezas, isto é, a certeza de que ao fim de 1 ano não o mandam embora e apoio incondicional. 
É isto que também falta no SCP e não acontece com mudanças de jogadores e técnicos todos os anos!!

Equipa B.
João de Deus é um bom treinador e isso ele já o provou mesmo que muitos o façam parecer ao contrário. Esse trabalho que se fez anteriormente foi meritório e alguns jogadores que estão na equipa principal passaram nas suas mãos. 
Para mim esta saída não é a melhor pois o problema não está no treinador. O problema desta equipa é que é muito jovem e não tem nenhum jogador com mais de 22 anos e isso paga-se!! Paga-se dentro de campo pois uma equipa tem que ter jogadores experientes e ainda há poucos dias JJ referia que tem que existir uma simbiose entre juventude e experiência.
Ainda se me disserem que esta equipa precisa de um técnico experiente , concordo mas João de Deus é um bom técnico! 
Agora talvez percebam melhor quando digo que um treinador como José Couceiro seria essencial nesta Academia e talvez ele seja um excelente técnico para esta equipa de jovens. Tem experiência de I Liga, é sportinguista, conhece o futebol português, sabe de futebol e é excelente com jovens! 
Mas claro que um treinador ao chegar ao SCP e á equipa B sabe que não terá um trabalho fácil. Ao fim ao cabo são maioritariamente jovens que vai treinar e colocar a jogar mas se não tiver uma boa estrutura que o apoie não fará nada e á 1ª ventania cairá. 
Atenção: não me parece que seja este o caso mas sim o da juventude de uma equipa mas, quem escolheu esta politica saberá o porquê!
Para terminar uma decisão mais que errada do SCP: Luis Martins que até hoje era somente o Director técnico do futebol de formação no Sporting irá acumular funções e treinar a equipa secundária. O SCP B até poderá firmar-se na II liga e com Luís Martins no seu comando mas isto sinceramente, cheira-me a uma grande SALADA !!

Tudo isto é matéria difícil de abordar em tempos de eleições no Clube mas as verdades são para serem ditas. 
Não que o meu voto alguma vez esteja em causa até porque do outro lado há coisas asquerosas mas como se costuma dizer...."Não mata mas mói!"
O que desejo é que consigam ter nestas modalidades o mesmo discernimento que tiveram noutras e que vão dando conquistas. Olhem para o Atletismo, Futsal, Ténis de Mesa, Ginástica, Remo, Tiro com arco, Judo, etc. Não temos os melhores? Do que esperamos então? 
A equipa de Andebol precisa de um grande treinador, a equipa B precisa de um excelente treinador e de uma politica mais certa, a equipa de Hóquei precisa de mais 2/3 grandes jogadores, enfim...dos melhores e de melhores escolhas. 
De outra forma não sairemos da cepa torta!!

Siga AmorSporting nas redes sociais. Obrigado.

12 comentários :

  1. 1 - Concordo com quase tudo, só que no atletismo e no futsal só temos efectivamente 1 adversário, é mais fácil planear e contratar os melhores, no hóquei e andebol a situação já é bastante diferente, há mais concorrência e mais clubes com meios para se apetrecharem convenientemente, no ciclismo não falo porque não vale a pena...
    2 - José Couceiro sem dúvida, grande mais valia para o desenvolvimento de jovens jogadores.
    3 - Poderia dizer que há um responsável, nem que seja politicamente, por todos estes revezes, alguém que não os assume directamente, alguém que já se devia ter pronunciado sobre os últimos acontecimentos....mas parece que não interessa, não dá votos, só que na verdade neste momento, a alternativa......

    ResponderEliminar
  2. Pois começa a cansar não é Carlos. Eu bem disse há tempos(mas não precisava) que tudo o que é exagerado cansa e a alternativa não é válida.
    Parece-me que continuamos sem saber como colocar o SCP nas vitórias porque só contratamos refugo e continuidade. Há que ter conhecimento do desporto nacional em geral para se saber em quem apostar.
    Continuamos a dar tiros nos pés quando o melhor era trazer os melhores e em todas estas modalidades podemos trazer mais qualidade.
    Olhe, no Andebol o que não falta são treinadores e jogadores nórdicos, jugoslavos, etc, que provavelmente auferiam muito mais em Portugal; no Hóquei não me passa pela cabeça haver uma Oliveirense mais forte que o SCP por isso os internacionais que lá estão seriam uma mais valia já para não falar de que precisamos de uma vedeta de uma selecção portuguesa, argentina ou espanhola. Finalmente ter uma grande equipa de Volei e outra de Basquetebol com excelentes executantes e não jogadores medianos. E no Volei tínhamos duas grandes equipas há anos mas nem uma conseguimos manter. Há jogadores baratos e de países que pagam menos do que em Portugal. Veja-se a selecção cubana de Volei por exemplo.
    O nosso Clube precisa efectivamente dos melhores e sportinguistas. Temos que ter uma excelente estrutura seja nas modalidades seja no Futebol e trabalhar muito mais e cagar nos outros.
    Nós somos um Clube que não fica com os seus ídolos nas modalidades. Veja-se o Andorinho, o João Benedito, o Manuel Fernandes só agora voltou, enfim....Falta muito mais, muito mais!!
    E como se dizia quando era puto: quem vai á guerra dá e leva!!

    ResponderEliminar
  3. Mas que pessimismo. Tenha calma. Nada e imutavel, quando nao resulta, muda-se, quai e o problema? Seja mais positivo. Nao se esqueca da teoria quantica, a nossa mente comanda os acontecimentos. Por isso atraia o sucesso e nao traga o insucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pessimismo que já tenho há muitos anos!!!!!!
      O meu sucesso é não é o mais importante mas gostava que o do Sporting fosse muito importante.
      E anónimo: o sucesso é o SCP que tem que o atrair!!

      Eliminar
    2. Anónimo das 14:51:

      conheço (muito bem) a Mecanica Quantica e a Fisica Atómica, pois essa é uma das minhas areas de estudo. Não há nenhuma teoria quantica que estabeleça que a nossa mente (a mente humana, claro) "comanda" quaisquer acontecimentos. Há hoje em dia um conjunto de filosofias (ligadas ao New Age ou ao Espiritismo) que dizem falam em "teorias" quanticas e a ligação à mente, mas infelizmente não passam de fantasias.

      Agora, entendo onde quer chegar. Há que ser positivo. E, por aquilo que tenho lido, o Rui parece-me uma pessoa positiva.

      Contudo, a realidade do futebol português não se muda com a mente ou com positivismo. Muda-se com acções. E o Rui e outros bloguistas Sportinguistas (realço tambem o Mister do Café, o Mestre de Cerimonias, o Sporting com Filtro, e uns poucos mais) tentam ajudar o Sporting com uma boa informação a quem os lê (ou boas crónicas).

      Pode acreditar no que quiser, mas factos são factos: o Sporting tem uma bela equipa, e até o FCP tem uma boa equipa, mas face à Mafia Vermelha tudo isto é insignificante. O combate (ou se quiser, a força positiva dos pensamentos) deve focar-se em fazer prevalecer a Verdade, a Honestidade e a Justiça, que é o mesmo que dizer que devemos todos focar-nos no combate ao cancro em que se tornou o clube da luz e a Comunicação Social que o ampara.

      Como o Rui diz: é o Sporting quem tem de atrair o sucesso. E isso faz-se com gente imensamente dedicada ao clube, impoluta, corajosa e altamente inteligente.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
    3. Anónimo das 14.51.
      Parece haver alguma consistência na sua curta dissertação sobre teoria quântica. Efectivamente no mundo quântico já é quase pacifico afirmar que o pensamento cria alterações no campo. Agora o que lhe posso dizer é que ninguém que disserta sobre ciência o faz sobre anonimato.

      Eliminar
    4. Perdoe-me o Rui por esta curta resposta:

      Vitor M.,

      não é pacífico agora nem nunca o foi. No mundo verdadeiramente científico, regido por experimentação e tratamento estatístico de dados, nenhum Físico, Quimico ou Matemático descobriu, e muito menos dissertou sobre o pensamento criar alterações em campos (gravitacionais, electromagneticos ou de Higgs). Isso é um perfeito disparate e desafio-o a deixar aqui um link para publicações respeitáveis (Physical Review Letters, se faz favor) que comprovem o que o senhor disse.

      Quanto à "curta dissertação" do Anónimo, como lhe chamou...Chamar "curta dissertação" a um comentário irónico (sarcastico também?) é revelador do conhecimento que o senhor expõe aqui.

      Fora isso...Fica-se sem saber qual o objectivo de colocar um post (muito oportuno) num bloque Sportinguista, sem sequer se preocupar em falar do tema que o Rui trouxe aqui. O que é também revelador.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Pois falta amigo. Com muita pena minha/nossa também o futebol está no rol. No entanto no futebol é mais complicado e não diria que lhe faltam os melhores. Há um conjunto de factores que influenciam também muito!!

      Eliminar
  5. Rui,

    tudo o que disse na sua crónica "O Sporting precisa dos melhores" é exacto, sensível, sensato e, creio, a pura verdade.

    Nada a acrescentar...excepto BEM DITO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Só espero é que estes 3/4 anos tenham servido par alguma coisa.
      Esta direcção tem tudo para ser feliz nos próximos tempos. Os melhores pagam-se mas quem quer vencer...tem que investir bem!!
      SL

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: