sábado, 4 de fevereiro de 2017

O jogo do ano


O Sporting está proibido de perder o clássico com o FC Porto!
Uma derrota não só nos deixaria , possivelmente, a 10 pontos do líder do campeonato como também longe do 2º classificado(a 9 pontos), precisamente os Dragões, lugar esse que dá acesso directo á Liga dos Campeões.
Para alimentar a esperança de alcançarmos o titulo é portanto obrigatório vencer, vencer e vencer!!
Não há muitas contas para fazer!
Ou vencemos e nos mantemos com a esperança viva de chegar,os a um titulo que nos foge á muitos anos ou qualquer outro resultado nos coloca longe desse objectivo.
Se vencermos, no mínimo, podemos continuar a 7 pontos do líder(se este vencer) mas aproximar-nos-íamos perigosamente do nosso adversário de hoje(3 pontos) e o 2º lugar também é objectivo.
Se empatarmos, muito possivelmente com a vitória do Benfica, ficamos a 9 pontos do 1º lugar , mantemos os mesmos 6 pontos de atraso em relação ao FC Porto e é também um adeus ao titulo, se bem que ficam a faltar ainda muitos pontos para conquistar. 
O jogo do Dragão é, para já, o jogo do ano mas para as duas equipas pois o FC Porto, se nos vencer, passa provisoriamente para a frente da Liga!!
O clássico acarreta então uma pressão acrescida!
E mais pressão para a nossa equipa que como já vimos não pode ter um mau resultado. No entanto, na época passada, quando formos ao Dragão estávamos nas mesmas condições e vencemos categoricamente naquele Estádio. Então porque não voltar a vencer outra vez?
Portanto, vencer é o nosso único objectivo mesmo não jogando William Carvalho(castigado). Porém mais dados curiosos marcam esta partida:
-Jorge Jesus nunca perdeu contra Nuno;
-O FC Porto está invicto na sua casa este ano;
-O Sporting tem o melhor marcador da Liga e troféu bota de ouro;
-Os Dragões têm a melhor defesa da Liga(10 golos);
-O FC Porto venceu 7 dos últimos 8 jogos.
As estatísticas não vencem jogos é certo e nós queremos vencer outra vez na cidade invicta.
Assim, o clássico resolver-se-á no relvado onde as estratégias e os jogadores são peças fundamentais. 
Nuno e JJ por certo colocarão toda a carne no assador mas em jogo onde se joga toda uma temporada(o FC Porto também já só tem a Liga para vencer) não se pode esperar um grande espectáculo de futebol. 
As equipas apostarão em anular-se e o jogo provavelmente decidir-se-á nos pormenores e para não variar, quem errar menos vencerá.
Enquanto o FC Porto assenta o seu jogo no 4-3-3, o Sporting tem como base o 4-4-2 mas as várias nuances de cada farão também a diferença. 
Independentemente de não jogar William, acredito que os azuis e brancos pressionarão alto e tentarão anular a nossa 1ª fase de construção e conseguir recupera a bola para nos causarem mossa. O FC Porto joga na sua casa e quererá dominar o jogo.
Desta forma o SCP deverá apostar, como em outros jogos grandes, no jogo directo para a cabeça de Bas Dost e ganhar as 2ªs bolas para conseguir sair a jogar e criar perigo ao adversário. Aliás Palhinha não é William e o FC Porto sabe disso, por isso digo que tentarão explorar esse pormenor..mas não só!
Vamos ter que estar compactos, unidos, sólidos e disciplinados mas para criarmos superioridade no campo temos que ser rápidos sobre a bola e não inventar. Este não é jogo para invenções!! 
Temos que jogar o nosso futebol e esse passa por saber pressionar bem na frente e obrigar o adversário a jogar mal, a errar! 
O FC Porto terá também que apostar no jogo directo e apostar nas 2ªs bolas e aí se verão as forças de cada uma das equipas. 
Quem vencer este pormenor muito provavelmente terá mais ocasiões de golo! 
Esta é a equipa em que apostaria: Rui Patrício, Schelotto, Coates, Paulo Oliveira, Marvim, Palhinha, Adrien, Gelson, Bruno César, Podence e Bas Dost.
Reparem que colocaria já, o Podence a titular pois a sua capacidade de pressionar o adversário é enorme, isto, não esquecendo que a sua velocidade e capacidade de desmarcação é poderosíssima. 
É ali na frente que devemos ganhar o jogo e não há outro resultado admissível que não a vitória!!
Vamos ao Dragão tentar repetir a proeza da época passada e partir para uma 2ª volta  que nos dê, no mínimo, acesso directo á Liga Milionária mas sem duvida de que o objectivo passa inevitavelmente por sermos campeões.
Este, hoje, é o 1º de muitos obstáculos que teremos até Maio mas queremos começar da melhor maneira-com uma vitória.
Força Sporting!!

Se ainda não segue AmorSporting nas redes sociais pode fazê-lo agora clicando na imagem seguinte. Obrigado.

1 comentário :

  1. Para o ano há mais.

    É pena que uma equipa apenas se concentre frente aos grandes e não contra os Tondelas e afins.

    E JJ... bom decidiu dar 45 min ao adversário com a invenção Matheus. Mas tá tudo bem, fizemos uns enormes 45 minutos....

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: