sábado, 25 de fevereiro de 2017

É hoje Francisco?


O Sporting na 23ª jornada da Liga NOS tem uma deslocação curta mas não mesmo difícil. 
Defrontar o Estoril Praia no seu reduto, na Amoreira, não se espera tarefa simples ainda para mais com Adrien ausente mas, há males que podem vir por bem. 
São nestes dias, nestas hipóteses, que as oportunidades se aproveitam e nascem lindas carreiras de futebolistas. É assim para todos e é para além de uma vitória é isso mesmo que espero que se concretize!!  

Quem substituirá Adrien na equipa é portanto um dilema mas este também é um jogo importante para podermos solidificarmos os nossos processos como equipa e deixar para trás a péssima imagem deixada no jogo com o Rio Ave. É que foi mesmo mau demais!
Adrien, o nosso capitão que já estava castigado para este jogo entretanto lesionou-se, estará ausente entre 4 a 6 semanas mas de qualquer forma, temos que amealhar mais 3 pontos para mantermos algumas esperanças de nos chegarmos mais á frente.
É que a influência de Adrien Silva nota-se na equipa e naqueles jogos em que não pode jogar só conseguimos vencer um(Famalicão - Taça de Portugal). 
No entanto, eu vejo esta lesão como uma excelente oportunidade para alguém. 
Será William que avança e Palhinha entra na equipa,será Bruno César ou Francisco Geraldes que saltará da bancada para a titularidade?
Sinceramente se for Chico Geraldes o escolhido será uma surpresa para mim pois JJ afirma que este jogador é mais um 10 do que um 8!  
Existe naturalmente outras hipóteses como já vimos: colocar Palhinha a médio defensivo e adiantar William para o lugar do nosso capitão sendo que William mesmo não sendo um jogador ofensivo tem técnica, sabe ter bola, sabe os movimentos da equipa e é o sub-capitão e também Bruno César que quando chamado para interpretar este lugar deu mais consistência á equipa.
Bruno César faz portanto parte do rol de jogadores que podem desempenhar esta posição e aliás , houve mesmo um jogo em que o brasileiro jogou nesta posição e o SCP estabilizou um pouco. Foi na Madeira frente ao Nacional e o empate ficou numa igualdade e sim, foi num jogo em que nos roubaram uma penalidade vergonhosa sobre ....o próprio. 
Será então esta a solução para mais logo? Veremos......
De qualquer forma esperamos um Sporting ambicioso e que não dê mais um passo atrás neste campeonato. 
Provavelmente não será um grande jogo de futebol pois o Estoril também precisa de pontos e tem um jogo importante na próxima terça-feira como o nosso rival para a Taça de Portugal. E deixem-me dizer que asa criticas do treinador canarinho têm todo o sentido pois só o Estoril é que joga hoje, pois todos os outros intervenientes na meia-final da Taça jogaram...ontem! Para o SCP tanto lhe faz mas para o opositor dos canarinhos, na terça-feira, significa só mais um dia de descanso. O nosso grande futebol português na sua plenitude e sempre a favorecer o mesmo!! Enfim.....
É claro que eu tenho a minha opinião mas por vezes a razão tem que falar mais alto do que o coração. 
Se pensar com o coração o substituto normal e mais lógico de Adrien seria o F. Geraldes(talvez também exista alguma razão) mas a opção da razão seria mesmo o Bruno César! 
A solução então que me parece não ser a melhor é mesmo o avançar de William no terreno de jogo.
Mas, estou divido!
Bruno César é uma boa opção se bem que também estou desejoso que o Francisco Geraldes possa jogar e mostrar o que vale.
Mas tentemos ver melhor:
Quem tem mais experiência, quem tem mais jogos nas pernas, quem sabe mais os processos da equipa, quem está mais preparado para jogar de inicio, quem é internacional, enfim....quem está na pole para jogar e ser uma opção de menos risco?  Bruno César, pois claro!
Claro que nem sempre podemos ver as coisas desta forma. Há jogadores que precisam de oportunidades e esta pode ser uma fantástica e não nos esqueçamos de uma coisa: é assim que muitos jogadores saltam para a ribalta dos seus clubes, equipas, planteis. 
São oportunidades destas que fazem sair o génio que há dentro de um jogador. São os jogos de inicio, é na confiança que lhes é passada que faz com que estes dias passem a ser os 1ºs de uma grande carreira.
Ora , JJ defende que Geraldes é mais nº 10 que um 8 mas também não nos esqueçamos que também havia duvidas da posição de Adrien Silva. Seria um médio defensivo ou um médio ...mais ofensivo/um transportados de jogo ofensivo? Pois bem...chegou-se a uma conclusão e acertada. Adrien é um grande jogador na sua posição e por isso também é um campeão europeu e com muito mercado!
Assim,  uma coisa é certa: Geraldes precisa de jogar para vermos do que vale e jogar no Moreirense não é o mesmo que jogar no SCP. Para já p tio de jogo é diferente e depois há toda uma pressão, o ter mais tempo a bola, saber o que fazer com ela....mas, outra coisa: será este o melhor jogo para o Chico jogar? 
Será uma partida fora, com mais pressão(?), num campo mais estreito, com possivelmente marcações mais apertadas e já para não falar da responsabilidade de render Adrien o melhor dia para ser titular do Sporting?
O que penso é que o carácter do jogador, a sua força de ultrapassar as dificuldades e a sua maturidade como jogador serão essenciais para JJ escolher se Geraldes está pronto ou não para ser titular da equipa. E neste caso, mesmo não podendo dizer que o conheça a esse ponto, acredito que tenha estes requisitos. 
Mas............. Bruno César também tem essa força, essa qualidade! 
É difícil não é? Talvez seja mais difícil para nós que decidimos mais com o coração mas qualquer que seja a opção de JJ penso que ficaremos bem servidos. 
Melhor ficaríamos se este problema não se colocasse a esta altura do campeonato com outra politica de contratações mas agora já está e temos que utilizar o que temos e volto a dizer, qualquer destas dois jogadores são boas opções. 
Que JJ decida então quem jogará pois ele saberá melhor que ninguém decidir entre a razão e o coração!
Não quero com isto dizer que, se F. Geraldes jogar, seja só a decisão do...coração pois o Chico tem muita qualidade. O que quero dizer é que provavelmente a utilização de Bruno César é uma opção que acarretará menos riscos para a equipa. No entanto...o talento aparece em dias destes....de oportunidades. 
Será hoje o 1º dia do resto da carreira de....Francisco Geraldes?

Siga AmorSporting nas redes sociais. 

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: