quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A entrevista de José Ricciardi


A entrevista de José Maria Ricciardi, hoje, ao Jornal Record foi clara e muito inteligente. O banqueiro reforçou o lado que apoia, o que esta direcção tem realizado e também Jorge Jesus dizendo mesmo que "nunca viu os rivais tão nervosos" e que acredita que "o SCP será campeão no próximo mandato".  
A entrevista foi curta mas transmitiu uma sensação de serenidade no nosso futuro. 

José Maria Ricciardi apoia BdC e faz parte desta lista para o Conselho Leonino que estes pretendem mudar para um formato ´tipo` Conselho de Estado.
O timing desta entrevista não é de todo inocente e o seu apoio incomoda a oposição que mal soube que o seu nome constava na Comissão de Honra de BdC acusou e criticou-o como é apanágio desta oposição.(link)
Partindo do principio que José Maria Ricciardi não foi ´coagido` para pertencer a esta lista B, deduzo então que aceitou dar esta entrevista de livre vontade e em defesa do projecto que pensa ser o melhor para o nosso Clube.
Percebe-se o porquê da extrema azia mal a lista A soube que existia uma Comissão de Honra e que nela constavam vários nomes sendo alguns de outros notáveis como o do banqueiro mas penso que mais uma vez as criticas e ataques que fizeram, revelam o carácter de uma oposição que andou 3 anos a cozinhar ataques e mais ataques e que agora quer voltar ao poder.
Ricciardi conta que tem grande prazer em colaborar com o SCP mas que há funções que não pode desempenhar devido á sua vida familiar e profissional mas que no entanto pode fazer parte do Conselho Leonino. Gostava também de salientar que com muita elevação não foi na conversa das criticas e ataques que lhe fizeram.
Confesso que no entanto a entrevista deste notável me soube a pouco mas em tempo de eleições e a sua vida profissional aconselham... prudência.
Este notável com certeza conhece bem o que por aí anda e o que rodeia o futebol português mas sobretudo que Bruno de Carvalho é o homem certo no local certo. O actual presidente do SCP é o alvo a abater por um poder que não deseja ser incomodado nem mudar.  É BdC e o Sporting que os rivais e o futebol português temem.
Ricciardi refere mesmo que Jorge Jesus é o treinador português que mais valoriza os jogadores e que deve ficar no SCP elogiando mesmo a relação entre presidente e treinador. No entanto o banqueiro de 62 anos faz assentar algumas vozes opositoras referindo que é a BdC e a Carlos Vieira que o SCP deve a reestruturação financeira e não a Godinho Lopes como afirma o srº da lista A. Mas mais...que no tempo do srº GL, o incumprimento com os bancos era permanentemente e os seus orçamentos tinham prejuízos avultados e que o srº Nobre Guedes estava a preparar um PER(Processo Especial de Revitalização) mas frisando que não se prepara uma reestruturação financeira ao mesmo tempo que um PER!!!!
Agora...... só falta virem também acusar Ricciardi de mentiroso!!

RECORD: Como parte ativa da reestruturação financeira, importa esclarecer: foi Godinho Lopes quem a fez, como o próprio reclama?
JOSÉ MARIA RICCIARDI – Não. No tempo de Luís Godinho Lopes, o Sporting incumpria permanentemente com os orçamentos que apresentava aos bancos. E tinha prejuízos elevadíssimos. São factos. O ambiente não era propício a qualquer espécie de reestruturação, que aliás não se fez. Mais. Na altura, o vice-presidente com o pelouro financeiro [José Filipe Nobre Guedes] até já estava a preparar um PER [Processo Especial de Revitalização]. Quando se está a fazer uma reestruturação, não se prepara um PER, não é?

R: Prepara-se uma falência?
JMR – PER é uma proteção de credores, não tem nada a ver com reestruturação bancária. O Sporting estava perto da falência, isso é indiscutível. Tinha perdido a credibilidade junto aos bancos e os bancos estavam decididos a não acorrer mais às necessidades de tesouraria do clube. Portanto, quem efetivamente fez a reestruturação foi Bruno de Carvalho. Tive a oportunidade de colaborar, através do banco de investimento a que presidia na altura [BESI]. Essa reestruturação foi extraordinária, muito bem conduzida.

R: Com negociações duras...
JMR – Muito. Mérito total de Bruno de Carvalho e Carlos Vieira, é preciso que se diga. E de Guilherme Pinheiro. Resultou numa reestruturação extremamente positiva para o Sporting. Gostava que isso ficasse bem frisado, porque é a verdade.

R: Ainda assim, pode ficar em risco a maioria na SAD com a conversão dos VMOC em 2026?
JMR – O Sporting tem de se munir dos fundos necessários a adquirir uma parte desses VMOC, de maneira a manter a maioria da SAD, conforme é promessa da direção.

R: Não está preocupado?
JMR – Não. Pela situação financeira do Sporting, pela equipa diretiva, por aquele que é o treinador que mais valoriza os jogadores em Portugal, pelos novos contratos com a NOS, pelo aumento das receitas, pela presença na Liga dos Campeões. Não tenho qualquer dúvida de que o Sporting irá ter os meios para resolver este problema.

R: Diz que Jesus é quem mais valoriza os jogadores em Portugal...
JMR – Parece-me indiscutível.

R: Se Madeira Rodrigues for eleito, ele deixará o Sporting.
JMR – Pedro Madeira Rodrigues tem legitimidade, se ganhar, de poder escolher outro treinador. Correto. Não vejo problema.

R: Mas entende que Jesus é a pessoa certa no lugar certo?
JMR – Disso não tenho qualquer dúvida. Aliás, nunca vi os nossos rivais tão nervosos como agora para desfazer esta dupla, Bruno de Carvalho e Jorge Jesus. Nunca vi. Há muitos anos... Com as outras direções, a que eu pertenci, estavam sempre muito contentes, nomeadamente com as últimas... Estavam contentíssimos.

R: Acredita que o Sporting será campeão no próximo mandato?
JMR – Com certeza. É preciso perceber outra coisa. Um clube que está sempre a mudar de presidente e de treinador não vai a lado nenhum. Veja-se há quantos anos o senhor Jorge Nuno Pinto da Costa está a dirigir o FC Porto. E há quanto anos Luís Filipe Vieira está no Benfica. Já se fez um grande trabalho mas é preciso tempo. E o ano passado não fomos campeões por muito pouco.

R: Esperava-se mais este ano.
JMR – Acontece. Mas estamos no caminho certo. 

R: "José Maria Ricciardi queria ser dono do Sporting, escolher presidentes, até jogadores." Como responde a esta acusação de Pedro Madeira Rodrigues?
JMR – Acho ridículo e um atestado de menoridade aos sócios. Os presidentes do Sporting não são escolhidos por ninguém. Quem os elege são os sócios. E em todas as eleições houve alternativas. Acho isso absolutamente ridículo. Segundo ponto: nunca indiquei jogador nenhum, nem treinador. Nunca me meti nessa área, porque fiz parte de conselhos fiscais. Pedro Madeira Rodrigues deve ter sido mal informado.

R: A mesma lista acusa a atual direção de falar em demasia do Benfica. Concorda?
JMR –Aceito. Esta direção não é perfeita, ninguém é. Pode ter incorrido nalguns erros. Mesmo assim, fez um trabalho absolutamente notável face à situação em que o Sporting se encontrava. 

R: Esteve muitos anos no Conselho Fiscal e Disciplinar. Por que aceita agora fazer parte da lista de Bruno de Carvalho ao Conselho Leonino? 
JMR – Tenho grande prazer em colaborar com o Sporting. São funções em que eu posso participar, ao contrário de outras, cuja intensidade não permitiria, por causa dos meus projetos e da minha vida profissional.

R: "Ganhe quem ganhar, tem de ser de goleada", para citar Bruno de Carvalho?
JMR – Eu sou um democrata: a partir de 50% é vitória. Aliás, na política, com o nosso sistema eleitoral, nem é necessário. Estou convicto de que Bruno de Carvalho irá ganhar as eleições. A percentagem para mim não é o mais importante.

R: Não tem dúvidas sobre quem vencerá?
JMR – Certezas só no dia do ato eleitoral. Não tenho esse pretensiosismo. Mas tenho a forte convicção de que esta lista irá ganhar as eleições.

SigaAmorSporting nas redes sociais. Obrigado.

6 comentários :

  1. Independentemente do conteúdo, Ricciardi é dos mais corruptos e perigosos artistas da banca portuguesa. A sua acção no BES é caso de prisão. Um dos mais altos cargos que numa comissão de inquérito disse nada saber sobre todos os problemas do banco e das negociatas com políticos e grupos financeiros.

    Para mim é alguém que jamais deveria fazer parte de qualquer comissão de honra. Até pela ligação muito próxima a Bettencourt e Godinho Lopes (durante parte do seu mandato).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É você que o diz. Para mim independentemente apoia o SCP e lá por ter apoiado outras direcções só significa que o seu interesse é mesmo o Sporting e não esta ou outra pessoa. Se acredita que este é o melhor projecto apoia-o! E não acredito que faça algum frete!!

      Eliminar
  2. O Sr.º Ricciardi já ajudou muito o Sporting, por isso acho que merece o nosso respeito.

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: