domingo, 29 de janeiro de 2017

Sporting volta ás vitórias


O Sporting voltou ás vitórias em jogo da 19ª Jornada da Liga NOS.
O conjunto leonino, de regresso a casa, derrotou o Paços Ferreira por, 4-2 com um BIS de Bas Dost e golos de Adrien e Gelson e com 3 golos a serem apontados na 1ª parte.. 
A equipa logrou uma boa vitória que levanta um pouco a moral e a confiança mas não se livrou de mais um susto quando os nortenhos reduziram para 3-2. 
O pior foi mesmo o 5º cartão amarelo de William Carvalho que não jogará o FC Porto, no Dragão.

Depois de 3 jogos consecutivos sem vencer , todos fora de portas, ontem foi tempo de regressarmos a Alvalade e ás vitórias.
Jorge Jesus voltou a mexer na equipa muito forçosamente pela ausência de Coates, castigado e rendido por Rúben Semedo mas também com os regressos de B. César a lateral esquerdo e Bryan á ala esquerda da equipa. Desta forma Paulo Oliveira e Rúben formaram uma nova dupla de centaris e Alan Ruiz jogou no apoio a Bas Dost.
Equipa do SCP: Rui Patrício; Schelotto, Paulo Oliveira, Rúben Semedo, Bruno César; William; Gelson, Adrien, Bryan Ruiz; Alan Ruiz e Bas Dost.
O Sporting começou a partida a todo o vapor e aproveitando a subida do bloco defensivo do Paços. 
O nosso jogou assentou facilmente e era mais fluido pelos corredores com saliência para Gelson, Schelotto e Bruno César. No meio não tanto pois talvez por Adrien e William estarem carregados de amarelos e se vissem mais um não poderiam jogar no Dragão. 
O domínio do SCP foi-se acentuando e aos 12´ e já depois de Bryan ter desperdiçado boa ocasião para marcar, Adrien converteu uma penalidade duvidosa mas que o árbitro foi peremptório a assinalar. De qualquer forma penso que o nosso capitão já ia sendo agarrado pelo defesa contrário há bons metros. Adrien não falhou!
O Paços no entanto mostrava que não estava para facilitar e num canto poderia ter empatado não fosse a emenda a um ressalto ter saído por cima da nossa baliza.
A equipa continuou a carregar com bola de um lado , bola do outro(e aqui há que destacar Alan Ruiz que finalmente fez um bom jogo e aos 32´ foi a vez de Bas Dost marcar o seu 15º golo da competição. 
Como referi, Alan Ruiz que a jogar como 10 aparecia frequentemente entre linhas a dar jogo, assitiu brilhantemente Schelotto que entrando pela direita ofereceu o golo ao holandês Bas Dost. As duvidas ficavam se Bas Dost estava ou não offside mas as novas regras dizem que é legal um jogador marcar mesmo usufruindo dessa posição de fora-de-jogo. Golo limpo e 2-0 para o Sporting.
Os leões faziam um belo jogo!
No entanto os adeptos queriam mais, a equipa também e foi o que aconteceu. Excelente passe de William a isolar Gelson que faz um chapéu ao guarda-redes adversário e marca um belo golo. Era o 3-0 e aos 35´ de jogo.
A 1ª parte ficaria marcada pelo cartão amarelo mostrado a William Carvalho á beira do intervalo num lance em que William arrisca no corte e pisa o adversário. Assim e se JJ pensava com o 3-0 tirar William ou Adrien ao intervalo para os poupar deve ter ficado sem duvidas de quem seria o poupado.
Da falta assinalada uma grande defesa de Rui Patrício num livre bem executado!
Resultado ao intervalo: 3-0.
E ao intervalo até se pensou que Adrien pudesse ter ficado no banco mas teimosamente JJ voltou a arriscar. 
No entanto, a 2ª parte começaria practicamente com o golo do Paços num lance que um pacense vai á linha final, cruza para a nossa área e Rúben Semedo, mais uma vez, deixa-se antecipar pelo avançado forasteiro e este reduz o marcador.  
O Paços era mais atrevido e com mais pressão no jogo partia a partida e Rui Patrício chegou a evitar o 3-2 em mais um lance em que a bola é colocada nas costas de Rúben Semedo. 
Mas o nosso adversário ia acreditando e de tanto se pensar que poderia relançar o jogo se voltasse a marcar que marcou mesmo. Num pontapé de canto e com um desvio ao 1º poste Welthon voltou a marcar e reduziu para 3-2. 
O fantasma voltava a pairar sobre a nossa equipa e ainda faltavam 15 minutos para o final da partida!
Adrien entretanto já tinha saído para entrar Palhinha(60´) tendo William subido mais no terreno e o João ficado mais no apoio aos centrais e Zeegelaar também já tinha entrado substituindo Alan Ruiz(74´). Esta ultima alteração adiantou B. César para extremo esquerdo e Marvim ocupou o lugar de lateral.
A equipa tremeu claramente no 3-1 e ainda mais no 3-2 (2 golos de Welthon) sendo que a tranquilidade só chegaria no 4º golo do SCP e novamente por intermédio de Bas Dost.
O BIS do holandês chegaria aos 78´ e terminava com a história do jogo! 
Também na marcação de um canto, o guarda-redes adversário não agarra a bola que sobra para o holandês que de cabeça fez o seu 16º golo da Liga.
No fim entraria Matheus Pereira para o lugar de Bruno César e Rui Patrício ainda faria outra grande defesa num remate também em ressalto proveniente de outro canto.
Neste jogo eu destacaria a atitude da equipa que já esteve mais adequada aos pergaminhos do Sporting. Entrou a pressionar e a marcar cedo se bem que a penalidade é duvidosa. 
Nunca baixou de ritmo e chegou a fazer uma excelente 1ª parte mas sem para mim tr sido a sua melhor. Esta foi frente ao V. Setúbal em Alvalade onde ficamos a vencer por, 2-0 mas poderíamos ter ido para intervalo a vencer com uma goleada.
De qualquer forma jogámos bem , a nossa confiança aumenta com as vitórias mas é preciso mais...muito mais. Uma equipa não pode tremer só porque sofre um golo. 
É preciso mais segurança mas digo eu: quando se muda constantemente de equipa ...........
Como melhor jogador destaco mais uma vez Bas Dost que marcou dois golos sendo que Gelson e Alan Ruiz também fizeram uma boa partida. 
Ficámos mais perto da liderança mas o rival tem menos um jogo. venha de lá o FC Porto numa altura não muito boa para grandes jogos. De qualquer forma vamos para vencer....como na época passada!
Parabéns aos mais de 43.000 espectadores que estiveram em Alvalade mostrando que os sportinguistas sabem o que têm em casa e no que acreditam nestes jogadores.

Siga AmorSporting nas redes sociais. Obrigado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: