domingo, 15 de janeiro de 2017

Sporting desperdiça aproximação ao Benfica


O Sporting desperdiçou uma excelente oportunidade de se aproximar ao líder do Campeonato ao deixar-se empatar em Chaves a dois golos....ao cair do pano. 
Não foi um grande jogo da nossa parte, inclusive entrámos practicamente a perder mas soubemos dar a volta ao marcador com dois golos de Bas Dost.
O jogo acaba por ficar marcado pelo regresso de Rui Patrício e de Rúben Semedo á titularidade, da expulsão do defesa central, dos dois golos de Bas Dost, de JJ não estar mais uma vez sentado no banco de suplentes e do grande golo de Fábio Martins ...o tal ´coelho da cartola`.
No final da partida o ambiente não ficou nada bom!
Manda a tradição que o SCP tenha muitas dificuldades em Trás-os Montes.
Os avisos estavam feitos até porque esta equipa do Chaves não é fácil de bater e confirmaram-se ...digamos que também com alguma sorte.
O Sporting apresentou-se sabendo que não podia perder pontos mas á hora do jogo á se sabia que o rival tinha empatado e isso poderia ser um factor desequilibrador para nós. Não o foi!!
Entrámos practicamente a perder na partida e depois foi correr atrás do prejuízo.
Com ou sem JJ no banco, a equipa tem sempre mudanças mas desta vez adivinhava-sem os regressos de Rúben Semedo, Rui Patrício e Adrien vindos de lesões. Do central não tanto mas confirma-se de que Rúben é o central predilecto de JJ.
Equipa do SCP: Rui Patrício; Ricardo Esgaio, Coates, Rúben Semedo, Bruno César; William Carvalho, Adrien,  Gelson Martins e Joel Campbell; Alan Ruiz e Bas Dost.
Quanto ao jogo: vimos que o jogo começou .....com o Chaves a vencer.
Quando o SCP tentava assentar o jogo, Bruno César deixou um autentica auto-estrada do seu lado e foi fácil a um flaviense esperar, olhar e cruzar a preceito para o 1º golo da noite. Era mau demais o que acontecia!
A equipa leonina não se deixou abater e pegou na bola, fazia boa circulação de bola mas tinha dificuldades de penetração. 
William pedia e pegava no esférico mas Adrien andou um pouco escondido.
Coates e Rúben Semedo iam também tendo bola e tentando fazê-la na maior parte das jogadas, a William que pautava o nosso jogo mas por vezes avançavam eles no terreno tentando desequilibrar.
O Sporting apostava mais pelo corredor esquerdo onde Campbell estava mexido mas pouco esclarecido. Aliás, quem cruzava mais até era Bruno César que era mais um médio que lateral.
No entanto foi pelo lado direito que conseguimos empatar com um grande cruzamento de Gelson. Isto sim, é um cruzamento!
Foi á beira do intervalo e dum lançamento lateral Gelson recebeu a bola, tirou um adversário da frente e cruzou para Bas Dost finalizar de cabeça o seu 12º golo da Liga.
E foi com um empate que o jogo chegou ao intervalo. 
Nesta 1ª parte vimos que o Chaves apostou nas transições e logo na 1ª marcou. Melhor é impossível!
Mas também marcou porque B. César não é lateral e os outros dois....não jogam! Aquela auto-estrada vai ser o que os adversários mais vão tentar explorar.
No entanto, o SCP teve domínio da partida com William a ter a bola mas este domínio também foi muito consentido pelo Chaves que preferiu esperar no seu meio campo e tentar sair rápido. As linhas baixavam deixavam pouco espaço de penetração e depois era tentar aproveitar ....as auto-estradas.....para o Sul. Foi assim que Fábio Martins, á meia-hora de jogo, podia ter marcado o 2º golo flaviense mas a sua arrancada do lado direito não deu mais que um lance de perigo.
A bola era nossa mas o nosso jogo era lateral e não vertical. A nossa 1ª parte foi erros e mais erros e mais uma vez sem remates á baliza. Que mau!!
Esperava-se então que um Leão faminto pudesse surgir na 2ª parte á procura do 2º golo e foi nesse intuito que JJ mudou duas peças na equipa: Saiu Alan Ruiz e Campbell e entraram Bryan Ruiz e André.
A toada foi a mesma e até os ataques do Chaves foram menos.
No entanto quem fez mudar o jogo foi Rúben Semedo que mais uma vez numa entrada imprudente, já tinha um amarelo, o fez ir tomar banho mais cedo(mais uma lição para a teimosia de JJ). Curiosamente logo de seguida André surge na área flaviense e assiste Bas Dost para o 1-2 no marcador.
Faltavam 15 minutos para o final e Paulo Oliveira(no banco?) entrou pela vez de Bas Dost para repor os 4 defesas.
Adivinhavam-se minutos frenéticos até final e foi quando já ninguém esperava(a 3 minutos do fim) que Fábio Martins fizesse o golo do empate. Num ressalto de bola, viu Rui Patrício algo adiantado e fez um golão.
Este golo foi um balde água fria, um soco no estômago, um coelho da cartola, etc....mas o que é facto é que deitou a recuperação pontual para o Benfica por terra e lançou muitos protestos sobre a equipa.
Este empate deixa mais uma vez a nu as fragilidades deste Leão e sobretudo do nosso lado esquerdo.
Digam o que quiserem mas JJ continua teimoso e só não vê quem não quer: Bruno César não é lateral e o 1º golo do Chaves e o do Feirense na semana passada...mostra-o.Bruno César esteve melhor na 2ª parte mas isso não chega.
Mas não só: Paulo Oliveira merecia estar nesta defesa e só mesmo por expulsão de Rúben o poderá fazer pois mais uma vez a teimosia de JJ não é benéfica para a equipa. JJ continua a deixar em campo quem não está melhor e isso nota-se dentro de campo e na produção da equipa.
Assim vai ser muito difícil!!
Os nossos laterais são o ponto fraco da equipa mas a ponta esquerda também. Campbell vai do melhor ao pior e de jogo para jogo e não é disso que esta equipa precisa. A equipa precisa de um homem que desequilibre em todos os jogos mas que também saiba defender.
Já sobre Esgaio.....não dá mais que isto?
Esta equipa continua com problemas graves que a politica de contratações não colmatou e sem reforços vai sofrer muito até ao fim do campeonato.
O melhor mais uma vez foi Bas Dost que voltou a fazer um BIS.
Voltamos dentro de horas....

Apoie AmorSporting nas redes sociais. Obrigado.

11 comentários :

  1. Esta época é um desastre completo: desde a pré época, passando pelas aquisições (só temos 12/13 jogadores com os quais realmente contamos), até aos degradantes resultados desportivos em que já fomos eliminados de 3 provas (UCL, UEL e Taça da Liga) estamos a 8 pontos do líder (equipa sem estofo de campeão que não se consegue motivar ao ver o carnide a sofrer 3 golos em casa) e, a jogar assim, ou muito me engano ou a Taça de Portugal também já era.

    E já nem falo nas muitas humilhações sofridas está época (Rio Ave, Guimarães, Legia, etc).
    A verdade é que este Sporting não mete medo a ninguém. O modesto Chaves dava-se ao luxo de meter 8 jogadores no meio campo defensivo do Sporting aquando da marcação de bolas paradas.

    O que se viu hoje não foi diferente de outros jogos: equipa a entrar amorfa e apática, não se sentindo minimamente motivada com o empate do carnide; posse de bola inconsequente e sem criar perigo; bloco defensivo altíssimo e equipa apanhada em contra golpe vê-se a perder logo aos 4 minutos (perdemos desta forma com Rio Ave, Legia, Carnide, Braga, mas o JJ não aprende); o suspeito do costume empata e a equipa na segunda parte melhora mas sem criar perigo; depois de mais um disparate do Rúben Semedo (como é que este cepo é titular e ainda fazem campanha para o meter na selecção?) ficamos reduzidos a 10 mas mesmo assim viramos o resultados; e terminamos a morrer na praia com um golo a terminar como tem sido apanágio está época (o nosso karma). A equipa não tem atitude competitiva, é incapaz de segurar um resultado, e treme com qualquer adversário. Não há uma goleada, um resultado convincente, nada! Zero! Bola!

    É tudo demasiado deprimente. Eu sinceramente já estou resignado. Esta época é um fracasso completo e nada justifica o disparate de dinheiro que estamos a pagar ao JJ. Não é minimamente sustentável quando o Sporting apresenta um futebol a todos os níveis medíocre e o projecto é um fracasso. Acredito que o próprio JJ deverá rumar a outras paragens para o ano pois já percebeu que muito dificilmente irá ser campeão no Sporting e isso reflete-se na mensagem que transmite aos jogadores e na atitude dos mesmos, já para não falar que toda a valorização (enquanto treinador) que trouxe do carnide já a perdeu no Sporting. Deverá rumar à China ou Turquia se quiser manter o mesmo nível salarial.

    Wond3rboy

    ResponderEliminar
  2. Em resumo... mais um domínio completo e avassalador, cheio de ansiedade, tremideira, falta de confiança, atabalhoadamento, hesitações, inépcia... que não acabou bem por causa de um momento de MUITO RARA(*muito*, por quem é e a equipa que é ->chaves) inspiração dum jogador adversário...

    Momentos esses que atacam amiúde jogadores adversários, mas ainda não se viu na nossa equipa esta época...

    ResponderEliminar
  3. Isso da 'tradição' embrulhado em casa de camelo e besuntado de vómito de Cão queria dizer a mesma coisa. O Sporting não devia só de dominar, devia de ESMAGAR os adversários TODOS (apesar de ser mais que garantido que não se consegue ganhar os jogos todos)

    Se percebi e bem, o Sporting está a tentar construir uma equipa à imagem do Barcelona no modelo de jogo, nos métodos e até estratégias, incluindo o tipo de jogadores a manter e a contratar...

    Ora a matéria prima deixa muito a desejar apsar do modelo de jogo ser claramente superior... na centro avante então a matéria prima é francamente má, tirando o Dost...

    Estas rotinas que assentam em posse circulação e domínio demoram muito tempo a adquirir e mais a apurar pa excelência (no Barcelona dizem que muitos começam logo em juvenis) ... sente-se nalguns jogadores um claro pouco à vontade nos posicionamentos e rotinas que o treinador quer, quando o instinto mandava-lhes fazer coisas completamente diferentes, daí demasiadas hesitações e contemporização...

    Isto não eliba os jogadores a equipa e em especial o Jasus... DOMÍNIO é o que se quer e é perfeito... mas há demasiadas falhas e lacunas, e ele não pode dizer agora que não é responsável por contratações, e muito menos por lançar alguns cepos a jogo... repetidamente!...

    ResponderEliminar
  4. Concordo com todos ...amigos.
    Eu já critico JJ há muito tempo pois a sua rotação é uma treta, aquelas invenções nos livres e cantos não dão em nada, a escolha dos jogadores foram erradas e a formação esquecida e já não existe muita pachorra para expulsões e passar mais tempo a bancada do que no banco.
    Vocês têm razão quando dizem que há domínio mas isso não serve de nada. Nós devíamos correr para a baliza do adversário e não andar a enrolar a bola até a perdermos.
    Não rematamos á baliza porque o adversário já vou como nos pode vencer!!
    Por isso levámos e bem do Rio Ave em mais uma abordagem errada de JJ ao jogo.
    Também já não acredito muito......

    ResponderEliminar
  5. Raiva e indignação é um direito Rui... em especial quando nos fazem autênticos roubos de igreja repetidamente (erros do árbitro foi o que o Merdica x Boavista teve.. geralmente connosco é roubos de igreja à descarada mesmo. )

    Mas o maior problema é mesmo substituir o JJ... se reparares bem, ninguém lá fora consegue jogar à Barcelona a não ser as equipas do Guardiola, apesar das características dos jogadores e mentalidades das ligas a que pertencem, tornarem as coisas super complicadas (o Bayern do Guardiola esteve muito próximo).

    Ora nós Sporting não estamos próximos ainda... e se mandarmos o JJ embora é impossível ir buscar o Guardiola ou o Luis Henrique para continuar o caminho e MUITO MELHOR que o JJ.

    Vem outro gajo qualquer e muda aquilo tudo... e o meu nó no estômago a contemplar isso, é que a mudança nos 2 jogos a seguir vai ser benefica pelo factor psicológico da 'chicotada', mas depois vai-se revelar um autêntico desastre... NEM DOMÍNIO, NEM GOLOS, NEM VICTORIAS, NEM VALORIZAÇÃO, tudo muito pelo contrário, pois tem a agravante que podemos contar que não vão deixar de nos roubar com toda a certeza (um jogo sem casos e imparcial é de tremer... geralmente a seguir segue-se roubo de igreja)

    ResponderEliminar
  6. E paga o Sporting 25000 mês a um psicólogo para a equipa!!.. é verdade que o futebol também é emoção/paixão ... mas o primeiro que devia ir ao psicólogo é o próprio JJ, pois o modelo de jogo superior que quer implementar é exactamente entusiasmo, rapdez, convicção absoluta, alguma frieza pois precisa de ENORME CALCULISMO NAS JOGADAS...

    Não se coaduna nada com berros, temperamentos exaltados, olhares maus e arrogância que o JJ é mestre.

    Tal como jogadores que ganham dezenas e dezenas de ordenados mínimos de cada vez, ansiedades, tremideiras e faltas de confiança, simplesmente não se compreende e não se deve tolerar (não há ESTOFO, não há ordenado e boa viagem! )

    ResponderEliminar
  7. Mário: já viu que tudo isto já se passou....no rival?
    A diferença é que lá venceu o que tinha a vencer e no SCP não vence pois tb não tem o mesmo apoio (extra) nem metade da disponibilidade financeira.
    O que é facto é que ele faz com que mais tarde ou mais cedo apareça a relação ódio/amor entre os adeptos porque é uma pessoa que não deixa ninguém indiferente. O seu ego, a sua teimosia, as calinadas, as invenções, as expulsões, etc é tudo repetido e agora estamos nós a sofrer do mesmo.
    No SCP porém é pior pois aqui não vence e os resultados são tudo! Os jogadores contratados não têm categoria para cá jogarem.
    Quanto ao modelo de jogo: o SCP nunca jogou tão bem como o fez o ano passado mas esta época os jogadores contratados não têm a categoria para se adaptarem ao que ele quer. Ele tem é que ter a humildade para o admitir e alterar a forma de jogar da equipa. Se nada fizer(Ele é o próprio a dizer que já não muda e acredito que não o faça)....vai ser sofrer até ao fim e será pior para ele.
    A equipa joga um futebol lento e previsível e deixa-se enganar facilmente. O sofrermos golos desta forma não é azar , é burrice e falta de pressioanr mais, por exemplo.Onde está a garra do ano passado? Onde está por exemplo, o Adrien de 2015/2016? E o William?
    Enfim....e jogar o Rúben e não o Pulo Oliveira, e o Jefferson que não joga....enfim....ninguém percebe. Só mm ele!!
    Nem sempre se tem grandes equipas como o ano passado mas com a nossa formação ele estaria bem melhor.
    Mudar então de treinador? SIM!! Mas no final da temporada e só se ele renunciar ao cargo ou se se transferir. É muito dinheiro de rescisão de contracto e isso deixa-nos ...reféns.
    Para mim ja chega de tanta expulsão, de tanta conversa nas conferências, de dizer tudo cá para fora, de tanto ego, enfim.....o que já os outros passaram!
    O SCP deve mudar pois isto não vai dar em nada e os adeptos estão a fartar-se das suas invenções e é sairmos da taça de Portugal e vamos ver quem será o maior culpado!!
    O que ele aufere não diria que seja o pior pois prefiro um treinador experiente do que um novo que falhe sempre nas alturas certas. Disso já nós devemos estar fartos.
    Falam muito do Marco Silva mas ele fartou-se de fazer asneiras e afrontar o presidente do Clube publicamente diz tudo do que pode fazer portanto não me venham com tretas.
    Para mim o SCP mudava de treinador no final da temporada e corria com metade desta estrangeirada toda sem qualidade!....mas isso pode ser feito agora!!

    ResponderEliminar
  8. Rui: Pois eles no Merdica parecem que lhe têm uma psicose de ódio... mas na realidade o mau feitio do JJ foi potenciado ao máximo pelos anos que passou lá (nada que vem de Carnide é bom sem ser reciclado primeiro)

    O ano passado não ganhou com o Sporting, porque há muitos anos um campeonato não tinha sido tão descaradamente e ostensivamente ROUBADO (aquilo não foi colinho, foi 'liteira' e com escravos com abanicos). Mesmo assim deram-lhe o prémio inteiramente justo de melhor treinador da época.

    Veja-se o que ele está a fazer com o Dost... a melhor época do Dost a alto nível foram 14 golos, mas agora já vai em 12 e ainda falta metade..

    Aposto que ele pensa que é capaz de fazer o mesmo com os cepos incríveis do André e do Castanhas, e o Alan Ruiz que emagreceu 10 quilos e vai na mesma bitola... é esta TEIMOSIA e confiança nele próprio que está a arruinar a coisa -> a equipa não marca golos, o ataque não presta, a inaptidão desta malta aos esquemas de jogo que ele quer então é gritante... até espero que consiga alguma coisa e não lixe tudo, pois o teimoso não vai desistir mesmo (não vem ninguém novo), quando André e Castanhas custaram juntos 3.5 milhões, o mesmo preço do jogador mais barato do Merdica para esta época, e a lógica sã e mais imediata ditava despachar os tipos e contratar alguém de real valor. Os laterais a mesma coisa, alguém tem de dar alguma coisa boa...

    No fim da época ou agora, o que escrevi no post anterior é válido, se o Luís Henrique estivesse para sair do Barcelona devido aos maus resultados então era já, é mais caro mas é melhor e os modelos de jogo são muito idênticos... problema é que Luís Henrique começou a ganhar outra vez, e o Barcelona não sofre de psicoses de resultados como outros clubes.

    A outra agravante da saída do JJ, é que evoluções boas de Jogadores mas que não estejam consolidadas vão ter uma tendência enorme para regredir, mais quanto mais diferente é os métodos e modelos de jogo do novo treinador... de certeza até Dost ia sentir-se a regredir e muito...

    Por fim mesmo quem o odeia reconhece-lhe valor, e ia-mos passar exactamente pelo mesmo que o Merdica passou, a fazer tudo para ele ir po estrangeiro... pois quando ele sair de Alvalade vai direitinho no dia a seguir po Porto... e quem vai começar a dominar os jogos todos é o FCPorco, quase de certeza... e nós vamos ter que começar de novo, e escalar uma parede lisa alta (é sempre assim, o efeito chicotada dura sempre muito pouco), e isto se o novo treinador for realmente bom... se não, vai ser um descalabro e o Porco da Costa a rir-se sozinho...

    Moral da história... despache-se o Jasus, mas encontre-se um melhor primeiro. Se não deixa-te é tar quieto, no fim da temporada o presidente pode bater o pé e obriga-lo a desistir de cepos que não deram nada de jeito, e tentar contratar novos gajos com enormes potencialidades de serem bem melhores (TODAS as contratações envolvem riscos, até de super craques conceitados... pode-se não adaptar, dar filoxera e cair no tabaratismo, ter uma lesão e nunca mais voltar a ser o que era, etc)

    ResponderEliminar
  9. Sim Mário. JJ é bom treinador mas não vai mudar. Quando teve uma grande equipa podia fazer o que queria e gerir como bem lhe dava na telha mas agora...agora não pode porque tem uns cepos que nem um xuto na bola sabem dar.
    Eu não me importava que ele ficasse mas também devia mudar pois nós estamos sempre a prender e não ser como ele que diz que já não muda.
    Há coisas que fartam e ou ele muda ou então para quê estar com um treinador que metade dos jogos está expulso? Já chega de confusões e não pode ser sempre os outros a começá-las.
    O SCP é roubado...pois é mas não pode ser assim pois é pago é para estar no banco e para treinar e não para refilar e estar sempre expulso.
    Quanto aos cepois foi ele que os quis em vez dos iuris, palhinhas, etc, etc que se calhar evoluiriam mais depressa.

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que muita empolação nisto é devido à JORNALIXEIRADA... até com o próprio Jasus..

    Críticas diziam que ele não apostava na formação e era contratações às paletes...

    Pois ele está apostado em fazer de cepos e inaptados jogadores de futebol.. e os melhorzinhos da formação estão incluídos nisso (onde no Merdica não era assim, pois a formação é muito inferior, e era o próprio orelhas & mendez que queriam as paletes de cepos para encher os bolsos de comissões)... e realmente o Jasus é dos melhores do mundo nesse trabalho com jogadores...

    Só que esse trabalho com jogadores leva tempo (mais quanto mais cepos são a partida), tempo que ele não tem e qualquer equipa no mundo tem muita dificuldade em dar, mais quando o modelo de jogo pode ser tão elaborado como jogar à Barcelona.

    O Jasus não tinha a melhor equipa, o Jasus ainda tem a melhor equipa a jogar em PORTUGAL, 3 faltas, 4 se contarmos Bryan Ruiz está uma sombra do que era estão realmente a pesar muito. Se o Dost pode fazer esquecer Slimani, MAS NÃO É AINDA DE CERTEZA... e o Gelson Martins o JME, já a falta dum Teo e um Bryan, aliado a uma acentuada quebra do Adrien e William têm feito enorme diferença... mas a equipa é basicamente a mesma.

    Lembra-te que esta equipa já fez jogões esta época e andou na frente mais que merecidamente... é normal que baixas de forma devido a epocas super desgastantes como a época passada para os Campeões europeus e o Bryan na Copa América Centenário estão a fazer mossa, e os roubos de igreja acentuam isso com um DESGASTE PSICOLOGICO ENORNE...

    Apostar em cepos também não ajuda... mas nisto também não podemos por toda a culpa no JJ, pois ou a formação faz craques todos os anos para todas as posições... ou o dinheiro pas contracções vai fazer destas sempre um tiro no escuro. (Slimanis raramente saem na lotaria... e 20 milhões não é nada por um realmente bom avançado por exemplo)

    ResponderEliminar
  11. Oh, Mário se a formação produz bons talentos para quê trazer cepos para depois ainda ter que os trabalhar? É que para além de demorar o seu tempo ...que pode ser desperdiçado....ainda são de quase 30 anos e sem margem de progressão.
    O SCP precisa depois de vender estes produtos de formação pois não conseguirá aguentá-los e é esse o nosso possível negócio.
    Espero que tudo isto mude e que de uma vez por todas só venha para o SCP quer for mesmo bom!!
    Claro que o BdC e o JJ têm culpa pois nada se faz sem a anuência dos dois mas já é tempo de abrirem os olhos.
    Quanto ao Jasus...ou muda de atitude ou não nos podemos dar ao luxo de ter um treinador caro e sem resultados.....e mais vezes fora do banco!!
    Os resultados mandam e se mesmo assim pensarmos num perspectivava de futuro este estado permanente de mudar a equipa de jogo para jogo, de confrontar os árbitros(se bem que somos roubados) não pode continuar.
    Continuara a lutar mas principalmente ter uma equipa com pés e cabeça e sobretudo muito tino, muito juízo!!

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: