quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Os reajustes no plantel


Uma crise de resultados e exibições abateu-se sobre a nossa equipa que chegou quase a venceu o Campeão europeu. Mas mais do que isso, esta equipa fez uma exibição que só pecou nos últimos 5 minutos e em outros jogos mostrou que tem qualidade.
No entanto, num ápice e cedo demais, ficámos fora de todas competições se bem que ainda temos um lugar na Champions para tentar conquistar. Consequências: pensar no que falhámos, no que temos de mau e reajustar para realizar uma 2ª volta condigna! 
Assim, identificados alguns problemas é hora de nestes últimos dias de mercado de transferências reajustar o plantel apostando na nossa formação e começando a pensar na próxima temporada...tal como foi referido por BdC e JJ.

Para começar quero recordar o que há dias publicou Bruno de Carvalho no seu Facebook.

"Irei, com o treinador Jorge Jesus, fazer o que nos compete, isto é, manter a coesão de um grupo que necessita de elevar os seus níveis de entrega e de acerto técnico-tático, mas, para isso, a sua auto-confiança e auto-estima têm de ser trabalhadas."

Ora, das suas palavras deduzo então que foram identificados pelo menos 2 problemas: Acerto técnico-tático e Melhorar a auto-confiança e auto-estima dos atletas e que esses vão ser resolvidos nesta janela de transferências de Inverno.
E como?
É esperar para ver mas vamos tentar antecipar algumas delas sabendo que é um exercício difícil. De qualquer forma há uma certeza: o plantel vai emagrecer e a aposta é em jogadores da nossa ´cantera`.
Mas, antes de analisarmos quem fica e quem entra,  1º é essencial vermos como iniciámos 16/17, isto é, olharmos para o Plantel:


Vemos que o plantel ás ordens de Jorge Jesus iniciou 16/17 com 29 jogadores, isto sem Slimani e João Mário e que se preparava para uma época melhor que a de 15/16.
Os jogadores que ficaram: Rui Patrício, Schelotto, João Pereira(que agora saiu), Coates, Rúben Semedo, Marvim, Jefferson, William, Adrien, Bryan e Gelson juntamente com os que chegavam....
  1. Beto
  2. Marcelo Meli
  3. Elias
  4. Radosav Petrovic
  5. Joel Campbell
  6. Markovic
  7. Alan Ruiz
  8. André Souza
  9. Luc Castaignos
  10. Bas Dost
  11. Douglas
  12. Spalvis
...faziam acreditar  ter boas perspectivas para 16/17.
Claro que agora já vimos que depois das saídas de João Mário, Slimani e de Teo Gutiérrez ficou um espaço por preencher que só Bas Dost , Beto e Campbell(a espaços) conseguiram disfarçar. 
Claro que para uma equipa que pretende chegar longe nas competições todas é muito pouco e revela sem duvida nenhuma que em relação ás nossas contratações errámos e bastante.
E nós a pensar que o Tobias precisava de ser emprestado, que o André Martins já tinha dado tudo, que precisávamos melhor que o Naldo, que o Aquilani era bom mas auferia muito, enfim....só se fez pior.
Na minha perspectiva estas contratações não deram por vários motivos: uma é que são estrangeiros e de que precisam e tempo para se adaptarem ao nosso futebol, modelo de jogo, Portugal e a outra é de que alguns deles não têm mesmo qualidade para estarem no nosso Clube.
Este é de facto o 1º problema identificado e referido por BdC e que o SCP está a tentar resolver até ao final de Janeiro.


1º problema:
Jorge Jesus sempre disse que o modelo de jogo estava escolhido e que os jogadores é que tinham que se adaptar. Se se adaptassem tudo bem, se não....iria buscar quem o fizesse mas que o modelo era o seu.
Penso então, que estamos portanto no ponto em que JJ já tentou adaptar quem contratou mas que já viu que ou não consegue ou que irá demorar muito mais tempo que preconizou e que assim não vale a pena. É aqui que entra a nossa formação!!
Entretanto li o que penso ser uma excelente análise táctica ao jogo com o Marítimo que também penso ter-se passar-se em muitos outros jogos e que explica porque temos jogado tão mal e o desequilibro do nosso plantel.(link)
Depois de ler esta análise e de a cruzar com as minhas ideias(a lateral esquerda está coxa ou empenada, Gelson ainda está a aprender, não temos ninguém que jogue a 2º avançado, a ala esquerda não sabe produzir o que o treinador pretende, não há substituto de Gélson nem de Bas Dost, etc) constato mesmo que falta-nos mão obra de qualidade no plantel. 
Espero que agora este problema seja reajustado.
Já vimos portanto que quase todas estas contratações podem então voltar a trás, ou seja, sair nesta janela de transferências de Inverno(João Pereira já saiu, Markovic também já regressou a...Inglaterra e agora muito possivelmente seguem-se Meli, Petrovic, Marvim, André, Elias e Castaignos) dando primazia á aposta em jogadores da nossa formação que estavam emprestados.
Estes são os movimentos que se adivinham para agora:

Saídas/empréstimos:
  • Marvin, para o Norwich City
  • Markovic, regresso ao Liverpool/Hull City
  • Meli, regresso Boca Juniors/Racing
  • Elias, para o Atlético Mineiro 50% por 2M
  • André, para o Sport Recife 50% por 1M
  • Petrovic, ??
  • Alan Ruiz, ??
  • Douglas, ??
  • Castaignos, ??

Entradas /regressos:
  • João Palhinha, recuperado ao Belenenses
  • Francisco Geraldes, recuperado ao Moreirense 
  • Daniel Podence, recuperado ao Moreirense.
  • Promoção de Matheus Pereira á equipa principal

Duvidas:
  • Regresso de Domingos Duarte, titular do Belenenses,
  • Contratação de André Pinto, do Sp. Braga,
  • Regresso de Iuri Medeiros, titular do Boavista
  • Spalvis, empréstimo

Com isto tudo o SCP pretende reajustar o seu plantel não só quantitativamente mas também qualitativamente. O plantel precisa de emagrecer mas quando digo emagrecer é também monetariamente.
Vemos portanto que de um plantel de 29 jogadores(sem Slimani e João Mário mas já com Matheus Pereira) pode ficar com 24/25/26 jogadores!!
Mas vejamos mais em pormenor:

BALIZA:

Neste sector não prevejo mudanças e se houver será sempre a saída de Azbe Jug que poderia sair para dar lugar a que o guarda-redes da equipa B treinasse com o plantel principal e preparar a sua ascensão futura. Neste caso, Pedro Silva de 19 anos é o mais utilizado e estaria na linha da frente.
Isto é que é significa apostar na formação mas sabemos que não se pode excluir, nunca, apostar em jogadores jovens estrangeiros que possam vir a ser mais valias para a equipa.
Não me parece é que Jug seja esse o caso!
  1. Rui Patricio
  2. Beto
  3. Azbe Jug/Pedro Silva


DEFESA:

Como se explica que um sector que na 2ª volta da época passada foi o menos batido do campeonato mas que esta época só mete água?
As oscilações na equipa(Schelotto e Jefferson têm estado lesionados e nem chegaram a aquecer) podem justificar a má prestação até agora mas também o facto de a equipa do meio campo para a frente não filtrar tanto o jogo adversário e a inexperiência de Rúben Semedo também têm contribuído.
Assim penso que na defesa deverão registar-se poucas novidades mas precisávamos de reforçar este sector essencial numa grande equipa.
Na direita e depois da saída de João Pereira, deverão ficar Schelotto, que deve ser o titular, e também Ricardo Esgaio. No entanto não está descartada a chegada de outro lateral direito(se não for agora será no final da temporada).
Na esquerda que é onde estão os nossos maiores defeitos penso que Marvim tem os dias contados(fala-se no Norwich City) e que a história de Jefferson não está fácil. Estranhamente não tem sido opção e quando voltou á equipa lesionou-se quase sempre. De qualquer forma deve ficar até final da temporada. Desta forma o lado esquerdo da nossa defesa é para reforçar!
Com a saída do lateral/médio holandês, Marvim, é praticamente certo que entre outro lateral que ainda não se sabe se será Jonathan Silva(jogador emprestado pelo SCP ao Boca) ou outro jogador. Por mim pode muito bem ser o internacional argentino pois é jovem, tem velocidade, tem bom remate e cruza bem. Não será tão bom no jogo aéreo mas um homem não se mede aos palmos!! Ele precisa é de jogar.
Quanto ao eixo defensivo não se adivinham grandes alterações no plantel excepto que Douglas poderá estar também de saída.
Assim sendo para além de Coates, Rúben Semedo e Paulo Oliveira ficaria por preencher um lugar que deverá ser preenchido com um outro jogador que tanto pode ser da nossa formação ou André Pinto do SP. Braga sendo que este fala-se que está certo mas só para 17/18.
O nome mais falado para entrar na defesa é o de Domingos Duarte, jogador emprestado ao Belenenses mas ainda temos o Tobias Figueiredo no Nacional da Madeira. Em quem apostar logo se vê mas é certo que só chegará outro se o alguém sair.
  1. Schelotto
  2. R. Esgaio/?
  3. Jefferson
  4. Marvim/Jonathan Silva/?
  5. Coates
  6. Rúben Semedo
  7. Paulo Oliveira
  8. Douglas/Domingos Duarte/Tobias Figueiredo/André Pinto


Meio Campo:



No sector intermédio também deverá registar novidades!
O SCP contratou Petrovic, Elias e Meli para serem alternativas válidas a William e Adrien mas nunca o chegaram a ser. As três contratações nunca se adaptaram e agora devem estar de saída enquanto para as colmatar o SCP chamou de volta os médios, Palhinha e Francisco Geraldes que estavam no Belenenses e no Moreirense respectivamente. Geraldes só deve entrar no Clube depois da meia-final da Taça da Liga.
Quem já fazia parte do plantel principal é Bruno Paulista mas tem hipóteses de descer á equipa B.
  1. William
  2. Palhinha
  3. Adrien
  4. F. Geraldes
  5. Bruno Paulista
Nota: falou-se de uma possível transferência de William Carvalho e BdC já referiu que nenhuma peça essencial da equipa sairia nesta janela de Inverno porém, há propostas que não se devem perder. No entanto aposto que William não sai agora do Sporting.


Extremos:

Nesta zona do terreno temos jogadores a mais mas eu penso que estamos fragilizados.
Lá por termos Gelson, Bryan, Bruno César e Joel Campbell não podemos pensar que temos grandes soluções e que não é por aqui que a equipa está desequilibrada.
Pois bem...eu penso precisamente o contrário.

  1. Gelson: ainda está a crescer e vemos que na arte do cruzamento e na finalização ainda tem que melhorar mas que nos movimentos do nosso modelo de jogo até é o que interpreta melhor;
  2. Bruno César: é no meu ver o jogador que deveria ocupar a nossa ala esquerda. Não é um jogador fora de série mas o internacional brasileiro tem jogado mais fora da sua posição do que na que joga melhor. Bruo César é um bombeiro de serviço deste plantel e JJ tem apostado nele para lateral esquerdo pois é o que cumpre melhor.(Jefferson está lesionado)
  3. Bryan Ruiz: está uma sombra do que foi. Não há explicação para o que se passa e vê-se claramente que os seus níveis de confiança e de auto-estima estão no zero.  O costa-riquenho precisa de ajuda do nosso 2º problema identificado(já la´vamos). Em forma seria titular com uma perna ás costas se bem que a equipa precisava de jogador veloz e que fosse bem na linha final e fosse bom no cruzamento.
  4. Joel Campbell: o outro costa-riquenho não é o extremo que a equipa precisa. Tem qualidade mas basicamente só sabe atacar. Os movimentos da equipa não saem e isso deixa-nos reféns nesta posição. Matheus Pereira: com o problema identificado nesta posição mas que dificilmente será colmatado com outra contratação a aposta em subir Matheus Pereira para a equipa principal é o que se pode fazer de momento. De qualquer forma o jovem deve ter oportunidade de jogar para mostra o que pode fazer. Matheus tem muita qualidade e pode ser um bom reforço. 
  5. Podence:  não que Podence seja um extremo para JJ mas no Moreirense jogava a extremo direito e penso que estava em evidência. Ele pode ser o concorrente a Gelson. 


Avançados:

Para 2º avançado não há solução de momento no plantel, isto é, Bryan Ruiz seria uma boa opção se estivesse no seu melhor. Não sei se o SCP terá capacidade de contratar um jogador para jogar ao lado de Bas Dost para além de Bryan, Alan Ruiz ou não mas assim a nossa melhor hipótese é mesmo Bruno César.
Claro que esta solução destapa a lateral e a ala esquerda mas Bruno César não pode jogar em 3 posições.
Quanto a Alan Ruiz não sabe interpretar bem os movimentos deste modelo de jogo e assim torna-se difícil.
Será então Podence essa solução?
Podence pode muito bem ser essa solução de que precisamos mas é jovem e teremos que esperar para ver em que posição vai jogar. Jorge Jesus vê nele um 2º avançado em género de Rui Barros mas também pode muito bem interpretar as funções de extremo esquerdo, posição essa que ocupava no Moreirense. O seu regresso está quase certo.
Para ponta-de-lança há então o máximo goleador da Liga que é Bas Dost. A mais cara contratação da vida do Sporting justifica todos os milhões gastos mas penso que necessita de um apoio constante para marcar mais golos.
Quanto a uma alternativa válida para a sua posição, André e Castaignos não me parecem que sejam boas soluções mas tenho duvidas se devem sair os dois. Penso que o holandês pode ser o ponta-de-lança que fica a não ser que contratemos outro.
Entretanto Spalvis recuperou de uma lesão, foi emprestado ao Belenenses mas foi devolvido. Se não for emprestado ficará no plantel principal possivelmente jogando pela equipa B.

  1. Bas Dost
  2. Castaignos
  3. Alan Ruiz
  4. Podence
  5. Spalvis


Conclusão:
O plantel do SCP iniciou a Liga com 29 jogadores mas nesta janela de Inverno deverá ficar mais reduzido: 3 guarda-redes, 8 defesas, 5 médios, 5 extremos e 5 avançados = 26 jogadores.
Mas tal como disse anteriormente o verdadeiro emagrecimento deste plantel é em termos monetários pois o ganho está no poupar nos salários de Marvin, Meli, Elias, André, Petrovic, Douglas e Markovic.
A aposta é então na nossa formação sendo que não deve ser só essa. Um palntel não pode ter só jovens e alguns com pouca experiência de I Liga mas é aposta certa apostar no ADN do nosso Clube.
Já tivemos dissabores com jogadores que deixámos fugir e que depois vingaram em outros Clubes por não termos apostado na formação do Clube que é tida como das melhores do Mundo. Agora não podemos cometar os mesmo erros.
O plantel actual já tem uma boa dose de jogadores saidos da nossa formação mas a questão é: para quê contratar jogadores estrangeiros baratos e de qualidade duvidosa se temos bons valores em casa?
Espero que de uma vez por todas saibamos olhar mais para dentro do nosso Clube e de apostar realmente nos nossos atletas.
Somos ou não o Clube que mais jogadores nacionais disponibiliza aos vários escalões da nossa selecção?
E mais estão na forja.
Temos que saber olhar bem para a nossa equipa B e de Juniores que faz um Campeonato sensacional. Valores como Pedro Silva, Pedro Delgado, Pedro Marques, Ronaldo Tavares, Bubacar Djaló, Kiki Kouyaté, Gelson Dala, Thierry Correia, Daniel Bragança e outros são para treinar com a equipa A de vez em quando e de ter debaixo de olho permanentemente.
Portanto a aposta nos jogadores que emprestámos no principio desta temporada só pode ser o mais certo sendo que nem todos renderão 30, 40 ou 50 milhões! Já se sabe que nem todos se valorizam tanto mas desejando sempre que isso aconteça.
Este emagrecimento já o tinha defendido neste post (link) e o SCP faz uma aposta certa.
a maior duvida deve-se centra em Iuri Medeiros que não deve entrar no plantel pois este já tem 5 extremos e BdC já o confirmou em entrevista á TSF.


2º problema:

Finalmente o 2º problema do SCP penso que seja a ausência de um departamento de psicologia desportiva como tínhamos no ano transacto com Evandro Mota.
Talvez seja o que BdC queria dizer com ".....auto-confiança e auto-estima têm de ser trabalhadas." no plantel do Sporting.
Já o porquê da saída do técnico brasileiro o mesmo já a referiu(link) mas com ele ou sem ele o SCP deveria pensar neste departamento.
Creio que este é um dos problemas que o SCP tem para resolver e espero que seja resolvido o quanto antes mas que seja a pensar num departamento fixo e duradouro no nosso Clube.


Objectivos:
No Sporting não se atiram toalhas ao chão.
Sabemos que a esta altura é quase impossível de chegar ao titulo mas ainda podemos chegar ao 2º lugar no campeonato. Daqui a 2 jornadas jogamos no Dragão e podemos dar um impulso nesse objectivo.
Agora não podemos passar o tempo a lamentarmo-nos dos nossos erros. É sim tempo de reajustar e de seguir em frente rumo a uma 2ª volta que nos permita chegar mais acima na classificação e de ainda conseguir o apuramento directo para a Champions.
Vamos a isso Sporting?

Se ainda não segue AmorSporting nas redes sociais espero que o faça ...agora. Para isso basta clicar na imagem seguinte. O brigado.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: