quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O que mudou na equipa/plantel de 15/16 para 16/17


O Sporting não tinha a sua equipa principal de futebol tão competitiva como tem tido nos últimos 3 anos e desta forma voltámos a ser verdadeiros candidatos ao titulo que quase conseguimos na temporada passada. 
Têm passado pelo SCP bons treinadores: Leonardo Jardim, Marco Silva e agora Jorge Jesus que dos três é/foi o que teve mais condições para poder investir no plantel.
É claro que o SCP mudou e melhorou muito desde que BdC e esta direcção chegaram ao nosso Clube mas ainda nos falta algo para voltarmos a ser campeões nacionais: uma grande equipa de futebol como a que tivémos na época passada!
O que falta então a este Sporting: laterais, extremos, um 2º avançado? E o que mudou desde a época passada e que fez com que as expectativas fossem altas?
É o que desenvolvo de seguida.....
Muito há por dizer mas, jogando bem ou mal o SCP está na luta pelo titulo e tem sido um real candidato ao titulo nacional de futebol. 
Foi com Leonardo Jardim depois de uma época para esquecer e que ´lucrámos` por só realizarmos jogos para o Campeonato, foi com Marco Silva na Liga e na Taça de Portugal que vencemos e é agora com JJ que conseguiu uma Supertaça e que quase conseguiu devolver o titulo ao Sporting.
Claro que é pouco pois desejamos incutir uma filosofia de exigência e de vitórias no Clube e não só no futebol mas o que é certo é que Roma e Pavia não se fizeram num dia!!
O Sporting tem vindo em crescendo desde 2013 e a prova disso é que foi só agora que um técnico teve mais dinheiro para gastar. Para isso é claro que as vendas de Slimani e João Mário foram fundamentais mas, nem ter mais dinheiro não garante que se façam boas ...compras.
Fica também claro que ainda temos muito para pedalar em relação ao nosso rival pois só JJ esteve lá 6 anos e isso deixa muito trabalho feito e planeado. O SCP está no começo desse trabalho mas não só na sua equipa principal. Só agora, no 2º ano de JJ no SCP,  é que a nossa equipa B foi retocada e começou o seu trabalho só com jovens até 21/22/23 anos e a nossa formação foi reforçada(jogadores, equipas técnicas e condições).
De qualquer forma e depois da época passada esperava-se que nesta altura não tivéssemos 8 pontos de atraso para o 1º classificado nem já afastados da Taça CTT e das competições europeias. Portanto, as coisas não seguem tão bem quanto esperávamos e é necessário analisar o porquê de tanta contratação e de jogadores de duvidosa qualidade ou a precisar de tempo de adaptação.
Vejamos:
Na época passada, com a qualidade de jogadores que tínhamos, realizamos uma temporada fantástica e as expectativas para esta época, ficaram altíssimas. No entanto, um problema foi identificado - a falta de jogadores que fossem boas ´sombras` aos habituais titulares.
Esse portanto foi um dos trabalhos de casa que se esperava que fosse colmatado mas ficaríamos com um trabalho bem mais difícil entre mãos - as saídas de João Mário, Slimani e Teo Gutiérrez.
Era então esperado que o Leão fosse ao mercado e que ficasse mais forte ou pelo menos que não perdesse qualidade mas, já vimos que isso não foi bem conseguido e agora estamos a meio de uma época, que pode ser mais outra ....sem êxitos. Pode ser que não!
Assim fui comparar os dois planteis do SCP, 15/16 e 16/17 e tentar ver o porquê de tanta mudança e quem se contratou para colmatar os jogadores que saíram.


BALIZA

Em 16/17, Marcelo Boeck foi o único que saiu do plantel tendo entrado para o seu lugar, uma das nossas contratações - Beto. Fomos buscar Beto pois precisávamos de uma sombra para o Rui Patrício e.....já está a justificar a contratação. É jogadores como Beto que o SCP precisa...mais! Boa contratação!




DEFESA

No principio de 2015/16 o SCP jogava com João Pereira, P. Oliveira, Naldo ou Ewerton e Jefferson mas em Janeiro de 2016, JJ mudou praticamente toda a sua defesa. Entraram então: Coates, Schelotto, Marvim e o regressado Rúben Semedo. A defesa ficou bem melhor e no final conotou-se como a menos sofrida da Liga. Os chegados eram tidos como grandes reforços também para 16/17. Ora, partindo do principio de que os recém chegados seriam os titulares, era então necessário mais jogadores sombras? Sim!! Assim, para 16/17 saíram Naldo, Ewerton, Jonathan Silva e Tobias Figueiredo e só entrou Douglas. Este sector até foi o que manteve mais jogadores em relação a 15/16 - 8 jogadores. No entanto tudo se desmoronou rapidamente. Os nossos alas, não seriam mais os mesmos: Jefferson eclipsou-se, Marvim está muito aquém do esperado e do que fez na época passada, João Pereira não foi o que o SCP precisava e entretanto foi transferido, Schelotto demora em adquirir forma e as lesões também não ajudam e Esgaio, que só agora tem jogado. Parece-me então que esta defesa que tem bons defesas centrais, precisa é de bons laterais. Alguém terá que sair para outro entrar mas ainda ninguém veio substituir João Pereira. Assim, Schelotto e Esgaio esperarão por outro lateral direito? Haverá mudanças também na esquerda? Para esta posição, o SCP tem Jonathan Silva emprestado mas não me parece que seja essa a aposta de JJ. Fala-se há muito de um outro lateral esquerdo mas ainda não existem certezas. Conclusão: Coates e Paulo Oliveira podem ser uma grande dupla de centrais e esta equipa precisa de pelo menos 1 lateral esquerdo com margem de progressão.




MEIO CAMPO

Neste sector podemos constatar que só 3 elementos transitaram de 15/16 para 16/17(William, Adrien e B. Paulista)e saíram outros 3(João Mário, Aquilani e André Martins). Se em 15/16 nos queixávamos de que não tínhamos substitutos á altura dos titulares o que dizer deste ano? Esta temporada, o problema foram as expectativas estarem muito altas mas e quando Adrien se lesionou tudo ficou pior. Digam o que quiserem mas nós sentimos muito a falta de João Mário mas, também, de .....Aquilani. Para 16/17 foram contratados 3 jogadores(Meli, Petrovic e Elias) para colmatar as 3 saídas mas constato que o nosso meio campo está mais fraco. De facto, ter um João Mário que faz qualquer posição no meio campo e ter um Aquilani que substituía Adrien........é muito melhor que contratar 3 novos jogadores, de duvidosa qualidade e a não justificarem o seu preço. Daí eu dizer que apostar na formação é muito boa solução. Já em Janeiro de 2017, Palhinha regressa mas, não deve ser o único. Quem não parece com muitas hipóteses é Bruno Paulista que esteve muito tempo lesionado mas essa condição não pode durar muito tempo. Conclusão: Os contratados não trouxeram nada de novo e de bom ao SCP mas ainda estamos com a janela de contratações aberta. O regresso de Geraldes não sei se seria bem pensado?!




ATAQUE

No nosso sector mais avançado, que neste caso junto com os extremos, saíram João Mário, Mané, Slimani e Teo (não conto com Carrillo nem Podence pois mal jogaram) e o SCP mesmo jogando com Gelson no lugar de João Mário e Bas Dost por Slimani....ficou mais fraco. Também foram contratados Joel Campbell e Markovic para tentar colmatar as saídas de Teo e Mané mas mais uma vez.....ficámos mais fracos. Substituir o argelino não é fácil mas Bas Dost tem dado boas indicações e é até o melhor marcador da Liga. Apesar disso foi identificado outro problema da época passada - foi a de não termos alternativas válidas a Slimani. Assim, para isso chegaram 3 novos pontas-de-lança (Spalvis, Castaignos e André). mas chegaram 3 porque Spalvis lesionou-se e o Sporting não quis ficar com poucas soluções. Agora rectificou-se o numero com o empréstimo de Spalvis ao Belenenses. Ainda dizer que neste sector transitaram 4 jogadores mas nenhum deles é um avançado, são todos extremos(Gelson, Bruno César, Bryan Ruiz e Matheus). Como podemos ver, então os nossos pontas-de-lança acabaram de chegar e não é de um dia para o outro que se faz uma grande equipa vencedora. Porém continuo a dizer que tanto André como Castaignos não são jogadores para o Sporting. O mercado poderia ser-nos generoso nesse aspecto em pelo menos 1 jogador.


CONCLUSÃO

No fim destas contas saliento que transitaram de 15/16 para 16/17 - 17 jogadores mas que este número não significa que tenhamos ficado com uma boa equipa ou tão poderosa como a de 15/16. O pior é mesmo a qualidade que perdemos na equipa, nomeadamente os 3 homens da nossa frente de ataque(João Mário, Teo e Slimani). Também saliento que saíram, no total, do plantel 15/16 - 15 jogadores e isto significa que o Sporting teve que ir ao mercado e trouxe 12 novas caras que julgava serem as tais sombras que não tinha. O pior é que vieram quase todas do estrangeiro e isso revelou-se crucial. O que também não foi bom foi terem chegado ao Clube tardiamente e nem pré-época tivessem realizado. Contudo, penso que o tempo de adaptação que cada um teria que passar foi  previsto e os riscos foram assumidos mas aqui já penso que deveriam ter baixado as expectativas aos adeptos. Porém percebo que não o tenham feito mas o que mais interessa é que o Sporting ficou mais fraco e os resultados são o que são. Mas atenção: não digo que ficássemos mais fortes com todos os jogadores da nossa formação que estão emprestados em vez de todos estes jogadores contratados mas em alguns casos, penso que sim. Penso efectivamente que Jonathan Silva, Palhinha e Geraldes têm tanta ou mais qualidade que Marvim, Petrovic ou Elias. Ainda no ataque..... não tenho duvidas de que nos falta um 2º avançado e outro extremo(pelo menos 1). É que Campbell não sabe defender e Alan Ruiz e Bryan Ruiz não há meio de saírem...da toca. Quanto ao extremo peço-o pois penso que Bruno César não é tido como titular, que Campbell não defende e que que Gelson não tem sombra. Podia até ser um para ocupar a titularidade do nosso lado esquerdo. Na frente de ataque precisávamos de outro PL para despachar... André ou Castaignos. Na defesa: acredito que precisamos de pelo menos 1 lateral esquerdo pois para a direita temos tempo até final do ano.  Acredito também que se tivéssemos uma intervenção certa e criteriosa no mercado de Janeiro podíamos subir muito de produção e realizar uma 2ª metade do Campeonato com mais nível e quem sabe ainda a tempo de ter sucesso. Um porem a ter em atenção é que tanto o Rúben e o Gelson são pela 1ª vez titulares numa época inteira e ainda têm muito que aprender. A juventude tem um peso e aliada a muitos jogadores a precisarem de adaptação ainda tem mais. Para ajudar ainda mais: esta época a constituição da equipa tem sido muito irregular: na direita já jogaram 3 laterais(Schelotto, J. Pereira e Esgaio); na esquerda também 3 jogadores(Jefferson, Marvim e B. César); no eixo defensivo também já todos jogaram(Coates-Rúben, Coates-Douglas e Coates-P. Oliveira); no meio campo apesar de William e Adrien quase terem jogado sempre tivémos um período que o nosso capitão não esteve presente por lesão e que isso fez toda a diferença; na ala direita tem jogado sempre o Gelson mas na esquerda,.... também já lá jogaram e jogadores(Bryan, B. César e Campbell); na frente o goleador é Bas Dost mas para 2º avançado está difícil de encontrar (Markovic, Bryan Ruiz e Alan Ruiz não têm conseguido ter sucesso na equipa e o sérvio é mesmo um problema para resolver).
Se ainda não segue AmorSporting nas redes sociais clique na imagem seguinte e apoie quem apoia o SCP. Obrigado.

Sem comentários :