segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Fogo no Sporting


Enquanto a casa pega fogo e o sportinguismo continua em auto-destruição(tendência que tem que terminar) nós em vez de nos unirmos e resolver o problema alimentamos-o saindo a disparar em todas as direcções.
Será dessa forma que extinguiremos o fogo que nos vai queimando aos poucos?
Será fomentando a divisão no nosso Clube o melhor para o SCP e sportinguismo?
A missão do rival foi conseguida: pegar fogo no SCP pois ´Água mole em pedra dura tanto bate até que fura` e ´uma mentira dita muitas vezes passa a verdade` mas depois de alimentarmos este fogo temos que o apagar pois há muita obra para erigir no Sporting e o mais importante somos nós, o Sporting Clube de Portugal!
Com certeza de não é isto que queremos - auto-destruirmo-nos sempre que estamos no bom caminho!
Croquetes, brunistas, carneiros? Somos ou não somos todos sportinguistas? Somos ou não somos e queremos ou não ser maiores, melhores e mais fortes?
Que raio de merda de família somos nós se nem a nós próprios nos tratamos como tal?
Os outros? Os outros....... não interessam para nada.
Soluções! Precisam-se soluções para tudo e mais alguma coisa! Está tudo mal no Sporting!!
Ao ponto a que chegamos num ápice.
Mas será que está mesmo tudo mal no nosso Clube?? Será que é preciso disparar em todas as direcções e entrarmos em auto-destruição? O que fizemos nestes 3 não servem para nada?
Bem....há de facto problemas que têm que ser resolvidos(já la vamos) mas não podemos deitar a toalha ao chão e dizer que tudo está mal no Sporting e atribuir culpas ao presidente, a JJ, aos jogadores, á arbitragem, ao rival, enfim.....a todos pois não será assim que os resolveremos.
Isto é mesmo sinal de crise!!
No entanto convém esclarecer uma coisa:
O SCP não pode entrar em crise só porque os outros querem, ponto!! 
O problema do Sporting não é quem os outros queiram que seja: Bruno de Carvalho e Jorge Jesus, ponto!!
O problema do SCP é darmos conversa demais a quem nos ataca!
O problema foi termos alimentarmos o fogo que nos pegaram!!
Agora, temos um problema sério para resolver que foi criado nestes programas de merda que discutem tudo menos futebol. E foi criado com o intuito de nos pegar fogo mas que nós fizemos tudo mal.
Um fogo não pode ser alimentado, tem que ser extinto mas, a nossa estrutura, mais propriamente, o nosso presidente, JJ e Octávio Machado deram sempre troco a quem não merece respeito nem atenção!
Ora, acontece que o fogo agora alastrou e ameaça queimar tudo e todos inclusive BdC e a equipa de futebol está a ir a reboque. Não há equipa que sobreviva a tanto fogo á sua volta e chegámos a um ponto de quase KO.
Os ataques foram tantos, isto é, as mentiras foram/são ditas tantas vezes que passam a ser verdades e não se fala de outra coisa. Até mais do que Donald Trump, do aumento do ordenado mínimo ou da possível descida da TSU.
Este, meus amigos, é um dos grandes problemas do Sporting que temos de resolver!!
Há tempos disse que o melhor seria dar desprezo(link) aos que nos atacam mas tudo continuou na mesma. Ainda agora ouvimos o Octávio a dizer que o LFV anda pela Ásia a tentar vender activos , o que é a mais pura das verdades. Acontece que isto aos olhos da opinião publica parece mais do mesmo: o SCP fala muito e trabalha menos, isto é , joga cada vez menos futebol pois importa-se mais com o rival!
Pois é,  por muito que isso seja verdade e todos o conseguimos ver(falta dinheiro para aqueles lados e é preciso uns milhões para aguentarem o barco) mais uma vez fizemos conversa do que não devíamos fazer. O Benfica, o LFV, o RGS e todos os outros que vão pó car....., pa´!! Eles que vão morrer longe!!
De uma vez por todas: se a imprensa está vendida e nem um relatório da UEFA publicam ou fazem referência do 2º maior passivo da Europa vão nos dar importância? Não, claro que não, o que fazem é com que pareçamos tolinhos sempre a falar do outro e sempre do outro!!
É que a diferença é que os dirigentes do rival mandam os seus ´cães de fila` passarem a mensagem de ataque ao Sporting e os dirigentes do Sporting falam pela sua própria boca. E agora digam-me quem é que sai desgastado desta conversa toda? Quem é que os jornais, tv´s, programas de merda, opinião publica vê a falar e a atacar? E ainda continuamos a ir na conversa?? FODASSE!!
Já no ano passado este problema da nossa comunicação tinha sido identificado e em certa parte até foi resolvida com a chegada do Nuno Saraiva que serviu para resguardar mais BdC mas, não chega. Claramente que não chega! 
O Sporting de uma vez por todas, e BdC se não o fizer arrisca-se a sofrer nas eleições, tem que resolver este problema e das duas três: 
  1. Faz-se como o rival. Se é guerra que querem então é guerra que teremos mas sem dirigentes do SCP a falar. Conseguem-se também uns cães de fila do Sporting com o mesmo intuito. Reúne-se uma equipa nova de paineleiros e nos mesmos programas de ataque ao SCP ataca-se tudo o que seja Benfica. Esta solução para além de difícil pois muitos paineleiros nem são apoiantes de BdC, significaria mais guerra e fazer-se ainda mais barulho. A balança ficaria mais equilibrada mas suspeito que esses programas não deixassem entrar os seus novos oradores!! Não defendo esta opção mas se os outros o fazem e mentem e arranjam um tema sobre o SCP para todas semanas porque não fazer o mesmo?
  2. Conseguir que todos os paineleiros afectos ao SCP se retirassem de todos os meios de imprensa desde jornais, tv´s, rádios, programas de ataque ao SCP por solidariedade ao seu Clube e em protesto aos temas dos programas e pelo barulho sempre gerado em torno do mesmo. Ou se tornam como os outros ou retiram-se pois só vão para os programas para defender o SCP? Seria um deixar falar sozinho e um passar de desprezo a quem não nos respeita. Esta medida seria complementada pela proibição de muita imprensa de pisar as instalações do nosso Clube até que nos pedissem desculpa pela forma que nos tratam. 
  3. Processos judiciais a tudo que seja calunia, mentira, difamações e insinuações sobre a vida do SCP, dirigentes, jogadores e treinadores. O intuito seria colocar imensos processos em tribunal em cima desta gentalha que não tivessem meios de se mexerem e de pensarem duas vezes no que iam dizer para esses programas. Eles até poderiam não ser todos vencidos mas fariam barulho e pressionariam estes paineleiros. Praticamente também o que fez o rival em relação a BdC e a JJ. 
O que fica certo é que o SCP não soube e continua sem saber lidar com esta gente e com este problema. O que fizemos e continuamos a fazer é barulho e esse barulho começa a virar-se contra quem o faz! 
Os dirigentes do Clube só deveriam falar em ultima instância e para anunciar coisa novas e boas para o Clube. Bruno de Carvalho ou se torna mais reservado e aplica uma comunicação mais inteligente ou vai ser cada vez menos apreciado no seio dos sportinguistas.
A sua obra no Sporting é mais que evidente e muitos a apreciam mas ninguém passa entre os pingos da chuva e quem anda á chuva molha-se e....BdC pede cada vez mais ....chuva!!
Vamos pensar no que queremos senhores, parem para pensar e no que querem alcançar com tudo isto!
O SCP não precisa de guerra, precisa precisamente do contrário e de pacificar as suas gentes e nesta lista de Honra de BdC já surgem muitas personagens que dantes não eram seus apoiantes. Ora se surgem é porque vêem a obra erigida mas, assim é estar a dar passos atrás.
Mas BdC quer deitar tudo o que fez pelo Sporting a perder?
Srº presidente: Tudo o que é demais cansa e até os seus apoiantes se cansam(não se esqueça disso). Vamos cingir-nos no que é importante - o SCP e no que temos para fazer para sermos efectivamente maiores, melhores e mais fortes. Vamos continuar a incutir uma cultura de cada vez mais exigência no Clube mas temos que nos deixar de auto-destruir quando estamos no bom caminho.
O srº presidente fez tanta coisa boa no SCP neste mandato e queremos que continue a fazer mas nós já sabemos que somos comidos pelos árbitros e que existe uma campanha para denegrir o Sporting, seus dirigentes, treinador e jogadores. Não precisamos de mais um post a dizer que fomos roubados em 12 pontos e a dizer a todos os cantos do mundo que os problemas vão ser corrigidos.....


Para quê dizer que temos que saber ".....olhar para dentro e analisar o que fazemos de menos bem e melhorar. Temos de fazer sempre mais e melhor. Todos temos de seguir o nosso lema: Esforço, Dedicação, Devoção, para atingir a Glória. Nunca nos devemos esconder atrás dos outros para escamotear o que temos de melhorar.".... se isso já o sabemos??
Muito sinceramente, isso já cansa e é repetitivo e quer que lhe diga....cheira a um pouco de desnorte! Como nosso líder não se devia deixar levar pelo fogo e ter uma atitude mais madura!!
Nós já sabemos que defende o SCP 24 horas por dia mas está desgastar-se sem necessidade nenhuma e o que queremos é que a nossa equipa de futebol tenha sossego para fazer o seu trabalho!
Nós queremos é que o nosso treinador faça aquilo para o qual foi contratado-treinar e preparar a equipa para vencer!! 
Nós queremos é que o nosso Clube seja cada vez mais respeitado mas sabermos seguir o nosso caminho independentemente do que os outros dizem!!
Nós queremos é menos conversa, mais trabalho, mais empenho, mais concentração no SCP e mais vitórias!!
Nós somos Sporting e mesmo sem vencer continuámos/continuamos por cá a apoiar mas queremos que quem está no SCP, no campo, no banco ou nos gabinetes, dê tudo pela equipa e não sea o alvo das atenções!
Nós queremos continuar a ter orgulho no símbolo que trazemos ao peito mesmo sem a camisola do equipamento vestida mas para isso temos que nos concentra em nós e não naquele que anda pela Ásia a tentar arranjar uns trocos para pagar a grande divida que tem!! Esse que se fo.....!!
O srº presidente já fez a guerra que quis e isso nós entendemos que foi estratégico mas já chega pois tudo tem limites!!
Agora é continuar na senda do que já foi feito mas mudar de tom de voz.
Agora é tempo de aproveitar os mais de 40.000 que visitam Alvalade todas as semanas, os mais de 150.000 sócios do Clube e com o resto da nação sportinguista fazermos o que realmente temos que fazer: tornar o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL BEM MAIOR DO QUE JÁ O É. 
Sinceramente estou farto desta conversa dos croquetes e da propaganda encarnada! Basta, chega de tanta conversa que não interessa para nada e não nos ajuda!!
Por isso: os paineleiros encarnados que se vão foder para longe mas àqueles a quem chamam de croquetes também são sportinguistas. A esses simplesmente: se não gostam não comam mas PORRA, somos todos sportinguistas e aqui não podem existir , croquetes, brunistas, carneiros nem sportinguistas de 1ª ou de 2ª!
No Sporting somos todos Leões mesmo que nos tratem por gatinhos ou lagartos! No Sporting somos todos sportinguistas e não distinção entre ninguém e só assim teremos paz interna de que tanto necessitamos!!
Para todos:
Deixem-se de merdas porque o que interessa é o Sporting Clube de Portugal e meus amigos: quem for eleito como presidente será o presidente de todos os sportinguistas e não só de uns!! Se for Pedro Madeira Rodrigues que o seja e se isso acontecer é porque os eleitores assim o quiseram e é a ele que temos que dar o nosso apoio.
Seja quem for o presidente do SCP merece mais respeito, todo o respeito e mais do que todos os outros...rivais, adversários, etc.
Por isso Shame on YOU (para todos) com esta merda de conversa de carneiros, brunistas e croquetes!
Eu sempre disse uma coisa e continuo a dizê-lo: se não sabemos fazer algo ao menos que saibamos copiar por quem saiba. Pois bem....nestes casos, olhem para os outros!! 
Tudo começa por nós!!

Quanto aos nossos problemas para além do autofagismo ou auto-destruição e da nossa forma de comunicar merecem toda a nossa atenção mas não estará tudo mal com certeza.
Temos problemas para resolver como os também têm os outros mas temos que nos expor cada vez...menos!
Não vale a pena dispararmos em todas direcções com se assim conseguimos resolver qualquer coisa. Temos sim que saber o que está mal e saber corrigir e mais uma vez digo: não inventem, saibam analisar os métodos vencedores e se for o caso apliquem-nos no SCP!
Não será vergonha para ninguém implementarmos uma estrutura no futebol idêntica a outros clubes como não é certamente outros copiarem o nosso modelo de formação. O que interessa é escolhermos um modelo que assente e funcione bem no nosso Clube e apresentar resultados.
Exigimos é que de uma vez por todas se chegue a uma conclusão, que ela seja a certa e baseada em casos vencedores e que deixem-na estar por muitos e bons anos. Andamos nisto há anos e não há meio de resolvermos o problema da estrutura, da comunicação, da formação, se temos director para o futebol ou não, o Scouting, enfim....tem que haver aqui uma certeza do que queremos e seguir esse rumo!
Na estrutura do Clube é o mesmo: uns querem director desportivo, outros seguem o modelo presidencial, outros preferem um manager, outros outro tipo de scouting, enfim.....o que digo é que isto tem que ter um fim!! Independentemente do treinador que chegue ao SCP o nosso modelo é aquele é é nesse que o treinador tem que trabalhar. Não quer? também não assina pelo SCP!
E isto é como a nossa formação: para treinar o SCP tem que apostar na formação! Se não quiser e ter mais poderes no plantel, nas aquisições e apostar em jogadores mais velhos não fica no SCP ou nem chega a entrar!!
O Sporting precisa de clarificar tudo isto e de acertar de uma vez por todas o seu modelo para durar muitos anos mas sobretudo para sair deste deserto de títulos e de auto-destruição entre os sportinguistas!
Para mim os que estão no SCP tem muita capacidade para continuarem pois a obra erigida falar por si mas é preciso mais!  Muito mais! É preciso mais maturidade , mais sossego e muito mais concentração no que que temos que fazer!
Ninguém é perfeito mas temos erros de palmatória e não os podemos cometer ano após ano pois isso carrega em cima de nós próprios. É obrigatório mais qualidade da nossa parte e menos conversa e de não atira a culpa para cima dos outros. Já conhecemos os podres mas não nos serve de nada post´s no facebook a denuncia~-los a torto e a direito!
Provavelmente é tempo de BdC delegar algumas tarefas que o sobrecarregam e para as quais se revela ainda imaturo. Por exemplo de comunicar pelo facebook ou de estar no balneário! Pode lá ir mas não é com certeza de forma que possa ser mal interpretada que fará bem á equipa. Sobre este tema hoje li palavras sábias de Ricardo Andorinho que também falou sobre o estado do nosso desporto. Muito bom!! (link)
Ora, que queira ser presidente adepto e que esteja no banco que o seja pois não vejo problema nenhum mas deixar-se de se expor tanto seja nas voltas ao campo, no balneário e nos túneis seria mais prudente da sua parte. Já agora, dar entrevistas atrás de entrevistas que não se percebe para quê e ainda para mais ao CM não se percebe pois estes deviam era estar impedidos de entrar em Alvalade.
BdC expõe-se muito e não há necessidade disso e se tivermos que passar a falar só por intermédio de fontes não oficiais que seja pois isso já não desgasta a imagem..... que é o que acontece com o rival!!
Mas não é só ele!!
Como diz Andorinho: o palco é para os jogadores e equipa e não treinador e presidente!
Para BdC pode ainda não ser tarde demais mas já de JJ não  acredito que mude. Deixar de falar de si e alimentar aquele ego enorme seria uma prioridade pois o foco deve estar nos jogadores/equipa. Só assim eles se podem sentir verdadeiramente idolatrados e como os verdadeiros intervenientes no jogo.
Para tudo há um equilíbrio e temos que forçosamente encontrar o nosso.
Sei é que esse não passa nem nunca passará por concentrarmos muita atenção nos outros. Se já temos qualidade então vamos melhorar no que ainda não somos tão bons mas sempre querendo fazer mais e melhor, jogo a jogo, dia após dia.
Há ainda muito para fazer.
Conseguimos chegar ao nível dos rivais mas o mais difícil é sabermos encontrar um equilíbrio para lá ficarmos e só assim seremos capazes de vencer mas sempre no permanente combate ao fogo e ainda por cima alimentando essas chamas que nos ameaçam queimar vai ser difícil ou mesmo impossível por muito que o desejarmos.
Não será preciso dizer mais nada, pois não?

Siga AmorSporting nas redes sociais clicando na imagem seguinte. Obrigado.

24 comentários :

  1. Rui,

    subscrevo muito, muito do que diz. Há muito que defendo as soluções que refere (mesmo aquelas com que não concorda), há muito que defendo a completa interdição das instalações do Sporting aos orgãos de Com. Social que nos atacam (Record, CM/CMTV, TVI, SIC, A Bola, etc).

    Espero que o Rui tenha a tolerância e a coragem de publicar este post que escrevo aqui. Vai perceber porquê.

    Há muito que refiro em blogues supostamente afectos ao Sporting aquilo que o Rui descreve e refere. E fui atacado ou silenciado por alguns responsáveis desses blogues.

    Há 3 tipos de anti-sportinguismo, que coloco em "Grupos":
    1 - o anti-sportinguismo primário, que é oriundo dos adeptos do clube da Luz
    2 - o anti-sportinguismo por facciosismo, originado por todos aqueles que, por diversas razões, não toleram o Bruno de Carvalho e estão mais próximos de certos Presidentes do Sporting do seculo XXI
    3 - o anti-sportinguismo comprado, que tem a sua origem entre indivíduos que se dizem do Sporting (apesar de muitas fontes/pessoas afirmarem o contrário, estes indivíduos referem um historial de apoio ao Sporting, e apresentam "amigos" e "familiares" que atestam esse pretenso Sportinguismo).

    Do Grupo 1 nada vale a pena referir. Recordemos as multiplas tarjas a regozijarem-se da morte de sportinguistas.

    No Grupo 2 conheço diversas pessoas. São Sportinguistas, mas antipatizam com o BdC. Uma coisa, diria eu, é criticar de forma isenta BdC e a actual direcção (há alguns motivos sérios para tal), outra coisa é permanentemente buscarem o mais pequeno percalço para colocar mais uma mancha na actual direcção e em BdC. O responsável do blogue Leoninamente inscreve-se neste grupo, infelizmente. Pode ser que um dia as pessoas deste "Grupo" acordem para os danos que ajudam a causar ao Sporting como um todo.

    No Grupo 3 inscrevem-se certos jornalistas (do Record e do Jogo), que dizem à boca pequena que são sportinguistas mas tudo o que fazem é "bater no ceguinho" e ajudar a estratégia de comunicação do clube dos lampiões. Adicionalmente, alguns autores de blogues seguem uma estratégia de abate de qualquer reacção do Sporting às mentiras e provocações da máquina lampiã. Exemplo disso será Pedro Correia, do És a Nossa Fé. Há, na direcção do Sporting, a consciência de que certos blogues e seus autores estão ao serviço da máquina lampiã; infelizmente, a estratégia da direcção actual do Sporting não está afinada e não há concertação entre os seus membros, e como tal estes blogues e os seus autores continuarão impunemente a sua acção de sabotagem da mensagem e estratégia do Sporting.

    Perguntar-me-ão como sei isto, referirei que (infelizmente) conheço pessoas da esfera do Pedro Guerra e do H. Gil que referem como os indivíduos do Grupo 3 "dão jeito" e favorecem imensamente a estratégia do SLB. Este favorecimento à estratégia da máquina lampiã não é linear, pois envolve a lealdade a certos grupos de comunicação social (principalmente, o Grupo Cofina), mas o resultado objectivo é claro.

    Há que, como dizem os ingleses, colocar os pontos nos i´s e cruzar os t´s, há que, em bom português, "chamar os bois pelos nomes". O Sporting precisa de inteligência, sangue frio, e também de muita coragem. Quem não serve os interesses do Sporting deve ser descartado ou pelo menos denunciado e exposto - mesmo que apresentem páginas de historias pessoas sobre o seu "apoio" e "amor" ao Sporting.

    Como disse acima, Rui, espero que tenha a coragem de publicar este comentário. Quem sou não é importante; o que importa é o Sporting, e o Sporting tem muitos inimigos - internos e externos.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  2. Bem...publiquei pq diz muita coisa que considero importante mas ha coisas que me doem ouvir sem saber se são verdade ou não. Cada um diz o que quer e o Chronus diz coisas que são dificeis de provar e de acreditar até pela linha editorial desses blogues. De qualquer forma penso que fala verdade qd fala da campanha orquestrada contra o Scp. Sl

    ResponderEliminar
  3. E fico-lhe grato por o ter feito, Rui.

    Se queremos defender os interesses e o nome do Sporting não há necessidade de criar ou inventar histórias (ou factos), creio.

    Relativamente às "pessoas da esfera de P. Guerra e H. Gil"...Eu sei que o que referi não constitui prova; se eu pudesse ir mais longe, fá-lo-ia.

    Peço apenas ao Rui e aos sportinguistas que o seguem (e aos que seguem o Artista e o Mister) que mantenham os olhos bem abertos. Com paciência e muita atenção verão que aquilo que referi é inegável...e que a Direcção presidida por BdC o sabe.

    Peço que não se deixem levar pelas supostas "vitórias" (como a pretensa saída de Rui Gomes da Silva da máquina de propaganda e dos sinais que essa saída enviava).

    Peço que não se deixem ir na "cantiga" do inacreditável "deviamos calar-nos, trabalhar-trabalhar-trabalhar, parar de fazer acusações ao SLB e parar de apontar o dedo aos arbitros".

    Só isso.


    ResponderEliminar
  4. Pois mas andar sempre a disparar para todos os lados não nos vai levar a lado nenhum!! Penso que já expusemos os podres todos cá para fora e se não o fizemos então que o façamos de outra forma pois esta é uma luta contra muitos interesses.
    Interessará andar sempre a falar dos outros qd temos problemas dentro de nós?
    Interessará andar preocupado com o que os outros fazem? E nós vencemos o quê com isso?
    Temos é que ter uma boa equipa com bons jogadores e dar conta deles e deixarmo-nos destes ataques ...pelo menos oficialmente.

    ResponderEliminar
  5. Sim, estou de acordo.

    Dar tiros por dar, é mau. Estar em constante tirocínio é como uma pessoa que passa a vida a gritar, ao fim de algum tempo ninguém a ouve. Até no sofrimento e na injustiça temos de ser inteligentes...e pacientes.

    Discordo quando diz que já expusemos os podres todos cá para fora. Há muito, MUITO que dizer sobre Dias da Cunha ou Godinho - se tudo fosse dito, se tudo fosse exposto DE FACTO, o Sporting desembaraçar-se-ia de muito lastro.

    E o mesmo se aplica às ligações perigosas à Banca e ao SLB. Há duas mãos cheias de dirigentes do Sporting que sabem dos planos para "demolir o Sporting até nada restar". Neste aspecto, pouco ou nada foi revelado.

    "Interessará andar sempre a falar dos outros qd temos problemas dentro de nós?" - Rui Cerdeira Fernandes

    Não. Sempre, não. Mas quando atacam o Sporting por dívidas, há que explicar as dívidas, o que está a Direcção a fazer a esse respeito, e atacar a diferença de tratamento entre as dividas do Sporting e as dívidas do slb. Quando atacam as cedências de terrenos ao Sporting há que explicar que as cedências de terrenos ao slb e ao FCP excedem em muito as nossas. Quando atacam o Sporting pelo passivo que tem, há que perguntar por que não atacam o passivo do FCP e do slb.

    Nunca estarei de acordo com atacar os problemas dos outros por gozo (que é o que os benfiquistas fazem), nunca estarei de acordo com atacar os problemas dos outros como estratégia para desviar a atenção dos nossos problemas (que é o que fazem os benfiquistas). Mas dar a outra face a esta gente (slb e a sua maquina de propaganda) é a pior estratégia - tenhamos nós os nossos próprios problemas ou não.

    "Temos é que ter uma boa equipa com bons jogadores e dar conta deles e deixarmo-nos destes ataques ...pelo menos oficialmente. " - Rui Cerdeira Fernandes

    Já o disse a outros bloguistas Sportinguistas, enquanto a máquina/polvo benfiquista estiver de pé, enquanto a Justiça (ordinária e desportiva) não agir contra a corrupção e os interesses no futebol português, o Sporting Clube de Portugal não voltará a ganhar qualquer Liga. Qualquer "boa equipa com bons jogadores" será transformada num desastre de contratações e de gestão desportiva entre Janeiro e Março (seja qual fôr o ano).

    Uma coisa me parece óbvio também a mim:

    oficialmente (isto é, BdC e a sua Direcção) devemos mandar uma farpa por mês.

    Ninguém, na Com. Social, e nos tais blogues assistentes da maquina lampiã, deverá ouvir mais uma palavra que seja além da farpa mensal. BdC e a Direcção devem deixar o trabalho mais duro aos pouquíssimos comentadores leais ao Sporting e aos verdadeiros blogues Sportinguistas.

    É uma tarefa hercúlea, uma luta desigual, mas já se provou que dizendo a verdade a alto e bom som TODOS OS DIAS, ou TODAS AS SEMANAS, não produziu resultado.

    Estamos como os "freedom fighters" dos EUA, dos anti-franquistas, ou da Resistencia Francesa: temos menos meios, há delatores por todo o lado, a Justiça verdadeira não existe, logo temos de ser mais espertos, mais inteligentes, mais pacientes e resistentes que o inimigo.

    ResponderEliminar
  6. Se me permite, Rui, chamo a atenção (provavelmente não preciso de o fazer, mas aqui fica) para um comentário soberbo feito por Pedro Boucherie Mendes (És a Nossa Fé), inteligentemente entitulado "O desamparo aprendido".

    Entre o que o Rui disse hoje ("Fogo no Sporting") e o que Pedro Boucherie Mendes disse no "Desamparo Aprendido", muito, mas muito fica dito. E bem dito.

    ResponderEliminar
  7. Ora lá está. Temos que mudar de forma de atacar.
    Não dar a outra face mas fingir que damos. Atacar mas fingir que não atacamos.
    dizer mas fingir que não dizemos enfim....a imagem de BdC está a começar a ficar gasta demais e as eleições estão aí á porta.
    Começa a ser demais e muitos sportinguistas começam a estar fartos de tanto barulho.
    Claro que é uma luta desigual e nós somos como a resistência francesa mas também é verdade que
    a resistência sabendo que a luta era desigual não atacou á toa e deitou tudo a perder de um momento para o outro.
    A coisa foi bem pensada e executada mas responder a torto e a direito e através do facebook é o que não devemos fazer.
    Há formas de luta que não devemos falar nestes espaços mas que seriam o melhor para o SCP.
    Continuar assim é que não!!

    ResponderEliminar
  8. Concordo com o espírito da mas não com a forma e conteúdo do seu post. Costumo lê-lo com alguma regularidade e, parece-me, tem havido alguma deriva na linha do que vem escrevendo. Alguém tem que disparar para os lados de onde são provenientes os tiros que nos pretendem atingir. Concordo consigo que não deverá ser o presidente a fazê-lo. Neste aspecto, penso que das épocas anteriores para esta houve uma melhoria substancial. Mas alguém tem que o fazer. Quem não se sente não é filho de boa gente. Há que denunciar e, melhor do que responder, passar ao ataque, que é sempre a melhor defesa.
    Mas alguem tem que o fazer. Sempre.
    SPORTING SEMPRE
    Saudações Leoninas
    PS
    A este propósito permita-me que transcreva:
    A lucidez pela voz da experiência! Foi um grande jogador, conquistou inúmeros títulos nacionais e esteve na conquista da taça das taças, se existem opiniões avalizadas... esta é uma delas!

    Subscrevemos na totalidade algo que não se devia esquecer... o jogar mal ou de forma insuficiente não justifica tudo aquilo que nos têm feito ao nível de arbitragens....

    Nega-lo e dizer que serve apenas para justificar o insucesso desportivo é tão válido como dizer o contrário!

    Por Manuel Pedro Gomes:

    O Sporting atrás do "prejuízo" é o que se ouve e lê! Bem podemos e devemos ir atrás do prejuízo, porque de facto fomos profundamente prejudicados com arbitragens que erraram, não se sabe porque erraram?

    Mas é evidente! Perdemos 11 pontos, mais os 3 que o Benfica amealhou no jogo da luz. Estaríamos nesta altura com 4 pontos de avanço sobre o segundo classificado!

    As novas tecnologias fazem falta para esclarecer e proteger os erros dos e os próprios árbitros!

    Lances irregulares que decidem resultados e classificações, não podem passar impunes de virem a ser retificados.

    As pessoas ainda não perceberam que o Futebol envolve milhões? A classificação que garante a entrada na Liga dos Campeões representa uma significante percentagem entre o deve e o haver!

    Continuamos numa era de enorme tecnologia a decidir coisas por vezes "invisíveis" ao olhar humano que na maioria dos casos não representam o que foi ajuizado!

    Claro que isto não iliba as menores exibições da nossa equipa, mas que estas são em parte consequências para que isso aconteçam. Isso ninguém tem dúvidas!

    Esta tema não tem nada a ver com lamúrias, com queixas, nem como vítimas, são reivindicações e reclamações que se exige aos responsáveis do Futebol!

    Não podemos continuar a ser coniventes e assobiar para o ar, quando a solução está aí à disposição!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado Leão 17.
    De facto o barulho é muito e isso faz com que eu não concorde com muito do que BdC faz e de JJ já nem falo. Por muito que os outros nos ataquem há coisas que devemos mudar, isto é, coisas que BdC tem que mudar ou aprender!
    Claro que tudo é empolado e ele é visto como o maior dos bandidos de Portugal mas temos que ser inteligentes.Ainda agora recebi um comentário igual ás palavras do merdas do anjo Gabriel o que confirma que a máquina de propaganda até por aqui anda a ler os nossos post´s.
    O que digo e isso parece que começa a ficar claro é que temos que atacar mas de outra forma. Com barulho e de qq forma é que não.
    Também não concordo com assobiar para o lado mas não podemos dar trunfos ao inimigo e claro disparar em todas as direcções pois isso demonstra desnorte.
    Sei bem ver o quanto prejudicados temos sido mas temos que mudar a nossa forma de contra-atacar ou de atacar.
    Quanto aos meios tecnológicos sempre fui da opinião que se não estão instalados é pq isso convém a quem mais é beneficiado. Neste caso e em Portugal já se sabe! Até nem uma palavra dizem sobre o assunto.
    O problema amigo é que os outros atacam mas não são eles a atacar....dizem mas não são eles a dizer..... os cães de fila fazem tudo e ainda hoje um amigo meu benfiquista me dizia que não podíamos ligar estes ataques há direcção do rival pois eram comentadores isolados.....nós sabemos que não mas ou das duas três: ou mudamos os comentadores do SCP para que os novos façam o mm que eles fazem todas as semanas ou então porque não ficarem a falar sozinhos ... pois sem respostas estarão como que ignorados. Não sei é se alguns comentadores sportinguistas tinham coragem de sair dos media....
    Quanto ao andar á deriva no que tenho escrito não concordo. Não posso é concordar com algumas coisas que são ditas e feitas de dentro para fora do SCP!!

    ResponderEliminar
  10. Chronus:
    Já li esse texto. É de facto um tema muito interessante e já tinha pensado nessa questão do PSI. Teria sido importante termos essa área no Sporting e que não deixasse por ex jogadores como o Bryan baixar os seus índices de confiança.
    No entanto deixe-me perguntar o seguinte: Não será de dentro para fora que se deve preparar os seus para contrariar esse ciclo de Desamparo Aprendido?
    Se for não me parece que tudo o que seja demais ajude nisso!!

    ResponderEliminar
  11. "Não será de dentro para fora que se deve preparar os seus para contrariar esse ciclo de Desamparo Aprendido?
    Se for não me parece que tudo o que seja demais ajude nisso!! " - Rui Cerdeira Fernandes

    Os New England Patriots (NEP), por exemplo, têm psicólogos (nos EUA estes também têm formação nas chamadas áreas biológicas/medicas) para a equipa e até por sectores. E jogadores da importância de Tom Brady (o maior quarterback da historia) têm uma equipa que o segue e o apoia a diversos niveis.

    Não podemos esperar que um clube em recuperação financeira complicada como o Sporting possa suportar os custos de um departamento de apoio psicologico tão vasto quando o dos NEP, mas algo mais do que está a ser feito...devia ser feito.

    Se é de dentro para fora? Precisamente, de dentro para fora. Da mesma forma que o FCP de meados dos anos 80 fez com a sua equipa sénior, protegendo-a, preparando-a, injectando-lhe confiança e um senso de "nós contra o mundo" que constitui uma constante provisão de força que pode durar quase uma década.

    E esse apoio deve ter duas vertentes: a puramente desportiva (saber lidar com lesões, ultrapassar períodos de "seca", lidar com a não-titularidade, lidar com decisões aberrantes da equipa de arbitragem) e a puramente extra-desportiva (os ataques na imprensa, as provocações, as notícias que este ou aquele jogador - ou meia equipa - está para ser vendida ou comprada por este ou aquele clube estrangeiro).

    O ponto mais importante que Pedro Boucherie Mendes marca com aquele texto é precisamente o GRANDE OBJECTIVO do slb e da maquina de propaganda que os seus dirigentes e certos Grupos da Com. Social idealizaram:

    depois de se elevar o estatuto de uma equipa e dos seus jogadores ao TOP (tal como aconteceu entre Agosto e Outubro de 2016), os erros arbitrais e as pressões extra-futebol (caso do lamentável Jorge Batista procurando - e conseguindo - uma punição da UEFA contra JJ) vão derrubar a equipa até que os adeptos cheguem ao ponto de questionar jogadores e a qualidade do treinador.

    Depois, é uma questão de típica Profecia Auto-realizada, em que a descrença dos jogadores perante as inevitáveis adversidades conseguirá um derrube completo. E certos comentadores televisivos e bloguistas (cujo Sportinguismo é reconhecidamente duvidoso) ajudam à Missa descredibilizando as críticas justas à arbitragem e levando os dedos e armas a apontar APENAS para dentro (autofagismo induzido).

    ResponderEliminar
  12. Antes que me esqueça, a minha total concordância com o que disse o Leão 17:

    "Alguém tem que disparar para os lados de onde são provenientes os tiros que nos pretendem atingir. CONCORDO CONSIGO QUE NÃO DEVERÁ SER O PRESIDENTE A FAZÊ-LO. Neste aspecto, penso que das épocas anteriores para esta houve uma melhoria substancial. Mas alguém tem que o fazer. Quem não se sente não é filho de boa gente. Há que denunciar e, melhor do que responder, passar ao ataque, que é sempre a melhor defesa.
    Mas alguem tem que o fazer. Sempre." [As maiúsculas são minhas.]

    Acrescentarei apenas aquilo que eu disse antes, e que o Rui também diz, que os tiros raramente devem vir de BdC (1 vez por mês é suficiente) ou de membros da Direcção. Que venham de bloguistas Sportinguistas (os verdadeiros), que venham até de antigos membros do Conselho Leonino e que venham de "velhas" glórias do desporto Sportinguista.

    ResponderEliminar
  13. Quanto aos ataques penso que então estamos esclarecidos. Tem que deixar de ser o presidente a lançá-los e ser de outra forma mas nunca deixar de atacar.
    Quanto ao texto de Pedro Boucherie Mendes penso tal como você e lembro-me de que Scolari também tinha uma psicóloga que ia sempre com ele para qq clube. Nós temos que fazer o mesmo pois essa área é muito importante ainda para mais em Portugal.
    Não um dep. como os New England Patriots mas o que se puder ter e hoje podemos ter mais qq coisa.
    Concordo com quase tudo desse texto e sabemos que o rival e J Mendes utilizam a mesma imprensa vendida também para valorizar um jogador e vendê-lo pelo preço que não valem e isso ainda agora se vê. Meu Deus como é este GG vale 30M? Então o Gélson tem que valer 80M ....E outros como o cancelo que estão uma época inteira a dizer que vai para este ou aquele....
    Então que seja um dos problemas que o SCP resolva mas definitivamente pois contratar o que veio com JJ e depois mandá-lo embora das duas três: ou ele era bufo; faltou dinheiro para ficar com ele ou decidiu-se acabar com o psic.!!

    ResponderEliminar
  14. BRAVO RUI.. BOM POST.

    Mas enquanto as eleições não passarem não penses em muitas melhorias... se alguma.

    O ATAQUE CERRADO ao actual Presidente (e direcção) é o principal foco de desestabilização e a principal forma que conseguiram pegar fogo ao Sporting... mais agora que é certo, não há BdC, não há Jasus.

    Para mim é quase certo que o BdC vai ganhar... era duma injustiça atroz, e um erro enorme dos sócios... mas muitos jogadores (o que interessa aqui) que estão envenenados pela JORNALIXEIRADA com campanha em overdrive anti-BdC, podem ter muitas dúvidas... e isso ESTÁ E VAI pesar grandemente no rendimento.

    ResponderEliminar
  15. "Alguém tem que disparar para os lados de onde são provenientes os tiros que nos pretendem atingir. CONCORDO CONSIGO QUE NÃO DEVERÁ SER O PRESIDENTE A FAZÊ-LO".
    Isto seria ou fogo de cobertura ou se quiserem de diversão.
    Teria que haver cumulativa e obrigatoriamente alguns "snipers" para com oportunidade e eficácia irem derrubando aquilo que vulgarmente se apelidam de alvos remuneradores.
    E, mais uma vez com o PRESIDENTE RESGUARDADO. A este caber-lhe-á a definição de linhas orientadoras, a aprovação da estratégia e a supervisão da sua execução.
    Ao PRESIDENTE cabe a defesa de GRANDES CAUSAS.
    SPORTING SEMPRE
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  16. "Quanto ao andar á deriva no que tenho escrito não concordo"
    Meu caro amigo Rui Cerdeira Fernandes, também concordo consigo pois também eu penso que não tem andado á deriva naquilo que tem escrito. Quando referi que "tem havido alguma deriva na linha do que vem escrevendo" não terei sido suficientemente claro no que escrevi. De qualquer modo, para mim, "UMA DERIVA NA LINHA..." não é o mesmo que "ANDAR À DERIVA".
    Deriva - Desvio de uma linha de pensamento por efeito de uma corrente de opinião.
    Andar à deriva - Sem rumo, sem energia ou sem vontade, ao sabor do vento.
    SPORTING SEMPRE
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  17. Muito bom Leão 17:
    Teria que haver cumulativa e obrigatoriamente alguns "snipers" para com oportunidade e eficácia irem derrubando aquilo que vulgarmente se apelidam de alvos remuneradores.
    E, mais uma vez com o PRESIDENTE RESGUARDADO. A este caber-lhe-á a definição de linhas orientadoras, a aprovação da estratégia e a supervisão da sua execução.
    Ao PRESIDENTE cabe a defesa de GRANDES CAUSAS.

    Eu não diria melhor!
    SL

    ResponderEliminar
  18. Rui,

    falei há pouco (horas) com uma das tais "fontes" (um benfiquista conhecido) sobre a venda do GG. Face às (risíveis) importâncias anunciadas pela máquina de propaganda lampiã, 30 até é pouco.

    Perguntei-lhe o que achava dessa "venda" até porque é uma venda a acontecer em Janeiro...Disse-me este benfiquista "O benfica está a precisar de dinheiro"...

    Perguntei "assim tanto?".

    "Ah, pois...Tem de ser."

    E, claro, seguiu-se uma lengalenga típica de o slb ter muitas "joias" e que "os outros estão bem pior do que o benfica"...

    Enfim. Este é um benfiquista ferrenho, alguém com passado no futebol, alguém do circulo de LFV, PG e...Shéu. E alguém que tem um ÓDIO ao BdC...

    ResponderEliminar
  19. A melhor ideia não é backout, tanto mais que não é preciso, pois existe o Jornal do Sporting que poderia ser lançado 1 vez por semana para o grande público, existe a SportingTV e em breve irá existir a Rádio Sporting.

    Os restantes órgãos, identificados hostis, seriam banidos internamente, cada um pode ler o que quiser é óbvio, mas jornais desses e organizações dessas só na sala de imprensa, e pedir e sensibilizar jogadores e funcionários para não dar entrevistas durante uma epoca e em caso algum trazer, mostrar divulgar qualquer pasquim de merda e ou programa de televisão ainda mais nauseabundo

    Em caso de infracções aplica-se multas que pelo menos doa um bocadinho.

    Quanto ao resto não estou a ver como não dar resposta... A ESCUMALHA VAI *SEMPRE* TENTAR ARRANJAR PESSOAS DO CLUBE PARA ATACAR O PRÓPRIO CLUBE... era falar com as claques, mais não digo... eles até inventam blogues e outros sites do Sporting que nada têm realmente a ver com o Sporting... O Camarote do City Lion parece um deles... e eles arranjam peões de brega para postar em sites genuinos do Sporting para ataques, campanhas e tentar lançar discórdia.

    Simplesmente NÃO RESPONDER NÃO É OPÇÃO... pode-se e deve-se fazer uma boa filtragem, e marcar-se quem é infiltrado (tu Rui até não tens problemas desses)... mas a resposta a provocações sérias deve ter troco imediato, se todos fizerem isto, está criado o tal "exército" que o BdC falava, e vai servir qualquer Presidente (não só ele, criada a cultura pode durar séculos).

    ResponderEliminar
  20. Mas eu não tenho duvidas de que esse existem. Aliás esse existem e são muitos.
    Também não tenho duvidas de que GG não vale nem metade desse dinheiro todo mas mais cedo ou mais tarde verão que são comidos pelo JM e pelo SLB pois o outro tb não vale aquele dinheiro todo.
    Enfim...o que já sabemos!
    Quanto ao SLB dever tanto dinheiro e de o precisar isso já todos vimos só que, a imprensa vendida não o diz!!
    Mas algum presidente faz viagens para oferecer jogadores? Ai se fosse o BdC!!!!

    ResponderEliminar
  21. O que o Mário diz é muito bom e certo. Não tudo mas quase.....mas ainda bem que há pessoas que têm a noção do que se passa na blogosfera.
    Continuo a concordar um blackout até pedirem desculpas ao SCP. E temos TV e jornal para passar a nossa mensagem.
    Esse blogue que fala é mesmo do pior que existe.....e ainda se dizem sportinguistas!! Que ódio!
    SL

    ResponderEliminar
  22. A qualidade da comunicação é crucial para passar uma estratégia uma ideia um modelo,etc. Os nossos adversários criaram um modelo comunicacional que apesar de se basear em muitas falsidades está a funcionar bem para eles. Responder da mesma maneira penso não ser o melhor para nós porque felizmente não estou a ver os atuais comentadores afetos ao nosso clube baixarem-se a esse nível. A vida ensinou-nos que as soluções mais simples são sempre as mais eficazes. Temos de responder aos nossos adversários atacando os seus pontos fracos e não os fortes. No caso concreto do Benfica qual é o seu ponto fraco. Penso ser a sua elevada dívida conforme noticiado até por entidades internacionais. Ora aqui está um tema em que podíamos criar uma estratégia de comunicação integrada e unificada em que para além de estarmos a dizer a verdade podemos sempre justificar que muitos dos seus argumentos que utilizam na comunicação social são apenas resultantes da sua muito preocupante situação financeira e como também nunca acreditaram que o nosso clube recuperasse desportiva e financeira tão rapidamente daí valer tudo nos seus ataques ao nosso clube. Tenham sempre presente que só se ataca alguém quando esse alguém é uma ameaça. Se os indicadores do nosso clube fossem negativos eles diriam de nós o que diziam até à pouco tempo, que éramos um grande clube de gente educada. etc.para reagirem a nós como reagem a sua situação financeira deve mesmo dramática.

    ResponderEliminar
  23. Mt bom comentário. E bate certo pois andar por aí a oferecer jogadores e em parceria com o jm deve mm significar que estão com a corda na garganta. Alias o financeiro do rival nao disse que não precisavam de vender em janeiro?
    Mas isso quase que seria responder da mm forma mas como eles fazem....se desse resultado

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: