quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Fim de JJ no SCP? A politica de contratações errada.


O pior aconteceu e para mim já chega!
O SCP está fora de mais uma competição, desta vez da Taça de Portugal ao perder em Chaves por, 1-0. Injusto? Não, o Desportivo fez o seu papel e deu tudo o que tinha e...marcou 1 golo. O Sporting fez uma 1ª parte miserável , foi melhor na 2ª parte mas no fim deixou-se enganar numa bola parada.
Foi um castigo demasiado? Não, foi na proporção do que esta equipa joga, no que deixa jogar, na falta de confiança que tem, nas demasiadas mudanças que JJ faz na sua equipa e no que não consegue fazer. Esta derrota é só mais um sinal de que esta politica de contratações está errada, de que a arrogância e teimosia do nosso treinador tem que mudar e de que têm que existir mudanças pois este investimento não se coaduna com os resultados alcançados.
A equipa lutou mas encontra-se num ponto em que todos nos podem vencer e tudo nos acontece. 
Parabéns ao Chaves que demonstrou ser uma grande equipa e sem necessidade de mudar a sua equipa mesmo depois de terem jogado há 3 dias....os mesmos que nós!
Para mim chega de Jorge Jesus! FIM!
Se dúvidas tinha...ficaram dissipadas com mais um mau jogo do Sporting!
Para mim já chega de Jorge Jesus pois é mau demais o que esta equipa produz e não produz! 
Para mim chega o que JJ põe, tira, volta a colocar e tira de novo. 
Para mim chega de mais uma invenção aqui e invenção acolá.
Não há equipa e jogadores que aguentem tanta instabilidade e mudança. Os resultados estão á vista!!!
Jorge Jesus já não engana ninguém.
Voltou a mudar quase a equipa toda de um jogo para o outro: Beto como de costume entrou como titular na vez de Rui Patrício, Jefferson voltou á lateral esquerda e na vez de Bruno César, Paulo Oliveira entrou na vez do expulso Rúben Semedo, Bryan substituiu Campbell na esquerda e na frente, André entrou na vez do não convocado Alan Ruiz. Portanto, foram 5 mudanças!!
Equipa do SCP: Beto, Esgaio, Coates, Paulo Oliveira, Jefferson, William, Adrien, Gelson, Bryan Ruiz, André e Bas Dost.
Mas este jogo resume-se a uma palavra: eficácia!!
O Chaves foi mais eficaz do que o Sporting pois marcou o único golo que lhe garante a passagem ás meias finais da Taça de Portugal.
A equipa flaviense lutou e lutou até não ter mais forças e expliquem isto a JJ: o treinador do Chaves não precisou de mudar os jogadores que jogaram há 3 dias frente ao Sporting!! Quantas vezes, JJ, esta época fez isso e demo-nos mal?
Pois bem....para mim chega, também de tanta teimosia em relação ás sua ideias de jogo e consequentemente o ciclo de JJ no SCP chegou ao fim!
Esta equipa é uma sombra da do ano passado e esta época ainda não foi capaz de realizar uma grande exibição, de realizar uma goleada, de ter a mesma equipa em dois jogos consecutivos, enfim...de mostrar que é uma equipa equilibrada. Como diz JJ: bola, zero!!
E porquê?
A resposta é simples - politica de contratações errada, má abordagem em alguns jogos e má gestão do plantel por parte de JJ,  falta de qualidade de muitos jogadores e também alguma falta de atitude de alguns jogadores.
Responsáveis? Bruno de Carvalho como presidente e por ter dado mais poderes a Jorge Jesus e o treinador do Sporting, o máximo responsável pela equipa de futebol do Clube que não correspondeu ao investimento proporcionado pelo Clube!
Consequências: chega deste ciclo que já cansa todos os sportinguistas e esta equipa. Estes jogadores merecem um técnico que tenha aposta assente na nossa formação e de tenha ideias de jogo diferentes de Jorge Jesus.
Chega de jogar para os lados;
Chega de cantos inventados que não dão em nada;
Chega de todos para dentro da área e nem um jogador fica para realizar uma transição rápida e segurar os defesas contrários;
Chega de lentidão de processos e de tanta falta de confiança;
Chega de tanta mudança de jogo para jogo;
Chega de tanta gabarolice(ainda ontem respondeu a um adepto benfiquista que o confrontou e o ano passado meteu-se com a única pessoa que não tinha nada a ver com aquela guerra-Rui Vitória);
Chega de expulsões e de deixar a equipa sem treinador no banco;
Chega de invenções, também, nos livres;
Chega de calinadas, de teimosia em relação de ideias de jogo, do seu ego, enfim....de tanta convulsão em redor da equipa;
Chega de contratações da treta e de adaptações e de não apostar na formação;
Como é possível uma equipa com o investimento efectuado pelo Sporting ter esta falta gritante de confiança? Quem é o responsável pelo estado desta equipa?
Para mim chega de tudo o que é JJ! Basta!!
Agora é tempo de lamber feridas e apontar á próxima época! Esta época está feita e arrumada.... em Janeiro!!

Poderes de JJ reforçados. Sporting pior.
Desde que Bruno de Carvalho lhe renovou o contracto e deu mais poderes que tudo foi pior: a equipa foi jogando cada vez pior e os jogadores contratados deixam muito a desejar.
Aliás, desde o Verão e jogos de pré-época que os avisos são claros mas a Nação sportinguista, com as expectativas bem altas, não quis ´ver` o óbvio. 
O SCP, que era para ter tido uma acção no mercado de transferências tranquila acabou por fazer uma reformulação do seu plantel com os resultados á vista. Contratou 12 novos jogadores, quase todos estrangeiros, a precisarem de tempo para se adaptarem, sem qualidade evidente, com bons salários, com margem de progressão nula e quase sem hipóteses de retorno financeiro o que se revela desastroso e ainda por cima em detrimento da nossa formação.
Somos ou não um Clube que aposta na sua formação e que faz os seus melhores negócios transferindo precisamente esses jogadores?
Estamos em Janeiro e ainda com metade do mês para reajustes na equipa mas por favor, Leonel Vangioni(29 anos), Van der Wiel(28) e Aogo(30)? Deixem-se de merdas e apostem em internacionais jovens e com margem de progressão se não tivermos produtos na formação para tal.
Espero que estas soluções sejam uma mentira e que se pense muito melhor no que se quer fazer!!
O que ninguém tem duvidas é de que um plantel deve ser reforçado por jogadores melhores do que os que já constituem o plantel e não por jogadores que já ninguém quer, que joguem pouco nos seus Clubes ou de qualidade duvidosa. Mas não foi isso que o SCP fez.
O problema que foi identificado foi de que não existiam ´sombras` para Rui Patrício, Jefferson, William, Adrien, Slimani, e João Mário pois os que cá estavam não eram suficientemente bons mas também que nos poderíamos reforçar em alguns sectores como por exemplo, no lado esquerdo e direito da defesa e na frente de ataque. Depois..... as saídas de João Mário, Slimani e Teo complicou tudo.
Era então importante ir ao mercado mas já se viu que foi uma abordagem bastante errada e esse facto que abordei aqui(link) mostra que Elias, Petrovic, Meli e Douglas não são melhores que Naldo, Tobias Figueiredo, Aquilani, André Martins e Palhinha ou até Francisco Geraldes.
O Sporting errou nas contratações e, não foi pouco.
Nada também que eu não tivesse criticado quando esperámos pelos últimos dias de mercado para fazer contractos que pensávamos bons e baratos para o SCP e também pelas demoras de transferências de jogadores como Mitroglou, Cervi, Douglas, Bryan Ruiz, enfim.....
Pois bem algo não está bem e mais vale abandonarmos uma transferência para a qual não temos dinheiro do que estarmos uma eternidade para a finalizar e no ultimo segundo ...ir para os rivais. Até nisto agora se vê que falhámos se bem que em alguns casos a ´coisa` estava feita para perdermos os jogadores.
Pois bem, o Sporting não pode deixar JJ fazer o que quer pois o dinheiro disponível no SCP não é o mesmo que do outro lado da segunda circular e BdC tem que pensar noutra forma de contratar jogadores.
-O Bryan é muito bom jogador mas tem 31 anos, o Elias também já tem 31 anos, o Douglas 28,  o Petrovic e o Schelotto 27, enfim.... são jogadores que dificilmente nos darão algum retorno financeiro mas sobretudo quase nenhum faz a diferença, aliás, neste momento, nenhum mesmo!! Mas o SCP está longe de ter um plantel envelhecido. O que falta é mesmo qualidade, isto é, muita qualidade!!
É isto que digo que tem que mudar no Clube de uma vez por todas!
Vejamos o que andámos a contratar:
  • O Azbe Jug estava livre e não jogava no Bordéus. Não me parece que seja o nosso futuro guarda-redes. Para quê então trazer este guarda-redes que nem internacional é? Para isso não é melhor investir num que jogue em Portugal?
  • O Schelotto está adaptado a lateral direito e nunca jogou muito pelos vários Clubes por onde passou e chegou livre ao Sporting. Faz a diferença no Sporting? E não fazendo, justifica o seu salário?
  • O Marvim saiu do Ajax, andou por aí perdido e depois no Rio Ave jogava a extremo esquerdo. Porém no SCP está adaptado a lateral e chegou barato. O holandês chegou á sua selecção mas isso só por si só não é significado de qualidade suficiente para jogar no Sporting.
  • O Douglas teve o seu tempo áureo no Twente mas desde que foi para a Rússia nunca mais fez tantos jogos numa época. O brasileiro/holandês saiu descontente da Turquia, veio ´barato` mas tem um salário alto. Justifica-se?
  • O Petrovic também não é daqueles jogadores que possamos dizer que era titular indiscutível da sua equipa e se fosse grande jogador não vinha por 1/2 milhões de euros. Tem 44 internacionalizações pela sua selecção mas com 27 anos vem conquistar lugar no SCP? Já para não falar de que não tem hipótese de jogar com tanta rotação na equipa! Justifica-se a sua vinda?
  • O Elias já tinha passado pelo Clube e JJ sempre gostou dele mas quando o pretendeu era para substitui Ramirez que era interior direito e não médio ofensivo. No Brasil joga e joga bem mas em Portugal nunca foi um jogador adaptado. Foi um negócio de ocasião e quando já éramos detentores de 50% do seu passe. Chega ao SCP com 31 anos só para tapar a nossa formação!
  • Markovic: chegou emprestado pelo Liverpool mas não consegue dar um chuto na bola. Apesar dos seus 22 anos penso que mais tarde ou mais cedo encontrará um Clube onde possa render o que rendeu no rival com JJ. Markovic vem de algumas más épocas sem ser 1ª opção e talvez fosse de esperar que demorasse a entrar no ritmo competitivo ideal. Justifica-se  a sua vinda e ainda por cima com o Sporting a participar no pagamento do seu principesco salário? 
  • André apesar de também ser internacional brasileiro não se pode dizer que seja um goleador. Só por uma vez(2010-Santos) logrou marcar 26 golos mas a partir daí nunca mais conseguiu atingir o mesmo nível. Também veio ao desbarato e com os adeptos a pedirem para ele sair. Por alguma razão foi. Agora lesionou-se e é um negócio que já não poderemos realizar. Mais uma contratação má.
  • Castaignos: o holandês é uma eterna promessa do seu país e precisa de um Clube onde possa jogar mais. O SCP não é esse Clube. O SCP precisa é de jogadores que fossem titulares nos eus Clubes mas Castaignos era suplente...do próximo avançado do rival(Seferović). Realizou 3 boas épocas seguidas no Twente mas desde que foi para a Bundesliga ...apagou-se. Um avançado em Portugal tem que ter técnica pois nem todos são como Jardel e não me parece que o holandês tenha esses atributos.
As nossas contratações não têm margem de progressão/evolução, não nos dão perspectiva de retorno financeiro, não eram titulares indiscutíveis nos seus Clubes e apesar de alguns serem internacionais não têm qualidade suficiente para jogarem de Leão ao peito.
Ao Sporting só têm chegado jogadores baratos, em negócios de ocasião e no ultimo dia de mercado e sem qualidade comprovada. Estarei errado?
Já para não falar que a pré-época é o mais importante numa equipa e estes 12 reforços quase todos chegaram já o Estágio de inicio de época tinha terminado.
Estes são erros de palmatória no futebol e de equipa pequena que não tem outra hipótese!! Nós temos - a nossa formação!

Scouting e aposta certa.
Mas afinal o que faz o nosso Scouting? Tenta encontrar jogadores acima dos 27 anos de idade, sem perspectiva futura, com poucos jogos nas pernas, rejeitados por outros Clubes, que estão em conflito com os seus Clubes, baratos, etc, etc? É isso que pretendemos para o futuro do Sporting? É nestes jogadores que queremos apostar? É com estes jogadores que queremos vencer?
Que tal apostar em jogadores que dentro de 1/2/3 anos possam ser titulares do SCP e nos possam dar milhões de retorno?
A aposta certa é aproveitar a base desta equipa, rechear o resto com a nossa formação e aos poucos trazer bons reforços e com margem de futuro como ....o nosso rival.
A nossa equipa é uma equipa pesada, previsível, que joga para os lados, que não tem verticalidade no seu jogo, que não faz uma transição rápida, que marca mal, que tem falta de agressividade, que não sabe marcar cantos nem livres, que não remata á baliza, que pede a bola enquanto o adversário se reúne atrás, enfim.....o SCP é uma presa fácil e ainda ontem se viu em Chaves a sermos pressionados por uma equipa mediana.
Somos lentos e previsíveis e qualquer jogador entra pelos nossos corredores e cruza para golo.
Quem remata á baliza são os nossos adversários porquê? Porque o nosso meio campo está cansado por não ter feito a pré-época e por alguns terem querido sair. Não se marca ninguém, não há agressividade, não se luta, não se dá tudo em campo!
Quem cruza nesta equipa, quem pressiona, onde está a preparação física desta equipa que no ano passado corria o jogo todo? Onde está a certeza de que este jogador é o titular mas que exista quem lhe pise os calcanhares? O que existe é duvida de quem joga e no parceiro que o acompanhará na equipa.
É desta forma que se pretendem criar rotinas nos jogadores?
Por isso digo que estamos anos atrasados em relação ao nosso rival e porque mudámos a politica da equipa B - com jogadores novos e com perspectiva de futuro mas ainda temos que trabalhar mais no plantel sombra.
Agora o que podemos fazer?
Não sei se podemos fazer grande coisa já, mas alguns jogadores deviam sair do Sporting para dar lugar á nossa formação e preparar a próxima temporada.
  1. Faria regressar jogadores como Miguel Lopes, Geraldes, Ryan Gauld, Francisco Geraldes, Tobias ou Domingos Duarte, Iuri Medeiros e Podence.
  2. Sairiam já jogadores como Douglas, Marvim, Petrovic, Meli, Elias, Markovic, Castaignos e André(a ver a lesão que tem) e ter alguma fundo maneio para atarar o mercado.
  3. Com o intuito de preparar já a próxima temporada, reforçar a equipa com bons reforços e com perspectivas futuras. Apostar em jogadores com qualidade a cima da média e que possam fazer a diferença. Mais vale gastar 2/3 milhões num jogador novo (21/22/23) mas com margem de progressão do que 1 milhão num jogador com bastante idade, a precisar de tempo para se adaptar e com salário alto;
  4. Apostar num treinador experiente mas com a certeza de que a posta é nos jovens e na nossa formação. 
Para mim chega de Jorge Jesus.
No entanto, se os croquetes pensam que será por isso que deixarei de votar em Bruno de Carvalho nas próximas eleições estão muito enganados!
Se pensam que fomentando a divisão interna conquistarão mais croquetes estão muito enganados.
O Sporting não pode de forma alguma voltar atrás na ruptura que fez.
Foi muito grave o que se passou durante anos e anos a fio e que nos deixaram quase KO para agora voltarmos a ser regidos por um qualquer City Lion.
Assim, penso que o ciclo de um treinador que já não traz nada de novo ao Sporting chegou ao FIM!
Adeus, JJ!

Se ainda não segue AmorSporting nas redes sociais é tempo de o fazer. Para isso basta cicar na imagem seguinte. Obrigado.

8 comentários :

  1. Ontem:

    "Reparem que JJ esteve 6 épocas do outro lado e que consolidou precisamente os alicerces que agora ajuda a colher frutos.
    "Roma e Pavia não se fizeram num dia"!"

    Só gostava de pedir ao amigo Cerdeira o nome do ginásio. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Nesse post estava a colocar as duas hipóteses....de sair e de ficar porque começa ser como no rival e isso ninguém pode negar.
    Esta é a minha opinião pois estou farto de andar sempre nisto: treinador expulso, treinador fala de si, eu é que sou o importante, comigo no banco isso não acontecia....quer mais?
    Sim, cansei-me desta cowboiada pois nenhuma equipa consegue viver nestes constantes sobressaltos e como ele no SCP não aposta na formação e nunca vai contratar jogadores como o fez no Benfica está cá a mais.
    Eu já vi o que tinha que ver e o SCP precisa de um treinador que esteja verdadeiramente no banco com a equipa e não metade do campeonato de fora.
    Já chega de tanta arrogância!

    ResponderEliminar
  3. Fernando coimbra18/01/2017, 12:35:00

    O problema não está apenas em JJ.
    Vamos olhar para a equipa B nos últimos anos. Quantos estrangeiros foram contratados? Quantos efectivamente jogaram? Uma dica, são dezenas!!

    Quem decidiu isto? Quem é responsável? é JJ?
    Toda a estrutura de futebol é responsável.

    Quanto a JJ, a mim perdeu-me no dia em que disso isto:
    "Não tenho o melhor plantel. Tenho é uma equipa trabalhada por mim, e se está trabalhada por mim tem de ser a melhor. A diferença está no treinador."

    Regressemos às origens. Apostem em Rui Jorge ou similar e recuperem a formação.

    ResponderEliminar
  4. Fernando:

    Quanto ao que disse concordo em muito e o que publiquei anteriormente diz isso mm.
    Que politica de contratações é esta? Mas já não concordo consigo da equipa B pois se é um jovem e tem qualidade é muito bem-vindo e pode ser uma pérola no futuro. O SCP perdeu foi essa referência há muitos anos e esta época voltou a trás para começar.
    Quanto ao Rui Jorge era bem pensado !!

    ResponderEliminar
  5. Concordo consigo, mas também acho um pouco injusto os reforços serem vistos como grandes culpados quando toda a equipa joga mal. Os supostos melhores jogadores (e campeões portugueses) também jogam mal, jogadores que todos nós sabemos que têm qualidade porque já vimos em outros palcos também jogam mal, e nisto tudo 1 ou outro jogador joga bem, mas são a excepção.
    Ainda assim, condoendo consigo quando se refere à política de contratações errada, caracterizada por jogadores velhos, caros e com bastante pouca margem de progressão.
    Sou da opinião que o grande culpado nisto tudo é o treinador porque é a equipa toda que não funciona, ou seja, a dinâmica da equipa, a estratégia, a motivação, as escolhas para o 11, a tática, as substituições, a comunicação egocêntrica e medíocre, e muito mais. Quando a equipa jogava bem eu próprio era o primeiro a dar créditos ao treinador, e agora que joga mal também tenho que ser o primeiro a tirar. Jesus é velho e teimoso demais para mudar, por isso acho que chegou ao fim a sua estadia.

    ResponderEliminar
  6. Muito bem!!
    O SCP precisa de um treinador que siga a posta do nosso Clube-a formação! Mas atenção: não desejo um treinador inexperiente como Rui Jorge. Isso já fizemos demasiadas vezes e tudo sem resultado.
    Prefiro um treinador experiente e que goste de apostar na formação. Mas que seja ao mesmo tempo uma pessoa normal e que não esteja sempre no meio do furacão,sempre expulso e a dizer disparates. Estou farto de tanta invenção: livres da treta e para o lado quando temos torres dentro da área, cantos curtos e todos sem nexo, livre directos tornados em indirectos, enfim.....o futebol já está inventado. Nós precisamos é de bons executantes e não de refugo. Parece que vamos aos chineses comprar reforços. na semana seguinte parte-se o que comprámos.
    Estamos sempre a tempo de mudar mas para mim chega.
    E BdC que se preze porque se vai atrás de JJ ainda deita tudo a perder e isso não gostaria que acontecesse.
    O povo raivoso é capaz de tudo e se perdermos na Madeira ficamos a zeros outra vez.
    JJ é bom treinador e disso não tenho duvidas mas o que tem de negativo é maior do que tem de positivo e isso no rival era compensado com outras coisas. Não dava para tudo mas ...quase!!
    No SCP não vai vencer nada pois a sua gabarolice e o seu ego não vão parar. Ele próprio admite que já não muda!
    Pois bem....mudamos nós!!

    ResponderEliminar
  7. Foisks ganda post..

    Com Jasus ou sem Jasus o que importa PRIMEIRO é fazer uma LIMPEZA de balneário...

    Ok, já aconteceu no rival, mas o rival não é exemplo para nada a não ser colinhos, o JJ não cria muitas empatias com jogadores... ele próprio o diz, não entra no balneário, e é desde à muito, não só agora no Sporting...

    Mas os jogadores são pagos principescamente não é para concordarem com as tácticas do treinador, nem com as politicas do presidente, e muito menos para andarem a ver se se vêem livres de ambos.

    Os jogadores são pagos principescamente para darem 200% com garra vontade determinação e rapidez vencedora, não importa quem é o presidente ou o treinador, e da maneira que este último quiser onde quiser e quando quiser... e muito menos têm que desmoralizar porque são roubados, E FORAM VÁRIAS VEZES ESTE ANO E DE IGREJA, ou porque não concordam com o treinador, salários e ou políticas do presidente e ou porque não gostam ou têm invejas de colegas, etc etc. .. nada disso é o departamento dum jogador de futebol profissional a sério.

    Quando existe coisas aberrantes como os jogos em chaves... fala-se muito e muita coisa pode tar mal, mas a mais evidente é no departamento dos jogadores... há que evitar que coisa descambe para o podre, e por isso importa saber quem está a 100% com o projeto desportivo e quem não está...

    Não é caça às bruxas, até pode ser questões de adaptação e ou incompatibilidades entre jogadores, ou então não acreditar no treinador e suas tácticas ou descontentamentos vários que levem a desânimos e desmotivação.

    Nada disto tem de ser um drama, mas muito longe de ser legítimo ou tolerável.. até para a paz de espírito dum jogador, a melhor solução é com muita certeza para este tipo de problemas, mudar de ares.

    Por isso, desânimos, ansiedades, falta de motivação e confiança que esta equipa apresenta a rodoa, não é toleravel nem legítima... os jogadores até podem ter razão em alguma coisa, o que seja, contra o treinador ou contra outro elemento qualquer... mas se falham no profissionalismo e imcompatibilizam-se tão facilmente, então se é agora, nada diz que no futuro não aconteça semelhante com outras pessoas que por lá passem.

    Então para bem de todos, até dos jogadores, a chamada LIMPEZA é imperativa.

    ResponderEliminar
  8. Não entra n balneário? Então devia!!
    E se há jogadores que têm que sair é porque foram mal escolhidos.
    A nossa politica de contratações é uma vergonha e de clube pequeno que anda ás compras do refugo e nos chineses.
    Começo a ficar farto de tanto pseudo-inteligente no Clube e depois não percebem nada de futebol.
    12 caras novas-adaptação-jogadores baratos e refugo-sem pré-época-sem jogos nas pernas-na baixa da carreira-sem margem de evolução........ O BdC anda a desperdiçar munições qd devia guardá-las para as ocasiões de caça!! Depois queixe-se!
    Se queremos uma cultura de exigência temos nós próprios que ser exigentes e dar tudo ao Jasus não é inteligente. Contratar 12 novos jogadores foi um erro tão grande que um treinador com esta idade tem que saber no que vai dar. É mau demais andarmos de remendo em remendo, pr as adaptações são remendos, qd n mundo existem tantos jogadores e com uma formação tão boa.
    Os colinhos, as arbitragens, a CS não podem servir de desculpa para tudo.
    Está na altura de abrir os olhos e de fazer uma verdadeira equipa de futebol com jogadores rápidos e cada qual para a sua posição e depois ai sim, trabalhá-los.
    Eu sei que JJ é bom treinador como vimos na época passada mas as ideias dele começam a estar ultrapassadas pois futebol é golo e não jogar á volta e sem rematar á baliza.
    No fds passado vi o Everton-City e enquanto o City de Guardiola enrolava ao jogo o Everton espetava 4 batatas.
    Olhe: nos cantos e com torres dentro da área marcamos indirectamente ....e perdemos a bola.
    Nos livres a mesma coisa e mm de frente para a abaliza....sai mais uma invenção.
    Nos cantos contra nós manda todos para dentro da área.....nem um contra-golpe fazemos? Enquanto andarmos nestas tretas...não vamos a lado nenhum e isto para mim não é criar.....É INVENTAR...agora diga-me quantas vezes estas invenções resultaram?????

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: