domingo, 29 de janeiro de 2017

Especial eleições: análise ao mandato actual (BdC)


Inicio hoje, e pretendo concluí-la até á data das eleições, uma análise aos programas dos dois candidatos á presidência do Sporting Clube de Portugal: Bruno de Carvalho e Pedro Madeira Rodrigues.
E inicio com uma analise ao mandato actual de BdC pois como se recandidata penso ser essencial analisar o que foi feito pois muito do que fez é o que a sua oposição contraria.
Também gostaria de destacar uma iniciativa Brilhante, a plataforma Sporting160 que é um Live Podcast que pretende discutir o nosso Clube, o sportinguismo e sobre os sportinguistas e qua até já entrevistou PMR.
Espero que aprecie e que sirva para chegar a algumas conclusões.

Como referi, antes de tudo queria destacar efectivamente a plataforma Sporting160 que é um Live podcast sobre o Sporting e que pretende em várias iniciativas falar com Sportinguistas sobre o nosso Clube. Penso ser uma iniciativa brilhante e que já arrancou e até já entrevistaram um dos candidatos- Pedro Madeira Rodrigues.
Aqui fica a ligação:


É portanto essencial avaliar o mandato actual de Bruno de Carvalho pois é o que vai servir para separar o que está feito por esta direcção do que a outra diz e pretende fazer. 
Este é o ponto de partida. 

Bruno de Carvalho chegou ao SCP quando o Clube estava mergulhado na sua maior e pior fase da sua história. Para trás ficava uma classificação que nos deixou de fora das competições europeias mas sobretudo uma nação sportinguista completamente partida, desinteressada, moribunda e sujeita a tudo. O nosso estado anímico era deplorável!
O projecto desportivo do futebol e porque não dizer das modalidades estava morto e sem rumo. A certeza é que não caíam títulos no Clube e em muitos adeptos não existia orgulho em dizer que eram sportinguistas.
Era portanto necessário uma recuperação a todos os níveis num Clube que basicamente tinha parado no tempo. 
Agora e passados vários anos muita coisa mudou no Sporting mas se foi bem ou mal, já caberá a cada um de nós chegar a conclusões. No entanto destacaria que foi preciso realizar uma ruptura no Clube, sobretudo nas mentalidades pois o SCP estava pelas ruas da amargura.
Abriram-se foi, e naturalmente, diversas frentes de batalha que ainda hoje travamos e que são sem duvida nenhuma um dos factores pelo surgimento da oposição a esta direcção.
Começo então por disponibilizar o programa, na altura da lista B (link) para depois vermos se realmente as 120 medidas foram ou não cumpridas.

Não ouviu mal!
Eram de facto 120 medidas incluídas no programa da lista B mas obviamente não conseguirei analisar todas. Irei sim olhar para estes últimos 4 anos e tentar analisar as mais importantes!
Podemos então constatar que o programa estava dividido em várias áreas mas o destaque vai naturalmente para o futebol, seja ele de formação como da equipa principal. Eis no entanto algumas dessas áreas: Futebol e Academia; Comunicação, Marca e Reputação; Financeira; Expansão e Núcleos; Modalidades e Património.


  • Futebol e Academia(35 medidas)
Nesta área que é o que a maioria dos adeptos preferem as medidas eram várias mas destaco as seguintes:
-Reorganizar os quadros da Academia e simplificar o seu funcionamento;

-Aproveitamento e reforço do Gabinete de Scouting do SCP;
-Criação de um modelo de prospecção nacional e internacional envolvendo as Academias SCP, Núcleos, Delegações e Filiais
-Estabelecimento de protocolos com Clubes nacionais e internacionais que permitam a captação de jovens talentos


-Atracção de novos parceiros e patrocinadores

-Presidente com a liderança directa do futebol e Academia
-Um ou dois modelos de jogo
-Formação como sendo a aposta base da politica desportiva do Clube


-Plantel principal com 20 jogadores com maioria de jogadores da formação mas também com jogadores experientes


-Manter Equipa B
-Jogadores estrangeiros não adaptados ao futebol português só se forem mais valias
-Possibilidade de contractos por objectivos


-Treinador principal conforme modelos de jogo e da filosofia implementada pelo SCP


-Politicas de apoio e desenvolvimento humano dos jovens atletas

A formação para os sportinguistas é como se fosse o seu património mais valioso e não é por acaso que dois dos melhores jogadores do Mundo saíram do SCP.
Bruno de Carvalho prometia dar mais atenção fosse com mais condições de trabalho- linklink (era impensável Alcochete nem ter luz artificial nem piscina coberta), reforço do Scouting ligado ás nossas Academias e protocolos com outros Clubes também internacionalmente, com a implementação de modelos de jogo transversais á formação toda, com uma equipa principal constituída maioritariamente com jogadores formados no SCP, com a manutenção da equipa B, etc, etc e penso que na sua globalidade isso foi concretizado.


Depois de um temporada de avaliação e até de emagrecimento das estruturas técnicas os nossos escalões estão finalmente reforçados tecnicamente e na posse de excelentes condições de trabalho. A prova é que todos os escalões jovens do futebol estão no topo das classificações dos seus respectivos campeonatos.
É lógico que gostamos todos de vencer mas a finalidade da nossa formação é fornecer jogadores de qualidade á equipa principal de futebol para que sejamos mais fortes e realizar mais tarde negócio para sobreviver.


Quanto a títulos no futebol sénior não se pode dizer que tenha sido um sucesso mas foi de certeza muito melhor do que o perfeito fracasso que vinha acossando o SCP nos últimos anos(3 qualificações seguidas para a Champions, 2 Taças de Honra, 1 Supertaça Cândido Oliveira e 1 Taça de Portugal) e de quase termos conquistado o titulo no ano passado.
Mas mais , muito mais foi feito durante este período:

-Contratação de 3 bons treinadores: Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus
-Renovação com os principais valores do Clube
-lucrámos pela 1ª vez com a transferência de um treinador-Leonardo Jardim (3 Milhões)
-Regresso de Nani ao Clube
-Recuperação de muitos passes dos nossos jogadores: Rui Patrício, Adrien, etc, etc
-Recuperação passes do Sporting Stars Fund
-Pagamento de muitos salários e prémios em atraso dos nos técnicos e jogadores

Quanto ao negativo penso que a parte dos ´jogadores estrangeiros não adaptados ao futebol português só se forem mais valias` não tenha sido um verdadeiro sucesso se bem que o SCP não tem dado prejuízo nesse aspecto. Até em Shikabala não perdemos dinheiro!
Obviamente que nem todos foram más apostas mas o que é certo é que as equipas que o SCP tem apresentado nos últimos anos são muito mais competitivas que as do passado.
Conclusão: medidas na sua maioria conseguidas.


  • Comunicação, Marca e Reputação(19 medidas)
-Modelo de comunicação SCP a uma só voz
-Marca SCP com um dos maiores activos do Clube
-SCP multimédia:

  • Redes Sociais, Sporting TV, Site

-A voz aos sócios
-Tratar todos os sócios de forma igual


-Potenciar a marca SCP
-Aumento das vendas de Merchandizing
-Aumento da venda de gamebox´s
-Regresso dos privilégios de sócio
-Relação muito próxima entre Vice-presidência da Comunicação, Marca e Reputação com os Núcleos
-Apoio da comunicação, marca e reputação de todas as modalidades



-Redefinição da politica de comercialização do Estádio José Alvalade
-Regresso aos grandes concertos no Estádio
-Naming do Estádio e Multidesportivo

Nesta área eu destacaria a parte multimédia que foi muito bem concretizada, nomeadamente o site, as plataformas digitais, a Sporting TV, o apoio ás modalidades e divulgação dos respectivos resultados e aproximação aos sócios e o Jornal Sporting que foi remodelado e tornado mais moderno e atraente.
O juntar da curva Sul, o tornar o Mundo Sabe Que quase num 2º hino do Clube, a venda das gamebox´s e o privilégio de ser sócio são também medidas de sucesso assim como a relação da nossa comunicação com os Núcleos que funciona muito bem.
Depois e na internacionalização da nossa marca temos tido várias iniciativas de sucesso como: Jornadas de medicina desportiva, o Master em Gestão Desportiva, Organização da Final Four Uefa Futsal Cup, "The Future of Football", a inauguração do Estádio para o Mundial de selecções em Pernanbuco, a presença na Champions League mais frequentemente,...


....as Academias Sporting e os protocolos com clubes de outros países também levaram o nosso Know-How na formação e marca praticamente a todos os cantos do Mundo.
Como medidas não cumpridas destacaria a forma de comunicação do Clube.
Bruno de Carvalho está demasiado em jogo e não devia. O nosso foco devia ser mais em nós próprios se bem que também temos que nos defender de tanta mentira e dos ataques infames efectuados. 
Há no entanto muito que pode e deve ser delegado no nosso departamento jurídico.
Nuno Saraiva ainda foi contratado como novo director de comunicação do Clube mas a tarefa é difícil e ainda não muito bem conseguida. BdC mesmo mais resguardado continua a ser ´o homem mais procurado de Portugal` e é necessário uma politica de comunicação diferente e mais eficaz.
O naming do Estádio e do Multidesportivo também ainda não foi conseguido mas também precisa de aprovação na AG do Clube e ainda bem que os concertos não foram uma realidade, em Alvalade pois só deteriorariam um relvado novo.
Conclusão: 
A maior parte das medidas foram cumpridas com sucesso mas a comunicação continua a ser o calcanhar de Aquiles desta direcção.


  • Financeira(24 medidas)
O principal foco era inverter os resultados dos últimos anos ainda para mais, para cumprir as regras do fair-play financeiro. Neste aspecto o SCP mudou imenso desde a reestruturação financeira.
Muito do que era desconhecido passou a ser conhecido como as contas consolidadas do Grupo Sporting e as comissões pagas nas transferências de jogadores.
Porém destaco o seguinte:


E estas:
-Limitação dos gastos operacionais a 60% dos rendimentos previstos
-Renegociação generalizada das dividas a fornecedores
-Reestruturação dos empréstimos e outras dividas do grupo SCP
-Auditoria de gestão
-Preparação da estrutura do SCP para o possível fim dos fundos de investimento
-Reavaliação dos gastos com pessoal e gastos de serviços
-Elaboração e publicação anual de contas consolidadas 
-Redução do numero de entidades pertencentes ao Grupo SCP
-Estabelecimento de um plano de aumento de património
-Análise, divulgação e apresentação á aprovação dos sócios de todas as propostas de alteração da estrutura societária da SAD e de outras sociedades do Grupo SCP
-Entrada de novos investidores na Sporting SAD ficando sempre o Clube com a maioria do capital

Considerações:
O SCP deu uma grande volta em termos financeiros. Conseguir cumprir o fair-play financeiro não foi nada fácil e para isso tivemos que emagrecer muito mesmo.


As metas propostas por BdC foram conseguidas com realce para a reestruturação financeira que nos deu outro fôlego financeiro e nos devolveu a credibilidade perdida.
A auditoria de gestão também foi cumprida para desespero de alguns mas cumprindo com o prometido, as contas e a publicação das mesmas são de acordo com a CMVM e a entrada de um novo investidor(link) também se concretizou mas ainda e falta saber quem é o outro(não se sabe justificadamente-link).
O SCP também obteve lucros nas contas de 13/14 e de 14/15, resolveu o diferendo com a Galp, teve sucesso no lançamento das obrigações SCP, renovou com sucesso as VMOC e ao fim de vários anos obteve Capitais próprios positivos.
Como negativo mas penso que controlado são os gastos com o pessoal que depois de terem baixado subiram consideravelmente. No entanto nada ainda como os nossos directos adversários. 
Conclusão:
O SCP respira muito melhor e ainda há pouco tempo apresentou e publicou as contas do Grupo SCP calando muita gente que dizia tudo e mais alguma coisa. 
A prova de que o SCP respira muito melhor do que antigamente é que pode investir mais na sua equipa de futebol mas também nas modalidades que recebe o dinheiro das quotas dos sócios. 
Os relatórios estão sempre para consulta no site do Clube.


  • Expansão e Núcleos(9 medidas)
O principal foi o promover e aplicar politicas concertadas de proximidade junto dos sócios e simpatizantes do Clube para que estes participassem cada vez mais na vida do Sporting.
Medidas mais emblemáticas:
-Recuperação urgente de sócios antigos e captação de sócios novos


....Aqui de realçar as várias iniciativas do nosso Clube:
  • Campanha 12º jogador
  • SMS aos Sócios
  • Missão Pavilhão
  • Dá-me a tua camisola
  • Campanha contra a contrafacção
  • Cartão pré-pago
  • Socionumminuto
-Redesenho e reforço do mapa-mundi sportinguista


-Implementação de plano de negócios simples e eficazes com os núcleos
-Restabelecimento através dos núcleos de canais eficazes de venda de merchandizing
-Consolidação do ideal sportinguista
-Representação dos Orgãos Sociais do SCP nos principais eventos dos núcleos

Considerações:
Realmente há muito que não se via uma representação e proximidade da direcção do Clube com os vários Núcleos do Clube e não só em altura de eleições. Na maior parte dos caso até é o próprio BdC que tem estado presente.
A presença dos Núcleos em Alvalade também é notória e a excelente politica de recuperação de sócios e a captação de novos tem contribuído para tal. O SCP tem hoje mais de 150.000 sócios e nos seus jogos apresenta cerca de uma média de 40.000 espectadores em Alvalade o que é fantástico.
A marca do SCP foi bem expandida um pouco por todo o Mundo quer pelo erigir de Academias Sporting( Angola, Cabo Verde, África do Sul, China, São Tomé e Príncipe, Timor, Guiné Equatorial, Luxemburgo) quer através de protocolos com vários Clubes(Brasil, Colômbia, Costa-Rica, 1º Agosto, etc,).
Conclusão: 
Politica muito bem conseguida excepto no aspecto do merchandizing que considero que há ainda muito por fazer. Hoje, vive-se muito mais o Sporting do que há uns anos e o numero de sócios prova-o.
Quanto á expansão da marca Sporting eu também diria que o nome do nosso Clube está cada vez mais presente nos 5 continentes  do Globo terrestre.


  • Modalidades(13 medidas)
O SCP é cada vez mais um Clube ecléctico e a aposta em outras modalidades para o Clube é disso sintomático. Depois de muitos anos em que essa politica foi esquecida/abandonada e até com a extinção e algumas modalidades eis um novo período de expansão. O regresso do Hóquei em Patins era há muitos anos um desejo dos sportinguistas mas também o ciclismo.
Para esta politica ser um sucesso faltam os títulos mas o dinheiro das quotas vão 100% para as modalidades o que faz com que também ajude no investimento nesta área.
Mas para as modalidades serem vencedoras precisam de uma casa só nossa e é por isso que o erigir do Pavilhão João Rocha será dentro em breve uma realidade.


Esta obra marcará em duvida este mandato de Bruno de Carvalho.

No entanto destacaria outras medidas:
-Modalidades Auto-sustentáveis
-Promoção das modalidades

  • Candidatura á organização da Taça CERS de Hóquei em Patins
  • Corrida SCP
  • Sporting Olympics
  • Candidatura e organização da Final-Four da UEFA Futsal Cup
  • Apoio ao desporto adaptado 

-Aumento do patrocínio e receitas das modalidades
Conclusão:
Considera-se extremamente positivo a politica para as modalidades.
Era um desejo dos sportinguistas terem de volta as modalidades extintas por direcções anteriores mas que também fossem competitivas.
O Hóquei voltou e no 1º ano conquistou a Taça CERS , o Futsal tem registado grandes conquistas e tem organizado as finais de Futsal internacional, no Andebol investimos mais esta época para tentar recuperar o titulo, também apostamos forte no Atletismo para recuperar a hegemonia perdida em masculinos já que a temos em feminino, também apostámos no ciclismo assinando um protocolo com o Tavira mas esperamos por mais investimento e conquistas, enfim....esta direcção apostou, reforçou e manteve a aposta nas modalidades do Sporting pois elas fazem parte do ADN do Clube. Sabia que o futebol é só a 10º modalidade que dá mais títulos ao nosso Clube?



  • Património(8 medidas)
Nesta aérea destaco naturalmente o aumento do nosso património com:
-Construção do Pavilhão João Rocha que é construído com as condições para albergar outros espectáculos,  
-A revitalização e expansão da Academia de Alcochete
-Obras de melhoramento no Multidesportivo
-Pólo EUL

-Renovação do Museu Sporting


Conclusão:
Quando o nosso património aumenta só pode ser considerado positivo.



O que se pode dizer depois disto tudo?
Nestes anos muito foi feito no nosso Clube em contraste com o que aconteceu em anos anteriores. O Sporting vinha de um período negro da sua história mas ninguém pode dizer que o nosso Clube não recuperou um pouco do espaço e tempo perdido no panorama do futebol nacional.
Para isso não podemos esquecer que institucionalmente se abriram várias frente de batalha que agora nos dão muito que fazer. Eu diria que os poderes estão instalados, como sempre estiveram, e que só pode mesmo ser um demagogo puro quem diz que deseja ser amigos de todos quando os outros não desejam essa amizade pois se o quisessem respeitavam mais o nosso Clube.
Assim o SCP levou ás entidades nacionais e internacionais propostas concretas para alterações que considera essenciais para um futebol mais transparente e mais justo e imparcial(Liga, FPF, Governo, Assembleia da Republica, Presidente da República, Parlamento Europeu, Comissão Europeia, UEFA e FIFA) sendo que algumas até já estão a ser implementadas( fim dos fundos e início da introdução do vídeo-árbitro).
De assinalar também que todos os anos se regista a nossa Gala Honoris Sporting onde são distinguidos alguns dos nossos melhores atletas, funcionários, etc do Sporting, que a história foi respeitada homenageando os heróis da conquista da Taça das Taças e outras figuras do Clube, que se registaram as maiores transferências da vida do Clube(João Mário e Slimani) e que o trabalho realizado ao nível da responsabilidade social (Fundação Sporting) viu ser-lhe reconhecido o estatuto de Instituição Pública de Solidariedade Social (IPSS).
Estas e mais algumas fazem parte de mais de 100 medidas que estavam no programa da lista B, de Bruno de Carvalho. Umas foram implementadas com sucesso , outras não e ainda outras precisam de reajustes ou até de continuação.
Espero que esta análise seja do agrado geral dos sportinguistas.
Quanto ao resultado final penso não ser preciso dizer muito mais pois as evidências estão á vista!!

Se ainda não segue AmorSporting nas redes sociais espero que o faça. Apoie quem apoia o SCP. Obrigado.

1 comentário :

  1. Muito bem !!! BOM TRabalho , realmente penso que o BDC devia continuar com Presidente!

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: