domingo, 22 de janeiro de 2017

A equipa precisa de reforços


Chegou Palhinha mas, faltam mais!!
Faltam mais reforços a esta equipa mas, que sejam verdadeiramente reforços e não jogadores baratos, para adaptar e ambientar, já perto dos 30 e sem perspectivas de progressão e de lucro para o Sporting. Faltam jogadores que realmente complementem e fortaleçam a nossa equipa!
Venham mais Palhinhas!!
E no nosso Clube temos muitos mais Palhinhas!
Na Madeira constatámos que o João Palhinha é um grande reforço para a nossa equipa mas também que precisamos de mais. 
Ninguém fala disso mas ao Gelson não lhe ficava nada mal sentar-se de vez enquanto no banco para ver o que lhe falta e ter quem o pressionasse para fazer sempre mais e melhor. Se ele se lesionar quem entra na equipa para extremo direito?
É ou não uma lacuna grave no plantel do SCP? 
Provavelmente pensaram em Markovic mas, já se viu que ele não joga , não quer jogar, não sabe, desaprendeu....sei lá!! O que sabemos é que não é ele quem pode substituir o Gelson quando este não puder jogar ou não estiver a render.
Num outro meu post(link) falei disso e continuo a pensar o mesmo.
Hoje o Sporting fez duas substituições ao intervalo mas uma delas podia ter-se evitado se ...tem continuado de fora. O Marvim é mesmo uma carta fora do baralho! Com aquelas potencialidades e não há meio de as aproveitar...lembra-me o Paíto. 
Precisamos então de um lateral esquerdo que faça a diferença tanto a defender como a atacar e ao mesmo tempo que tenha espaço para evoluir e mais tarde dar-nos lucro. Para mim pode ser o Jonathan Silva que é internacional argentino e que cruza muito bem e que tem um bom remate. Do resto trata JJ. Mas também pode vir outro se tiver margem de progressão e tiver qualidade! 
Na Madeira notou-se que faltou alguém que daquele lado fosse até á linha final, desse profundidade ao nosso jogo e que cruzasse...como fez Bruno César no nosso 2º golo! 
No nosso meio campo e depois de vermos que Palhinha está de volta a sabe jogar precisamos de alguém que possa substituir Adrien. Não é tarefa fácil e talvez a resposta seja o Francisco Geraldes mas também talvez seja melhor ficar mais meio ano no Moreirense com Augusto Inácio e trazer de lá mais traquejo. 
Eu gostava de Aquilani pois tinha qualidade técnica acima da média para desempenhar o papel mas nós precisamos de alguém mais novo que ....Adrien. O nosso capitão tem 27 anos e é preciso assegurar o seu lugar , isto se quisermos lucrar com uma transferência sua. 
Quem não sei mas para esta posição eu pensaria num craque duma selecção sub-20 ou europeia ou sul-americana mas vindo destes lados precisaria com certeza de tempo. 
Mas este trabalho já deveria ter sido feito no mais tardar este ano. Não o fizemos e assim precisamos de mais tempo para isso.
Que tal agora para esse jogador poder estar 6 meses no SCP, estar a tempo da pré-época e estar perfeitamente enraizado quando iniciasse a Liga 17/18. Isto sim é preparar o nosso futuro.
Já agora, atentem bem em Pedro Delgado da equipa B que tem qualidade acima da média e pode ser uma surpresa se for chamado. Porque não?
Depois os extremos do campo...ou da equipa!
Já vimos que Gelson depois da saída de João Mário ficou dono e senhor do lugar e pelo que joga merece. Só que por vezes não está para aí virado e precisasse de um homem que tenha pé direito e que vá á linha e cruze para golo ....aliás, alguém que cruze melhor que o Gelson! As nossas jogadas ofensivas por vezes não têm seguimento muito por culpa desse pormenor.
E aqui nesta posição eu diria o mesmo que disse da posição de Adrien. Temos que adquiri um extremo direito que seja já para substituir o Gelson pois a melhorar desta maneira vai ser difícil de o aguentar no Sporting! 
E para a esquerda passasse o mesmo se bem que Bryan e Bruno César, para já, possam dar boa conta da posição. De qualquer forma preferia que Iuri Medeiros regressasse já ao Sporting pois a sua evolução está muito parecida com a do João Palhinha. 
O Iuri é um talento e o seu pé esquerdo dribla como poucos, marca livres, cantos, cruza e marca golos. Mas mais: é mais jogador do que Joel Campbell e não aufere nem 1/3 do salário do costa-riquenho. 
Mas para esta posição ainda temos o Matheus Pereira que no entanto concordo com o seu empréstimo por meio ano. Poderia muito bem substituir o Iuri no Boavista.
Neste jogo do Funchal o que Jorge Jesus fez foi aproveitar o que tinha pois colocar Alan Ruiz foi o máximo que poderia ter feito. É que colocar ou não Castaignos iria ser bem pior. 
O Sporting precisa de um  jogador bom de área mas que também saiba jogar de costas para a baliza e  entre linhas para poder acompanhar o Bas Dost na frente de ataque. 
O Bryan este ano já lá não vai e se assim for não sei se não o despachava por muito que goste dele e que pensasse nele para embaixador do SCP no seu país(por exemplo). 
A nossa equipa precisa de jogadores rápidos e que façam a diferença com qualidade. O Bryan é um talento mas a jogar desta forma até mete dó. Como é possível um jogador com esta qualidade andar a arrastar-se em campo. É que nem jogar devia!!
Pois é....um 2º avançado é preciso pois o Alan Ruiz ainda trabalha a sua adaptação a este futebol e a ver vamos se consegue adaptar-se ao nosso futebol. 
Portanto para esta temporada ou se adquire um ou....vamos ter muitas dificuldades. 
É um facto de que este plantel precisa de emagrecer pois já só temos o 2º lugar por que lutar e só temos 9 dias para o fazer mas mais que isso, precisamos de reforços com qualidade e já a pensar na próxima temporada.
Primeiro há que emagrecer tentando não perder dinheiro, isto é, ganhando algum com as possíveis saídas de Douglas, Marvim, Elias, André, Petrovic e quem sabe outros. Depois fazer regressar alguns dos jogadores que temos emprestados como o Jonathan Silva, o Iuri Medeiros e muito possivelmente o Francisco Geraldes e finalmente, pensar em  reforçar o plantel já a pensar na próxima temporada. 
A atrapalhar estão as eleições que não deveriam ser nesta altura pois se o SCP contratar alguém agora pode não servir para o próximo presidente e....... treinador.

Siga AmorSporting nas redes sociais ao clicar nesta imagem. Obrigado.

13 comentários :

  1. O grande problema Rui, é que a nossa prospecção sénior é muito má, nada nos garante que vá mudar, bem pelo contrário, se nos fiarmos em BDC e JJ estamos tramados, o passado não augura um futuro prometedor, há aquisições muito estranhas....Castagnos, Petrovic..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só dizes disparates

      A nossa Prospecção e formação são do melhorzinho que há em Portugal e no Mundo, pois em média de 4 anos com orçamentos para contratações 3 a 4x inferiores ao Porto e ao benfica conseguiu sempre competir com eles. (só não foi campeão o ano passado devido ao 'colinho')

      Nunca houve nem vai haver tão cedo > 50 milhões/época para gastar em contratações como o venfica fez nos últimos 4 anos...

      Também nunca houve um descalabro tipo imbula de 20 milhões, que só ele dava e sobrava para pagar TODOS os jogadores que realmente foram adquiridos esta época.

      Para teres uma noção (se não estou em erro), o jogador mais caro de sempre na história do Sporting foi o Bas Dost... e foram SÓ 10 milhões (Porto e venfica têm varios acima disso e até dos 20 milhões).

      Portanto à Prospecção pede-se que faça o MILAGRE de acertar sempre com os parcos montantes que tem à disposição... tem sido verdadeiramente incrível, mas milagres acho que ninguém consegue fazer.

      Eliminar
  2. Palhinha é banalissimo, mas melhor que Elias. Se nos fiarmos em tudo o que é puto da formação vamos penar durante anos. Moutinhos e William's e Adrien's são raros, e devem ser integrados com racionalidade.

    Veja-se o Porto, que ao tentar meter Rui Pedro, Ruben Neves, André Silva, Jota, Otávio etc ao mesmo tempo, vai queimando esses jogadores, e tornou-se numa equipa instável e ineficaz.

    O equilíbrio é a chave. Precisamos dos bons da formação, mas de contratações seniores cirúrgicas e de qualidade.

    ResponderEliminar
  3. Concordo consigo pois os jogadores que chegaram são "descobrtos" pelo dep. De scouting mas a direcção diz.lhes o que tem que procurar: Até 2milhoes, com x de idade, etc etc. Isso e que tem que mudar.

    ResponderEliminar
  4. David:
    Claro que não pode ser so formação mas o que se diz é para contratar refugo o melhor é apostar nos nossos. Por ex. Para que contratar df centrais se temos bom na nossa formação, ja de lat esquerdos temos que contratar.....o equilíbrio clao que é o mais certo mas com qulidade.

    ResponderEliminar
  5. Desculpe os erros mas hoje teve que ser de telemovel.....

    ResponderEliminar
  6. Rui... Falta essencialmente ENTROSAMENTO para tudo sair mais rápido e natural.

    Falta empenho... Não sei se querem sair, se for um grande contrato para um tubarão da Europa então é óbvio que qualquer um de qualquer equipa de Portugal quereria sair.

    E visto OBJECTIVAMENTE o que falta a esta equipa é um segundo avançado ao nível dum Teo e médios a marcar muitos mais golos... falta muito instinto matador, e isso tem-se revelado demasiado penoso.

    NÃO VAI VIR NINGUÉM AGORA... A MENOS QUE O ZEGLAR SAIA E VENHA UM PO LUGAR.

    ResponderEliminar
  7. Sim, claro que falta muito entrosamento mas isso cria-se com rotinas que para ele adquirem-se nos treinos. Esquecesse é de que os jogos é que contam e que há jogadores melhores nos treinos mas piores nos jogos. Ele muda constantemente de equipa e isso mais cedo ou mais tarde ressente-se na equipa e na sua produção. Isso para mim mais a parte do estarem cansados são erros que continua a cometer!!
    O entrosamento adquire-se nos treinos mas nos jogos é que se vê quem são os que estão devidamente prontos para a luta e o há jogadores que ou demoram a adaptar-se ou não têm capacidade para jogar no SCP.
    Claro também que uma proposta de um tubarão deixa qq um , como o Adrien, doido mas o Sporting não podia vender todos de uma vez. Há quem defenda que sim mas isso seria destruir quase toda uma equipa e assim é bem possível que seja faseadamente. No caso do Adrien já cá devia estar quem o substituísse....para o ano que vem!
    Mas se o empenho desse ou outro jogador não for o melhor, porque pode não compreender porque não saiu, medidas têm que ser tomadas. O aumento de ordenado ou prémios de jogo pode ser uma solução mas até creio que isso foi feito.
    Talvez sim, haja quem esteja algo triste por não ter saído mas isso passava se houve de facto uma boa politica de contratações e não falo só de contratar jogadores com qualidade. Também me referi quando são contratados pois fazer uma pré-época com o plantel todo á disposição é fundamental para qq equipa!
    Este foi erro estratégico!
    E sabe outra? Quando os jogadores vêem que não têm colegas á altura sentem que não podem fazer tudo sozinhos. Ter contratado aqueles jogadores todos e alguns ...Meu Deus....sabe lá como....cá vieram parar ajudou e em muito ao ambiente que deve reinar na equipa.
    O problema não foi o BdC ter ido ao balneário, foi efectivamente por os nossos melhores jogadores sentirem que fazem o seu melhor mas que não são acompanhados por esses jogadores fracos ou medianos.
    É preciso redefinir o que queremos , o que pretendemos contratar e saber sobretudo planear muito bem uma época e com antecedência. Isso não foi feito da melhor forma e agora espero que o façam pois têm todo o tempo do Mundo.
    O SCP devia, agora, despachar o máximo de jogadores que conseguisse e contratar alguns com vista á próxima temporada. Todos é impossível mas pensar na nossa formação é mt boa solução.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois se queres uma equipa de nível Europeu e competir realmente em todas as frentes, então as segundas linhas têm que ser quase tão bons como os titulares indiscutiveis.

      As equipas na Europa até fazem muito mais rotação... geralmente campeonatos com 20 equipas ou mais, jogam a meio da semana e no fim de semana durante TODA a época.

      Com 18 equipas precisas somente um pouco (não muito) menos de 2a linhas de nível... E O JASUS TINHA RAZÃO, não é não querer competir, o Sporting NÃO TINHA 2as linhas à altura de uma competição INTENSA, e ainda não tem. ponto

      A culpa é do Jasus e do BdC é coisa de e para mentecaptos, as coisas só se fazem COM CONTINUIDADE (as tais rotinas) e quando fazes grandes vendas dás sempre 1 ou 2 passos atrás (NÃO HÁ COLINHOS QUE DÁ ENORME MORAL A JOGADORES NOVOS NUMA EQUIPA... e por isso ou há dinheiro e reduzes passivo, ou há melhores rotinas mas o dinheiro vai-se).

      Um equilíbrio mais ou menos é possível, e nisto esta direcção tem sido fantástica na minha opinião... mas milagres não faz... obviamente também se engana... obviamente tem de haver mais tempo e paciência.

      Eliminar
  8. Disparates Mário?
    Eu joguei futebol Mário e digo-lhe que não é nada bom ter um colega ao lado que não dá seguimento ás jogadas da equipa...mas seguindo....
    O que diz da prospecção é verdade-sempre tentou fazer milagres mas a minha ideia de prospecção é de ver jogadore por ex para 2º avançado com as caracteristicas que são pretendidas. Depois apresentar uma lista de não sei quantos nomes e como o seu valor de mercado e quem escolhe quem deve vir são os dirigentes pois daquele certo montante não se pode passar. A estrutura é que tapa muito do trabalho do Scouting, correcto?
    Portanto estes Petrovic´s, Meli´s, etc, etc, deviam ser os que estavam em 20 nessas listas, correcto? Não é arriscar?
    É certo que não mt dinheiro mas o que eu digo é que mais vale dar 5 milhões por um jogador que está em 3º nessa lista do que 1 milhão por um que está em 10º ou 20º.
    Mas ainda mais, se gastássemos 1 milhão mas fosse num jogador já adaptado ao nosso futebol e novo, ou sej, com margem para evoluir e dar-nos lucro ...tudo . Agora dar por jogadores na casa dos 30 ...não me parece ajustado.
    E atenção Mário eu não digo que não façamos contratações assim eu só digo que não podemos é contratar muitos e este ano foram 12 novas caras....é muito!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foste internacional Rui??

      Pois ninguém deve estar mais chateado com o rendimento das contratações que a direcção e o Presidente... isso é mais que certo.

      Lembro-te que a equipa começou com JME e Slimani e era considerado o plantel mais valioso da liga (210 milhões se não estou em erro),.. só nesses 2 perdeu > 80 milhões de valor.

      Ora na primeira fase, Spalvis (jovem) e Petrovic eram internacionais, Meli uma solução mais barata para o Aquilani e o Alan Ruiz um jovem que estava a fazer um início de campeonato Argentino simplesmente fantástico, para tentar fazer esquecer o Teo... (muito bom)

      Numa 2a fase, concluidas as saídas de JME e Slimani,
      nitidamente porque dinheiro era PRECISO em visto do prejuízo assinalável que se veio a verificar, e não vale a pena chorar, só vieram Internacionais... fora o Castaignos (que é jovem) que veio também porque o Spalvis se lesionou gravemente...

      O Elias que tantos criticam, foi somente CAPITÃO da Canarinha na Copa América Centenário, da qual se falou um pouco porque o Jonas que jogou muito pouco e quando o fez foi uma nulidade... e o Elias jogou quase todos os jogos (eu vi os jogos TODOS)... COMO EXPLICAR ISTO??

      Bem... no mínimo é preciso calma e não reagir a quente, avaliações rigorosas é preciso -> POR ISSO NÃO VÃO SAIR NEM METADE DOS QUE FALAM PARA AÍ. PONTO

      Eliminar
    2. E depois se jogadores ficam chateados porque novos não rendem aquilo que estão à espera, por vezes é porque os que estão lá, ambientados e entrosados, pensam que são muito melhores dos que vêem (quando as vezes é o contrário), e não ajudam MESMO NADA a integração dos novos... também conheço o meio... e se vês um lado da medalha tens de ver a medalha inteira.

      Depois as gabarolices do treinador também não ajudou nada a moral de nenhum jogador, novos e velhos...

      Aconteceu DEMASIADAS coisas más no departamento da moral para ser verdade... até bastante falta de sorte... e ISTO TEM DE MUDAR (O Presidente lá é fundamental).

      Eliminar
  9. Em algumas coisas o Mário tem razão mas na parte dos jogadores já não concordo.
    E não fui internacional Mário(essa foi boa) mas também há treinadores que não foram grandes jogadores e olhe onde estão!!
    Os jogadores que contratamos podem ser todos internacionais e capitães nas suas equipas mas qd se vai para outra realidade muda tudo.
    Para mim há uma coisa essencial numa equipa-a pré-época!
    Se não estiverem todos ou quase todos a coisa tem tudo para correr mal. Foi o nosso caso. Chegaram só 12 caras novas mas o Alan e o Petro já cá estavam. De resto foi tudo novidade e já se sabe que as adaptações por vezes demoram um ano.
    Será que o SCP prensou nisto ou o JJ é garantia para tudo?
    É só isso que digo mas depois de saber que em Vila do Conde ele mudou 5 jogadores e que levámos 3 na pá fico com quase a certeza de que não pensaram nisso. Os resultados estão á vista e mm não sendo internacional sei o que é jogar com colegas que não davam sequência ás jogads da equipa mas sobre isso deve ler a análise táctica do maisfutebol (http://www.maisfutebol.iol.pt/opiniao/nuno-travassos/4x4x3-os-problemas-interiores-do-sporting)
    Penso que muito passa por isto.
    O SCP não tem jogadores á altura mas sobre isso também estou quase quase a colocar um post. grande abraço!!

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: