sábado, 10 de dezembro de 2016

Vitória no derbi da Luz é para repetir


Depois das emoções europeias eis chegado o 1º derbi da época entre Sporting e Benfica. 
No seu Estádio, o rival, defende a sua liderança que por 2 pontos o separa do Sporting. 
O derbi eterno não é decisivo e também não chega na melhor altura para ambos: Benfica com 2 derrotas seguidas e Sporting afastado das competições europeias. Porém, se Benfica vencer passa novamente a ter mais 5 pontos que nós mas se perder perde a liderança da Liga e á semelhança da época passada, em duas jornadas, o campeonato vira de líder. 
Este é um jogo que acarreta pressão pois a hipótese de se poder vencer o rival é sempre um factor de motivação mas também porque ninguém se quer atrasar na classificação. Até se costuma dizer que vence quem está pior mas derbi é derbi e como jogo de tripla tudo pode acontecer. 
Conseguirá então o Sporting em casa do rival repetir a vitória da época passada e passar a liderar a Liga?
Derbi é derbi e o resultado é sempre imprevisível se bem que se costuma dizer que vence quem está pior. Se eu acreditasse nisso, esta conversa passaria impreterivelmente por saber quem está pior para se saber o vencedor e esse seria o Sporting pois está eliminado das competições europeias e ainda se encontra no 2º lugar do campeonato isto, apesar das duas derrotas consecutivas do nosso rival!
Como acredito que o vencedor se encontra devido a factores de pormenor do momento(do jogo) convém analisar 1º as duas equipas e obviamente que não vence quem está pior e sim quem aproveitar melhor as oportunidades ou quem cometer menos erros. 

Benfica:
O Benfica é 1º classificado com mais dois pontos que o Sporting que é o seu perseguidor mais perto. Se lograr vencer, aumenta novamente para 5 pontos a sua diferença pontual para nós mas, se perder.....lá se vai a liderança que a acontecer seria tal e qual como na época passada em que o líder em apenas duas jornadas passou a ser outro.
O nosso rival ainda não perdeu em casa que é um factor a ter em conta e tem o melhor ataque mesmo sem Jonas, o seu melhor marcador da época passada.
O momento actual da equipa é que não é o melhor pois o Benfica já vai em duas derrotas consecutivas e uma terceira não seria fácil de digerir. No entanto e mesmo perdendo, a passagem á próxima fase da Liga dos campeões pode dar uma alento suplementar para o jogo.
Há lesões na equipa e se já vimos que Jonas já foi convocado não se pode dizer o mesmo de Grimaldo, André Horta e Eliseu que ficaram de fora.
Está no meu ver menos pressionado para vencer e tem mais um dia de descanso!

Sporting:
O actual 2º classificado, agora a somente dois pontos vê aqui a sua hipótese de passar para a frente da Liga. Não temos o melhor ataque nem a melhor defesa mas na Liga estamos em bom momento. O Sporting efectivamente não perde há 7 jornadas(quatro vitórias e três empates) e há 4 que não sofre golos. A sua ultima derrota foi em Vila do Conde.
Na temporada passada até vencemos categoricamente na Luz mas este jogo pode ser a nossa rampa de lançamento para um resto de uma época em que só nos podemos dedicar ás competições internas.
Não creio que a derrota em Varsóvia vá pesar na equipa se bem que o facto físico possa ter alguma influência.
Quanto a lesões: só Schelotto e Campbell que no entanto, não eram titulares da equipa!
Jogamos em ambiente adverso mas já estamos habituados. O factor descanso para mim não ode ser desculpa porque se JJ refere que chegaram ás 5 da manhã e não tiveram tempo para preparar o jogo porque não dormitaram na Polónia , treinaram pela manhã e regressavam depois do treino. Não teria sido melhor?

Para esta ´guerra` contam-se também os jogos em que os dois treinadores se defrontaram. Aqui Jorge Jesus leva vantagem pois tem muitas mais vitórias contra RV do que ao contrário mas as estatísticas da história dentro de campo não interessam.

O que pode desequilibrar: 
  • Abordagem ao jogo. Esta tem que ser a habitual e a correcta. O pressionar ou o deixar jogar pode ser crucial na partida. As tácticas são semelhantes e o pormenor pode ser o crucial.
  • Gelson Martins. Gelson pode ser o ás de trunfo do Sporting pois a sua boa forma é mais do que evidente e os encarnados estão com problemas na lateral esquerda. Pode estar aqui o ponto fraco da equipa encarnada. 
  • Meio campo leonino. Adrien e William são dois grandes médios e de categoria inegável. É por aqui que passa muito da nossa estratégia e deixar estes dois grandes jogadores construírem jogo á vontade pode ser fatal.
  • Pizzi. O médio está em boa forma e surge muitas vezes perto da área para finalizar. É á semelhança de Adrien o patrão da equipa encarnada mas o defender não é a sua praia.
  • Luisão. Não tem mais os rins que dantes tinha. É mais do que evidente que os adversários tiram proveito quando rodam sobre o defesa brasileiro e capitão encarnado.
  • Rúben Semedo. É novo e normalmente os erros são do seu lado. Tem categoria inegável mas a nível de experiência é ainda verdinho.
  • André Almeida. Este é o lado mais fraco da defesa encarnada pois André Almeida não é lateral esquerdo. É um bom jogador mas é um peixe um pouco fora de água. 
  • Marvim. O ponto fraco da equipa leonina. Não sendo defesa de raiz é por aqui que o Benfica vai apostar pata atacar com Salvio e Nelson Semedo. 

O derbi não é decisivo!
Se o Benfica perder fica a 1 ponto do Sporting mas se forem os leões a perder é óbvio que ficar a 5 pontos não é nada bom. No entanto não fica nada decidido e na temporada passada também tínhamos 8 pontos de avanço e perdemos-os.
Depois do derbi ainda faltará muito jogo pela frente!
Quanto á forma de jogar penso que não existirão grandes mudanças nas equipas, isto é, tenho a certeza de que pelo menos Rui Vitória não altera a táctica da sua equipa.
Teremos então duas equipas a jogar em 4-4-2 e ambas com táctica preconizada por JJ. Diga-se o que se disser mas é incontornável que o treinador encarnado antes de chegar ao Benfica nunca colocou as suas equipas a jogar em 4-4-2!!
Estarão então frente a frente alguns dos melhores executantes do nosso futebol e penso que o que desequilibrará será a dinâmica da equipa. 
Prevejo que o Sporting e o Benfica entrem a pressionar para não deixarem o adversário construir jogo desde a sua 1ª fase de construção. É que é nesta fase que somos muito fortes mas o mesmo já não posso dizer do Benfica.
Será um jogo decidido nos pormenores sendo que nesse aspecto ficamos a perder para o rival encarnado pois esta temporada já perdemos muitas vezes por erros nossos!! Esperemos então que seja desta! que não erremos mais que o nosso adversário!
Esta seria para mim, a nossa equipa:


João Pereira deve voltar á lateral direita depois de não ter jogado em Varsóvia e Bryan Ruiz deverá voltar á equipa substituindo o desastrado Markovic. Estas devem ser as duas mudanças na equipa se bem que JJ tivesse dito que Adrien e Gelson estarão em duvida para o jogo. Eu não acredito mas....
A dinâmica! A dinâmica demonstrada dentro de campo e a abordagem ao jogo será o que vai decidir a partida. Decidir bem se pressionamos alto ou se esperamos pela equipa encarnada no nosso meio campo é meio caminho andado para vencermos o jogo.
Será um jogo intenso mas se o ritmo de jogo for muito elevado pode significar poucas forças para o final da partida!
Ambas as equipas quererão ter a bola para si para criarem oportunidades de golo mas para isso deverão manter os seus princípios de jogo. Será proibido perder a bola perto da área e o jogo passará muito pelas laterais como é habito. 
Na frente temos que ser mais pragmáticos na hora de rematar á baliza e nas pontas sermos mais precisos nos cruzamentos que têm sido uma nulidade. 
Muito importante será a acção de Bryan ou de quem jogar no miolo pois a defender será crucial fechar as linhas de passe no meio e dar-nos superioridade numérica. Muito importante também é não deixar acontecer transições rápidas pois o Benfica tem elementos muito rápidos e essas são um dos trunfos desta equipa.
Os lances de bola parada também poderão ser muito importantes no resultado.
Uma boa exibição com um bom resultado pode dar outro animo depois do desfecho negativo europeu sendo que um empate nunca é mau resultado em casa dum rival. 
De qualquer forma o nosso objectivo passa por voltar a vencer em casa dos lampiões, passar a ser líder da Liga e embalar para o titulo! É isso que queremos e no que acreditamos!
Domingo, ás 18 horas em Lisboa e no Estádio da Luz vamos estar em menor número mas com certeza que apoio não faltará. A nossa ambição é e será sempre a vitória seja em que Estádio for!!
Eu acredito na nossa equipa!
Força Sporting!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: