segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Sporting perde, fica a 8 pontos do líder e desde ao 4º lugar


A ordem era para vencer, vencer, vencer mas foi o contrário que aconteceu.
A derrota frente ao SC Braga  por, 0-1 com golo de Wilson Eduardo fez aumentar a diferença pontual para o 1º classificado e fez com que descêssemos até ao 4º lugar da classificação.
Foi mau demais ver uma equipa sem soluções, cansada e sem cabeça.  É mau demais perder dois objectivo em duas semanas de competição.
Exige-se muito mais para um investimento tão elevado e as decisões do Tribunal de Alvalade estão aí á porta!

As nossas aspirações eram de vencer e deixar os 5 pontos de atraso para o líder da Liga para recuperar para a 2ª metade da época mas inesperadamente mas não menos justo, perdemos com o SC Braga que até vinha de uma chicotada psicológica!
É de facto, para mim, justo a vitória do SC Braga pois foi a equipa que mais justificou a palavra equipa!! Foi unida, compacta, malandra e eficaz. E até poderia ter marcado mais golos.
Quanto á nossa ...é difícil explicar pois todos exigimos muito mais quando nos últimos anos nunca se investiu tanto. 
A equipa foi a que já se esperava e a que eu preconizei: Bryan voltou á titularidade e Campbell encostou-se mais á esquerda do nosso ataque. No resto da equipa tudo foi igual ao jogo de Setúbal.
Onze do SCP: Rui Patrício; João Pereira, Coates, Rúben Semedo e Marvim; William, Adrien, Gelson Martins e Joel Campbell; Bryan Ruiz e Bas Dost.
O Sporting como sempre cedo tentou fazer o seu jogo habitual e em certa parte foi conseguido. William e Adrien pegavam no jogo mas as linhas de passe eram pequenas e a intranquilidade ia chegando também fruto de muitos passes errados. 
Porém o inicio de partida não foi mau e Bryan desperdiçou uma boa oportunidade de golo aos 7´. Mas o Braga ia avisando também com boas incursões na frente com destaque para Rui Fonte e Wilson Eduardo. 
A nossa equipa tinha mais bola mas também porque as equipas sabem que a nossa 1ª fase de construção de jogo é o nosso ponto mais forte e concedem-nos esse espaço e tempo de bola(até o Benfica o fez). Depois o que tem de fazer é tentar aproveitar os nossos pontos fracos: não sabe pressionar como o fazia a época passada e tem problemas gravíssimos quando nos colocam bolas nas costas da defesa. Ontem, nas costas do João Pereira abriu-se uma autêntica avenida(um lateral veloz e de qualidade está onde?).
Ora, o domínio que íamos tendo no jogo era consentido em certa parte por um Braga que recuou as suas linhas e que jogava num claro 4-4-2 fazendo depois pressão no seu meio campo e aproveitando as transições rápidas que nós deixávamos fazer. Foi então a jogar como equipa pequena que mais uma vez conseguiram vencer o Sporting!!!
Claro que esta é uma estratégia já muito vista esta época e que mais uma vez dá frutos contra o Sporting! Onde está também a velocidade dos nossos defesas? 
Depois, a nossa estratégia: foi então quase uma nulidade pois os jogadores não fizeram tudo o que poderiam ter feito! O Campbell está cansado? O Bryan está cansado? Então como explicar o mau jogo e sem garra nenhuma? Mas sobre isto penso claramente que há jogadores que ainda sabem onde estão a jogar mas isso leva-nos a outro post!
E atenção: o cansaço não pode ser desculpa mas o srº Jorge Jesus continua a falar dele e como se as asneiras constantes de William e os sucessivos passes errados, sobretudo na 1ª parte, se desculpassem com o cansaço!! Mas mais: quando diz também que os assobios intranquilizaram alguns jogadores do Sporting soa a mais desculpas e mais desculpas pois quando jogam de Estádio cheio a chamarem-lhes nomes, a assobiarem o jogo todo e vencemos já não diz nada pois não? 
Depois de uns minutos em que fomos perigosos e com oportunidades de golo(para o Braga também) chegou o tempo da equipa bracarense colocar gelo na partida. As linhas de passe tornaram-se mais curtas e acertaram a marcação o que fez com que o Sporting caísse na teia.
Mais uma vez ninguém rematou á baliza do adversário!!
E chegou o intervalo com o empate no marcador.
Sabíamos então que entrar outra vez envergonhados, lentos e previsíveis que ia dar no mesmo e que seria preciso um Leão diferente para vencer o jogo. Isso até foi conseguido nos primeiros 15´ com inclusive Gelson a enviar a bola ao poste mas depois foi-se a força, a cabeça e em alguns jogadores...a vontade.
Ao intervalo JJ fez a sua 1ª substituição com Douglas a estrear-se na vez de Rúben Semedo(só sai por lesão).
A entrada na 2ª parte foi boa mas também não foi ao que estamos habituados. Não existiu aquela capacidade de ganhar todos os lances e em lançar o ataque pois ou os jogadores faziam passes para trás ou se deixavam enredar na teia do SC Braga. Bas Dost neste aspecto metia dó pois cada passe que fazia era para trás.
E ao aproximar-se da meia hora de jogo ainda não havia golos mas JJ também não mexia na equipa. Não sei pelo que esperava mas se era pelo golo bracarense assim foi. Wilson Eduardo rematou com sucesso num lance em que Rui Patrício não fica muito bem na figura. O golo do Braga surge de uma oportunidade criada pela avenida atrás de João Pereira e na qual um jogador adversário envia a bola ao poste da nossa baliza....no seguimento da jogada ...o golo do Braga!
Lá chegou então Bruno César mas a entrar para o lugar de Marvim. Mas que boa substituição!! Jogadores que tiveram o jogo todo em campo sem fazerem nada de jeito não saíram e quem sai é o lateral esquerdo? Para quê? Para jogar em cima do Campbell que já devia ter saído?
Enfim ...até final já se sabia que iria ser correr atrás do prejuízo que até veio a ver que poderia ter sido pior para nós!
Houve alguns lances em que tivémos perto do golo como uma cabeçada de Coates que Matheus defendeu, um remate de onde se pediu penalidade mas vendo a repetição é um lance difícil de ajuizar e ainda um outra penalidade(esta existente) sobre o André que entrou por Bryan Ruiz(79´) mas quem teve mais ocasiões para marcar até foi o Braga. 
A partida chegaria ao final com Coates a ponta-de-lança e com uma equipa perdida em campo. E como disse Adrien no final: tiveram mais coração do que cabeça e nestes jogos já se sabe no que isso...pode dar!
O Sporting perdeu e perdeu justamente com uma equipa que foi organizada, compacta e que aproveitou os nossos erros para marcar. Não me posso esquecer da questão do anti-jogo que o srº árbitro deixou fazer a seu belo prazer provando duas coisas: ou tem más intenções contra o SCP por o deixar fazer ou é manifestamente MUITO MAU árbitro!! Porém, não foi por ele que o Sporting perdeu. Perdeu porque não jogou para isso e foi a pior equipa em campo.
No final os lenços brancos apareceram em cena e são claramente para JJ que parece estar a criar o mesmo sentimento que criou do outro lado da segunda circular. 
Para mim o melhor em campo foi o Coates que deu tudo o que tinha e não tinha. Terminou a partida a ponta-de-lança e até teve oportunidades de marcar.
Muito provavelmente o titulo tornou-se uma miragem se bem que na época passada o rival recuperou precisamente os mesmo pontos.

Se ainda não segue AmorSporting nas redes sociais clique na imagem seguinte.

4 comentários :

  1. Hoje, ao ler as "gordas" dos principais jornais, concluí aquilo que já era expectável: somos efectivamente motivo de gozo e chacota total. Aparece o Mr. Burns a mandar a sua piadinha do número de campeonatos, o Correio da Manhã faz "memes" do Pai Natal a gozar com o Sporting e começam a aparecer candidatos à presidência do Sporting em catadupa (tipos que nem nunca ouvi falar...).

    Se a tudo isto juntarmos o facto de a equipa jogar pouco futebol, estar desgastada fisicamente, afastada das competições europeias, derrotada recentemente pelo banal carnide do Rui Sonso, derrotada pela Doyen no TAD, derrotada pelo Braga em Alvalade com um golo de um ex-jogador, temos portanto o cenário perfeito para a próxima trama do Quentin Tarantino.

    É triste o karma do Sporting...


    Wond3rboy

    ResponderEliminar
  2. Eu sei onde pretende chegar e não posso negar-lhe alguma razão!!
    Estamos muito melhores em muita coisa mas ainda falta muito juízo a este Sporting!!
    As derrotas não perdoam e trazem tudo ao de cima ...vamos ver o que nisto dá!!

    ResponderEliminar
  3. Ó Rui, o que tens a dizer agora sobre isto?

    Se o Jesus fosse um treinador com um salário normal, não havia problemas, era continuar com ele, o problema é que ele ganha milhões e nada ganha. Mas o pior mesmo é a nossa direção tentar passar entre os pingos da chuva. Logo aprofundaremos o assunto em altura apropriada.

    Agora é ir jogando os nossos jogos na esperança de um milagre.

    SL

    ResponderEliminar
  4. O meu próximo post responderá á tua pergunta.....SL

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: