segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Sporting ineficaz deixa fugir a liderança da Liga


O Sporting perdeu em casa do eterno rival por, 2-1 e viu fugir a liderança da Liga. 
Com esta derrota injusta descemos ao 3º lugar e voltamos a ter 5 pontos de distância para o 1º classificado mas a arbitragem foi polémica e teve factor decisivo. Os Leões queixaram-se e com razão!
Salvio, Giménez e Bas Dost marcaram os golos do encontro que fica ainda marcado pelo mau comportamento do publico(mais uma vez) que arremessaram cartolinas para a área técnica do Sporting inclusive acertando em JJ e cortando o jogo.
O Sporting perdeu a partida porque foi ineficaz na hora do golo o que não aconteceu com o nosso adversário.
O futebol tem-nos castigado de forma injusta!!
Se há lições a tirar desta semana é que o futebol é cruel, frio e injusto pois nos dois jogos que fizemos...e perdemos, fomos superiores. No entanto é coisa muito repetida mas nunca me canso de o dizer: só vence quem marca golos, erra menos e não quem joga melhor ou domina todas as estatísticas de uma partida de futebol!!
Foi o que aconteceu ao Sporting, outra vez, ontem no Estádio da Luz: dominou as estatísticas mas no fim perdeu porque deixou o Benfica realizar duas jogadas em que conseguiu fazer golo.
Quanto ao Sporting teve várias ocasiões para marcar mas só conseguiu concretizar uma delas. Claro que oportunidades falhadas foram defendidas por Ederson mas se assim foi também foi porque rematámos ...mal á baliza!!
Porém os casos de arbitragem acabam por marcar este jogo e tiveram factor decisivo na partida.
Jorge Sousa viu vista grossa a duas penalidades e da não marcação da 1ª nasce o 1º golo do Benfica. Na 1ª Pizzi toca na bola com os seus dois braços e na 2ª, Nelson Semedo na marcação de um canto por Bruno César, inclina o seu corpo na direcção da bola e corta a mesma com o seu braço direito. Nestes lances deveria ter-se marcado penalti e Nelson Semedo seria expulso aos 39´ o que faria mudar todo um jogo.
Quanto ao jogo em si eu diria que o Sporting foi dominador, teve boas ocasiões para marcar mas o rival aproveitou as transições rápidas para resolver. No fim ganhou quem foi mais eficaz e quem errou menos....ou a quem o árbitro viu errar.. menos!!
O Sporting entrou melhor na partida ocupando bem os espaços e pressionando a 1ª fase de construção do Benfica e a ter uma 1ª ocasião logo aos 5 minutos por Gelson que no entanto....passa a bola para Ederson! Esta não pode ser a nossa finalização!
O Benfica aproveitava mais o contra-ataque que o Sporting não sabe fazer e também teve a sua oportunidade logo seguido ao nosso. No entanto Rafa também passou a bola para Rui Patrício!
O Sporting jogava melhor, em futebol  e antes do golo encarnado Bas Dost e Bruno César tiveram, boas oportunidades de golo desperdiçadas.
E como quem não marca sofre, surgiu o 1º golo aos 24´ no tal lance que nasce na grande área encarnada, depois da chance de golo de Bruno César e onde Pizzi toca na bola com os seus dois braços. Incrível!! Sabemos que não é fácil para um árbitro assinalar logo penalidade mas a bola é ajeitada dentro da grande área do Benfica com os dois braços de Pizzi!


Deste lance nasce então o golo do rival mas ao vermos melhor as imagens vemos também que William tem uma abordagem errada ao lance e é com o seu mau domínio de bola que possibilita a jogada que deu em golo. No lance do golo Marvim também se deixa bater por Salvio que entra nas suas costas. 
O facto é que o Sporting deixou o Benfica fazer muitos contra-ataques e isso foi-nos cobrado muito caro mas o futebol é assim. 
Jorge Jesus voltou ao seu esquema habitual de 4-4-2 e no qual nós JOGAMOS MELHOR fazendo regressar ao 11, João Pereira e Bryan Ruiz. Bryan jogou mais perto de Bas Dost e João Pereira ocupou a lateral direita.
Equipa do SCP: Rui Patrício; João Pereira, Coates, Rúben Semedo e Zeegelaar; Gelson, William, Adrien e Bruno César; Bryan Ruiz e Bas Dost.
O golo encarnado até nem fez abalar o nosso jogo e continuamos a ter mais bola, a ganhar mais 2ªs bolas mas tudo seria diferente se Jorge Sousa não tem visto grossa a uma penalidade escandalosa cometida por Nelson Semedo. Mais uma vez é incrível como o árbitro no enfiamento da jogada não vê o jogador encarnado a colocar o braço na bola. 


O que é certo é que quando é para os outros é sempre ombro e sem querer mas ao Sporting é tudo cobrado! Deste lance só dizer que o lateral direito do Benfica seria expulso e o Benfica ficaria reduzido a 10 unidades! Da penalidade poderia ter saído o 1-1 isto sem contar com a penalidade cometida por Pizzi.
Antes do intervalo, mais precisamente os 42´ Gimenez num ressalto incrível poderia ter feito o 2-0 mas Rui Patrício foi enorme!
O intervalo chegaria com o Benfica a vencer, injustamente e com o SCP a ser prejudicado!
Ao intervalo:

No reatamento da partida JJ alterou a sua equipa fazendo entrar Joel Campbell por Bruno César sendo que o costa-riquenho foi colocar-se mais no meio em apoio a Bas Dost enquanto Bryan descaiu para a ala esquerda.
E uma desatenção de Coates poderia ter dado mau resultado mas Rui P. chegou 1º que Gonçalo Guedes. Logo de seguida bola colocada nas costas da defesa do Benfica , Campbell vai ´alinha , cruza rasteiro para trás e Bas Dost aplica um remate mas ao poste da baliza de Éderson. 
Mais uma vez o Sporting a falhar o que deveria não desperdiçar e a eficácia foi um dos principais factores da nossa derrota!
E quem não marca sofre e na jogada seguinte....o 2-0! Rafa tem uma 1ª oportunidade que Rúben Semedo corta mas no seguimento, Nelson Semedo coloca nas costas da nossa defesa e William demorando muito na marcação a quem aparecia na área deixou cruzar e Giménez antecipou-se a João Pereira e fez o 2-0 injusto e cruel!
Impressionante como se consegue marcar dois golos sem o merecer!
O conforto do rival era evidente mas o Sporting não desistiu e era preciso ser forte pois todos sentiam que era muito injusto este resultado. 
J fazia aquecer mais jogadores mas dentro de campo continuavamos a ter bola. Porém Bryan e Gelson não estavam nas suas melhores noites pois o Benfica descia muito e fechava os espaços. 
O problema também passou por aqui. O rival descia perante o nosso poderio mas sabia aproveitar as transições que o SCP deixava acontecer. 
O Joel Campbell foi muito importante na equipa pois deu mais profundidade e imprevisibilidade ao nosso jogo. A equipa continuou a ter mais bola a ganhar as 2ªs bolas e William falhou mais uma oportunidade de golo num ressalto da marcação de num canto.
Alan entraria aos 60´ para o lugar da Bryan e ficaria a jogar na mesma posição. Este participaria na jogada em que Campbell, já descaído para a esquerda do nosso ataque, daria a Bas Dost outra oportunidade falhada rematando á figura de Éderson. O desperdício continuava!
O Benfica era a esta altura uma equipa fechada e recuada no terreno mas o 2-0 dava segurança.
O Leão continuava á procura do golo mas os livres inventados por JJ não resultam nem por nada mas continuam a acontecer. Porém esse golo chegaria mesmo por intermédio do holandês que finalmente acertava com os as redes da baliza. Joel Campbell fez tudo e cruzou para Bas Dost reduzir para 2-1.
Grande jogada de Campbell!!
Faltam 20´ para o fim e o SCP continuava por cima do jogo. Gelson fugiu a A. Almeida mas não cruzou bem e William continuava a ser o nosso melhor elemento em jogo.
Mas Campbell também tinha entrado bem e por pouco não conseguiu o empate aos 77´ numa grande jogada da nossa equipa. Um defesa cortou na hora certa. 
O Benfica no seguimento da jogada e no que tinha sido a sua constante realizou mais uma transição rápida que criou muito perigo. Para além de defender e dos dois golos foi o que fizeram melhor!
Estranhamente a 10´ do final, JJ, tirou Bas Dost e colocou André(sabe-se agora que foi para colocar mais velocidade no jogo) mas já não conseguimos alterar o marcador. Ainda tentamos pressionar mais mas o que chegou com velocidade foi o final do jogo em que voltámos a ser melhores mas....também voltámos a perder.
No fim fica um bom jogo nosso, casos de arbitragem sempre a prejudicar-nos mas também uma total falta de eficácia da nossa parte. Tivemos mais que oportunidades de marcar para ganhar o jogo mas o rival conseguiu ser mais eficaz do que nós!
Como melhor jogador do Sporting destacaria o William que foi enorme mas não o posso deixar de dizer, também está nos dois golos do rival. Coates e Adrien e Campbell também estiveram bem mas não chegou.
Há injustiça no futebol mas estranhamente continuamos a ser masoquistas!
Nos 90´:

No final dizer que foi vergonhoso o que se passou no Estádio da Luz com o arremesso de cartolinas contra o nosso treinador e jogadores o que não pode passar incólume ao concelho de disciplina. Uma multa será dizer ao desporto português e aos sportinguistas que em Alvalade também poderão fazer algo parecido....e será merecido!! 
O bem receber e o respeito que devemos ter é a nossa cara e este publico afecto a este Clube só demonstrou o que vale. ZERO, BOLA!!








Siga AmorSporting nas redes sociais.

3 comentários :

  1. E se ontem tivéssemos um verdadeiro dez em vez de um Bryan todo roto e outro ponta de lança para jogar ou substituir Bas Dost....mas não temos, as aquisições foram um autêntico desastre, com aquisições feitas correctamente
    não havia Jorge Sousa que safasse o Benfica. Era bom que se esclarecesse quem foi ou quais foram os responsáveis pelas aquisições, afinal o rigor e a exigência que se apregoam só se aplicam se der jeito.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Carlos.
    Não diria tanto de Bryan mas mais de um substituto á altura de Bas Dost que não temos.
    A politica de contratações já foi por mim aqui criticada e volto a dizê-lo: não é concebível nem recomendável contratar 12 jogadores no ultimo dia de mercado. Onde ficou a pré-época com todos os jogadores?
    E agora que já vimos que 3,4 ou 5 dos contratados não jogam nada quer dizer que já em Janeiro ou no final do ano contrataremos mais meia dúzia? provavelmente deveríamos olhar mais para os que já temos e....emprestámos pois parece-me que o Iuri Medeiros e o Podence são bem melhores que o Markovic.

    ResponderEliminar
  3. Quer dizer, o árbitro não marca 2 penalties claros a favor do Sporting, tem dualidade de critérios em favor do lampiões, o Sporting foi melhor em todos os capítulos do jogo como o provam as estatísticas de jogo, os últimos 10 minutos de jogo quase não nos deixaram jogar, o Bas Dost falhou 3 oportunidades e a culpa é de quem, da falta de soluções? Nem com o Ronaldo ou o Messi (como já li) ontem ganhávamos! P.S. - Vejam o "Sporting Grande Jornal" de hoje 12/12/2016 das 21:30 e verão alguns factos interessantes. E. Ferreira. SL

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: