quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Plantel SCP: reavaliar e reforçar com base na formação


Chegados a quase metade da época e com os resultados a não corresponderem ás nossas expectativas penso ser imperioso reavaliarmos o nosso plantel.
O Sporting encontra-se num lastimoso 4º lugar...a 8 pontos do líder, a 4 pontos do 2º classificado e como se não bastasse, já fomos eliminados das competições europeias.
A culpa não morre solteira pois sabemos que ao chegarem 12 caras novas a um plantel tem os seus custos e a nossa campanha prova-o. Por isso, é já em Janeiro que podemos e devemos equilibrar a equipa pois destas 12 entradas, poucos provaram que merecem estar no Clube e nesta equipa.
Portanto, o plantel forçosamente tem que emagrecer financeiramente mas também precisa de mais qualidade. A saída de uns para a entrada de outros pode facilitar mas a certeza é de que a nossa formação com mais uns reforços, que realmente façam a diferença, pode compensar tudo isso.
Com os objectivos a serem só internos é então tempo de reavaliar e reforçar a nossa equipa para realizarmos uma melhor 2ª volta do Campeonato.
Estas seriam as minhas mudanças:
Os resultados ditam tudo no Desporto e quando são bons pensa-se num retoque ou reajuste mas quando são maus, como os nossos, é preciso uma reavaliação e muito provavelmente uma outra política de contratações.
Torna-se então obrigatório reavaliar o plantel e as suas necessidades e muito provavelmente colmatá-las, emagrecendo-o financeiramente mas reforçando-o com mais qualidade com também recurso á nossa formação.
Obviamente que de repente todos os jogadores não passaram a ser todos maus mas, há aspectos que têm que ser revistos como por exemplo, a equipa não poder ficar dependente de uma dúzia de jogadores se adaptarem ao nosso futebol, a Portugal, ao Clube , etc, etc.
Meus amigos isto foi sem duvida um tremendo erro dos nossos responsáveis!!
Mas não está tudo perdido e a equipa precisa de equilíbrio e de jogadores de qualidade, uns para serem titulares e outros para serem efectivamente boas soluções para tal.
E a janela de transferências abre dentro de poucos dias......
O tema não é consensual e não somos nós que decidimos mas para mim esta equipa está desequilibrada e com falta de qualidade.
Depois de ter saído João Mário e Slimani, o SCP tentou colmatar com outros atletas que já vimos que não têm as mesmas características nem a mesma qualidade. É verdade que não é fácil encontrar atletas como João Mário que faz todas as posições do meio campo para a frente e um ponta-de-lança que varre o sector mais avançado todo, a toda a hora e ainda lhe sobram forças para mais um jogo mas, as escolhas também nunca poderiam ser iguais.
Gelson e Bas Dost têm a sua qualidade mas naturalmente são diferentes e isso também pesa. Reparem que Bas Dost não pressiona tanto como fazia Sli mas aos poucos vai-se adaptando á nossa forma de jogar e a marcar golos mas, Gelson que muitas vezes carrega a nossa equipa, nos cruzamentos, é quase uma nulidade. Nada que não faça parte da sua evolução mas é um pormenor que também faz a diferença. Já em termos de criatividade e capacidade técnica ...é o melhor. (Não esquecer que o Gelson faz o seu 1º ano a titular)
Estas duas saídas foram de facto muito importantes mas o que nos aconteceu de pior foi contratar 12 jogadores que ainda precisariam de tempo para se adaptarem ao futebol português. O SCP não tinha/tem esse tempo e agora pode ser tarde demais.
De qualquer forma já constatei que algumas contratações foram erradas e que despachava-os já ....amanhã.
O que eu mudava seria baseada na nossa formação mas também contratava 2/3/4 jogadores bons que equilibrassem a nossa equipa, nomeadamente na frente e na esquerda.
Um factor muito importante é o facto do SCP só ter competições ...nacionais!

Plantel SCP: reavaliar e reforçar para melhor 2ª volta da Liga


Baliza:

Neste sector e sabendo que JJ gosta de trabalhar com 3 guarda-redes não vejo necessidade de mudar o que quer que seja: Rui, Beto e Azbe Jug servem muito bem as pretensões da equipa.
Saídas: --
Entradas: --

1-Rui Patrício
34-Beto
26-Azbe Jug



Defesa:

Já neste sector penso que o SCP precisava de um reajuste , mais precisamente nas duas laterais. João Pereira termina o seu contracto no final da época e por muito que ache que ele tem uma garra fenomenal e que é bem melhor que Schelotto, também penso que já não tem a mesma velocidade e que precisamos de um bem melhor. Assim se tivermos hipótese de ganhar algo com isso poderia sair agora e apostarmos em Esgaio e porque não.... em Miguel Lopes.
Também despachava Schelotto!
O italiano é um jogador de raça mas adaptado sendo que ainda não demonstrou o porquê da sua contratação nem o salário que aufere.
No fundo...o que é que o João e o Schelotto fazem que o Ricardo Esgaio e que Miguel Lopes não consigam fazer?
Enquanto o Ricardo dispensa apresentações o Miguel Lopes é constantemente esquecido, não é? Mas é sempre emprestado porque aufere um salário elevado e o SCP não tinha como o pagar!! Pois, não tinha mas, já tem e então prefiro o Miguel ao Schelotto.
O Miguel Lopes tem 30 anos, 1,82m, 77 kg, é titular do Akhisar(10º classificado da Liga turca) e tal como Esgaio também joga na esquerda da defesa. Tem um pulmão invejável e é bom de bola, é veloz, experiente, internacional e cruza bem. JJ também gosta dele portanto não seria por aí que ele não regressaria!
Pois é, cada vez mais acredito menos nestas adaptações pois andamos a perder tempo em adaptar jogadores quando já os temos entre nós! Para quê adaptar um Schelotto e um Marvim quando já temos um Esgaio, um Miguel Lopes e um Jonathan Silva, por exemplo?
Eu faria regressar o Miguel Lopes pois ainda por cima é sportinguista, conhecedor do nosso futebol, bom profissional e bom jogador e porque não, o Jonathan Silva que só precisa de mais experiência? Mas, quanto ao Jonathan ainda tenho duvidas.
Já não tenho duvidas é em relação ao Jefferson de que é o nosso melhor lateral esquerdo e que para chegar outro tem que ser superior, com provas dadas ou então apostar definitivamente no Jonathan Silva.
Outra coisa: contratar mas, contratar jogadores com margem de progressão pois corremos o risco de termos jogadores que não nos darão retorno financeiro e já vimos o que isso significa. Depois, apostar em jogadores habituados ao futebol europeu pois de contrário era esperar mais tempo de adaptação!
Assim, Jefferson faz o resto da temporada a titular e Jonathan seria a sua sombra!!
Quanto a defesas centrais penso que algo pode mudar!
Coates é definitivamente o patrão desta defesa e Rúben Semedo é um talento a lapidar que JJ não tira da equipa. Depois, acontece que nós temos dois defesas centrais que podem muito bem regressar á equipa: refiro-me a Domingos Duarte e a Tobias Figueiredo que jogam emprestados ao Belenenses e ao Nacional da Madeira.
Porém e para mim, Domingos Duarte com 15 jogos feitos a titular, 21 anos, 1,90m e 84 kg regressaria já ao Clube pois tem demonstrado uma maturidade e qualidade acima da média e faria sair o Douglas que só aufere dinheiro e não o justifica!
Quanto ao Tobias Figueiredo tirava-o do Nacional e colocava-o no Belenenses e o Jonathan Silva emprestava-o a uma equipa nacional para ganhar maturidade.
Por fim, Paulo Oliveira é um valor mas precisa de jogar. Porque não uma oportunidade, JJ?
E não se esqueçam que temos outro lateral direito no V. Setúbal que tem rubricado boas exibições. É de Geraldes que me refiro mas sendo mais franzino penso que Esgaio e Miguel Lopes têm mais hipóteses.
Saídas: Schelotto, Douglas, Marvim e João Pereira.
Entradas: Domingos Duarte, Jonathan Silva e Miguel Lopes

-Miguel Lopes
47-Ricardo Esgaio
4-Jefferson
-Jonathan Silva
15-Paulo Oliveira
-Domingos Duarte
35-Rúben Semedo
13-S. Coates



Meio Campo:

Neste sector sabemos que William Carvalho e Adrien são indiscutivelmente os patrões portanto o que a nossa equipa necessita é de, quem os possa substituir. Não é tarefa fácil mas mais uma vez JJ foi buscar jogadores que não jogam , que demoram a ambientar-se ao nosso futebol e assim não justificam o salário que auferem. Ora, para isso temos a nossa formação que tem qualidade, que aufere bem menos, que já conhece muito bem a nossa realidade e que só precisa de jogar!!
Desta forma temos que emagrecer em quantidade e em massa salarial e por outro ter mais qualidade apostando nos nossos jogadores que já estão crescidos.
Na defesa é o Domingos Duarte e Jonathan Silva e no meio campo pode muito ser Palhinha e Francisco Geraldes.
Assim, ter Bruno Paulista, Marcelo Meli e Elias é desnecessário e com Elias bem se pode ganhar um bom retorno financeiro.
É claro que todos temos pena de não vermos mais vezes o Meli a jogar ou até o Petrovic que fez uma boa exibição com o Praiense ou até de Bruno Paulista que me pareceu bom jogador mas não podemos viver o tempo todo á espera que eles sobressaiam/apareçam. Assim ou saem em definitivo ou são emprestados com o regresso de alguns nossos jogadores emprestados a ser a nossa melhor opção.
O regresso de João Palhinha(16 jogos a titular no Belenenses, 21 anos, 1,90m 3 83 kg) torna-se vital para termos substituto de William na equipa ...já desde dia 1 de Janeiro. Quanto ao substituto de Adrien faria regressar o Francisco Geraldes que actualmente joga no Moreirense e que bons resultados tem dado. O Geraldes é conhecedor do nosso futebol, é titular do Moreirense, tem 1,75m e 65 kg mas certamente não teria tantos problemas que tem Meli e Elias no nosso futebol. No entanto, ficaria sempre com Petrovic e talvez emprestasse Meli a um Clube da nossa Liga.
Saídas: Paulista, Elias e Meli(?)
Entradas: Palhinha e F. Geraldes

14-William carvalho
-João Palhinha
8-Petrovic
23-Adrien
-Francisco Geraldes
-25-Meli(?)



Extremos:

Para mim, o nosso plantel na ala esquerda está claramente desequilibrado.
Na época passada, Bryan era o ponto de equilíbrio de JJ para esta posição mas este ano as suas prestações em campo têm sido medíocres e a equipa tem-se ressentido disso. Bryan tanto jogava em apoio ao ponta-de-lança como na ala esquerda mas talvez prevendo do que poderia suceder também pela saída de Teo, o Sporting conseguiu os préstimos de Joel Campbell.
No entanto a vinda de Joel Campbell não se têm comprovado como uma alternativa constante. É que o costa-riquenho quando joga a titular não justifica e parece que é uma espécie de arma secreta. Só rende quando entra durante o jogo!!
Pois bem, Campbell no papel defensivo é mau e lento e com Marvim na lateral, a nossa ala esquerda ainda fica pior. É todavia um homem claramente atacante e surge a hipótese de jogar também no apoio a Bas Dost. No meu ver, Campbell será um jogador constante com outros a protegerem-lhe as costas, isto é, jogar por exemplo com dois médios defensivos. Tudo o resto vai deixar a sua equipa desequilibrada defensivamente...mas também ofensivamente. Ora, isto para mim não é equilíbrio e preferia um jogador como Bryan na plenitude das suas capacidades.
Mas, a nossa equipa ainda tem mais 3 extremos esquerdos: Bruno César, Matheus Pereira e ...Iuri Medeiros.
Para mim o Bruno César é o melhor jogador para esta posição e deveria ser ele o titular pois sabe o papel de lateral esquerdo, tem bom cruzamento e é forte no remate á baliza mas, JJ teima em não dar-lhe a titularidade o que também não é bom para a equipa. Bruno César não é visto como titular e sim como um bombeiro... sempre de serviço.
Depois, Matheus Pereira que é hipótese ou mais vale ser emprestado e Iuri Medeiros, que parece não se a opção de qualidade que a equipa precisa.
Conclusão: o Sporting tem Bryan, Bruno César, Campbell, Iuri Medeiros e Matheus Pereira mas para mim precisa mesmo de contratar um bom extremo esquerdo que desequilibre um jogo para..... equilibrar a nossa ala esquerda pois Bryan e Campbell não o conseguem fazer e Bruno César não é visto como tal.
Na direita:
Não sei se já repararam mas o Gelson é a nossa única solução pois Markovic desiludiu muito e na maior parte das vezes é opção para o apoio ao ponta-de-lança.
Gelson é um criativo e tem levado literalmente a equipa ás costas mas no acto do cruzamento..... fica a milhões de anos luz dos de.....João Mário e de Joel Campbell. Claro que Gelson ainda está em formação mas mais tarde ou mais cedo esse aspecto vai melhorar.
O que não pode acontecer é a equipa depender quase de Gelson e por isso a contratação de um bom extremo só me dá mais razão. Aliás até deveriam ser dois pois sempre quero ver quando o Gelson se lesionar!!
A chegada de um extremo direito para rivalizar com Gelson não seria mal pensado.....mas num que pudesse substituir quando e se Gelson for transferido. Temos que contar com essa possibilidade!
Saídas: Matheus Pereira(empréstimo)?
Entradas: contratação de extremo esquerdo e direito.

11-Bruno César
 7-J. Campbell
-extremo esquerdo
77-Gelson Martins
-extremo direito
73-Matheus Pereira(?)



2º Avançado:


Para esta posição ficámos órfãos de Teo Gutiérrez que muito conhecia os espaços que pisar e que ainda marcava golos. Agora sem ele, sem João Mário e Slimani tudo é diferente e muito mais difícil!
Ora, o SCP sabia que já não tinha Teo mas tinha no seu ver, que contratar um jogador para esta posição. Chegou então Alan Ruiz mas era previsível que iria precisar de tempo para se adaptar sendo Bryan a opção interna para o que desse e viesse. Até agora não falhou nada!
Mas, de qualquer forma penso que o Sporting pensou noutro jogador para esta posição até porque JJ prefere Bryan na esquerda.....e....chegou Markovic.
Na altura ninguém queria acreditar mas agora....eu mandava-o de volta....já amanhã!
O sérvio desiludiu muito e só estamos a perder tempo para depois no final ir-se embora e não ter servido para nada. É por essas e por outras que não gosto de jogadores emprestados de outros Clubes!!
Para mim, meia temporada chega para ver o que um jogador vale e Markovic nunca sobe provar o seu valor.
Conclusão: para esta posição contraria um jogador que chegasse e fosse titular pois é de qualidade que precisamos. A equipa precisa de sangue na guelra na frente de ataque pois estamos muito previsíveis, lentos e sem criatividade.
O regresso de Mané podia ser uma hipótese mas não a que mais precisamos....
Saídas: Markovic
Entradas: contratação de um 2º avançado

10-Bryan Ruiz
99-Alan Ruiz
-2º avançado


Ponta-de-lança:

Aqui Bas Dost é rei e senhor até porque André Souza e Castaignos demoram a adaptar-se ao nosso futebol e, sinceramente, não me parece que tenham valor para estar nesta equipa.
Eu só ficaria com Castaignos pois parece-me o que tem mostrado mais no pouco que tem jogado e sempre está mais habituados ao futebol europeu.
Se tivéssemos oportunidade de contratar outro mas com boa perspectiva de futuro para além de Lukas Spalvis mas que ainda recupera de lesão e vai demorar a adquirir ritmo também transferiria o holandês.
Saídas: Castaignos e André(?)
Entradas: só se saísse Castaignos

28-Bas Dost
33-L.Spalvis
20-Castaignos



Conclusão:

O plantel precisa claramente de emagrecer financeiramente mas precisa de equilíbrio e mais qualidade, isto se quisermos realizar uma 2ª volta ao nível do que fizemos na temporada passada.
Temos forçosamente que fazer modificações no plantel e Janeiro é já a poucos dias.
As mudanças mais precisas são mesmo do nosso lado esquerdo quer na defesa quer no ataque mas não podemos esquecer a posição de 2º avançado. Quanto ao extremo direito para rivalizar com Gelson e para precaver qualquer eventualidade e o regresso de Miguel Lopes também penso que nos deixariam mais fortes e sobretudo uma equipa bem equilibrada mas desconhecemos as clausulas do contracto de empréstimo de Miguel Lopes.
Quanto aos reforços é tempo de nos deixarmos de jogadores estrangeiros duvidosos e caros enquanto temos a nossa formação de que gostamos tanto de elogiar. Mas não só de jovens podemos viver e por isso é que temos jogadores como: Rui Patrício, Coates, Miguel Lopes, João Pereira, Jefferson, Adrien, William, Bruno César, Campbell, Bryan Ruiz e Bas Dost para transmitirem experiência.
Nas saídas: Schelotto, Douglas, Marvim, Bruno Paulista, Meli, Elias e Markovic sairiam do SCP e dariam lugar aos jogadores da nossa formação, emagreceriam a nossa folha salarial e ainda ficaríamos mais fortes.
Na duvida deixo Matheus Pereira que me parece excelente jogador mas a precisar de jogar e Meli que ou emprestava até final da época em Portugal ou passava a ser opção regular.
Para terminar a contratação de 3/4 jogadores: lateral esquerdo, extremo esquerdo, extremo direito e 2º avançado para sermos mais fortes e competitivos.
Estas aquisições seriam colmatadas principalmente com as saídas de J. Pereira(1.5M), Schelotto(4M); Marvim(4M), Elias(5M), Douglas(3M) e André(3 a 4M).

Se ainda não segue AmorSporting nas redes sociais do que espera? É só clicar na imagem e seguir quem apoia o SCP. Obrigado.

11 comentários :

Luis Schelotto disse...

Não concordo com a saida do Schelotto e a entrada do Miguel Lopes, Schelotto é mais forte defensiva e ofensivamente que o Miguel Lopes.

Não concordo com a saida definitiva do Bruno Paulista e a permanencia do Petrović, Bruno Paulista é mais jovem e melhor que o Petrović, para não falar que o Bruno ainda pode evoluir muito. Penso que o Palhinha devia vir e o Bruno ser emprestado a uma equipa da primeira liga Portuguesa, por exemplo Boavista que apenas tem Idris que se safa como 6.

Discordo com a contratação de 1 extremo esquerdo e um direito, Gelson Martins, Campbell, Podence e Iuri Medeiros fariam bem o trabalho e não se gastava dinheiro em jogadores que não sabemos se vão se adaptar.

Concordo com a vinda de um segundo avançado e a saida do Maković, para mim voltava o Montero ou o Renato Neto que se tem destacado a 10.

É penso que precisamos de outro avançado, pois o Dost já mostrou que não consegue fazer todos os jogos completos a correr em todos os sentidos perto da grande area, e o JJ quer isso, para mim tenta va se integrar o Gelson Dala na primeira equipa, nem que seja como substituto e a fazer alguns jogos na taça.

SL

Rui Cerdeira Fernandes disse...

A minha visão é de o Schelotto não trás nada de novo a esta equipa e que para isso mais vale jogarmos com os que temos e mais económicos.
Em relação ao Bruno Paulista já chega de tanta promessa se bem que o acho muito bom jogador. Acontece que não podemos passar a vida nisto e ou se faz como o Luís diz(ser emprestado) ou então adeus!
O Petrovic precisa de jogar um jogo com os titulares mas isso não acontece. Penso que é bom jogador mas precisa o que todos precisam....jogar!
Quanto a Podence e a Iuri acho que ainda não estão preparados e nós precisamos também de craques e não só jogadores da formação. O Luís já viu que não outro extremo direito? Podia ser um para trabalhar e ser alternativa válida quando o Gelson não pudesse trabalhar!
A sério, Renato Neto? Penso que precisamos de muita mais qualidade e não de jogadores adaptados, velhos e sem sangue na guelra!
Formação sim mas não só!!
SL

Nós somos o Sporting disse...

Mandava embora o Marvin, vinha Jonathan silva e Ainda vinha um lateral esquerdo bom de verdade, que provavelmente seria o titular.
Na lateral direita mandava embora o João Pereira e contratava também um lateral direito de qualidade para pegar de estaca no 11(com sShelotto e Esgaio na sombra).
Médios: mandava embora Elias, Meli, e emprestava Bruno Paulista (o rapaz precisa de jogar). Vinha Geraldes e Palhinha. Então, na sombra de Adrien estariam o Geraldes e o Bruno César, e na de William o Palhinha e o Petrovic.
Médio direito: Mandava embora o Markovic e vinha o Podence.
Médio esquerdo: Bryan Ruiz tem desiludido bastante mas é precipitado manda-lo embora. Por isso apenas apostaria em Matheus e Campbell, até Bryan mostrar estar pronto, se é que vai mostrar.
Avançados: mandava embora o André Balada, e ficávamos com Dost, Castaignos, Spalvis, Alan Ruiz (e também Bruno Cesar, Bryan Ruiz e Podence que podem fazer essas posições).
Concluindo, apenas manteria intactos os defesas centrais e os guarda redes.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Também muito bom amigo. No entanto penso que o Podence ainda precisava de jogar mais meia temporada emprestado assim como o Matheus. Seria melhor para eles!
Na defesa também contratava laterais novos mas só no final da temporada pois há eleições e quem sabe outro treinador com outras preferências. Para já na frente precisamos é de um bom 2º avançado e pelo menos mais um bom extremo. Têm é que ser para fazer a diferença pois assim...mais vale a nossa formação.

JG disse...

No essencial o que se defende no Post está mais do que correcto. Face aos resultados e às expectativas é tempo de poupar e de começar já a capitalizar para a nova época. Das opções defendidas não resultaria- acho eu - menor capacidade para lutar pela Liga e pela vitória nas duas Taças. Sendo que, no caso da Liga, o ideal é garantir pelo menos um lugar na Champions.
Apostar nos da casa e dispensar os que não provaram ter lugar é do domínio do bom senso.
Eu serei um pouco radical porque coloco a questão nestes termos:
Tentaria vender Petrovic+Alain Ruiz+Elias+Douglas+André+Castaignos [julgo que são estes aqueles de cujo passe somos detentores] e obter daí uma verba acima dos 10 milhões de euros. Se somar a isso os salários a coisa subirá para os 15-16 milhões imediatos. Mandava regressar à base Markovic+Melli os que julgo estarem sob empréstimo.[destes mantinha o Campbell]. Julgo que isso significará uma poupança da ordem dos 1,5 milhões de euros/ano.
Promovia o regresso do Palhinha + Geraldes+ Iuri+ o mini Messi. Ryan Gould seria a minha aposta para jogar atrás do ponta de lança podendo também jogar a 8. Está num nível muito elevado e pode ser o equivalente do João Mário quando com Marco Silva regressou de Setúbal em Janeiro. No último jogo fez um passe de morte para golo e teve uma jogada à Messi a passar a bola para depois acelerar ser ele a recolher atrás da defesa e rematar de primeira ao poste. É o único jogador que temos que garante criatividade para quebrar a rotina em que o jogo da equipa muitas vezes se transforma. Os outros são aqueles que deveriam ter permanecido no clube no inicio da época.
Não fazia regressar nenhum dos centrais porque o Paulo Oliveira é melhor do que todos os outros e com Coates e Semedo chega e sobra.
Como vendemos o J.Pereira - o menos mau dos que cá estavam - fazia regressar o Geraldes que está no Setúbal e apostava no Esgaio.
Não precisamos d eoutro ponta-de-lança - o Spalvis é bom - mas de criatividade atrás do ponta-de.lança. Ryan Gould, Iuri, Geraldes, são um luxo desse ponto de vista.
Bom ano para todos os desportistas e sportinguistas em particular.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

E ser radical por vezes é bom....
A sua visão também é muito boa mas o que fica é que precisamos de mexer e equilibrar a equipa e que ao fim ao cabo fica provado de que a nossa formação é muito melhor do que apostar em estrangeiros que precisam de tempo para se adaptarem e outros que não jogam nada de jeito.
SL

Mario Silva disse...

Rui... O Gelson Dala e o Ary Papel já foram oficislizados, discretamente mas foram. É possível que vão parar à B, mas acho que o JJ lhes vai dar uma hipotese de se mostrarem nem que seja nos treinos antes da guia de marcha.

Depois ainda tens o Campbell e o Markovic emprestados que não disseste nada... e depois o Mané não pode regressar sem ser dispensado, pois tem contrato de empréstimo de 2 anos + opção de compra (sugere que o JJ não lhe vê aquele futuro por aqui -> nem eu!.. pois é pouco inteligente a definir e torna-se trapalhão apsar de bom recorte técnica e velocidade)

Faltam "laterais" de **qualidade mundial** - não é de certeza o Jonathan Silva, basta ver jogos na Argentina-... que parecem ser essenciais nos esquemas de JJ (Mas não era mal visto, mas era possível melhor)

E falta a melhor atitude que com o Belém já deu um arzinho... E SOBRETUDO FALTA MARCAR GOLOS. PONTO... ISTO TAMBÉM TEM TREINO E TRABALHO PSICOLOGICO... se fosse na melhor onda do ano passado, até a porcaria do carnide tinha levado uma abada em casa... e como o discurso mudava 180o nestas conversas todas, com exactamente os mesmos actores, e só mais golos e mais sorte (é estúpido mas a pura da verdade)

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Claro que os angolanos merecem oportunidade mas não é fácil chegar dum campeonato como o angolano e ficar no plantel do SCP. Por mim até pode acontecer o que seria bom para o Clube mas não creio.
Amigo: do Markovic disse que por mim ia já embora e Campbell fica mais o B. César na esquerda. No entanto e como só dos dois juntos consigo fazer um jogador contratava outro ext, esquerdo. Para a direita, adquiria um jogador jovem que lutasse com Gelson pois fazia-lhe bem e trabalhávamos a sua saída...futura.
Enfim....apostar mais na formação e em bons jogadores e não em possíveis bons jogadores e em adaptações.

Anónimo disse...

Na minha opinião : os guarda redes emprestava o Jug que ainda não demonstrou a sua contratação ( no qual ainda não me impressionou na equipa B) e contratava o guarda redes que atualmente emprestado ao Belenenses proveniente do Man.Unitd, o Joel que fez uma boa exibição frente ao Sporting ;Médios- indescutivelmente e claramente fica o Adrien e o Wiliam, mandava embora o Petrovic ( no qual o substituía pelo Palhinha, q vinha do Belenenses ) agora, tenho a certeza que mandava embora o Elias ( logo referindo me ao tempo q o nosso capitão teve lesionado , o Elias teve a sua opurtunidade de se mostrar e desapontou imenso devido ao maus resultados ) Bruno Paulista ficava e jogava com mais frequência ( porque eu não lembro de ver o Bruno Paulista jogar esta época , no qual eu não entendo do porquê de ele não jogar , mas aí não cabe a mim de dicidir )
Meli em dúvida acho te de queimar algumas calorias, concluindo a médios ficava O Wiliam e Adrien a titular , com suceder do Wiliam ficava o Palhinha e do Adrien Contratavase ou mesmo o Bruno Paulista ( ou até vinha o Francisco Geraldes salvo erro do morerense ) e só mesmo acrescentar que o Renato Neto não nenhum velho como já insinuaram, ele tem apenas 25 anos que é para mim a idade q um jogador melhor, se me faço entender .ponto
A defesas realmente fui logo para os médios e esquecime dos defesas Ups , mas pronto e ent mantinha o Schelotto ( porque tem grande velocidade, raça e já demonstro dar tudo em campo , o pior da minha opinião há cerca dele é que não joga muito bem com os pés ) mantinha o Esgaio mas com alguma desconfiança, chamava o André Geraldes ( emprestado ao Belenenses, salvo erro) e se calhar a pensar no futuro até poderia vindo a pensar no Cedric ( por um eventual empréstimo ) ; de centrais ficava o Coates , o Rúben Semedo , o Paulo Oliveira e mandava embora o Douglas ( que para mim é o pior cental do Sporting,porque não sê que q era o central muito cobiçado por Jesus , mas também a receber 1 milhão por ano ) e vinha o Domingues Duarte ,pra mim não vinha o Tobias Figueiredo porque ainda presisa de mostrar mais que a aquilo q já mostrou . A defesa lat esquerdo maltinha o Marvin Zeegalar ( porque a cima de tudo ele tem qualidade , velocidade e alguma experiência no futebol Português vai fazer uma época em Janeiro que o mesmo está no Sporting depois mandava embora o Jefferson devias as fracas exibições e vinha para a equipa principal o Pedro Empis da equipa B ou até se calhar vinha o Insua de empréstimo , quem sabe ........
coçou indo nos defesas : Coates e Rúben a titulares e o próximo a defesa a ser chamado , caso algum se lesionou era o Paulo Oliveira e depois Domingues Duarte. Agora nos laterais direitos ficava o Schelotto e na sua " sombra " o André Geraldes e o Ricardo Esgaio , no lado esquerdo o Marvin ou Insua? e na sua sombra o Pedro Empis
No 2° segundo avançado , o bryan tem vindo a fazer bons jogos , mas não sei talvez o Alan Ruiz ou até o mini messi que caso não se lembrem e salvo erro custou 3 milhões de euros , deveria talvel ser a melhor epotese ou se calhar Renato Neto que tem vindo a destacar se pelo Gent
Avanço nem vale a pena comentar há cerca do Bas Dost, excelente ! Agora há cerca do Casteinhos e do André Filipe não têm impressionado, mas tou a gostar do Casteinhos( não sei se é assim que se escreve de qualquer forma desculpem)sou faltou um pouco de sorte no momento da finalização , no qual André Sousa foi feliz .
E é isto que eu acho , talvez fizemos mais uma ou duas contratações , mas assim finalizou o enorme e extenso comentário.SL e que no final do época sejemos felizes ,Viva ao Sporting!

Elcano dos Santos disse...

O mês de Janeiro vai se revelar fundamental para percebermos se queremos ou não ser campeões, isto porque o Benfica tem dois jogos complicados que podem resultar numa diminuição da vantagem que têm atualmente. No sector defensivo com a saída de João pereira e jefferson (provavelmente) será necessário contratar dois laterais para serem titulares de cara (Miguel Lopes + A definir). No meio campo, penso que as alternativas a William e Adrien estão na formação, nomeadamente F. Geraldes e Palhinha mas mantendo pelo menos o Petrovic como terceiro médio. Nas alas claramente que apenas Gelson tem nesta altura condições para ser titular, sendo que Bryan subir de rendimento nesta segunda volta, neste sentido, três segundas linhas se apresentam como boas hipóteses, Campbell, Yuri Medeiros e Ary Papel, este último pois sou um conhecedor das suas características e posso afiançar que é um desequilibrador nato, ao estilo de Gelson e/ou Carrilho. Para segundo avançado destacaria sem qualquer hesitação Gelson Dala que é um jogador fantástico, que na ultima época marcou mais de 20 golos no campeonato angolano, sendo também a principal figura da sua selecção e que possui uma capacidade de drible e visão de jogo bastante úteis para a posição, depois acredito ainda que Markovic poderá melhorar de rendimento sendo que Bryan Ruiz poderá fazer essa posição em qualquer altura. Por último, ponta de lança, eu apenas destacaria Bas Dost e uma futura contratação, visto que não temos soluções alternativas credíveis quer no plantel, quer na formação.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Concordo em muito com o que disse...Elcano. Porém dos angolanos somente digo que será muito difícil chegar e vencer pois ou são muito bons ou vêm ainda para a prender e melhorar. Se chegassem e vencessem era um espectáculo pois é o que desejamos mas neste aspecto já não sonho!!
Quanto ao resto concordo quase em tudo e esta na linha que defendo.
SL