domingo, 18 de dezembro de 2016

Obrigação: vencer o SC Braga para continuar na luta!!


O Sporting recebe hoje o SC Braga, actual 4º classificado da Liga pressionado por não poder perder mais pontos para os rivais, na luta pelo titulo. 
Os Leões recebem os guerreiros do Minho que acabam de trocar José Peseiro por Jorge Simão(ex-Chaves)mas que estará orientada pelo ex-Sporting e actual técnico bracarense da equipa B, Abel Ferreira.
Sem querer entrar em crise nem atrasar-se na luta pelo titulo a vitória é o mínimo que se pode exigir á nossa equipa que vem de um ciclo exigente de jogos mas com resultados menos positivos. Valeu continuar na Taça de Portugal!
Não há outra forma e como se no Sporting não fosse sempre assim.....VENCER, VENCER, VENCER!
Não há desculpas!!

Só a vitória interessa e é jogo de dificuldade máxima!
O SC Braga vem de troca de treinador mas as ideias de Jorge Simão ainda não estarão em campo. O ex-jogador e ex-treinador do Sporting e actual treinador da equipa B bracarense, Abel Ferreira, será quem orientará uma equipa de Guerreiros.
Ambas as equipas têm um factor semelhante: já não têm jogos europeus e só se podem dedicar ás competições internas mas o Braga recentemente eliminado da Taça de Portugal só corre pela melhor classificação possível na Liga 16/17.
E é precisamente esta prova que para agora interessa. Os minhotos estão a somente 1 ponto do 3º classificado e este pode ser o jogo em que podem ganhar algum avanço sobre nós.
O Sporting é que não vai querer perder mais pontos na luta pelo almejado titulo. Só a vitória nos pode deixar á mesma diferença pontual do líder do campeonato e alimentar a esperança de que ainda lá poderemos chegar. E é bem possível!!
Não vai ser fácil pois os bracarenses são das melhores equipas nacionais se bem que para este jogo possam aparecer algo debilitados. De qualquer forma não podemos pensar dessa forma. Temos que pensar que se apresentarão na melhor forma e dedicados a nos roubar pontos.
Assim a nossa equipa sabe ao que vai e não interessa saber como este Braga jogará. O Sporting é que tem que impor o seu jogo, dominar mas mais importante...concretizar as oportunidades de golo.
Em relação á nossa equipa não se prevê grandes mudanças se bem que uma ou duas possam acontecer. Nos convocados também não se esperam muitas novidades. Assim sendo será quase a mesma lista que foi a Setúbal(talvez regresse Alan Ruiz e Douglas ou até Markovic): 


Para o jogo esta seria a minha aposta:


Na defesa deixava tudo na mesma. 
Na direita o João tem titularidade garantida com a lesão de Schelotto e na esquerda Jefferson sem ritmo não terá hipóteses com Marvim que esteve em bom plano em Setúbal. NO meio deixo a duvida do costume: Rúben Semedo vai passar a vida toda a falhar e a quase comprometer a equipa e mais ninguém tem hipótese de jogar? Mas atenção, o Rúben é bom jogador só que é inexperiente e isso tem pesado na nossa defesa(não só mas também).
Por mim o Douglas ou o Paulo Oliveira já teriam tido uma oportunidade!
No meio campo é indiscutível a presença de William e Adrien e nas alas a de Gelson. Na esquerda do nosso meio campo/ataque está a maior dúvida. No entanto para mim jogava claramente o Joel Campbell pois como anteriormente disse, a par de Gelson é o que tem mais poder de explosão e poder de cruzar para Bas Dost. 
Na frente e ao lado do Bas Dost colocaria o Bryan que apesar de não estar em forma é um jogador que se sabe movimentar e dá muito equilíbrio á equipa. Desculpa Bruno César, mas hoje ficavas no banco!!
O que acontece na nossa equipa é que não há ninguém fixo para jogar a 2º avançado e JJ tem tentado remediar as coisas. Ora tanto joga Campbell que desequilibra é na ala, ora tanto joga bruno César que não tem essas caracteristicas, ora joga Bryan que para mim é a melhor solução. 
Por isso eu coloco o Bryan no meio e Campbell na esquerda e deixo os dois costa-riquenhos fazerem o que fazem na sua selecção-maravilhas!
Muito importante para este jogo é saber que Coates, William e Bruno César não podem levar cartão amarelo pois se isso acontecer ficam fora da viagem até ao Restelo e isso não pode acontecer!!
Quanto ao nosso jogo jogado não há muito que saber! 
O Sporting entra em campo com a filosofia de mandar e de ter bola a qualquer custo. Para isso William e Adrien são mestres e têm que, tanto cair para um lado como ao outro, para receberem bola e para construírem jogo. William é quem pega mais na bola mas só se o deixarem livre. 
Se houver dificuldades na nossa 1ª fase de construção então será jogo directo para a cabeça de Bas Dost e depois ganhar as 2ºs bolas que serão muito importantes neste tipo de jogo. 
Este é um pormenor que gosto sempre de frisar porque diz muito sobre um jogo: se deixam o Sporting pegar na bola dificilmente lhe tocam e é meio caminho andado para perderem. Se nos pressionam e não nos deixam construir jogo como nós queremos penso que as chances do adversário crescem. Porém o SCP também já mostrou que sabe jogar das duas formas!!
Mas o nosso sistema também passa muito pela dinâmica dos nossos laterais. Quer Marvim quer João Pereira têm que apoiar Gelson e Campbell(?) nos corredores mas também.... vice-versa. 
No entanto este é um jogo em que o Braga, muito possivelmente, tentará utilizar os seus extremos como desiquilibradores e principais peças no ataque dos bracarenses. Cuidado portanto aos nossos laterais. 
Mas tudo passará se soubermos ser dinâmicos no terreno. Tudo passará do ritmo que conseguirmos impor na partida e na rapidez como jogarmos. 
Outro pormenor que não costumo ver na nossa equipa e que gostaria de ver é aproveitar os contra-ataques. Nos cantos a favor do nosso adversário não colocamos ninguém em posição de os fazer mas seria muito importante utilizarmos essa estratégia. E temos muita capacidade para isso!!
Outro pormenor: livres e cantos para nós. 
Gostava tanto que marcassem os cantos como deve ser. Mas quem? O Bryan e o Bruno César mas também o Adrien marcam bem mas porque raio é tudo é transformado em livre indirecto ou canto indirecto? E logo agora que temos torres na equipa.
Pois bem....seja de uma forma ou de outra temos que vencer os bracarenses. É mesmo imperioso ganhar ao 4º classificado para os deixar a 4 pontos mas sobretudo para continuarmos a seguir os nossos rivais.
Objectivo para hoje: VENCER, VENCER, VENCER!! Não há outra forma........

Se ainda não segue AmorSporting nas redes sociais clique na imagem seguinte. Obrigado!!

2 comentários :

  1. Eu nem quero pensar que não ganhamos.
    Já estou a fazer pensamento positivo e logo, em pleno estádio, vou gritar tanto que os jogadores vão querer fazer golos rapidamente para eu não ficar rouca nem tão stressada. :) :) :)

    SL e faz a onda da energia

    ResponderEliminar
  2. Pois é companheiro, já fomos! Humilhados em Alvalade contra uma equipa que pouco ou nada fez para vencer o jogo e nem treinador tem. E com esta brincadeira ficamos a 8 pontos do carnide. Se juntarmos a isto o "brilharete" que fizemos nas competições europeias, é a cereja no topo do bolo.

    Isto de ganhar campeonatos não é para o Sporting. O nosso karma é demasiado negativo. Quando as coisas parecem estar a correr bem, fazemos questão de estragar tudo. É que nem com o "fazedor" de milagres, Jorge Jesus, vamos lá. Por falar em JJ, para quem ganha 8M/ano e, pelo que se está a ver, vai para o segundo ano a zeros (ganhou uma Supertaça que em termos de prestígio é zero), está a sair um bocado caro. É conveniente repensar a estratégia, porque da maneira como a época está a correr não sei até que ponto o JJ ainda tem condições para estar no Sporting. Pior, nem sei se os jogadores ainda estão com ele...

    Venham de lá dias melhores, porque esta época já era...


    Wond3rboy

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: