sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O caminho de Bruno e...do Sporting!


É inegável que por vezes, a vida do/no Sporting me deixa a pensar.
Desde que BdC chegou ao Sporting que são mais que evidentes as guerras travadas e que sendo a mais, só nos prejudicam. É como se levássemos um tiro todos os dias mas não morrêssemos.
Acontece que as guerras que abriu acabam por ser as de todos nós e do Sporting é claro mas, o Sporting não precisava de estar no centro do alvo de tudo e de todos!
É certo que tão cedo não teremos paz nem sossego e tudo nos parecerá mais difícil até porque muitos tentam que assim seja. Este porém é o preço da constante guerrilha de onde estamos envolvido e isto tudo acaba por desgastar mesmo que o não queiramos nem que a intenção seja essa.
A conclusão é que um sabor agri-doce começa a sentir-se correndo o risco de se tornar.....definitivamente amargo.

Mas também é inegável que Bruno de Carvalho chegou para mudar o Sporting e até acreditou que podia mudar mais neste futebol! Já se arrependeu como podemos perceber pelas suas palavras sobre o mundo do futebol mas continua a disparar em todas as direcções como também pudemos constatar na sua recente estratégica entrevista á CMTV.
Parece então ainda ter armas para conseguir disparar em todas as direcções e ter peito para todas as ´balas` mas certamente.... não terá 7 vidas. E os inimigos não são pequenos!
É verdade que com ele na presidência abriram-se guerras antigas, novas mas com isso também nos unimos como há muito não acontecia.
Há muito tempo que não tínhamos este vigor, esta força, esta unidade que demonstra que somos enormes e capazes de suportar muita adversidade. Os tempos de vassalagem, de submissão, de coitadinho falido que até transferia jogadores para um dos rivais terminaram! Muitos problemas foram sendo resolvidos mesmo aqueles que perduravam no tempo e um Pavilhão está a nascer dando orgulho a todos nós mas sobretudo ás nossas modalidades por terem uma casa própria.
É também mais que evidente que a maioria dos sportinguistas prefere estes tempos que comportam um Sporting vigoroso, combativo, guerreiro e com muito futuro do que aquele em que já ninguém quer que volte, nem mesmo a oposição a BdC.
De facto, em poucos anos a vida do Sporting mudou do dia para a noite.
De um sedentarismo e de um tempo em que nos contentávamos com pouco eis que voltámos a ter vigor físico e com um apetite que não se sacia facilmente.
Porém e como nas guerras, há batalhas que se perdem (não significando que se perca a guerra) e daí talvez surja o ..por cada Leão que cair outro se levantará ou o somos da raça que nunca se vergará.
O futebol é mesmo um grande circo e não fossem os homens gostar tanto dele, não passaria de uma arte circense. E é isto que o presidente do Sporting faz querer ver só que por vezes acredita muito no bem que pode fazer e não no que vale este Mundo na realidade.
É por isso que agora depois de se ter metido com um grupo de investimento, que é tudo menos transparente como o srº Nélio Lucas referiu, temos que pagar uma mão cheia de milhões por decisão do tribunal. E reparem como tudo pode ser mau para o seu lado: mesmo que BdC soubesse que nunca dariam razão ao SCP e que entretanto utilizava os milhões para outra finalidade(mesmo que seja verdade ele nunca o poderá dizer!) no fim de tudo, o que fez será uma arma de arremesso contra ele! Refiro-me a facto de esta ser uma grande pedra no seu sapato e que quando quiserem atingi-lo será com ela que o farão!  Aliás, é o que têm tentado fazer!
Para mim tudo isto comporta uma forma de estar na vida e neste caso no futebol.
O Sporting escolheu ser diferente de todos os outros e lutar pela verdade desportiva que quase já não existe. O Sporting escolheu deixar de ser o agente passivo neste marasmo de corrupção, de interesses e influências que rege o nosso futebol!
O Sporting escolheu ser um Clube formador passando bons valores fazendo dos jogadores também homens!
O Sporting escolheu lutar contra tudo isto!!
No Sporting, o ..........´não os vences junta-te a eles` não existe porque nós escolhemos ser diferentes e para nós vencer não é a todo o custo e vale tudo!  Por isso se diz que no futebol também se vence fora de campo e em Portugal isso é tão verdade como eu me chamar....Rui(´onde é que eu já ouvi isto?`).
As guerras que Bruno de Carvalho abriu não foram asneira nem serão em vão! O que faz Bruno de Carvalho é o que muitos de nós não o querem fazer - desafiar o sistema!
Quem de nós não tem problemas no trabalho porque não se quer fazer mais pois está tudo bem assim? No futebol é o mesmo!!
Para muitos o futebol está bem desta forma pois vencem sempre os mesmos, as trafulhices continuam a fazer-se, os dinheiros continuam a ser astronómicos e em muitas situações anónimos, estranhamente as tecnologias não entram no desporto rei e no que precisa de mais justiça, em Portugal a arbitragem não muda, tudo é permitido, as competições têm regras diferentes, os mesmos continuam a ser protegidos, os interesses falam mais alto, etc, etc, etc, etc, etc, etc.
Por isso Bruno de Carvalho é um homem a abater pelo sistema! É por isso que é um homem a abater pela Doyen, pelo Benfica, pelo FC Porto(é por isso que nem atacam o Benfica), pelos árbitros, etc, etc, mas não pela UEFA nem pela FIFA que sabem por que luta o nosso presidente.
Então é imperioso perguntar o seguinte:
-Será que BdC sabia que seria um alvo a abater pelo que estava disposto a lutar pelo SCP e pelo desporto em si?
-Será que ele sabia que a sua vida nunca mais seria a mesma se saísse na luta por um futebol mais transparente e mais verdadeiro?
-Será que ele sabia que as forças no futebol eram fortes mas que mesmo assim não ficou sentado e não virou costas á luta?

Sinceramente, eu acredito que o presidente do Sporting é uma pessoa inteligentíssima e que sabia o que tinha que fazer no Sporting, como se comprova pelo seu programa eleitoral, mas também no futebol em geral.
Ele tinha um objectivo e disse que vinha para mudar o estado actual(há uns anos) do Sporting mas também sabia que tinha ideias para o futebol em Portugal, futebol no geral e acreditou muito que poderia fazer a diferença.
Porém as forças no futebol são muito fortes e isso enredou-o numa teia que dificilmente sairá!
Ele poderia muito facilmente ser como todos os outros, ´se não os vences junta-te a eles`, como muitos certamente o fizeram mas, preferiu ser fiel ás suas ideias e convicções e é isso que o está a deixar na teia  do sistema.
É que ninguém quer travar as batalhas que ele se predispõe a travar pois correm o risco de serem rejeitados pelo sistema e de serem ´abatidos`.
No fim e como digo, isto pesará em cima dele e consequentemente em cima do Sporting mas eu como adepto prefiro ser integro, honesto e de fazer questão que no desporto não valha tudo para se vencer!
Certamente que BdC não é perfeito, até é muito imperfeito mas, defende o nosso clube como ninguém. Para além da sua imperfeição que parece que mais ninguém tem, é uma pessoa que luta pelo que mais ninguém se predispõe a fazer com elevados custos até na sua vida pessoal. A prova de que luta bem e está no caminho certo é que as forças do mal o atacam com todas as forças pois não querem perder o poder que têm!
É esta guerra travada que certamente outros seguirão mas que no momento as forças do mal ainda vencem e são em semanas destas que tudo colocamos em causa e até nos perguntamos se venceremos mas, mesmo que não o consigamos.... morreremos com honra e orgulhosos de termos lutado contra as forças do mal.
O outro caminho é voltar para trás e voltar ser como éramos.....alguém quer?
Para terminar um conselho:
Por muito que se queira lutar e ser diferente há formas diferentes para o fazer. É este meio termo que BdC ainda não encontrou e que cria um espaço para aparecer uma terceira via ás próximas eleições.
Apesar disso nunca é tarde para se começar e aproveitando o muito apoio que tem, deve o quanto antes pensar nisso e a entrevista á CMTV e o tom escolhido é a prova de que ainda não encontrou esse meio termo.

Se ainda não segue AmorSporting é só clicar na imagem seguinte e apoiar cada vez mais a luta pelo Sporting Clube de Portugal. Obrigado!

2 comentários :

  1. "Apesar disso nunca é tarde para se começar e aproveitando o muito apoio que tem, deve o quanto antes pensar nisso e a entrevista á CMTV e o tom escolhido é a prova de que ainda não encontrou esse meio termo."

    Em absoluto de acordo. O tom e o contexto são tudo. Todo este discurso inflamado depois de uma derrota apenas alimenta os "opositores" que se aproveitam de algum cansaço dos sócios. Ainda assim não creio ser possível que apareça uma candidatura da oposição. Para se ser oposição é preciso tempo e ter um interlocutor de qualidade. E isso não existe.

    ResponderEliminar
  2. Já hoje na Gala dos prémios Stromp fez um discurso.... sim senhor que discurso!
    Bravo!!

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: