quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Mind Games de Jorge Jesus


Incontornável! 
O Sporting tem os seus dois laterais direitos mais utilizados KO para o jogo de hoje ao Légia de Varsóvia. É obviamente um problema para a equipa e Jorge Jesus, muito bem, não abriu o livro sobre qual a solução adoptada. 
Para a capital polaca só viajou um lateral direito - Ricardo Esgaio, mas este não tem sido opção regular na equipa deixando a duvida se jogará ele ....ou não! Como se não bastasse, JJ ainda lançou mais duvidas, e muito bem, sobre a possibilidade de jogar com 3 defesas centrais, com Paulo Oliveira na direita ou até outra opção....que já experimentou.
Quem será então o nosso lateral direito ou que táctica utilizará o nosso mister sabendo que é um jogo decisivo: Esgaio, Paulo Oliveira ou....uma 3ª opção? 4-4-2 ou 3-4-3? 
São os Mind Games!!
O que também é incontornável é o frio que se faz sentir naquela parte do Globo.
Na Polónia estão cerca de 6 graus negativos mas que isto não sirva de desculpa para nada. A obrigação é vencer uma equipa que é perigosa mas que é mais que acessível para o Sporting. Claro que isso só se justifica dentro de campo mas é o que a nossa equipa pretende fazer!
Mas não é só o frio que nos poderá condicionar. 
O mais importante é quem irá preencher o lugar habitualmente de João Pereira e Schelotto ou como tacticamente jogará o Sporting!!
É portanto uma pergunta bastante difícil se não quisermos pensar que Esgaio tem os predicados todos para o lugar. Mas terá? Porque não se afirma no Sporting? Será mais um extremo do que um lateral? Jogará melhor num 3-4-3 como em Dortmund ou num 3-5-2? 
Uma coisa é certa, se Esgaio estivesse no ponto já se teria afirmado no Sporting. 
Para mim é óbvio que Esgaio não será bem um lateral como também não será o Marvim. Os dois serão mais médios/extremos do que propriamente laterais e isto abre uma duvida. Adequará JJ a táctica para tirar proveito ao máximo das características dos dois jogadores ou substituirá somente quem falta por outro jogador? 
Há quem diga que não deva inventar e aceito isso como boa resposta mas em Dortmund mudou e acertou pois o Sporting respondeu muito bem ao sistema táctico dos alemães. Obviamente que o Légia não é um Dortmund nem joga da mesma forma mas somos nós que temos um problema e precisamos de o solucionar com aquilo que temos!
Se tivermos jogadores com caracteristicas mais ofensivas para o lugar então temos que lhes proteger as costas e isso talvez um 3-4-3 resolva a questão mas não significa que jogue o Esgaio!!
Se quisermos substituir jogador por jogador pode significar que JJ não considere o Esgaio o jogador certo para o jogo como não parece pois não o convoca muitas vezes e até há quem diga que o treina para médio! (muito se diz e muito também se inventa)Neste caso seria então uma adaptação mas também não deixou claro que só tinha Paulo Oliveira como opção!! 
Parece-me que pensará numa outra solução!!
Mas recordemos as palavras de JJ:

"São dois jogadores (Paulo Oliveira e Esgaio) com características individuais diferentes, passa muito pela estratégia de jogo que queremos ou não amanhã. Portanto como disse ainda pode haver terceira hipótese, essas duas são hipóteses também. A minha opção vai passar pelo que eu acho, também dentro das características do adversário, que pode ser melhor para o Sporting. Esgaio ou Paulo Oliveira ou outro jogador que fiz algumas experiências com ele, pode passar por aí."

Ora, JJ ao levantar a duvida de quem jogará na posição está a fazer claramente Mind Games!!
A dúvida lançada por JJ faz com certeza com que o treinador polaco fique na duvida, não só sobre quem jogará na posição mas também sobre a táctica que nós iremos apresentar. Penso mesmo que  a táctica a utilizar pelo Sporting é mesmo a grande duvida para o treinador da equipa polaca!!
Poderíamos até pensar que sabendo quem seria o escolhido para jogar ficaríamos a ser a forma como jogaríamos mas se JJ dissesse que esse jogador era o Esgaio ficaríamos na mesma com duvidas pois não significaria que não pudéssemos jogar em 3-4-3. Assim volto a dizer que a táctica é mesmo o mais importante e os Mind games são mesmo nesse sentido!!
Quanto aos convocados, vemos que foram todos os jogadores disponíveis deixando ainda mais duvidas no ar. 
Certamente só saberemos a escolha de JJ, sensivelmente uma hora antes do jogo e até lá estaremos todos na expectativa mas o que mais importa é o treinador polaco ficar na duvida. 
Quanto a nós é apostar em como jogaremos e quem jogará. 
Para mim JJ apostará no esquema dos 3 defesas centrais possivelmente com Esgaio na ala direita se bem que a tal 3ª opção de que falou possa passar por outro jogador.....como Meli ou Markovic.(nunca se sabe)


Para mim, a táctica seria a nossa habitual e somente colocaria o Esgaio no lugar de João Pereira e Schelotto!! Deixo é no ar uma outra opção: julgando as palavras de JJ fico na duvida se não adaptará neste sistema a tal 3ª opção de que...já experimentou!


Os Mind games servem mesmo para isto: criar duvida da equipa adversária!!
Claro que para quem está de fora também fica com dúvidas pois penso que ninguém terá ficado com certezas depois de ouvir as palavras de JJ!
O futebol também é lindo nestes pormenores e melhor é........ quando se vence. Força Sporting!!
Se não segue ainda AmorSporting nas redes sociais faça-o agora, clicando na imagem em baixo.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: