terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Falemos de ´coisas da bola`....e do Sporting


Como é lógico não gostei do resultado do derbi mas não desgostei da exibição!
Faltou pois claro aliar a boa prestação com a arte de finalização que teimámos em não acertar para mal dos nossos pecados mas, nem tudo pode ser mau! 
Claro que eu preferia vencer e jogar como jogou o Benfica e não jogar tão bem como jogou o Sporting e perder mas, coisa que não faremos é deitar a toalha ao chão pois quem joga desta forma por certo terá a sua hora!
Mas este jogo trouxe fragilidades da equipa á tona e outras soluções que até surgiram a meio do jogo que deveríamos analisar e pensar.
Falemos então de ´coisas da bola, do jogo`..(onde é que eu já ouvi isto?), de JJ, do Sporting e esqueçamos os árbitros, o rival e a forma ´simpática` de nos receberem .....
Falemos então de futebol....e claro, do Sporting e do inevitável Jorge Jesus. Sim, porque falar da equipa do Sporting é falar de JJ e do seu sistema de jogo!
Já sem jogos europeus, como na temporada passada, tínhamos a hipótese de passar para a frente do campeonato ou até manter a distância de dois pontos para o 1º classificado mas numa só semana lográmos duas derrotas e deitámos a Europa fora e atrasámo-nos na Liga.
É um castigo muito pesado para uma equipa que em 4-4-2 ou no estranho 3-4-3 foi superior e fez o suficiente para ganhar, os dois jogos, mas...perdeu!
Estranho? Não, para quem vê o futebol desta forma: nem sempre vence quem joga melhor!
Para quê então dominar um jogo todo, ter mais ataques, rematar mais vezes, ter mais cantos, mais livres, ter mais posse e circular melhor a bola, etc, etc mas não marcar mais golos e vencer? Estará a ideia de jogo de JJ errada?
Bem...não é fácil digerir toda esta injustiça se é que no futebol se pode falar desta forma......mas eu diria que a ideia de jogo de JJ não está errada pois há equipas que vencem com a mesma ideia de jogo, isto é, com mais posse de bola, o jogo controlado, domínio absoluto da bola, etc, etc e sejamos sinceros, o SCP nunca jogou tanto!!
Há é que saber consolidar o sistema e adaptar os jogadores a ele que é o que tentamos fazer com mais dificuldades do que no ano passado. Por isso é que JJ fala tanto dos treinos!!
São os treinadores que escolhem os seus processos e princípios de jogo e uns mediante a mão de obra que têm mas normalmente são eles que escolhem essa mão de obra.
Tudo é afinado e trabalhado mas vários factores influenciam a performance da equipa e o tempo de aprendizagem a esse sistema de jogo: tempo, contratações, planeamento, etc, etc. Tudo interessa e influência! No entanto isto não pode servir de desculpa pois são os próprios que fazem as escolhas. Portanto se escolhem contratar 12 jogadores no ultimo dia depois se der errado têm que assumir que erraram.
Mas quanto ao sistema de JJ, digo que o mesmo tem sido trabalhado(nota-se) e esse trabalho começa a surgir ao de cima. No entanto por muito que se queira nunca é como nós planeamos e as derrotas surgem para atrapalhar. São no entanto um dos resultados possíveis deste jogo e há que assumi-las e tentar fazer melhor.
Considero então que estamos num momento em que a equipa está mais entrosada mas para mal dos nossos pecados faltam, claramente, os golos para poder aliar as vitórias ás exibições. Que sina a nossa!!
JJ é de facto um grande treinador e a equipa do Sporting nunca jogou tão bem como joga nestes dois últimos anos. É organizada, tem principio de jogo, é forte mentalmente, preocupa-se em jogar futebol, tem mentalidade vencedora, não perde tempo, é competitiva, etc e isso é coisa que não tínhamos há muitos anos no nosso Clube!!
Claro que há quem não concorde comigo e que não consiga suportar estas duas derrotas seguidas mas a qualidade de JJ e de como coloca as suas equipas a jogar é um facto incontornável. É no entanto assim o futebol: uns gostam e outros não!
Estará então o sistema de JJ caduco, falhado, no fim? Não chegaremos alado nenhum com JJ no comando da equipa? Queremos então mudar de treinador e buscar um melhor?
Tudo é válido pensar mas eu penso que JJ ainda tem obra para fazer no Sporting mas o que passa no Sporting nunca passou no rival. Veja-se só o caso do número de expulsões!! JJ ainda tem muito para fazer no nosso Clube e nós temos um dos melhore treinadores de que há memória!
JJ pode ter muitos defeitos mas de futebol sabe muito e o Sporting joga muito se bem que por vezes não pareça!
Com tudo isto, chego então á conclusão que seria muito arriscado(não que seja impossível) trocar JJ por outro no ensejo que fosse melhor!

Falemos então agora do que jogámos e do que não jogámos...do que precisamos e do que não precisamos..
Depois deste derbi detectei algumas fragilidades na equipa que por certo muitos de nós também viram. Não que tivéssemos jogado mal mas porque sofremos dois golos, como os sofremos e porque fizemos substituição ao intervalo e porque saiu Bas Dost a 10 minutos do fim e a perdermos!!
Claro que falar disto engloba falar do sistema de JJ e dos jogadores que foram escolhidos........
Acredito então que estamos bem entregues se bem que não goste do 3-4-3 ou das abordagens ao jogo em alguns jogos como em Vila do Conde ou na 1ª parte frente ao Dortmund(em Alvalade) e naqueles lances de bola parada(livres e cantos) que só produzem trampa!! (Vêem, não concordo com tudo!!)
Isto é, o Sporting está a jogar melhor mas no meu ver só pode prometer com outras opções!
A nossa equipa tem evidentes problemas para resolver e este jogo trouxe isso á tona.
Por exemplo: os nossos laterais são constantemente comidos. Quer na esquerda ou na direita, JJ fez adaptações mas essas nem sempre resultam(esqueçam lá o Coentrão porque foi o único). O Schelotto tem sido uma nulidade e o Marvim tem desenrascado mas os seus 1ºs jogos da época foram tristes. Precisamos de laterais velozes e com categoria e não um italiano adaptado a ganhar uma fortuna. Se querem emagrecer o plantel pensem em despachar o italiano porque o Esgaio faz o mesmo e aufere muito menos.
Quanto ao João e eu gosto do João(é raçudo e joga muito bem com o Gelson) mas não tem a velocidade e jogo aéreo que precisamos. Pensem nisso!
No meio o Rúben é bom jogador e com os jogos vai ser ainda mais mas a sua inexperiência juntamente com os nossos laterais tem sido o nosso calcanhar de Aquiles. Talvez se contratássemos um bom lateral esquerdo fosse o suficiente para equilibrar a defesa daquele lado para no fim de ano resolver o problema também á direita!!
No derbi a nossa defesa não esteve mal(?) mas sofreu dois golos e esse dado é o que interessa! Porque sofremos dois golos e esta época já levamos 12 sofridos? Sabem quantos sofremos a época passada? 21 golos!! Pensem nisso e chegarão á mesma conclusão que eu: o Sporting precisa de laterais pois a experiência de Rúben chegará com os jogos( e não se esqueçam de que esta é a sua 1ª época a titular).
No eixo do meio campo ter William e Adrien é ter qualidade que todos querem ter. Por isso são muito valiosos mas nunca para saírem a meio da época. De qualquer forma temos que ter soluções para eles mas o problema não está no meio. Está nas pontas!!
Para jogarmos em 4-4-2 temos que ter alas velozes que também saibam defender, isto é, ajudar a defender e protegerem as costas do lateral quando sobe no terreno.
Na direita temos o Gelson que também está na sua 1ª época a titular e que muito boa conta está a dar. Por aqui, a defender e a atacar não temos queixas mas a experiência diz muito! O pior é do outro lado e se Bryan equilibrava no ano passado, já este.....esqueçam lá isso! O Bryan não é jogador veloz para ser ala e a jogar desta forma muito menos. E quando temos um lateral adaptado as coisas começam a sair mal e sempre daquele lado!! Resta então o Bruno César que tem sido ele o titular nos últimos jogos mas que JJ substitui sempre! Para quem não quer patinhos feios na equipa......(perceberam não?)
Conclusão: o nosso lado esquerdo tem sido problema desde o inicio da época e só agora com o Bruno César na esquerda é que estabilizou um pouco. Mas sabem: não é isto que o SCP precisa! O que uma equipa precisa é de um Gelson na esquerda, ou seja, é do Campbell como jogou na Luz a titular pois a driblar, a ter a bola no pé, e a cruzar é o melhor. A defender não é tão bom mas tem que andar para a  frente!
A equipa precisa de alas velozes para poderem romper como fez o Campbell e como faz o Gelson e não de andar para trás e enrolar o jogo. Das duas uma: ou joga o Campbell ou contratam um jovem, rápido e de qualidade para a esquerda do nosso ataque.
Outros dos problemas que no ano passado o João Mário solucionava jogando em qualquer posição é a de 2º avançado.
O que faz aqui um Markovic que aufere milhões e que um Podence fazia com uma perna ás costas? Para mim seria outro para emagrecer o plantel!!
Para esta posição precisamos de alguém que também seja um finalizador e dou o exemplo de Teo Gutiérrez. Quem no plantel tem estas caracteristicas? Ninguém.....se bem que o Alan e o Bryan possam o fazer. São altos e bons de bola mas um está fora de forma e o outro demora na adaptação.
Colocar então o Bruno César ou o Campbell? Talvez, mas não teremos aquele jogo aéreo que um jogador ali precisa de ter.
Conclusão: precisamos de alguém com categoria que chegue e pegue o lugar porque assim com remendos não lá vamos. Pensem nisso!
Mais na frente o Bas Dost é bom mas não é um Slimani. No entanto temos um grande jogador na equipa faltando só quem joga com ele na frente. O Bryan mesmo assim tem sido quem o tem melhor acompanhado mas o Dost precisa de um ....Teo!!
E já agora, quem substitui o Dost? O André ou o Castaignos? A mim parece-me que o brasileiro precisa de se adaptar pois não se esqueçam de que afinal é um internacional brasileiro e não é para todos lá chegarem.
O Castaignos não me parece jogador para o SCP mas com poucos jogos não me alongo e posso estar a ser precipitado.
Portanto são 2 as aquisições que faria em Janeiro mesmo sabendo que a equipa sobe de produtividade: um lateral esquerdo e um 2º avançado.
No final do ano logo se fala!
Não nos podemos esquecer de que agora só temos campeonato(a Taça jogamos amanhã o nosso destino) e não precisamos de ter um plantel tão grande. Temos que emagrecer e alguns jogadores que auferem muito podem muito bem ir á sua vida. Jogadores como o Elias, o Markovic, o Schelotto, e talvez o Castaignos podem muito bem sair que não têm feito cá falta!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: