segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Análise ao estado actual da Nação sportinguista


Este é sem dúvida um tempo de reflexão para todos os sportinguistas mas mais importante do que rolarem cabeças é preciso primeiro parar para pensar e avaliar o momento para depois, tirarmos as nossas conclusões.
Procuram-se soluções e não desunião nem tão pouco que se deixe de apoiar a equipa mas com os maus resultados tudo parece ser colocado em causa. A culpa, neste caso, não morre solteira e ou é culpa do presidente, de Jorge Jesus, dos jogadores, das arbitragens, da justiça portuguesa, dos constantes ataques de que o SCP é alvo, da falta do video-árbitro, do rival, do estado do futebol português ou até da oposição a BdC mas uma coisa é certa temos que olhar primeiro para nós e depois corrigir os nossos erros!
Por isso AmorSporting faz uma análise ao Estado actual da Nação sportinguistas, mais propriamente, o que se passa com a nossa equipa de futebol.
O que não ajuda nada é os possíveis candidatos á presidência do SCP saírem á rua para aproveitarem a situação.....
Estamos a meio caminho para esquecer mais uma época!!

Neste momento, em que quase(?) arruinámos uma época inteira, o que apetece a muitos adeptos leoninos dizer é que estamos fora da luta pelo titulo , que a politica de contratações foi errada, que JJ começa a esgotar o seu tempo e a paciência dos adeptos, que Nuno Saraiva faz muito barulho, que BdC falha na comunicação, que falta uma 3ª via ás próximas eleições, etc, etc ...enfim... disparar para todos os lados como se conseguíssemos acidentalmente e para nossa sorte, matar o culpado destes resultados maus.
É inegável que estamos todos tristes com o momento...e não é para menos, mas não me parece que não parar para pensar seja o mais correcto e o mais justo! É portanto o que faço junto de todos os que lerão este post analisando ponto a ponto o estado da nação sportinguista e o momento: 

Presidente: 
Bruno de Carvalho tem realizado um trabalho muito importante no nosso Clube e é inegável o que já fez e a sua dedicação a este grande Clube. 
Como presidente é responsável por tudo o que se passa no nosso Clube e quem dá a cara pelos problemas, escolhas(técnicos, jogadores, etc) e claro, pelo caminho escolhido pelo Sporting! 
Ora, é esse caminho, pode-se dizer que mudou da noite para o dia. 
O Sporting é hoje um Clube que não se deixa atacar sem troco e procura voltar ao que era no passado - um clube de vitórias e conquistas em qualquer modalidade! 
Para isso foi preciso investimento e esse tem-se sentido em diversas modalidades e nas infra-estruturas do Clube que eram mais do que necessárias. O mais certo era portanto investir nas infra-estruturas do Clube para dar aos nossos atletas o mais importante mas, investir nas modalidades é sempre um risco pois o sucesso nunca está garantido! Claro que a quantidade, como se investe e em quem se investe também é importante e isso no final reflecte-se! Depois, obviamente que quanto mais se investe mais os adeptos vão cobrar, exigir e portanto é imperioso investir bem e criteriosamente. 
Neste caso parece que isso está claramente em causa mas não será só por isso! Começa a haver insatisfação quanto á forma de comunicar do Clube e do presidente.
São cada vez mais os adeptos leoninos que não gostam da forma como BdC mas também de JJ e de Nuno Saraiva comunicarem. 
Conclusão: a obra que BdC apresenta fala por si mas a comunicação e a responsabilidade que tem pelo planeamento e contratações para a equipa de futebol parecem ser o ponto fraco. 
Quanto ao caminho apontado: o da recuperação do respeito ao Clube, o querer voltar ás conquistas, a recuperação financeira e o crescimento do Sporting estão certos e consensuais mas colocados em duvida pelo discurso barulhento e de tudo e contra todos optado. 
Os adeptos começam a estar fartos de tanto barulho e por tudo e por nada e os maus resultados tudo fazem vir ao de cima. Estas 3 derrotas forma muito más e parece quererem colocar quase tudo em causa mas penso que não será razão para tanto!!
A data das próximas eleições também não é a melhor e só espero que não se revele pior para a equipa e que exista juízo na cabeça dos candidatos.

Jorge Jesus:
JJ começa a ter um relacionamento de ódio/amor com os adeptos leoninos que já tinha granjeado no rival. 
É de facto um excelente treinador mas isso por vezes não chega. As pessoas nem só pelo seu excelente profissionalismo e qualidade são avaliadas. JJ pode se um grande treinador e com provas dadas mas se os resultados no SCP não aparecerem, se os jogadores contratados não justificam o investimento vai acontecer o que aconteceu a outros tantos treinadores - abraçam outro projecto!
JJ saiu do rival com a mentira de que o tínhamos roubado e apelidado de traidor e isso fez-nos juntar ainda mais em torno dele mas isso não lhe vai conferir imunidade para sempre. 
JJ não é uma personalidade consensual pois o seu português e a sua forma de comunicar deixam muito a desejar e tudo isto juntando ás criticas que já trazia do outro lado, aos maus resultados e ás más contratações podem fazer com a sua imagem chegue a um ponto de não retorno.
Quanto ao seu trabalho: 
É verdade que na época passada quase conseguiu devolver o titulo ao Sporting e as expectativas numa temporada de sucesso aumentaram consideravelmente. Porém, com decisões muito discutíveis (12 contratações nos últimos dias de mercado, jogadores sem pré-época, algumas más contratações, alguns jogadores dispensados, opções tácticas) essas expectativas cedo se desmoronaram e neste momento já temos 1 objectivo fora de alcance e outro a caminho. Salva-se a Taça de Portugal mas os maus resultados trazem tudo á tona!
Estrategicamente penso que JJ tem falhado em alguns aspectos ou pelo menos não aprecio nada estes aspectos que vou frisar:
-Invenções nos cantos e livres que quase nunca levam perigo á baliza adversária. São no final oportunidades de golo desperdiçadas pois temos torres suficientes para poderem finalizar.
-Transições rápidas não acontecem no Sporting porque embirra que os 11 jogadores do SCP têm que estar dentro da nossa área.
-Em Vila do Conde falhou redondamente ao apresentar 5 alterações na equipa depois do jogo de Madrid. Ora com tanto jogador de novo na equipa e sem ainda estarem adaptados não se poderia esperar milagres.
-Falhou na estratégia na recepção ao Dortmund. Uma equipa grande não está constantemente a mudar de sistema nem da forma como joga. Os outros é que têm que ter medo de nós e não o contrário e aí se vê quem é grande. Conclusão: demos meia parte de avanço sem necessidade e perdemos.
-Em Dortmund mudámos para um 3-4-3 e voltámos a perder. Esta mudança só revela o medo que se tem da outra equipa.
-Em Varsóvia o mesmo. Mudámos para o 3-4-3 sem necessidade e só revelou medo!!
Como disse, nenhum treinador é efêmero e o que aufere, a qualidade dos jogadores, as contratações caras e sem retorno dentro de campo e as opções tácticas começam a ser criticadas.
Conclusão: JJ é o responsável pela equipa, pelas contratações, pelo planeamento da equipa e pela forma como a equipa se comporta mas os resultados é que vão ditar o seu futuro que já esteve mais seguro. 
Neste momento o Tribunal de Alvalade começa a ditar de sua justiça como não se via há muito e ainda por cima com um treinador que era consensual(nunca antes um treinador no SCP foi tanto!). 
Os próximos resultados ditaram o seu futuro mas a sua saída só será viável se for pelos seus próprios meios. É que pagar o resto do seu contracto está fora de hipóteses!! Penso no entanto que seria imprudente se JJ saísse...agora!
No fim da época.... logo se vê!

Equipa/contratações/planeamento:
É claro como a água - o Sporting contratou 12 novas caras quando BdC disse que seria um Verão tranquilo!
Saíram duas peças importantíssimas da equipa que nos valeram muitos milhões mas as contratações realizadas, quase todas no ultimo dia de mercado, provam de que estas saídas não foram bem colmatadas e que algumas estão erradas. 
Agora com os maus resultados parece que todos os jogadores são maus mas de facto há uns que não merecem vestir esta camisola!! 
Ora a chegada tardia de muitos jogadores, de não terem realizado a pré-época no SCP, de Adrien e William terem tido poucas férias, da saída de Slimani e João Mário, a escolha de dispensa de jogadores da nossa formação em detrimento de Markovic´s e companhia revelam-se erradas e muito caras! Em Janeiro exige-se uma boa correcção!!
Mas tudo isto nos faz perguntar: 
-Porquê contratar 12 novos jogadores sabendo que alguns deles precisariam de tempo de adaptação como Alan Ruiz, Meli, Petrovic ou até Bas Dost?
-Porquê a não contratação de um 2º avançado(Alan Ruiz precisaria de tempo) pois a equipa e o sistema de JJ precisaria?
-Porquê a não contratação de pelo menos um lateral esquerdo de qualidade sabendo que o tempo de Jefferson estaria esgotado? 
-Porquê trazer um Campbell se tem dificuldades em defender? 
-Porquê contratar André e Castaignos sem provas dadas? 
-Porquê regressar um Elias se nem joga e sabendo que precisaria também de adaptação?
E outras perguntas por aí fora.............. 
Pois bem, a equipa do Sporting parece que tem poucas boas soluções para se poder realizar uma rotação ou uma simples substituição na equipa.
Contrataram-se jogadores a quem pagamos bons salários mas não justificam mais do que um Esgaio, um Palhinha, um Podence, um Francisco Geraldes, um Geraldes, um Tobias Figueiredo ou até um Ryan Gauld.
Vejamos alguns/outros dos nossos emprestados que fariam muito melhor do que muitos que estão na equipa:
Tobias Figueiredo- Nacional da Madeira
Miguel Lopes - Akhisar
Domingos Duarte - Belenenses
Oriol Rosell - Belenenses
Francisco Geraldes- Moreirense
Jonathan Silva- Boca Juniors
Tanaka- Kashiwa Reysol
Héldon- Rio Ave
André Geraldes- V. Setúbal
Ryan Gauld- V. Setúbal
Chaby- Sp. Covilhã
Iuri Medeiros- Boavista
Carlos Mané- Estugarda(2 anos)
Podence- Moreirense
Wallyson- St. liége
Teo Gutiérrez- Rosario Central
Conclusão: a mim parece-me que este Verão foi muito mau planeado e que JJ é um dos responsáveis deste naufrágio. Como já o disse muitas vezes esta politica de contratações foi muito má e está a reflectir-se na equipa mas os responsáveis já deviam saber disso.
No meu ver faltam soluções para as laterais pois as falhas são constantes, para o meio campo a nossa formação é de longe o que melhor pode substituir Adrien e William e na frente não temos 2º avançado como Teo e opção para render Bas Dost.
Há também jogadores que estão a mais pois se uns precisam de adaptação e ainda lhes dou tempo outros não o precisam e como auferem muito, não são precisos: Schelotto, Elias, Markovic, Paulista, André, Castaignos, Jug, Douglas e Petrovic.
Para terminar: digam-me destes nomes que acabei de citar qual é o jogador que faz falta á equipa?

Comunicação/caminho do SCP:
É o confronto directo e barulhento contra tudo e contra todos que queremos como comunicação para o Sporting e para nosso caminho?
Sabemos que as coisas são como são e que não podemos compactuar com elas mas, é desta forma que queremos estar e fazer o nosso caminho pela verdade desportiva e pela mudança?
É com ataques diários e constantes que queremos levar a nossa adiante?
O constante combate com o rival, com os media, com a FPF, com a arbitragem, com a Doyen, com Marco Silva, etc, etc, é o que pretendemos para o SCP?
Eu não tenho duvidas de que o futebol português precisa de uma volta e que há coisas estranhas no nosso futebol demais evidentes mas, não é com constante barulho que vamos lá!! Até parece que somos miúdos e que queremos que as coisas mudem á força!!
Primeiro penso que há coisas no nosso Clube que têm que mudar definitivamente!!
O Sporting passa o tempo a defender-se de quem fala mas não merece importância nenhuma. A merda dos paineleiros dos outros são o que valem e só têm importância que lhe derem.
Há tempos dei a ideia de que todos os comentadores sportinguistas saíssem desses programas pois enquanto não nos respeitarem não participamos em programas que só servem para nos atacar.
Depois a nossa relação com a imprensa: certos canais de TV e jornais deixariam de entrar no nosso Clube porque o que nós exigimos é respeito e igualdade. Enquanto isso não acontecer e pedirem desculpas ao SCP não voltam a entrar nas nossas instalações. Com Jornal próprio e canal de tv não precisamos de quem nos desrespeita constantemente.
Quanto a eventuais ataques sem razão, mentiras, calunias, difamações, insinuações e desrespeito ao nosso bom nome vai tudo para o único local apropriado - Tribunal!
A nossa voz deve-se fazer ouvir para atacar mas quando for estritamente necessário e não todos os dias e disparando para todo o lado.
Mais vale um tiro mas certo do que muitos e todos errados!!
E meus amigos... se for preciso, as coisas sabem-se não oficialmente. 

Conclusão:
Mais importante que rolarem cabeças urge identificar os erros e corrigi-los.
Os responsáveis são claramente BdC, Jorge Jesus e os jogadores mas hoje em dia a nossa comunicação também se revela muito importante e aí falhamos em toda a linha!
Os problemas não se resolvem com lenços brancos nem assobiadelas mas tudo isso espelha a alma dos adeptos e há que os escutar.
Em 4 jogos perdemos 3 e ficámos sem 1 objectivo e outro para lá caminha mas principalmente a equipa parece cansada e as soluções não parecem ser as suficientes.
A politica de contratações continua paupérrima, com a mania de contratarmos jogadores mais velhos e baratos mas já sem visibilidade de termos retorno financeiro enquanto na nossa formação temos jogadores mais baratos, adaptados e muito possivelmente a fazerem muito mais em campo do que esses jogadores contratados.
Penso que não devemos mudar de treinador nem de presidente mas sim, de falarem menos e de apresentarem melhores resultados.
Queremos mudar o nosso paradigma de vitórias morais em tudo e de sermos um verdadeiro Clube em tudo mas estas guerras contra tudo e contra todos já se prolongam há muitos tempo e não é disso que precisamos. O Sporting precisa de estar unido para enfrentar as intempéries e não de nos estarmos a desunir. No entanto é o que este desgaste vai originar s e não houver mais juízo.
Há locais apropriados e outras formas para travar estas guerras e temos uma imagem a preservar.
Não chega investir se não o fizermos criteriosamente e mais uma vez....a nossa formação é o que temos de melhor. Mais vale um jogador que custe 5 milhões mas novo, com qualidade e espaço para termos retorto financeiro do que 5 jogadores de 1 milhão sem qualidade nenhuma e que auferem muito de salário. Pensava que já tínhamos aprendido isso!!
Quanto ao campeonato desta época ....ainda não terminou. A tarefa mostra hercúlea mas não impossível. Há tempo para mudar e se mudarmos bem ainda temos muito para vencer como o fizemos na época passada.
Temos é que o fazer criteriosamente!
Para terminar só dizer que estes maus resultados estão a trazer em definitivo o tema das eleições á berra e que BdC não perde tempo em criticar quem aparece e o seu timing o que dá ao Sporting outra guerra mas o tempo e o juízo(de cada um de nós) serão soberanos.
Por mim não rolam cabeças mas precisamos que elas pensem muito melhor do que o fazem actualmente.
É um facto de que o SCP precisa de muito mais juizinho do que tem mas principalmente, de aliar preço/qualidade na equipa de futebol!!
Godspeed Sporting!!

Se ainda não segue AmorSporting nas redes sociais está á espera de quê? Clique na imagem seguinte e siga este defensor do SCP...Obrigado!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: