quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A oportunidade da oposição e as eleições do SCP


Brevemente, o presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, agendará a data definitiva das eleições no Sporting.
É quase certo que tudo terá lugar em Março de 2017 mas os possíveis candidatos já vão surgindo e perfilam-se para confrontar o actual líder do nosso Clube só esperando a sua melhor oportunidade.
Mas que melhor entrada então poderia desejar a oposição de BdC do que 3 derrotas em 4 jogos no futebol e de um fim-de-semana em que também averbámos derrotas no Andebol e no Hóquei em Patins? 
Hummm....porém, tudo isto é curioso mas a oportunidade tão esperada...aconteceu!!
A oposição esperava uma boa oportunidade para entrar em força no tema das eleições e os maus resultados do fim-de-semana criaram essa ´janela`. Curiosamente, estas foram as modalidades mais reforçadas por BdC e não será fácil encontrar um fim-de-semana em que todos estes maus resultados se conjuguem mas,.... aconteceu logo agora!!
Pela amostra fico á espera que o discurso endureça!
E vai endurecer pois a estratégia escolhida vai ser o ataque a BdC e ao que pensam o que de pior fez esta Direcção. 
Acredito no entanto que uma 3ª via possa surgir e que até se contenha nos ataques mas será inevitável que tudo não seja analisado.
Quem não perderá tempo, com candidato ou não, será a facção que muito tempo esteve no poder e que agora sonha tê-lo de volta.
E o que vejo não augura nada de bom!
Vejo certos blogues/sites a destilarem veneno, leio certos comentários quase sempre na forma de anonimato com ódio implícito, vejo os post´s ridículos e desnecessários no Facebook, constato a campanha do adversário, enfim....vejo que tudo isto ainda estará no inicio.
Não espero portanto muita elevação nesta campanha eleitoral que acredito começar só a sério no inicio do próximo ano e que, no meu ver, tem um timing terrível. 
As nossas equipas e atletas devem ser preservados deste ´filme` mas já sabemos que alguns atletas são porta-estandarte desta Direcção. Não é desejável que eles sejam envolvidos mas prevejo que o sejam!!
Portanto acredito que ainda estamos no inicio de tudo onde, julgo, se lavará muita roupa suja na praça publica.
Até Março muito de debaterá e muito ataque BdC sofrerá pois ele é definitivamente o próximo alvo!
O presidente do Sporting será obviamente um alvo a abater mas prevejo que algum discurso possa ser diferente do seu pois sendo igual não haverá razão para os adeptos pensarem em mudar. 
E é da mudança de que podemos falar não significando que temos de o fazer!!
Os sportinguistas certamente que não quererão regressar ao passado ruinoso e o que muito possivelmente estará mais em debate será a forma de comunicar de BdC porque a sua obra fala por si! 
Mas com isto são pertinentes colocar certas perguntas:

  1. Que caminho tem a oposição para o SCP? 
  2. Qual o seu comportamento perante as injustiças, parcialidade da imprensa e entidades portuguesas e perante a luta pela verdade desportiva? 
  3. Qual o seu comportamento perante o continuo desrespeito pelo Sporting? 
  4. O que pensa fazer ás modalidades do Clube e como as apoiar?
  5. Defenderá o SCP 24 horas por dia?
  6. Que politica defende para o futebol? 
Enfim....muitas perguntas teremos para fazer e as respostas serão o barómetro destas eleições mas no fundo, no fundo o que se deveria debater é, qual o rumo do nosso Clube para o futuro mas também para o presente. 
Mas, no entanto penso que temos que ter em mente o seguinte: 

  • Não será por o Sporting ter outro presidente que os rivais terão mais respeito pelo SCP!!
  • Não será com outro presidente que tudo ficará solucionado no futebol português!
  • Não será com um SCP submisso que conseguiremos ser um Clube maior, melhor e mais forte!
  • Qualquer que seja o presidente do Sporting os ataques continuarão pois as noticias encomendadas não cessarão; os programas de TV de ataque ao nosso Clube não irão terminar; as mentiras, calunias, e o ódio ao Sporting não vão terminar;
  • A arbitragem não vai mudar e de um momento para o outro passar a ser imparcial;
  • A verdade desportiva não vai passar a ser uma realidade só por mudarmos de presidente!!
Acreditam que ao mudarmos de presidente mudará o panorama nacional para o Sporting?
Acreditam que fazendo as pazes institucionais com os nossos rivais quando estes nos gozam e gozaram no passado, tudo mudará?
Acreditam que mudando de presidente e de rumo vão parar de enganar-nos e a pregar-nos partidas como fazem nos túneis?
E não me venham com a conversa de que sem BdC muita coisa não se teria passado e que nos tratariam de outra forma porque quando ele ainda não era presidente, o Clube estava bem pior!! 
Portanto não vamos por aí! 
Se dizem que são melhores que BdC e que farão melhor que esta Direcção, vão ter que o provar e convencer muitos sportinguistas.
Certamente teremos muito tempo e não se espera muita elevação mas....como disse um sócio do SCP há tempos na TV: "BdC será presidente do Sporting até os sócios quererem e só nós o podemos tirar , se for esse o caso."

Ainda não segue AmorSporting nas redes sociais? Do que espera? Para isso basta clicar na imagem seguinte. Obrigado.

9 comentários :

  1. Jamais BdC terá o meu voto. Há uma linha mínima de educação, racionalidade e seriedade que ele, e os seus seguidores não têm. Mas teve o meu voto nas últimas eleições, do qual apesar de tudo não me arrependo.

    Ao mesmo tempo, não vejo qualquer oposição, qualquer alternativa. E não é em 3 meses que isto se constrói. Portanto dificilmente votarei em mais alguém que cai de para quedas a meses das eleições. Dito isto.. não irei votar.

    Nota: não esquecer que o próprio Bdc escolheu as alturas das derrotas para os ataques mais ferozes quando era oposição. E se calava quando tínhamos vitórias. Não quero saber do timing, quero saber do conteúdo.

    E no conteúdo, infelizmente os blogs só atrapalham. Só ruido, só opiniões de experts do sofá.

    ResponderEliminar
  2. Caro David: Cada um tem a sua opinião e respeito quando diz que os blogues só atrapalham, só fazem ruído e que só são opiniões... de experts de sofás.
    No entanto, permita-me só dizer-lhe o seguinte: não vejo qual o problema de se debater o nosso futuro e o que se passa ao nosso redor. Uma das liberdades que conquistámos foi a de cada um de nós ser livre de opinar, sem ofender, sem mentir, sem caluniar...ou seja como uma mera opinião. E cada qual lê o que quer e segue só se o quiser!!
    Porém na minha defesa e de outros blogueiros digo-lhe que há jornalistas muito piores que este ruído que diz ouvir por estas bandas.
    Quanto ás eleições percebo que esteja com duvidas pois tb ainda não chegou a tal 3ª via em quem possivelmente votaria. Se não vai votar é consigo mas não concordo. Percebo mas não concordo!
    Pode ser que ainda mude de opinião quando começarem os debates a sério e se ficarem a conhecer mais sobre os candidatos e o que querem para o nosso Clube.
    Todos somos susceptíveis de sermos convencidos!!
    SL



    ResponderEliminar
  3. Ainda tenho esperança que apareça um nome credivel para bater o Bruno.

    Precisamos disso. A sua liderança esta esgotada.

    ResponderEliminar
  4. * Não será por o Sporting ter outro presidente que os rivais terão mais respeito pelo SCP!!

    OBVIAMENTE QUE NÃO.

    O melhor seria pôr os moldes em que *a propaganda* teria muito mais respeito pelo Sporting, qualquer que fosse o presidente, se o Sporting deixa-se de competir no futebol profissional, e não tentasse expôr os podres por que lá vão.

    É mau pó negócio de alguns... e depois um Presidente *declarado* inimigo de doyens e afins, é o sério obstáculo a uma enorme fonte de receita que são os atletas de futebol profissional do Sporting. As TPO estão priobidas, mas eles não param de se reinventar, e o futebol Português com as suas imensas debilidades economicas nos clubes mais pequenos, precisam e estavam habitudos a esse tipo de serviço desses agentes, que agora não têm outro remédio que não instalar-se/tomar conta de clubes grandes que sirvam de armazem para todos os outros clubes (mais pequenos ou estrangeiros). Pelas cifras envolvidas, pelas influências que têm e que são publicas, esses agentes são uma clara fonte de corrupção se não a principal fonte de corrupção, estendendo-se a varios níveis muito inclusivé na CS.

    No fundo a questão NÃO É O BdC, a questão é o negócio... i kill your papa, but you know i have a grosso respect for your papa, it was a coisa of business ! (O Padrinho ... Era tudo bons Rapazes! etc)... melhores analogias não há.



    ResponderEliminar
  5. Basicamente um Presidente anti-sistema!!

    ResponderEliminar
  6. Primeiro de tudo temos que identificar razoávelmente bem se existe e o que é.

    Ora vai mais dum ano de casos e artigos na blogosfera Sportinguista... *O SISTEMA* é uma elaborada teia de corrupção, compadrio, conluios, PROPAGANDA E BRANQUEAMENTO e muitas mais influências indevidas. A arbitragem é só um dos aspectos, que ao contrário da ideia que as pessoas fazem de corrupção, não involve suborno, mas é controlado pelo sistema de classificação dos árbitros.

    Tá tão enraizada, é subjacente apsar de dissimulada, há tanto tempo que e as pessoas simplesmente não notam nada de anormal a não ser erros dos árbitros.

    Mas muitas vezes os árbitros erram porque são eles vítimas duma forma de corrupção silenciosa e cultural, são reflexos condicionados... ex: marcar um penalti na luz contra o benfica, por mais evidente e perante 50 mil - só se eu estivesse maluco- como conta Jorge Coroado que um árbitro amigo lhe confessou.

    Depois tens uma *torrente diluviana* de artigos e posts na blogosfera Sportinguista a expor parcialidades, propagandas, branqueamentos e incongruências da CS perante outra torrente de negocios muito escuros e pouco legitimos e o escrutínio NULO que fazem do ambiente de favores, conluios, necessidades e dependências que é o FRACO E CORRUPTO futebol Português.

    Então verificado que existe, e identificado de maneira geral... dizes-me assim Rui : O Sporting precisa dum Presidente anti-sistema?

    Absolutamente, apesar de estar a cresce, a explodir de tamanho e prestígio LÁ FORA, como instituição do futebol ... e se calhar por causa disto mesmo, acho que o Sporting nunca precisou tanto de um Presidente anti-sistema como agora.

    ResponderEliminar
  7. E percebem-se as forças para ver se o tiram.....e o calam. Não interessa ao(s) sistema(s)terem sempre alguém a pisar-lhes os calos.

    ResponderEliminar
  8. A coisa por alguns comentários do que se devia de fazer em relação á chamada "lei da rolha" era levar a coisa a foros de criminalização de certo tipo de "declarações de denúncia"...

    Tipo "caso vouchers" este ano não podia acontecer!... o problema é que a "lei da rolha" é ela um crime, uma regra que transposta para qualquer tipo de lógica legal, é ela ALTAMENTE ANTI-CINSTITUCIONAL -> logo fere ela de maneira absurda a lei máxima do país->logo é crime (estou espantado com as manhas e as promessas que fizeram com que o BdC assinasse tal aberração.)

    ResponderEliminar
  9. Pois é Mário....é-se preso por ter cão e por não ter!!
    Quiseram impor uma lei da rolha para que não se passasse a pouca vergonha do ano anterior mas esquecem-se de que as coisas fazem-se sempre de outra forma. Para não falar de que pode ser inconstitucional!
    Em Portugal há sempre formas de contornar a lei pois somos talvez um país de malandros....somos um povo latino!
    Daí o RGS ter colocado esta lei no TAD e não me surpreendia que vencesse pois acima de advogado pertence ao grupo dos favorecidos!!
    O que acontece é que o Sporting é muito fresquinho nestas andanças e o futebol português já está cheio de boas intenções. Só denunciando e emitindo comunicados, BdC não chegará a lado nenhum pois do outro lado estão expert´s na matéria.



    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: