quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Taça da Liga é objectivo


O Sporting inicia a sua participação na Taça da Liga(CTT) competição essa que faz parte dos nossos objectivos. A recepção ao Arouca é correspondente á 1ª jornada desta prova que conta ainda jogos com o V. Setúbal e Varzim e todos até final/inicio do ano. 
Menos de 1 mês depois do embate ´polémico` para a Liga as equipas voltam-se a encontrar mas devido a um calendário já muito preenchido, Jorge Jesus, realizará com certeza uma rotação na equipa dando minutos a alguns jogadores menos utilizados.
A dúvida é se essa rotação será grande, se é justificada e que onze apresentará o Sporting!

Todas as provas em que participamos são para vencer, ponto!
O Sporting inicia hoje a sua participação naquela que é considerada por todos como uma competição secundária mas que no entanto todos querem vencer....nós inclusive. E este é o discurso correcto a ter seja uma competição menos importante, sem grande prémio, que não dê acesso a um lugar nas provas europeias, etc, etc.
Haverá uma rotação na equipa pois o calendário é apertado e desta forma dá-se minutos a quem também merece oportunidades e precisa de jogar. Quem o confirma é JJ: "...vamos dar a possibilidade ao plantel, todos são importantes, e por isso vamos dar minutos a outros jogadores para que possam jogar quando precisarmos deles."
É portanto esperado uma grande revolução no 11 inicial de Jorge Jesus pois jogadores como Beto, Ricardo Esgaio, Paulo Oliveira, Douglas, Jefferson, Elias, Bruno Paulista, Meli, Matheus Pereira, Markovic, Alan Ruiz, Campbell, Luc Castaignos e André merecem ter uma boa oportunidade para justificarem a sua vinda para o nosso Clube.
Entretanto ficámos a saber que Schelotto não jogará nas próximas 4 semanas devido a lesão contraída no Bessa e que provavelmente juntamente com o castigo de João Pereira nas competições europeias haverá uma grande oportunidade para Ricardo Esgaio. O Ricardo tem jogado algumas vezes(6) pela equipa B do Sporting mas pela equipa principal já estreou no jogo da Taça de Portugal com o Praiense.
Mas para tentarmos perceber porque é necessário realizar rotação na equipa/plantel penso que temos que olhar para o nosso calendário. 
Vejamos:

C- 17/11 Taça PT:  PRAIENSE
C- 22/11 L.CAMP: R.MADRID
F- 26/11 Liga: BOAVISTA
C- 30/11 Taça Liga(1ª): AROUCA
C- 03/12 Liga:V. SETÚBAL
F- 07/12 L.CAMP: LÉGIA V.
F- 11/12 Liga: BENFICA
F- 14/12 Taça PT: V. SETÚBAL
C- 18/12 Liga: SP. BRAGA
F- 21/12 Liga: BELENENSES
C- 29/12 Taça Liga(2ª): VARZIM
f- 03-01 Taça Liga(3ª): V.SETÚBAL
C- 08/01 Liga: FEIRENSE
F- 15/01 Liga: CHAVES

Se JJ não rodar a equipa hoje, certamente que alguns jogadores chegariam muito sobrecarregados aos jogos mais importantes. Como anteriormente já referi temos 3 jogos de exigência máxima e seguidos. É incrível como se joga muito de uma época só numa semana mas os responsáveis do nosso futebol não querem saber e o que interessa é que os jogadores deem o litro e sejam máquinas.
Mas não o são!
Os jogadores terão mais produtividade se não forem sobrecarregados com muitos jogos e....seguidos. Atenção que não digo que não tenham que jogar de 4 em 4 ou de 5 em 5 dias até porque se faz muito no estrangeiro mas, porque as grandes equipas têm bons planteis que dá para realizarem essa rotação e não terem grandes quebras exibicionais.
O que digo é que temos um período difícil de jogos e é preciso racionar bem as nossas energias e recursos. 
Para isso o melhor é não forçar a equipa principal neste jogo e tê-la recarregada para o ciclo infernal(link) que ai vem: 

C- 03/12 Liga:V. SETÚBAL
F- 07/12 Liga dos Campeões: LÉGIA V.
F- 11/12 Liga: BENFICA
F- 14/12 Taça PT: V. SETÚBAL
C- 18/12 Liga: SP. BRAGA
F- 21/12 Liga: BELENENSES

Assim para hoje esta seria a minha equipa:


É claro que existem muitas duvidas no onze inicial do Sporting e que cada um de nós tem uma opinião mas JJ certamente tem a sua justiça e colocará um 11 com qualidade.
O Arouca também anunciou mexidas mas para nós não interessa pois nós fazemos a nossa gestão e é neste jogo que precisamos de realizar a rotação da equipa. 
Não se adivinha um jogo fácil mas como não poderia de deixar de ser é esperado uma vitória do Sporting e como favoritos temos que justificar dentro de campo que somos superiores e que queremos mais vencer.
Assim, na baliza penso que Beto é escolha mais que certa; penso também que o Esgaio pode ganhar aqui mais ritmo pois Schelotto está lesionado e João Pereira pode parar para voltar na Liga; No eixo defensivo e com o Rúben Semedo a limpar o cartão vermelho neste jogo será o Paulo Oliveira e o Douglas a jogarem(Coates deve descansar pois merece) e na esquerda o Jefferson deve voltar á titularidade pois o Marvim tem jogado muito; no meio campo é mais complicado mas penso que William deve quase de certeza descansar mas que Adrien não é garantido que não jogue. Para o lugar do William eu escolheria o Bruno Paulista pois vejo ali bom jogador(sem lesões por favor) e se o nosso capitão não jogar daria mais uma oportunidade ao Elias que no jogo da Taça de Portugal me pareceu bem melhor e mais solto. 
Nas alas daria lugar ao Matheus Pereira que é um belíssimo jogador e a Markovic que merece ser integrado aos poucos e que não merece ser assobiado. Não excluo a hipótese de Campbell ou Bryan Ruiz de jogar pois seria bom para um ter mais minutos e para o outro melhorar a sua confiança.
Na frente daria o lugar a Alan Ruiz que tem que jogar para sair da casca e mais na frente colocaria Castaignos mas se JJ preferir colocar o André por mim também é justificado.
Quem também gostaria de ver jogar é Meli que merece no meu ver uma oportunidade de mostrar o que vale.
Portanto:
Hoje, em Alvalade a partir das 18h15 e á semelhança de todos os outros nossos jogos o objectivo é vencer e chegar á vitória final jogue o Meli ou o Adrien, o William ou o Paulista, o Rui ou o Beto. 
Quem jogue sabe que tem no peito o Leão e que o tem que representar com honra e distinção e se duvidas houver, é só ler o nosso lema: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória....ponto!!
Hoje, sempre e contra qualquer um....só a vitória interessa!
Força Sporting.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: