quinta-feira, 24 de novembro de 2016

O futebol é FDP!


No futebol o que interessa é o resultado. Ponto!! 
Podemos jogar bem, enviar várias bolas no ferro, ter mais posse de bola, dominar o adversário e efectivamente fazer mais pela vitória mas, isso no final só interessa se fores vitorioso. Quando perdes tudo isso não interessa para nada!
Quantas vezes não se perdem jogos sem se merecer? Quantas equipas se remetem á defesa o jogo todo e depois aproveitam um único erro do adversário para vencer?
Tantas vezes este filme já foi visto que é a prova de que as equipas que interpretam melhor a crueldade e frieza dum jogo de futebol vencem mais vezes.
Quem disse que o futebol é para bons rapazes? Quem disse que existe fair-play? Aliás diz-se mesmo que é uma treta!!
No desporto não existem vitórias morais; ou vences....ou não e dos fracos não reza a história. O futebol é um jogo de erros e quem errar menos vence e há jogos em que parece valer tudo.
O futebol é FDP!!
O sorteio assim o ditou: defrontar duas das melhores equipas do Mundo e da Liga dos Campeões: Real Madrid e B. Dortmund.
Mas perante esse facto ninguém baixou os braços e até dissemos que queríamos passar á próxima fase da competição e entrámos em todos os jogos todos com a ambição de o conseguir. Assim é que tem que ser!
Acabámos por perder com os campeões europeus duas vezes por, 2-1 e 1-2 e perdemos também duas vezes com os alemães do Dortmund pela diferença mínima, 1-2 e 1-0 e fomos eliminados da Liga milionária. Em Madrid estivemos a vencer por 0-1 até os últimos 5 minutos de jogo onde vimos o que é uma remontada, em Lisboa tivemos oportunidade e estávamos por cima do jogo mas tivemos um jogador expulso, com o Dortmund demos meia partida de avanço e na Alemanha voltámos a fazer uma boa exibição e também merecíamos mais e isto não parava por aqui........ 
Bem dizia eu antes do jogo que não nos podíamos moralizar com a nossa exibição de Madrid pois tínhamos perdido e agora é o mesmo: perder pela diferença mínima não nos pode servir de nada! Jogar melhor mas perder não vale de nada, bola, zero!!
Perdemos, ponto!! Fomos eliminados, ponto!!
Ninguém vence jogos nem competições com vitórias morais!
Os números são cruéis, pois são! São duros de ouvir e as equipas devem-os sentir mais do que nós -adeptos mas no desporto só ficam registados os nomes dos campeões e dos vencedores. Aqueles que perdem por um golo de diferença ficam esquecidos e é por isso que se diz que as finais são para se vencer!! Dos finalistas vencidos ninguém se lembra.
Será que existe sorte, azar e acontecem milagres? Será que as vitórias caem do céu? Será que tudo isto existe? 
Fernando Santos na semana passada dizia que acreditava na sorte e em milagres mas que estes dão muito trabalho de conseguir!! 
Eu concordo absolutamente com ele pois a sorte e os milagres acontecem mas porque para se vencer tem que se trabalhar muito. Mas não só: o fazer anti-jogo, simular lesões, jogar sujo, jogar há defesa, etc, também conta e hoje uma vitória não é só conseguida dentro de campo. Aliás, hoje existem muitas conseguidas do lado de fora......
Sorte, azar? Nada disso! O futebol é um jogo de erros e aqueles lances em que invocamos a sorte são erros que até podem ser dos árbitros. Ontem foi um erro nosso que deu origem ao golo de Varane, foi um erro de Coentrão que deu origem ao empate, foi um erro de Coates que chegou tarde e Benzema fez o golo da vitória do Real Madrid, em Madrid foram mais erros, em Dortmund foi igual e as chances de marcar que não concretizámos são mais erros nossos.
O futebol é fio, cruel e perdoem-me a palavra, é também FDP!!
O Sporting não vai chegara lado nenhum sendo uma equipa só recheada de bons jogadores. Estes bons jogadores têm que ser malandros e mais espertos do que os outros e não fazer disparates como fez o João Pereira. E não interessa agora se o fez ou não pois bastou dar-se ao luxo de se encostar ao outro.
E as equipas que passam o jogo a defender e vencem só concretizando a única oportunidade de golo que tiveram? Merecem ser vitoriosos? A primeira resposta é um não mas se formos analisar bem uma equipa que defende a sua baliza como se não houvesse um amanhã merece ou não vencer o jogo? É que o futebol não é só atacar e marcar golos. O futebol também é defender e marcar golos!!
Quem não se lembra da final entre o Inter Milão de José Mourinho e o Barcelona? Venceu quem mais atacou e teve mais oportunidades de golo? E o Sporting-Benfica da época passada em Alvalade, o Benfica mereceu vencer? E ontem frente ao Real Madrid, quem defendeu mais tempo ou isso não conta?
A isto chama-se estratégia e no futebol há muitas e cada treinador espera ter sucesso com a sua e á sua maneira. De que nos serve assobiar ou criticar uma equipa que só faz anti-jogo, de que nos serve criticar uma equipa que passou o tempo todo atrás do seu meio campo, de que nos serve criticar por jogar sujo?
A nós cabe saber que tudo isto existe e sermos mais fortes e capazes de ultrapassar qualquer defesa, qualquer obstáculo e qualquer equipa e não estarmo-nos sempre a queixar da falta de sorte ou do azar, do árbitro, se era penalidade, se não deu amarelos ou não expulsou aquele jogador, se a competição está comprada, se o resultado estava combinado, de assobiarmos o hino da Champions, enfim....parece que o nosso adversário nunca vence com mérito.
Nós se queremos vencer temos que ser melhores, ponto!
O Sporting se deseja ser campeão tem que demonstrar em cada jogo que é o mais forte e que faz tudo para vencer! Se nos prepararmos sempre para sermos os mais fortes, os mais competentes, os mais capazes, os mais inteligentes, os mais..........a vitória surgirá e será para nós. Nós temos que trabalhar para que essa sorte e esse milagre aconteça a nosso favor!!
Se tivermos que ser cabrões que o sejamos, se tivermos que ser porcos que assim seja, se tivermos que recorrer ao anti-jogo em casa do rival que o façamos, se tivermos que chutar a bola para a bancada que o façamos, se tivermos que agarrar o adversário que vai  para a nossa baliza que o façam pois o futebol não é para meninos nem para santinhos e os outros fazem igual.
O futebol é um jogo viril, rijo, duro, há contacto físico, há maldade, há falta de fair-play, enfim....há um pouco de tudo. Não é com certeza um jogo para rapazes correctos e que evitam o contacto físico!
Deixemo-nos de ser então apenas bons rapazes, bons jogadores e que jogam muito bem.
Deixemo-nos de ser uma equipa leal, que não faz anti-jogo e que não agarra ninguém que corre na direcção da nossa baliza.
Deixemo-nos de queixinhas disto e daquilo e sejamos uma equipa mais esperta, mais concretizadora, mais astuta mas sobretudo muito melhor do que qualquer outra.
Uma coisa o Sporting faz bem; não existe Fair-play pois com jogadores a simularem lesões para pararem o nosso ímpeto dentro de campo não merecem que interrompamos o jogo de propósito para serem assistidos pelo médico. Isto é como a história do menino que era pastor. Tanto gritou mentindo a pedir ajuda dizendo que o lobo lhe comia as ovelhas que no dia em que isso foi verdade já ninguém acreditou.
Claro que no futebol tudo vale e é permitido mas feito de outra forma que parece que é o que não sabemos fazer. Fomos derrotados outra vez nos últimos minutos por sermos uma equipa de bons rapazes que se quis bater com o todo poderoso Real Madrid. Isso é tudo muito bonito mas nós temos de deixar de viver num conto e pensar que vamos vencer todos os jogos de forma categórica, que vamos marcar dois ou três golos, que vamos vencer sem perder nenhum jogo, que temos que ter 10 pontos de avanço para conseguirmos vencer o Campeonato, etc, etc.
Nós temos que dar mais encontrões, ser mais duros, mais agressivos e mais astutos. Temos que também utilizar as armas que todos parecem utilizar no futebol de hoje. Provavelmente se tivéssemos sido inteligentes ou matreiros, teríamos conseguido que pelo menos os espanhóis não tivessem marcado o seu ultimo golo mas mais uma vez fomos uns bons rapazes.
Se o futebol é FDP então nós temos que saber ser uma equipa FDP, ponto!
É isso que as equipas que sabem de futebol fazem.
Não chega saber jogá-lo mas também entendê-lo e aplicar o que se pode fazer. O futebol é um jogo em que há sobretudo estratégias mas nós em vez de as criticarmos temos que saber aprendê-las e aplicá-las também quando for necessário.
Temos que ganhar mais faltas e deixarmos de ser uns rapazes do mais leal que existe. Temos que ser mais matreiros e fazer mais faltas quando as tivermos que as fazer. Temos que ser mais agressivos e cortar a bola para fora se assim tiver que ser. Temos que saber aproveitar todos os lances possíveis para fazer golo e não inventar lances de onde não sai nada de jeito. Temos que nos colocar á frente da bola ou também saber provocar os outros jogadores sem nos envolver-mos em escaramuças, etc, etc.
Num futebol FDP temos que saber ser FDP ou nunca passaremos de uma mera equipa que sabe jogar bem...á bola!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: