segunda-feira, 7 de novembro de 2016

"Isto é uma equipa. Quando ganhamos, ganhamos todos. Quando perdemos, perdemos todos"


O Sporting voltou ás vitórias e Alvalade voltou a registar um grande apoio á sua equipa e aos seus jogadores. No entanto nem tudo está bem-vai estando! 
No final da partida ficaram alguns recados e bons, que não devem ser escondidos e que sobretudo devem servir para alguns sportinguistas pensarem melhor.
Já que estamos num fase em que parece estar tudo mal, talvez as palavras de Joel Campbell e de Jorge Jesus sirvam para alguma coisa.
Não está tudo mal feito no Sporting.
Hoje temos uma estrutura e essa pensa, respira e executa futebol como nós nunca vimos no nosso Clube. As provas estão á vista de todos nós e só não as vê quem não quer!
Não atravessamos um período fácil e nem mesmo com a vitória de ontem ficou tudo bem. Há muito por fazer e muito para mudar, seja a nível de futebol seja a nível de mentalidades.
Por exemplo eu continuo a ouvir certas coisas que a mim me fazem confusão e as pessoas que o dizem devem pensar no que querem, o que pretendem tirar do futebol e até onde pretendem chegar.
Refiro-me em particular á nossa mentalidade.
Há adeptos, velhos e jovens, que continuam a ser pejorativos para connosco próprios. Nunca ouviram dizer que um Leão só baixa a cabeça para beijar o símbolo que trazemos ao peito? Porque então estarmos a assobiar o Elias ou o Markovic e como fizemos o ano passado com o Teo Gutiérrez? O que pretende um adepto com esta atitude? 
Se for prejudicar o Sporting.....está respondido!!
Será que esses adeptos pensam que esses nomes citados em cima fazem de propósito para jogarem mal ou não correm porque não querem? Vamos pensar um pouco, sim?????

É a história do patinho feio citada novamente e com razão por Jorge Jesus:  
"NÃO GOSTO QUANDO OS ADEPTOS ESCOLHEM PATINHOS FEIOS"
"Voltámos ao normal, um jogo dentro daquilo que estamos habituados, vencemos por 3-0 frente a uma boa equipa, bem organizada e com boas saídas. Foi importante marcar cedo, deu alguma tranquilidade. Os adeptos voltaram a estar com a equipa. Não gosto, nas equipas que treino, que os adeptos escolham patinhos feios. São todos jogadores do Sporting e os adeptos têm dado um carinho grande e de certeza que vão continuar assim. Nalguns jogos as coisas podem não sair bem mas é importante manter esta atitude".

Quando é vão meter nas cabecinhas que ao fazerem isso estão a prejudicar o Sporting? Será que esse jogador vai ter um desempenho melhor depois ´desses grande elogios`?
Sinceramente que não percebo!!
Mas não me fico por aqui.
Também não gosto de ouvir dizer com aquele ar pejorativo: " E o Meli. Onde anda o Meli, pá?"
Meus amigos, se o Meli nem convocado é é porque foi má contratação ou ainda não se adaptou ao nosso futebol. os jogadores não se adaptam de um dia para o outro e existem os que demoram até um ano ou mais. 
Mas afinal temos confiança ou não na nossa estrutura? Será tudo mal depois de tudo o que melhorou no Sporting? Onde está o nosso verdadeiro apreço quando a equipa mais precisa de nós? 
Aceito e partilho da opinião que os façamos ver que não gostámos das suas exibições mas particularizar as derrotas em certos jogadores está muito mal!!
Mas agora queremos ser tão maus adeptos como outros? Nós não somos assim nem nunca o fomos quando andámos pelas ruas da amargura!! 

As palavras do Joel Campbell dizem tudo e espero que ao menos a ele o ouçam: 
"QUANDO GANHAMOS, GANHAMOS TODOS. QUANDO PERDEMOS, PERDEMOS TODOS"
"Isto é uma equipa, quando ganhamos, ganhamos todos, quando perdemos, perdemos todos. O treinador é que decide quem joga, vou continuar a trabalhar e agarrar a oportunidade"

Na semana passada li no Facebook do nosso Clube coisas deveras tristes e parece que muitos de nós precisam de uma lição se sportinguismo. Estar sempre a dizer mal de nós próprios deveria ser crime pois assim quem precisa de inimigos ou rivais. Tenho um amigo assim e não há nada que lhe seja do agrado. 
Quando perdemos ou as coisas não correm bem é dizer mal. Quando começamos a vencer e a marcar golos voltam a dizer bem e a apoiar? Isso é uma coisa com a qual eu nunca poderei concordar.
Ser sportinguista não é rejubilar só com as vitórias. Ser sportinguistas é também saber apoiar quando não vencemos.
Sabemos que não temos vencido e que nem sempre se vence mas nem só de vitórias pautámos o nosso sportinguismo nem parámos de apoiar pois se assim fosse já ninguém apoiava.
Compreende-se que uns de nós gostem, de JJ, de BdC, deste ou daquele jogador e que outros não os apreciem, mas no fundo, somos ou não todos SPORTING? Queremos ou não que o nosso Sporting vença e seja vitorioso?
O que digo é que devemos mudar a nossa mentalidade pois sendo pejorativos não nos leva a lado nenhum. Podemos até não tira dividendos a curto prazo mas a médio prazo acredito que isso seja possível.
Já melhoramos tanto que seria deitar tudo por água a baixo esses avanços. Queremos voltar atrás no tempo? Acredito que ninguém o queira mas cada um é livre de pensar como deseja.
Assobiar a equipa inteira é uma coisa e um sinal claro de que não se gostou de uma exibição. Agora, assobiar um jogador ou outro transportando para estes o nosso desagrado geral é incorrecto e impróprio de um apoio que deveria ser fantástico.
Sei que as coisas tendem a melhorar e que quem diz mal, com as vitórias, voltaram a apoiar, mas já vai sendo tempo de pensarmos se é esta mentalidade que pretendemos que continue a minar o sportinguismo. 
Nunca se esqueçam de que todos juntos somos e seremos mais fortes e maiores. Temos cada vez mais sócios e só isso é uma prova cabal de que a nossa mentalidade está a mudar e que se aprecia o esforço que este Clube faz para voltar ás grandes decisões e poder vencer mais. Porém precisamos de um sportinguismo forte e que diga bem dele próprio.
Acredito que esse dia virá mas só se cada um de nós pensar bem no que pretende do sportinguismo e do sportinguista que deseja ser.
Eu não sou mais nem menos sportinguista do que tu. Sou simplesmente aquele que lembra de que TODOS podemos ser bem melhores....em prol de um Clube MAIOR!!
Viva o Sportinguismo e o Sporting Clube de Portugal.
SL

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: