terça-feira, 29 de novembro de 2016

Estará o Leão preparado para um ciclo infernal de jogos?


O Sporting não tem vida fácil nos próximos tempos.
O ciclo infernal já teve inicio e até Janeiro de 2017 alta competição é o que não vai faltar. Em Novembro e Janeiro(17) são 6 jogos e em Dezembro são 7 jogos nas várias competições onde estamos inseridos. 
Decisões! Também é hora de algumas decisões: derbi á porta, termina aventura na Liga dos Campeões, jogo decisivo para Liga Europa, há mata-mata da Taça de Portugal e na Taça da Liga também ficamos a saber se chegamos á final. UFA!! 
Estará o Leão preparado para este ciclo infernal de jogos?
É um verdadeiro inferno o próximo ciclo de jogos do Sporting.
Nada a que no nosso Clube não tenhamos que estar habituados pois quem é candidato a vencer várias competições tem que estar preparado para um calendário apertado e difícil. 
Não pode haver queixas de falta de tempo para descanso nem por realizarmos uma mais que possível rotação do plantel. Só no mês de Dezembro são 7 jogos e uma rotação tem que ser efectuada pois ninguém é de ferro e há outros jogadores no plantel que também querem/precisam de jogar. Depois em Novembro e em Janeiro também são meses preenchidos.
As decisões já começaram e não iniciaram da melhor forma. A eliminação da Liga dos Campeões é certa mas ainda poderemos ficar na Liga Europa e para isso temos um jogo dificílimo em Varsóvia. Neste mês também iniciámos a Taça da Liga mas em Janeiro 17 já a estamos a fechar as contas do nosso Grupo. 
Em Janeiro haverá mais uma eliminatória da Taça de Portugal mas primeiro há que vencer o Vitória de Setúbal nos oitavos de final.
Vejamos o nosso Calendário de jogos:


Neste mês que quase está no final iniciámos um ciclo infernal de jogos. 
Depois do jogo das selecções nacionais foi tempo de cerrar dentes e punhos, passar graxa nas botas e dar corda ás pernas porque a alta competição não teve tréguas do tempo. Basicamente jogamos de 4 em 4 dias e com a chegada da Taça da Liga vai com certeza chegar também uma maior rotação do plantel.
Há objectivos para cumprir mas também há jogadores que não podem jogar em todas as competições com o risco de caírem para o lado de exaustão. E isto não é uma desculpa, é uma certeza!
Neste mês já dissemos adeus á Liga dos Campeões mas passámos mais uma eliminatória da Taça de Portugal se bem que o adversário era muito inferior. Iniciámos a participação na Taça da Liga e realizamos só duas jornadas da Liga NOS: Arouca, em Alvalade e Boavista, no Porto.
Em Novembro e em 6 jogos só por duas vezes jogámos fora.
Em Dezembro o calendário aperta.



Em Dezembro o nosso calendário aperta e de que maneira.
São 7 jogos sendo, 4 jornadas para  Liga NOS, uma eliminatória da Taça de Portugal e uma jornada da Taça da Liga. Tudo separado por 4 dias sendo que as datas ainda carecem de confirmação.
Neste mês há a registar 2/3 jogos decisivos, todos fora e em 3 competições diferentes. No dia 7 jogamos a continuidade nas competições europeias em Varsóvia contra o Légia. Um empate serve.
No dia 11(muito possivelmente) defrontamos o nosso rival no Estádio da Luz sendo que uma derrota do Sporting nos colocaria a 8 pontos de distância do 1º classificado. Não é bem um jogo decisivo pois faltarão muitos jogos até final mas será uma vantagem considerável.
Logo de seguida, um mata-mata para a Taça de Portugal no dificílimo Estádio do Bonfim frente ao V. Setúbal. UFA!!
Mas como vemos na imagem não é tudo porque ainda em Dezembro defrontamos mais uma vez o V. Setúbal(desta vez em Alvalade), o Sp. Braga(também em casa) e ainda o Belenenses , em Belém. Para terminar o ano de 2016 jogamos mais uma jornada da Taça da Liga recebendo o Varzim.
São portanto 7 jogos e todos eles difíceis. 
Por curiosidade neste mês só viajamos até Varsóvia pois todos os outros jogos são na zona de Lisboa.
Em conclusão: dos 7 jogos, só 3 são em nossa casa, isto é, as decisões são todas em cada alheia!!



Em Janeiro mais 6 jogos se ultrapassarmos os oitavos de final da Taça de Portugal. 
No resto dos jogos ainda temos o encerramento das contas da Taça da Liga, novamente com o V. Setúbal(num espaço de um mês jogamos 3 vezes com o Vitória) e mais 4 jornadas da Liga(2 fora, 2 em casa).
O jogo da 19ª jornada assinala o inicio da 2ª volta do Campeonato.
Os jogos continuam em dificuldade máxima pois jogar em Chaves e no Funchal são campos tradicionalmente complicados. Já para não falar que continuamos a disputar jogos separados por praticamente 4 dias sendo a excepção entre a 16ª e 17ª jornada.

Não é um ciclo de jogos muito fácil mas esperamos que com o melhoramento da equipa possamos passar estes obstáculos. O tempo de descanso não vai ser muito portanto deverá existir uma gestão do plantel mais cuidada pois temos jogos decisivos e todos seguidos. 
É curioso o calendário português ter estas datas pois numa semana vemos que se disputa a ultima jornada da Liga dos Campeões que pode ser decisiva para um Clube, decide-se a passagem á próxima fase da Taça de Portugal e ainda se realiza um derbi. Se bem que sobre o sorteio da Liga não existe nada a dizer mas já sobre o jogo para a Taça de Portugal poderia jogar-se noutra data.
Não havia necessidade disto e poderia-se proteger mais os Clubes portugueses sobretudo os que jogam nas competições europeias. 
Tirando este pormenor que podia fazer a diferença só tocará guitarra quem tiver as garras bem afiadas. E o resto são peanurs!!
Estará o Leão preparado?

1 comentário :

  1. Tirando o Real,o Benfica e talvez o Legia,os outros não são peras doces.

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: