sexta-feira, 4 de novembro de 2016

E agora, olharemos de outra forma para Marvim?


Quem diria! 
Marvim Zeegelaar foi convocado para a selecção holandesa de futebol juntamente com Bas Dost naquela que é a sua 1ª chamada e depois de quase todo o Universo sportinguista o criticar.
Será que depois desta convocatória do mister Danny Blind, Marvin Zeegelaar começará a ser olhado de outra forma...inclusive por nós?
Eu costumo dizer que há males que vêm por bem e sempre que se mexe ou muda algo, descobre-se ou tiram-se outras ilações.
Pois bem, o sistema táctico utilizado por Jorge Jesus tirou um coelho da cartola. Marvim Zeegelaar entregue practicamente a todo o flanco esquerdo em Dortmund realizou a sua melhor exibição desde que assinou pelo Sporting.
Claro que se tornou óbvio que o jogador será mais um médio/extremo do que defesa mas eu quase que aposto que JJ disse que o iria adaptar mais a lateral esquerdo. Talvez o consiga como fez com outros jogadores mas isso não é uma certeza. 
Sinceramente o ano passado eu vi mais potencialidades no Marvim pois um jogador com aquela velocidade, pulmão e capacidade de cruzamento tem que ter mais cabeça e ganhar mais maturidade. Não se justifica ser são impetuoso nos lances que sabemos que os quer ganhar mas a ratice do adversário acaba por lhe ganhar uma falta.
O Marvim tem que ser mais inteligente que o adversário e com as suas caracteristicas deve apostar numa forma de entrada aos lances mais cautelosa. Com aquela velocidade até pode não ser um prodígio tecnicamente mas a defender, não pode ser comido como por vezes é!!
Mas este ano não sei porque o Marvim não tem estado muito bem. Talvez por Bryan não o ajudar muito? Talvez por estar mais inseguro com Rúben Semedo do seu lado? Porque é mais médio e sabe que não tem tantas responsabilidades a defender? 
Por alguma razão é, e cabe á equipa técnica descobrir e modificar a tempo que as coisas corram mal para nós e jogador. 
Mas não só é este um problema mas também a lesão de Jefferson parece estar debelada. E agora Jesus quem joga? E o Marvim continua como defesa ou será mais um médio e quem sabe colocá-lo a extremo? 
O que me parece é que o Marvim merece ser olhado da mesma forma que todos no plantel jogue bem ou mal mas, meus amigos, quem joga mal merece critica negativa.
Parabéns ao Marvim por esta convocatória e que ela seja um ponto de partida para a sua afirmação na equipa pois isso também seria bom para o Sporting. 

8 comentários :

  1. A resposta é não.

    É um bom jogador, mas não um jogador com nível para ser titular do Sporting, muito menos em funções defensivas.

    Até pode ser titular da Holanda, seleção em crise há 4 anos, mas isso não altera em nada o que faz em campo e a avaliação que dele fazemos.

    ResponderEliminar
  2. Concordo. Ele não é defesa mas provavelmente JJ terá achado que o adaptava bem á posição. Continuo a pensar em Jefferson mas no entanto no Verão fiquei admirado com a qualidade de Emmanuel MAS.
    O que pode acontecer é ele surpreender-nos mas isso penso que só acontecerá se ganhar mais maturidade.

    ResponderEliminar
  3. Quem o tem mais criticado, foi quem o contratou. Tem se super valorizado as supostas más exibições do marvim, quando quem é o principal culpado é o Ruben semedo. Marvim tem qualidade para estar no sporting Alguém há-se perceber na matéria, porque um é convocado para holanda e outro n é para portugal.

    ResponderEliminar
  4. Também não creio que ser só o facto de ser convocado diga tudo de um jogador mas tem relevância.
    Eu não digo que o Marvim seja mau jogador ...não sei é se será o suficiente para jogar no Sporting.
    Para mim o problema também pode passar pelo Rúben que sendo menos experiente não lhe garanta tanta segurança nas subidas. Mas que o Marvim tem feito más exibições lá isso tem!!
    Mas por vezes os jogadores evoluem e surpreendem-nos....espero que seja o caso.

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente acho que olharemos todos com outros olhos. E não sei bem explicar porquê. A vida é assim...

    ResponderEliminar
  6. Eu olharei mas para comprovar se realmente estávamos a ver mal ou se ele é mesmo mau a defender.

    ResponderEliminar
  7. Ainda é um jovem e nunca me esqueço do "patinho feio" do Adrien, em tempos idos.
    Um dia, houve um defesa argentino que nunca se impôs, em Alvalade, e depois acabou por ser jogador do Manchester United e do Real Madrid. Não tinha categoria para jogar no Sporting.
    Há muitos anos, um jogador brasileiro, nos 6 meses que passou no Barreirense, poucas vezes jogou e passados uns anos foi titular da seleção brasileira. Não tinha categoria para jogar no Barreirense
    Tudo isto, para lembrar da relatividade das nossas apreciações, em especial quando se reportam a jogadores jovens, do futebol profissional.

    ResponderEliminar
  8. Martins, o Marvim já tem 26 anos, não é propriamente um jovem no futebol!
    No entanto percebo porque há jogadores que atingem a maturidade mais tarde e se for para agora , o Marvim está bem a tempo de deixar a sua marca.
    Quem não se lembra do grande Iordanov que qd chegou era um autentico cromo mas com o passar dos anos tornou-se um enormíssimo jogador que jogava em qq posição?
    Que saudades!!!!

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: