segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Desculpa Ronaldo, mas amanhã é dia de Sporting!


Ditou o destino que o Sporting jogue o tudo ou nada na Liga dos Campeões frente ao Campeão Europeu, Real Madrid de Cristiano Ronaldo.
Ainda com esperanças de passar á próxima fase só a vitória interessa e os sentimentalismos terão que ficar para 2º plano. É que para além de ser um jogo decisivo também irá assinalar o regresso do filho pródigo e melhor jogador do Mundo àquela que será sempre a sua casa.
Amanhã em Alvalade com casa cheia, nós queremos vencer o Campeão Europeu, o Real Madrid, CR7 e ser a 1ª equipa portuguesa a derrotar os espanhóis no século XXI.
Desculpa Ronaldo, mas amanhã é dia de Sporting!
Tarefa difícil mas não impossível!!
De que serve a nossa exibição em Madrid se no fim perdemos? 
Não nos podemos galvanizar nem invocar esta partida para nos moralizarmos pois lográmos uma derrota no Bernabéu e nós precisamos de uma vitória!
É mesmo fundamental o Sporting vencer o jogo!
Defrontamos o todo poderoso Real Madrid, quiçá o melhor Clube do Mundo e com o melhor jogador do Mundo mas, o futebol já nos mostrou que não existem impossíveis.
Recentemente Fernando Santos, seleccionador nacional português, afirmou que acredita em milagres e na sorte. No entanto salientou que mesmo os milagres e a sorte dão muito trabalho para se conseguir!! 
Subscrevo totalmente as suas palavras e o nosso caminho é trabalhar muito para que aconteça um milagre e para que tenhamos muita sorte neste jogo. Eu até diria que a nossa equipa tem que realizar um jogo perfeito!
Só a vitória interessa mas não será o suficiente para nos apurarmos para a próxima fase desta prova. Mesmo vencendo o Rela teremos que ir vencer a Varsóvia e esperar que os espanhóis não vençam o B. Dortmund, em Madrid. 
Importante também destaco a hipótese de podermos ficar já apurados para a Liga Europa e que o Real Madrid em caso de vitória também carimba a sua passagem á fase seguinte da Liga milionária. Portanto na 5ª jornada do Grupo F há ainda muito por acertar e esperamos lutar pelo apuramento até ao fim.
Este jogo e como disse no principio tem um significado especial para o Sporting, para Cristiano Ronaldo e julgo que para todos nós! É que o filho pródigo e melhor jogador do Mundo regressa a casa e àquela que será sempre a sua casa-Alvalade. 
Vai ser um momento mágico, estou certo!
Mas os sentimentalismo fazem mal e terão que ficar á parte quando começar a rolar a bola no relvado. 
Com Ronaldo ou sem Ronaldo amanhã é dia de Sporting. Ponto!! Não pode haver distracções e exige-se máxima concentração do principio ao fim.
Quanto ao jogo em si penso que será muito táctico á semelhança do que aconteceu em Madrid. Jogar com o Rela Madrid será certamente dos jogos mais difíceis da época para o Sporting e será preciso realizar um jogo sem erros pois estas equipas não costumam desperdiça-los.
Como postura temos de ser compactos, ocupar bem os espaços e jogar em futebol apoiado dando sempre soluções de passe ao portador da bola. Temos que ter muita atenção para não darmos profundidade de jogo a Bale e a CR7 pois poderá ser fatal mas o jogo do Real passa muito pelos pés de Modric. Desta forma e á semelhança do que fizemos no Bernabéu e também no Portugal-Croácia(Euro16) não podemos dar tempo nem espaço para o jogador croata criar jogo. Adivinha-se que Adrien lhe possa cair mais na sua zona de acção para tentar evitar a 1ª fase de construção de jogo dos espanhóis.
Claro que não podemos fazer como fizemos na 1ª parte contra o B. Dortmund em que a equipa esteve partida e deveremos actuar em bloco sabendo interpretar bem os momentos do jogo, atacando quando tivermos que atacar, pressionar quando for para tal e defender quando não tivermos a bola(por ex.).
O nosso adversário, como se viu frente ao At. Madrid gosta de criar espaços para CR7 e Bale partirem em velocidade e os contra-golpes são quase sempre fatais o que nos vai obrigar a ter muita concentração na posse de bola e de não perdê-la, muito menos na nossa 1ª fase de construção. 
Aqui, nesta fase, William é muito importante sendo que Adrien o costuma complementar muito bem na nossa transição defesa-ataque. Talvez descair para uma das alas para receber jogo e sair dali para o ataque organizado ou jogar um futebol directo se o Real Madrid pressionar a nossa saída de bola. Neste caso recorrer ao jogo aéreo de Bas Dost será uma prioridade como ao contrário Coates e Rúben Semedo serão importantes.
Assim o Sporting reforçará o seu meio campo jogando num 4-3-2-1 ou em 4-1-4-1 como faz precisamente o B. Dortmund quando defende(ainda este fim-de-semana na vitória ao B. Munique se viu uma muito boa organização defensiva). 
Já se sabe que William, Adrien e Gélson são titularissimos mas em quem apostará JJ para preencher as outras posições? Será o outro ala, Campbell, B. César ou Bryan Ruiz? E o 2º avançado? 
Esta seria a minha equipa: 


Sporting: Rui Patrício, Schelotto(J. Pereira), Coates, Rúben Semedo, Marvim, William, Adrien, Brayn Ruiz, Joel Campbell, Gelson e Bas Dost.

Claramente e pelo que vi contra o Arouca não sei se faria mudanças na equipa. Apostaria claramente em Joel Campbell para a ala esquerda e em Bryan Ruiz para 2º avançado. A minha única duvida é na lateral direita pois João Pereira tem uma garra tremenda mas Schelotto é mais veloz e na minha opinião melhor para marcar CR7.
Quanto ao resto não mudaria nada pois este 11 pede mais minutos jogando todos juntos.
A diferença será na nossa forma de nos posicionarmos pois o 4-3-3 do Real dá-lhe superioridade no meio campo. Recuaria mais um pouco o nosso 2º avançado para dar mais concentração no miolo do campo, para ganharmos mais 2ªs bolas e consequentemente mais posse. Estaríamos também mais fechados na hora de defender!
Em organização ofensiva obviamente que não podemos jogar sempre com os jogadores presos nas suas posições pois faz parte da nossa estratégia que Gelson, Bryan e Campbell(ou outro)mudem de posição para confundir as defesas contrárias e jogar entre linhas pode fazer toda a diferença.
Para superar o Campeão Europeu será imperioso termos intensidade e jogar com rapidez, preferentemente, pelas alas mas o mais importante será saber o que fazer á bola quando a tivermos. Provavelmente não dominaremos o jogo nem teremos o mais tempo de posse de bola mas temos que ser capazes de causar perigo e de sermos pragmáticos na finalização.
Nestes jogos também é muito importante aproveitar qualquer lance de bola parada como cantos ou livres perto da área e saber tirar partido de espaço dado para efectuar contra-golpes com J. Campbell e Gelson(por ex.). 
Não acredito que o Real deixe William e Adrien pegarem e construírem jogo mas sabemos que o nosso jogo passa muito pelos pés destes dois jogadores. é então de esperar um Real Madrid pressionante e com intenções de fechar já as contas do Grupo F. 
Zidane tem 4 baixas para este jogo(Pepe, Casemiro, Toni Kroos e Álvaro Morata) mas mesmo assim este é um plantel recheado com os melhores jogadores do Mundo e não farão muita falta. 
Não se esperam grandes mexidas em relação ao jogo com o At. Madrid sendo talvez o regresso de Sérgio Ramos e Benzema á titularidade a maior ´novidade` dos espanhóis.
Lista de convocados:

Guarda-redes: Keylor Navas, Casilla e Yáñez.
Defesas: Carvajal, Ramos, Varane, Nacho, Marcelo, Fábio Coentrão e Danilo.
Médios: James, Kovacic, Modric, Asensio e Isco.
Avançados: Cristiano Ronaldo, Bale, Benzema, Lucas Vázquez e Mariano.

A lista do Sporting só deve ser conhecida amanhã, dia de jogo, mas não deve também andar muito longe da convocatória frente ao Arouca. Talvez a inclusão de André em detrimento de Castaignos seja a novidade.
Este é um jogo de Champions, um jogo em que estamos obrigados a vencer mas não é um jogo de vida ou de morte pois se não continuarmos nesta competição queremos ficar na Liga Europa. 
Cabe ao Sporting contrariar o favoritismo do Real Madrid e muitos olhos estarão virados e presentes em Alvalade. 
São estas partidas que queremos que se tornem habituais na nossa casa e esta é também uma excelente oportunidade da Europa ver que este Sporting está diferente, mais poderosos e que quer fazer tremer todos os que cá vêm jogar.
Podemos fazer história ao vencermos o Real Madrid e é nesse sentido que os nossos jogadores se preparam. 
Eu aposto no Sporting !!

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: