quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Calendário leonino até final de 2016


O calendário de um candidato ao titulo é muito preenchido. 
Desde que inicia a temporada o calendário está practicamente preenchido sendo as únicas alterações a visar um maior descanso entre jogos e se as equipas continuam em prova nas certas competições a eliminar. 
Com o desenrolar da época e das provas, as decisões vão acontecendo e no caso do Sporting elas estão aí á porta: a continuidade na Taça de Portugal decide-se já hoje e a na Liga dos campeões na semana seguinte. Quanto ao Campeonato é uma maratona e a Taça CTT está no seu começo. 
Eis o calendário leonino até final do ano de 2016.
As decisões estão aí á nossa porta, nomeadamente, as da Taça de Portugal(amanhã em Alvalade frente ao Praiense) e na semana que vem na recepção ao campeão europeu, Real Madrid! 
Se o estado no campeonato nos deixa algo apreensivos na Liga dos Campeões já não será bem assim.
Sabemos que é uma competição em que nem sequer somos favoritos a vencer o nosso Grupo e se formos eliminados não será nenhum drama. Drama seria nem ser qualificado para a Liga Europa pois o Légia é uma equipa banal. De qualquer forma assumimos que queríamos passar e ainda temos esse objectivo.
Pior seria sermos eliminados pelo Praiense e na nossa própria casa mas a Taça de Portugal é uma prova que desejamos vencer e certamente não deixaremos os créditos por mãos alheias.
Também não seria nada bom não passarmos á final da Taça da Liga, também denominada Taça CTT devido ao seu patrocinador, pois esse também é um dos objectivos do Sporting.
Nesta competição o 1º jogo é já no final de Novembro sendo os nossos adversários o V. Setúbal, o Arouca e o Varzim.
Mas vejamos o nosso calendário até ao final do ano.


Novembro:

Novembro começou com a viajem a Dortmund para a Liga dos Campeões e com uma derrota por, 1-0 depois de já termos perdido em Lisboa por, 1-2.
Depois deste jogo a expectativa até era alta pois baqueámos sempre a seguir a um jogo europeu mas desta vez recebemos o Arouca e vencemos por, 3-0 naquele que foi o nosso regresso ás vitórias.
Neste momento estamos no interregno das selecções nacionais mas segue-se o embate para a Taça de Portugal com a recepção ao Praiense, em Alvalade, já esta Quinta-Feira dia 17. O jogo foi antecipado pois na próxima terça-feira recebemos o Real Madrid de Cristiano Ronaldo naquele que pode ser o nosso último fôlego na Liga dos Campeões.
O mês termina com mais uma jornada da Liga(viajem ao Bessa) e com o 1º jogo para a Taça CTT com o Arouca.
Eis os jogos e datas:

F -2/11: Dortmund (Liga dos Campeões)
C -6/11: Arouca (Liga NOS)
  -13/11: Selecções Nacionais
C -17/11: Praiense (Taça de Portugal)
C -22/11: Real Madrid (Liga dos Campeões)
F -26/11: Boavista (Liga NOS)
C -30/11: Arouca (Taça da Liga)

O espaço entre jogos é curto e isso exigirá uma boa forma física aos nossos atletas mas prevê-se que JJ realize alguma rotação no jogo para a Taça de Portugal e para a Taça CTT.
Depois da pausa para as selecções, aproveitamos para antecipar o jogo da Taça mas depois voltamos ao ritmo normal de jogar de 4 em 4 dias como vemos na imagem. Primeiro temos 5 dias do jogo da Taça de Portugal para o da Champions mas entre o jogo da Taça CTT e do da 12ª jornada(3/12 com o V. Setúbal) só contamos 3 dias o que é o mínimo exigido.
No total são 4 jogos em casa e 2 fora sendo que dos 6 jogos, 2 são para a Champions, 2 são para a Liga NOS, 1 é para a Taça de Portugal e o outro é para a Taça CTT.
Mês exigente que se espera com bons resultados, excluindo o de Dortmund!


Dezembro:

No mês de Dezembro a exigência continua.
No total jogaremos mais 6 jogos sendo 1 para a Liga dos Campeões, 1 para a Taça CTT e os outros 4 para a Liga Nacional.
A partida de Légia no dia 7 de Novembro pode ser importante mas depende dos resultados de ambas as equipas. Pode estar em causa a qualificação para a Liga Europa!
No final do mês recebemos o Varzim em Alvalade para a Taça da Liga e os jogos para a Liga são defronte do V. Setúbal(c), Benfica(f), Braga(c) e Belenenses(f).
Vejamos as possíveis datas dos jogos porque só há datas oficiais até ao jogo com o Boavista:

C-3/12: V. Setúbal (Liga NOS)
F-7/12: Légia (Liga dos Campeões)
F-11-12: Benfica: (Liga NOS)
C-16/12: Sp. Braga (Liga NOS)
F-21/12: Belenenses (Liga NOS)-jornada a meio da semana devido á época natalícia
C-29/12: Varzim (Taça da Liga)

Como podemos ver, no mês de Dezembro temos jogos decisivos, de elevado nível e sem sair de Lisboa. Podemos jogar o nosso ultimo jogo da Liga dos Campeões e defrontamos o nosso rival e o Sp. Braga já para não falar dos 2 clássicos do futebol nacional com o V. Setúbal e Belenenses.
E são 3 jogos fora e outros tantos em Alvalade.
Á semelhança de quase todos os meses jogamos praticamente de 4 em 4 dias  mas como disse há jogos sem data definida com a certeza de que a data do derbi será com o mínimo tempo possível depois do nosso jogo em Varsóvia por isso é de prever que o rival queira jogar no Sábado dia 10 de Dezembro para que só tenhamos 3 dias de descanso. Veremos!
Mas como já disse este inicio de época não tem sido fácil mas a dificuldade dos jogos não pode servir de desculpa pois um candidato ao titulo tem que praticamente vencer a todos os seus adversários, em casa, em fora, com os jogos da Champions pelo meio e com ou mais descanso. No Sporting nada é fácil.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: