segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Sportinguistas: somos da raça que nunca se vergará ou não?


Fico chocado ao ler certas coisas por aí.
Não, por se dizer que deveria jogar A ou B, porque se faz rotação na equipa ou porque este ou aquele jogador não foi convocado até porque é inevitável não o fazermos. Fico chocado é com os sportinguistas que ainda há uns dias apoiavam a equipa, faziam dos jogos uma festa, confraternizavam com a equipa e agora parece que tudo colocam em causa.
Hoje parece estar tudo mal e nada se aproveita!! Vamos parar para pensar s.f.f!!
Estará efectivamente tudo mal? Será altura de mandar tudo ao ar, sair á rua protestando com a equipa e exigir cabeças? Quem disse que o sucesso é garantido? Já não temos hipóteses de vencer a Liga? Desistimos já?
Mas afinal somos sportinguistas e vamos demonstrá-lo ou vamos ser como outros que queimam os cartões de sócio, bandeiras e cachecóis?
Afinal somos da raça que nunca se vergará ou não?

O Sporting elevou a fasquia e perante os discursos cheios de ambição ninguém desejava estar á 9ª jornada em 4º classificado a 7 pontos do líder do campeonato!
O nosso Clube tem vindo a fazer um esforço e uma caminhada para conseguir voltar a estar de novo no topo do futebol nacional como no desporto em geral. É um trabalho de facto muito importante que esta direcção tem efectuado á frente dos destinos do Sporting: vem aí um pavilhão, investimos nas nossas condições de trabalho seja no Estádio, na Academia, apostamos e reforçámos as nossas equipas das modalidades amadoras e também de futebol, realizámos pela 1ª vez na nossa história 70 milhões em vendas, a nossa formação está a funcionar melhor que nunca, a massa associativa enche praticamente Alvalade em todos os jogos, voltámos a disputar a Champions e queremos cimentar essa posição, temos Academias Sporting nos 5 continentes, enfim.....muito trabalho tem sido feito e penso que isso é unânime. Estamos efectivamente no bom caminho pois a cada dia que passa somos mais competitivos, mais exigentes e estamos a aproximarmo-nos dos títulos!
Mas o que mais nos dá prazer é de facto o futebol e diga-se que até nem é a modalidade do Sporting que mais títulos deu para o nosso Museu.
O futebol gere paixões e multidões e nós não somos excepção. Somos sim uma excepção, mas da forma como apoiamos e vivemos o nosso Clube e isso penso que ninguém deseja mudar! O Sporting é diferente e nós adeptos sempre apoiámos a nossa equipa mesmo sem vencermos o titulo nacional.
Porque seria então diferente agora mesmo sabendo que o investimento é maior e que a fasquia e exigência estão no máximo?
A exigência no que fazemos só nos poderá trazer benefícios porque mais cedo ou mais tarde esse trabalho será evidente e recompensado e elevar a fasquia só significa que desejamos mais e isso é ambição!
No entanto sei que em nós-adeptos, a exigência e o elevar da fasquia, vai tornar-nos mais exigentes e menos tolerante perante o insucesso. E isso é o que está a acontecer!
Nós-adeptos estamos a ser intolerantes com a equipa!! E se é justo ou injusto fica ao critério de cada um de nós!!
Epá, mas depois destes anos todos de luta, deste trabalho árduo de tentar levantar todo um Sporting, de muito se discutir e ansiar por uma boa equipa de futebol, de termos finalmente um grande técnico, de estarmos a competir nos grandes palcos, de termos grandes jogadores na equipa, de sermos mais competitivos e de voltarmos a ser candidato ao titulo de campeão nacional, vamos deitar tudo a perder logo á 9ª jornada? Será que a família que que canta que somos da raça nunca se vergará está a desistir e a tornar-se como as outras?
Meus amigos:
Aqui só temos duas hipóteses? Ou apoiamos ou não apoiamos!! O que vai ser?
Vamos nos tornar como todos os outros ou vamos continuar a apoiar a nossa equipa, o nosso técnico, o nosso presidente, o nosso Clube... mesmo que percamos em Dortmund? E no jogo com o Arouca estaremos em Alvalade mais de 40.000 sportinguistas para apoiar a nossa equipa com Adrien ou sem Adrien ou seremos com outros adeptos que queimam, rasgam e deitam para o lixo os cachecóis, as bandeiras e cartões de sócio?
Afinal o que pretendemos com todo este barulho? Mudar de rumo e voltarmos a ser submissos, enxovalhados e gozados, não sermos candidatos á vitória final, não chegarmos ao Natal, não conseguirmos vencer os rivais, despedir mais uma vez o nosso técnico que tem provas dadas, mudar de presidente, recambiar jogadores, contratar mais 5 ou 6? Afinal queremos o quê?
Sportinguistas:
Entendo que estejamos todos tristes pelos nossos resultados mas tenho a certeza que a nossa equipa não faz de propósito para empatar ou perder um jogo e que também pretende vencer como nós.
Eles tentam fazer o melhor dentro de campo e nós tentamos fazer o nosso, fora dele! É esta simbiose que devemos manter e partirmos do principio que ao fazermos a nossa parte eles conseguirão mais facilmente fazer o deles. E eles precisam do nosso apoio!!
Podemos estar mais uma vez dizer que os maus resultados são devido a este factor ou daquele mas não podemos ficar a vida toda a bater com a cabeça no mesmo! Os problemas estão identificados e estão com certeza a serem corrigidos!
Não podemos esconder-nos atrás de desculpas. O caminho é para a frente e tentar ultrapassar os problemas que nos surgem.
Nós somos Sporting caralho!! Estamos juntos ou não?
Vamos parar com todas estas criticas que não nos levarão a nada, isto é, só nos podem levar ao pior!
Vamos apoiar e ter orgulho em sermos sportinguistas mesmo nas derrotas, caralho!!
Onde está  a nossa cabeça quando apupamos um jogador nosso lá por ter jogado no rival e não estar a conseguir ter sucesso imediato?
O que pretendemos afinal disto tudo? Fomentarmos a desordem e a desunião ou voltarmos a ser uma verdadeira Onda Verde capaz de ultrapassar todos os obstáculos?
Vamos desistir quando o ano passado outros menos crentes do que nós, acreditaram? É isso que nós queremos?
O que temos na nossa casa de repente já não é bom? Colocamos tudo em causa só porque as coisas não estão como pretendíamos?
Tenho mesmo que perguntar: afinal somos ou não da raça que nunca se vergará e que por cada Leão que cair outro se levantará?

P.S.-Da minha parte terão uma certeza. Nunca uma derrota nem uns empates me impedirão de ter orgulho no Sporting e de ser sportinguista.
Sempre apoiarei a minha equipa mesmo não concordando com isto ou aquilo.
Em Alvalade ou noutro local, o Sporting sempre vai ser o meu grande Amor e por esse Amor tenho o dever de apoiar e de fomentar a união. E o importante não é só o agora, é o futuro, e esse constrói-se já hoje, agora, já! E se o queremos melhor temos também que nos esforçar nesse sentido.
Eu vou fazê-lo tentando não minar o meu próprio caminho e gostava que todos fizéssemos igual.
Viva o nosso Sporting!!

6 comentários :

  1. Mas apoiar gente que nao tem atitude? E uma vergonha o que se passa, vejo equipas que nos empataram, serem constantemente derrotadas, so os nossos e que nao conseguiram ganhar, o que eles precisam e de estadio vazio. Desde 83 que sou Sportinguista e e sempre a mesma historia, gozado na escola, gozado na rua e agora no estrangeiro.Nao se ganha sempre, mas perder pontos e ver os nossos a queimar tempo ,andar a passo e sem solucoes, ou ver a cara deles e nao podem com uma gata pelo rabo.....Mas o que e esta merda?E isto que querem apoiar?

    ResponderEliminar
  2. É sim senhor!! Do que nos vale deitar a toalha ao chão á 9ª jornada e despedir um homem que tem provas dadas? Desde quando deixámos de apoiar os nossos jogadores mesmo sem vencermos um titulo? Quem gosta de ser gozado? Ninguém, mas também só o deixaremos de o ser quando exigirmos respeito a quem o chama de lagarto e leãozinho e miau, etc, etc. Talvez se respondermos de igual forma como nos tratam eles gostem!!
    Falta a tal determinação que queremos ver, pois falta mas não creio que seja solução desistir nem deixar de apoiar uma equipa que ainda tem muitos jogos pela frente. Desde quando tudo está errado só porque empatámos uns jogos e jogámos mal?
    O ano passado aquela massa associativa lampião deixou de acreditar?
    E se o FC Porto vencer o Benfica e nós vencermos ficando a 5 pontos já voltará acreditar?
    O que devíamos fazer era não desestabilizar mais a nossa equipa que cedo vamos estar a vencer outra vez!
    E deixem a merda das eleições lá mais para o fim do ano!!
    SL

    ResponderEliminar
  3. Velha Guarda Leonina01/11/2016, 09:38:00

    CHEGA DE DESCULPAS, PÁ!

    JÁ ESTOU, TAL COMO A MAIORIA DOS SPORTINGUISTAS, FARTINHO DO "ESTE ANO É QUE É"! MAS NUNCA É! ESTÁ NA HORA DE EXIGIR GARRA DOS NOSSOS E ESQUECER OS LAMPIÕES, OS BIMBOS E MAIS NÃO SEI QUÊ. JÁ CEHGA DE DESCULPAS, PERDEMOS POR ISTO E POR AQUILO. QUERO LÁ SABER. PERDEMOS... PERDEMOS! CHEGA DE ACONTECER O MESMO QUE O ANO PASSADO, UMA FESTA ENORME POR GANHAR AOS LAMPIÕES E DE TANTO OLHARMOS PARA TRÁS, MORREMOS E FOMOS HUMILHADOS! É ESTA A MENTALIDADE INSTALADA NOS SPORTINGUISTAS! CHEGA, PORRA!

    NÓS QUEREMOS VER O SPORTING CAMPEÃO!! CHEGA DE PASSIVIDADE!! CHEGA DE DAR ATENÇÃO AOS RIVAIS E AOS ÁRBITROS!! SOMOS NÓS QUE TEMOS O PODER PARA ACABAR COM ISSO DENTRO DE CAMPO, SE APRESENTARMOS ONZE LEÕES FAMINTOS PARA CHEGAR À GLÓRIA.

    Peço já desculpa pela "gritaria", mas este comentário é o que se chama falar com o coração, o que não é sinónimo de irracionalidade. É um tema pertinente.

    SL

    ResponderEliminar
  4. Nada disso amigo. Está á vontade de dizer o que lhe vai na alma. Acontece que continuo a pensar que não nos vale de nada pensar unto com esta raiva toda pois só nos leva a fazer coisas erradas e mudar o que quer que seja, agora, seria-nos prejudicial.
    Concordo com o que muito se fala. É verdade que o nosso presidente e até certa altura o JJ, andaram a falar mal e a atacar o rival mas eu pergunto: mas afinal queremos voltar a ficar passivos e caladinhos outra vez? A campanha porca que continuam a fazer na imprensa contra nós é para se ficar calado? Não respondemos novamente aos ataques?
    claro que não vencemos mas quando é que estivemos mais perto? E não precisamos de investir o que eles investem. O que pretendemos com tanta raiva e desnorte? Se esta é a mentalidade instalada nos sportinguistas então temos que mudar mas não é voltarmos a mudar tudo quando se vai no bom caminho. Não podemos deitar todo um trabalho fora á 9ª jornada e isso é que seria voltar a atrás!!

    ResponderEliminar
  5. Velha Guarda Leonina01/11/2016, 21:49:00

    "claro que não vencemos mas quando é que estivemos mais perto? E não precisamos de investir o que eles investem."

    Já estivemos bem mais perto, e já gastamos o mesmo que os outros.
    Assobiar pro lado, desculpa mas não. Farto do carneirismo que faz de conta que está tudo bem.

    ResponderEliminar
  6. "Assobiar pro lado, desculpa mas não. Farto do carneirismo que faz de conta que está tudo bem."
    Estás com certeza a falar dos tempos do Roquette, Bettencout, Godinhos, etc, etc !!
    Carneiros são os que continuam a falar desses tempos como se fossem bons tempos cheios de vitórias e Estádios cheios. Aliás são mais parecidos com BURROS!!

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: