quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Sporting em Famalicão com muita ambição


Hoje, tem inicio a Taça de Portugal 2016/17 e o nosso Sporting tem honras de iniciar a prova.
A nossa equipa viaja até Famalicão para defrontar uma equipa da II Liga e muito provavelmente vai apresentar muitas novidades no 11 inicial. 
Porém a competição, também denominada de ´Tomba Gigantes`, não aconselha a que se menospreze o adversário sob pena de se ficar pelo caminho. 
Amorsporting analisa quem poderá jogar no jogo de mais logo ás 20h15 e que tem transmissão televisiva na SportTV1.
Costuma-se dizer que Taça é Taça!
A prova rainha do futebol português é pródiga em surpresas mas nós temos pergaminhos nesta competição.
Assim, acima de tudo há que respeitar o nosso adversário e que os jogadores que entrarem em campo saibam muito bem o que vale esta competição e que é um jogo a eliminar. A responsabilidade está toda do nosso lado e o Famalicão não tem nada a perder.
Quanto á nossa equipa muito se tem falado dos jogadores que poderão estrear-se e dos que nem ainda chegaram depois de jogarem pelas suas selecções mas talvez a lista oficial de convocados dê para tentar antecipar quem poderá jogar no jogo de hoje.
O nosso último jogo foi disputado no dia 1 deste mês, ou seja, há precisamente 12 dias. 
Desde esse dia muitos dos nossos jogadores já estiveram ao serviço das suas selecções nacionais e alguns deles jogaram dos jogos e outros apenas poucos minutos. 
E desde dado essencial construo a minha análise visto que, Jorge Jesus, aos jogadores que jogaram pouco tempo deverá dar-lhes mais minutos. Neste caso estão Markovic, Joel Campbell e Bas Dost.
Obviamente que nem todos os jogadores que não jogaram durante todos estes dias(que não foram ás selecções) não irão jogar todos mas muitos deles acredito que sejam opção. 
Para a minha análise também conta quem jogou no dia 1 em Guimarães naquele empate triste.


Já o disse aqui que não concordo muito com a rotação de jogadores que JJ efectua na nossa equipa e nesta equipa estranhou-me muito a não presença de Jefferson e de Bruno César. Já a não presença de João Pereira não me surpreendeu pois os nossos dois laterais direitos dão confiança para se fazer a rotação. 
Com isto e já sabendo que Beto será o titular da baliza, significa, penso que será João Pereira o lateral direito da nossa equipa porque não joga há 12 dias. O mesmo digo-o de Jefferson que deverá adquirir mais ritmo para se afirmar definitivamente como o titular esquerdo da nossa equipa.
É que se estes 2 jogares, hoje, não jogarem, chegarão a terça-feira, com 18 dias de férias competitivas.
No eixo da defesa penso que não haverá muitas duvidas: Douglas e Paulo Oliveira serão os donos do lugar até porque Coates e Rúben nem sequer estão convocados.
Do meio campo para a frente penso que JJ pretenderá dar minutos a quem não tem jogado muito e a quem ainda não teve muitas oportunidades. 
Assim neste caso penso que Elias poderá jogar a construtor de jogo avançado(pelo menos de inicio) e que Petrovic poderá ter a sua oportunidade de jogar a titular no Sporting e a médio defensivo(Paulista não foi convocado e William deve parar).
E se Elias, Markovic, Joel Campbell e André não jogarem hoje também terão os mesmo 18 dias de férias que tiveram o João e o Jefferson e JJ não deseja isso com toda a certeza. 
Estes precisam é de jogar para se integrarem melhor na equipa e o mais rapidamente possível.
Nas alas: Bruno César mal jogou frente ao Guimarães pelo que deverá jogar hoje e na direita, talvez seja para Joel Campbell que jogou pouco na sua selecção. Isto apesar de Gelson estar convocado e de Meli também poder estrear-se.
Mais na frente deverá jogar Markovic e André que não jogaram durante estes dias. 
Mas ainda temos vários jogadores que poderão aparecer na equipa ou então entrar durante o desenrolar do encontro, conforme o resultado: Alan Ruiz e Luk Castaignos.


Esta penso que seria uma boa equipa para apresentar mais logo em Famalicão para não claudicarmos nada nesta prova.

-Bas Dost, apesar de não ter jogado muito na selecção holandesa, tem ritmo e não deverá jogar, se bem que precisa de aperfeiçoar alguns aspectos tácticos;
-Gelson e William devem aproveitar para descansar pois têm jogado muito;
-Coates, Rúben e Schelotto não foram convocados;
-Não acredito que Zeegelaar jogue com Jefferson ainda sem ritmo;
-Elias deve render Adrien no miolo do campo para entrar mais na dinâmica da equipa;
-Markovic deverá ter mais tempo de jogo para melhor os seus índices físicos e técnico-tácticos;
-Joel Campbell precisa é de jogar para saber jogar em equipa;
-André deve ter a sua oportunidade;
-Pode ser um bom jogo para Alan Ruiz se encontrar;

A minha duvida será se Markovic jogará no apoio ao ponta-de-lança ou descaído para uma ala. Até porque dá para Joel jogar pela esquerda e o sérvio mais pela direita. Desta forma poderia ser o Alan Ruiz(B. César também) a jogar no apoio ao nosso homem mais avançado.
Como podemos ver temos muitas possibilidades tácticas o que é sempre bom e difícil para o nosso adversário.
E destes jogadores todos, penso que só, João Pereira, Jefferson, Elias e Markovic serão titulares frente ao B. Dortmund na 3ª jornada do grupo F da Liga dos Campeões.
Mas nada melhor do que acompanhar a nossa equipa para tirar-mos as duvidas.
Para terminar, só dizer que Matheus Pereira, Ricardo Esgaio e Azbe Jug viajaram até Budapeste para jogarem pela nossa equipa B na inauguração do novo Estádio do MTK e assim não são opção para hoje.

Sem comentários :