segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Sporting 4ª melhor formação do MUNDO. Atenção Scouting


Escusado será dizer que se duvidas existissem elas são desfeitas com estudos e por quem realmente sabe. 
O Sporting é considerada a 4ª melhor formação do Mundo pelo CIES - Observatório do Futebol e consequentemente só existem 3 equipas que em 31 Ligas da Europa formam mais jogadores do que nós: Ajax (Holanda), Partizan (Sérvia) e Dínamo Zagreb (Croácia).
Já agora: não contou para classificação termos formado dois dos melhores jogadores do Mundo!!
Só as escolas de Ajax (Holanda), Partizan (Sérvia) e Dínamo Zagreb (Croácia) surgem na frente do Sporting como Clubes mais formadores.
Este é um estudo do CIES - Observatório do Futebol sobre os Clubes mais produtivos em termos de jogadores. Aliás este estudo comprova o que sempre defendi em termos de um tal Clube em Portugal se intitular como tendo muitos jogadores da sua formação. Assim e tal como a UEFA refere para se ser jogador considerado formado num clube, tem de fazer três épocas num mesmo emblema e ter entre os 15 e os 21 anos e não contratá-los com 18 ou 20 anos. Ya right!!
Mas para este estudo formam considerados jogadores que tenham realizado pelo menos um jogo no campeonato até 1 de Outubro de 2016 , este ano ou nos dois anteriores(14 e 15) e o resultado mostra que existem 54 futebolistas formados no nosso Clube espalhados pelas Ligas analisadas pelo Observatório sendo que oito deles ainda jogam no Sporting.
Os outros dois clubes portugueses presentes nesta lista de 51 Clubes são FC Porto(16º) e Benfica(17º) respectivamente com 41  e 40 futebolistas.
Um pormenor: em termos de contratações não seria aconselhável seguir jogadores destes clubes que formam bons jogadores e não são de mercados muito caros(Sérvia e Croácia e se contratados mais jovens)?
Porque não tentar pescar alguns destes jogadores de qualidade que alguns estes emblemas possam ter e que nós não tenhamos?
Enfim, penso que nada que o departamento de Scouting não tenha já visto mas vi jogadores interessantes: 

Dínamo Zagreb (Croácia)
-Filip Benkovic-Croácia U21-19 anos-Defesa 3 milhões 
-Adrian Semper-Croácia U19-18anos-Guarda Redes 1 milhões
-Petar Stojanovič-Eslovénia A-21 anos-lateral direito 2 Milhões
-Ante Coric-Croácia A-19 anos-Médio 10 milhões
-Ángelo Henríquez-Chile A-22 anos-Avançado 4 milhões
-Armin Hodžić-Bósnia e Herzegovina A - 21 anos- Avançado 4 milhões

Partizan (Sérvia):
-Nemanja Mihajlovic- Sérvia U21-20 anos-Avançado/ext. esquerdo 2 milhões
-Dusan Vlahovic-Sérvia-16 anos-Avançado 500.000€
-Uros Djurdjevic-Sérvia U21-22 anos-Avançado 1 milhão

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: