segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Que Dortmund em Alvalade?


Presa frágil? Presa fácil? 
O Borussia de Dortmund já está em Lisboa antecipando a sua chegada tentando preparar-se melhor para o 1º embate de duas finais com o Sporting. 
Nos alemães são esperadas várias ausências e de peso por lesão ou até por não estarem inscritos(Mikel Merino e Joo-Ho Park) mas em jogo da Champions se há coisa que não existe são facilidades. 
Que Dortmund teremos então, amanhã, em Alvalade? 
Será de facto uma presa frágil, como refere o Jornal Record? 
Os alemães, através do seu site oficial, vão prestando algumas informações sobre a equipa, quem está lesionado, quem ainda poderá recuperar, quem viajou mas não poderá jogar e também da antecipação da chegada a Lisboa. (link)
E mesmo sem falar Alemão, no seu site com tradução para espanhol deu para entender muito bem que os alemães , mesmo desfalcados, vêm para vencer. Mas eis que mais uma vez, o Jornal Record tenta antecipar-se e tenta desvalorizar um possível triunfo do Sporting sobre o Dortmund referindo que os alemães são presa frágil(link).
Sabemos das limitações do vice-campeão alemão mas a equipa que amanhã vamos defrontar será mesmo uma presa assim tão frágil? Será o plantel do Dortmund assim tão fraco que não possam suplantar as lesões existentes com outros jogadores? E ouvem-se os alemães a queixarem-se e a dizer que não vêem para vencer? As lesões tiraram a ambição á equipa alemã? 
Que não fiquem dúvidas que os alemães vêm para jogar uma final e disso deu conta o director geral, Michael Zorc á chegada a Lisboa: "Não é preciso ser muito inteligente para perceber que os jogos contra o Sporting serão decisivos na definição do desfecho deste grupo. Especialmente porque o Real Madrid vai comandar o grupo, não é preciso ser profeta para saber isso. Neste duelo directo contra o Sporting temos de mostrar que somos a equipa mais forte".
Mais uma vez a nossa imprensa faz a antevisão deste jogo e faz crer que tudo serão facilidades e que a presa é frágil e fácil!
Sim, ela está mais debilitada mas isso não pode ser justificação para tentar desvalorizar uma possível vitória nossa! O que se diria da nossa equipa se tivesse tantos lesionados? Dariam-nos tanto desconto ou diriam que tínhamos um bom plantel e que não existiriam desculpas?
Os alemães ao não se queixarem só demonstra a mentalidade do Clube e daquele povo mas também a vontade que têm em vencer o Sporting!
Quanto a nós espero que saibamos ter tudo isto em atenção e não nos deixar-mos ir em títulos destes como presa fácil e acreditar-mos em facilidades.
Em post anteriormente colocado em AmorSporting tinha tentado desmistificar quem poderia jogar, se existiria algum Bluff sobre as várias lesões anunciadas e se porventura seriam mesmo tantos lesionados como o anunciado.
São efectivamente muitos lesionados anunciados e que deixam sempre uma equipa abalada.
Alguns destes lesionados ainda nem jogaram esta época. 
De facto ter jogadores como Bender, Reus, Subotic e Durm de fora ainda sem minutos nas pernas é sempre um desperdício de talento e muito provavelmente, mais tarde, serão titulares desta equipa.
Mas não são só estes os lesionados! 
Para além destes 4 jogadores, o Dortmund, anunciou mais lesionados e que não jogaram frente ao Sporting com particular destaque para Castro, para o seu capitão de equipa(Schmelzer), para Schurrle, Raphael Guerreiro e também para A. Ramos o que já perfaz 9 jogadores afastados por lesão. 
Mas não nos ficamos por aqui: Piszczek, Sokratis e Guerreiro também foram dados como lesionados. No entanto ainda podem vir a jogar, pelo menos é o que diz nesta informação no site oficial do Clube alemão(link).
Quanto a Ousmane Dembélé e Marc Bartra já foram convocados para o jogo frente ao Hertha de Berlim e o 1º até chegou a participar no jogo o que os coloca nos convocados para este jogo. 
No fim desta avalanche de lesionados ainda mais dois jogadores que não poderão jogar pois não foram inscritos pelo Clube(Mikel Merino e Joo-Ho Park). Aliás estes jogadores estrearam-se frente ao Hertha mas já não podem jogar na Champions. O Clube também confirma esse facto(link).

Os dois jogos com o Dortmund podem valer a qualificação.
Disputa-se a 3ª jornada da Liga dos Campeões e no nosso Grupo(F) e está tudo em aberto.
O Real Madrid e o Dortmund comandam o grupo com 5 pontos e têm mais 2 pontos que o Sporting. Acontece que os dois próximos jogos são precisamente com os alemães, 1º em Lisboa e depois em Dortmund e estes podem valer a qualificação para a fase seguinte desta prova.
Ainda se podem fazer várias conjecturas de resultados mas a verdade é que tudo se torna mais fácil se vencermos amanhã na nossa casa. Se efectivamente o conseguirmos, somaremos 6 pontos e passaremos o Borussia por 1 ponto o que faz com que o jogo da 4ª jornada seja muito importante para as duas equipas. Porém penso que colocaríamos mais pressão sobre os alemães que são os claros favoritos a passarem com o Real Madrid á fase seguinte.
Os outros dois possíveis resultados colocar-nos-ía mais pressão sobre nós mas o empate seria o menos mau. Neste caso teríamos que não perder em Dortmund, vencer os nossos jogos(R. Madrid e Légia) e esperar que o Real vencesse os alemães em Madrid.
Mas o melhor é pensar jogo a jogo.

Parte financeira.
O Sporting já lucrou 12.7 Milhões de euros só por estar na fase Grupos da Liga dos Campeões mas esta temporada, os prémios aumentaram(link): por vitória são 1.5 Milhões e pelo empate são 500.000€.
Quem passar aos Oitavos-de-final são mais 6 milhões de euros e a partir daqui os prémios aumentam.
É portanto a Liga Milionária que no seu todo, "Os clubes participantes na UEFA Champions League de 2016/17 vão receber mais de 1,3 mil milhões de euros".

2 comentários :

Calheiros disse...

é só meter pressão (ou carvão)

até parece que éramos nós que estávamos no pote 1 ou 2

não temos obrigação de nada. a lógica diz que a classificação "normal" neste grupo seria:

1º Real
2º Dortmund
3º Sporting
4º Legia

tudo o que conseguirmos melhor que isso é "lucro"

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Concordo plenamente com o Calheiros.
Não somos os favoritos e se vencermos amanhã colocamos mais pressão no Dortmund que não poderá depois falhar na Alemanha.