segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Preparar o futuro arrumando a casa


Os nossos estão em primeiro lugar. 
Os que connosco estão há mais tempo e que merecem mais de nós têm toda a nossa atenção.
Exercer a opção de compra por Coates, a renovação/melhoramento do contracto de Gelson Martins ou até mesmo outro olhar para o contracto de Rúben Semedo são exemplos dessa atenção que devemos ter.
Há que preparar o futuro arrumando a casa.
E desde que tomou posse, esta direcção, tem actuado sempre desta forma. Primeiro, há que dar principal atenção aos que mais merecem, aos nossos, e foi assim que os nossos Aurélios renovaram e outros se seguiram e entretanto já voltaram a renovar.
Digamos que há muito tempo que não tínhamos uma casa tão arrumada!
Realmente o que podemos fazer de melhor é precisamente dar mérito e premiar quem merece. Não existe ninguém que não goste de ser premiado ou até só de uma palavra de agradecimento pelo bom trabalho ou pela sua dedicação.
No caso de um jogador de futebol, o melhor que lhe podem fazer é melhorar o seu contracto para além do muito carinho que possam prestar-lhe. 
Todo o jogador gosta de ser bem tratado e acarinhado no Clube onde está!
Ora, dentro deste prisma espero ser verdade que o nosso Clube pretende exercer a opção de compra por Coates que ainda se encontra emprestado pelo Sunderland, renovar prolongando e melhorando o contracto do Gelson Martins e um dia destes também ter uma atençãozinha ao contracto do Rúben Semedo. 
Isto espero sinceramente que seja uma verdade quase absoluta e para breve. Claro que tudo tem o seu timing mas penso que quanto mais cedo se puder ter essas atenções, melhor!
No caso de Coates, é mais urgente pelo lado em que temos que exercer a opção de compra pelo jogador junto do Sunderland pois o seu empréstimo termina no Verão de 2017 enquanto Gelson e Rúben têm contracto válido até 2021 e 2022. 
O defesa central internacional uruguaio chegou ao nosso Clube em Janeiro da época passada e da nossa defesa nunca mais saiu. Desde então tem formado uma dupla com Rúben Semedo que nunca mais se desfez.
O atleta chegou por empréstimo do emblema britânico mas quando se esperava que o Sporting exercesse a opção de compra de 5 milhões de euros neste Verão eis que essa opção foi prolongada por mais uma temporada, isto é, até ao Verão de 2017. 
Desta forma pudemos gastar esses milhões em outro jogador e deixar essa conta para mais tarde.
Agora, para Coates ficar será preciso uma boa oferta de contracto pois o internacional de 26 anos é um excelente profissional e que tem, com certeza, muito mercado. O Sporting tem a preferência do jogador e opção de compra pelo seu passe portanto será de esperar por boas novidades.
O falado é que já existem bases para acordo em termos de tempo de contracto faltando acertar a massa salarial que deverá ser uma das mais altas do plantel.
Quanto ao Gelson Martins não restam duvidas de que estamos presente de uma pérola ou de um diamante em bruto que está a ser lapidado pelo Sporting.
O contracto de Gelson Martins merece ser efectivamente ser renegociado.
O jogador de apenas 21 anos merece auferir mais e se possível ter uma clausula de rescisão maior do que os 60 milhões já contratualizados.
O nosso jogador começa a ser muito cobiçado merece de facto ter um salário condizente com a sua categoria que já não deixa duvidas a ninguém.
Parece que Gelson aufere cerca de 125.000€ anuais o que a verificar-se pelo que joga, pelo que faz jogar e ainda pelas primeiras chamadas á selecção portuguesa, será pouco e brevemente terá que subir e bastante para o segurarmos.  
Neste momento, o contratualizado como o jogador é um contracto até 2021 e com a tal clausula de rescisão de 60 milhões de euros mas quanto a subir a clausula de rescisão e o prolongar a duração da sua ligação ao Sporting parece estarmos todos de acordo.
Gelson merece-o e rapidamente caminha para se tornar num grande e brilhante jogador de futebol.
Mas para além de Coates e de Gelson também me parece que o contracto de Rúben Semedo deve ser revisto. Porém este viu o seu contracto revisto em Março deste ano onde inclusive recuperámos os 10% do passe que estava em poder do jogador.
Nessa altura, Rúben renovou até 2022 e ficou com a mesma clausula de rescisão-45 milhões de euros.
No entanto o jogador mostra que está cada vez melhor e também se fala numa chamada á selecção portuguesa. 
A sua evolução tem sido brutal e a sua permanência a titular da equipa diz muito do que sabe e tem jogado.
É então mais um jogador da nossa formação que emerge á nossa equipa principal e que justifica essa chamada com uma titularidade que muitos não apostavam ser para já. Rúben tem evoluído muito e com Coates a seu lado tem formado  a nossa dupla de defesas centrais já há quase 1 ano. 
É muito provável que o seu contracto será adequado ao seu real valor mas com uma renovação há muito pouco tempo talvez demore um pouco mais.
Com estes dois/três processos resolvidos penso que ficará uma casa muito bem arrumada e preparada para um futuro melhor e bem planeado se bem que há sempre muito trabalho por fazer.
É claramente isso que se pretende e muito em breve quase que aposto que também estarão aí a chegar renovações de contracto para os nossos juniores que começam a mostrar todo o seu potencial mas não só.
A nossa equipa B está a crescer e a querer dar passos rumo á estabilidade visando o nosso futuro.
O seu trabalho foi quase todo iniciado esta temporada pois já não vemos jogadores com mais de 22 anos nesta equipa.
A média de idades desta equipa é de 19,81 anos. Incrível não é?
Veja-se que o nosso Clube teve que ir ao mercado buscar jovens com potencial para se fazer esta nova politica porque não tinha jogadores suficientes.
Tudo com idade baixa que no entanto pode ser prejudicial em termos classificativos na II Liga mas para a equipa B nunca se pode esperar mundos e fundos.
A aposta ser basicamente em jogadores mais novos acarreta riscos mas que tenta-se colmatar com qualidade futebolística.
Para estes jogadores também são esperados alguns melhoramentos salariais premiando-se o seu bom desempenho mas penso que com tanta contratação para a equipa B, também irão esperar por melhores dias.
Tudo isto significa que a nossa casa está bem arrumada, organizada e que se prepara claramente para futuro.

Sem comentários :