segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O mais importante será sempre o próximo adversário


É lógico as nossas atenções estarem viradas para a Liga dos Campeões e para o todo poderoso B. Dortmund. No entanto, penso que não devíamos dar muito ênfase só pelo jogo ser de Champions e de defrontar-mos o vice-campeão alemão.
O que penso é que se deveria pensar que este é um jogo importante porque se trata do nosso próximo adversário e simplesmente isso!
Claro que os alemães nos merecem todo o nosso respeito, assim como qualquer adversário, e que esta competição é a mais apetecível mas para a nossa equipa, que se quer habituar a estas andanças, o importante é pensar que este é simplesmente o nosso próximo adversário. 
É que todos eles, sejam de Champions ou não, são importantes. 
Não pretendo tirar importância a esta partida com os vice-campeões alemães. Nada disso!
O que pretendo é que se pense que todos os jogos são finais e a nossa mentalidade tem que ser essa por muito que custe, por exemplo, mudar o Chip de jogos da Champions para os do Campeonato.
É essa a obrigação da nossa equipa técnica, dos nossos jogadores mas também de nós, adeptos.
Gostava que assim pensássemos e disso já dei conta em outro post intitulado: Os três pontos são um troféu(link).
Sei que estamos todos a vibrar com esta partida mas isso acontece não só por ser um jogo contra o todo poderoso B. Dortmund mas porque não estamos habituados a receber adversários tão distintos. Muitos podem não gostar do que digo mas é um facto que o Sporting não tem participado muito nesta competição.
Os motivos desta fraca participação do nosso Clube são várias mas não vou por aí. Não é isso que mais interessa pois o que lá vai, já lá vai e não o podemos mudar. O que podemos fazer é reflectir porque não participámos muitas vezes e emendar os nossos erros.
Mas o facto é que agora estamos na Champions, há dois anos também estivemos e nos próximos queremos continuar a estar presentes por muito que isso custe. 
E isso seria reflexo do bom trabalho que se faz actualmente no Sporting!
Claro que investimos mais e que dobrámos a nossa folha salarial mas esta é a nossa aposta.
Entretanto pode-se criticar e debater o porquê, como o fazemos e se o podemos fazer mas é um nosso direito e um dever deste enorme Clube que é o Sporting. No Sporting é obrigatório pensarmos em vencer, sermos melhores e maiores!
Há medida que vamos assumindo mais riscos é também lógico que mudemos também as nossas exigências. Se pagamos mais salários, queremos mais vitórias, mais futebol dentro das 4 linhas, mais espectáculo, mais profissionalismo e concentração dos nossos jogadores. 
Há medida que crescemos vamos querendo e exigindo mais e mais e com a participação na Champions é lógico que também queiramos vencer, tal como queremos nas outras competições em que participamos.
E reparem que não disse claramente que devemos querer vencer a Champions mas isso deve estar presente em qualquer sportinguista que seja exigente e que sonhe com mais do nosso Clube. Também não disse que o queira para já mas, jogo a jogo, temos que acreditar que podemos vencer e isso tem que se reflectir em qualquer competição.
Meus amigos: pensar em grande trás grandeza e reforça as nossas ambições, se as formos capazes de as passar para dentro de campo e se a nossa mentalidade pensar só em, vencer, vencer, vencer, vencer, vencer, vencer, vencer..........e vencer.
Por isso disse que os três pontos de um jogo é como se fosse um troféu. 
Em todos os jogos temos que entrar como se fosse uma final e trazermos esse troféu. É assim que temos que pensar para que os nossos adversários saibam quem vão defrontar. É desta forma que a nossa mentalidade muda e fará com que cresçamos mais e mais.
Vejam o que Pinto da Costa fez a um Clube como o FC Porto(desculpem se não gostam do exemplo) mas para mim é um bom exemplo. Mudou a mentalidade de um Clube que agora exige mais e mais.
Venceram e cresceram tanto que todos ficaram ´mal habituados`.
Agora em cada competição pede-se a vitória final e no falhanço pedem-se ´cabeças`. A isto se chama de exigência máxima que foi introduzida no Clube! Depois de tantos anos esta exigência já está mais que enraizada e quem entrar no Clube sabe que é para dar tudo e vencer, vencer, vencer, e vencer!!
No Sporting acredito que ainda estamos a começar esse, enraizamento!!
Portanto meus amigos sportinguistas: a nossa mentalidade deve ser de encarar estes jogos com a máxima exigência mas porque devemos trabalhar sempre dessa forma e não porque disputamos uma certa competição e defrontamos um determinado adversário.
Todos os nossos adversários são importantes e temos que os respeitar. Sabemos que uns são mais fortes que outros mas para quem se habituar a trabalhar com exigência máxima não terá nunca problemas na mudança ....de Chip.
Neste momento, o próximo adversário(o Dortmund) é o mais importante. No Sábado, já passa a ser o Tondela!!

Sem comentários :