sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Nacional vs Sporting: A minha equipa


Tradicionalmente as viagens á Choupana são difíceis e este não há-de fugir á norma.  Em jogo da 9ª jornada da Liga NOS ambas as equipas estão pressionadas para não falhar mais correndo o risco do Sporting se atrasar mais do líder do Campeonato e dos madeirenses descerem para a zona de despromoção. 
Os actuais momentos de ambas as equipas não são os melhores mas espera-se uma reacção por parte das duas. Porém a maior dúvida é se os Leões voltarão ás boas exibições e ás vitórias.
Eu fiz  a minha equipa.

Á hora do nosso jogo(21 horas) o nosso rival e líder da Liga já terá jogado e por certo já saberemos o resultado. Isso coloca-nos mais um pouco de pressão (se o rival vencer) mas de qualquer forma o cariz da partida não muda. Temos que vencer!! 
Para isso a nossa postura e empenho é de exigência máxima e isso tem que ser transversal a todos os jogos. 
Defrontar uma equipa treinada pelo Professor Manuel Machado é sempre de desconfiar porque por norma são sempre equipas bem planeadas, bem organizadas e quase sempre muito matreiras. A jogar na sempre difícil Choupana, na Madeira, teremos que voltar a ser aquela equipa que sabemos que não deixou de existir de um dia para o outro. Mostrar segurança, assumir o jogo, ter e saber ter a bola, construir jogo e oportunidades de golo, mostrar dinâmica dentro de campo, pressão alta, envolvência atacante dos nossos laterais, cruzar, enfim.....mostrar que somos mesmo candidatos ao titulo.
Os 5 pontos de atraso não podem pesar!
Os da casa prepararam-se em especial para este jogo e mesmo sabendo que o Nacional se encontra em 14º na tabela classificativa temos que ter cautelas. A meio da semana jogaram para a Taça da Liga e mesmo sabendo que é uma prova a eliminar pouparam 10 titulares. Mas que isto não sirva para mais nada do que motivar-nos melhor para um embate que o nosso adversário leva muito a sério. Portanto, jogando contra A, B ou C só temos que ser melhores que eles e vencer a partida.
Em Terras onde fomos mal recebidos na época passada a nossa estadia exige-se curta mas muito proveitosa até porque o jogo em Dortmund está mesmo á porta.
Jorge Jesus convocou 20 jogadores com o destaque para o regresso de Alan Ruiz e permanência de Castaignos nos eleitos e a saída de André.
Haverá mudanças na equipa? Deixará tudo na mesma? 
Só o saberemos mais logo mas JJ referiu que o Sporting não ia inventar nada:
-"Com o Nacional não vamos inventar e acredito que vamos estar bem. Trabalhamos dentro daquilo que é a ideia da equipa. Tivemos mais dias para treinar. Não houve competição no meio. Desenvolvemos outras metodologias de treino que ainda não tínhamos feito desde que os novos chegaram. Isto será bom para o crescimento deles e o da equipa."
-"Procuramos melhorar a ideia de equipa em vários processos de jogo. Depois podemos utilizar isso como estratégia para o próprio jogo. Mas passa tudo pela crença na qualidade dos nossos jogadores e por trabalho, não colocando de parte a estratégia para cada jogo. O Nacional é uma equipa que está a sofrer golos, mas não quer dizer que seja um padrão. Não vamos por aí. Estamos mais preocupados em fazer aquilo que queremos como equipa, para o jogo se tornar mais fácil."
Eis os 20 convocados:

Guarda-redes: Rui Patrício, Beto e Azbe Jug;
Defesas: João Pereira, Schelotto, Esgaio, Coates, Rúben Semedo, Paulo Oliveira e Marvin;
Médios: William, Elias, Joel Campbell, Gelson, Bryan Ruiz, Alan Ruiz e Bruno César;
Avançados: Markovic, Castaignos e Bas Dost

Mesmo perante os escolhidos de JJ que podem dar azo a algumas mudanças na equipa penso no entanto que a existirem, serão uma ou duas.
Não acredito que Esgaio possa ser adaptado a lateral esquerdo nem tão pouco Bruno César pois estar a adaptar pode ainda ser bem pior. Jorge Jesus por certo não tirará a confiança a Marvim. 
No caso de Bruno César que tanto se fala em poder jogar no lugar de Adrien, também não acredito! Para a posição 8 é preciso um jogador com pulmão, que tenha poder de choque e que saiba construir jogo. Pois bem, continuo a pensar em Paulista mas esse não está e sendo assim, acredito que seja novamente o Elias a jogar nesta posição.
Jorge Jesus disse que não ía inventar e colocando outro jogador nesta posição seria estar a adaptar e depois sujeitar-se. Acredito que o Elias precisa é de jogos para se ir ambientando ao nosso futebol e saiba interpretar os processos da equipa. Elias é mesmo o melhor substituto de Adrien na equipa.
O que eu mudaria na equipa nem seria, para já, lateral esquerdo nem médio ofensivo. O que eu mudaria e já o defendi várias vezes é Paulo Oliveira na vez de Rúben Semedo e Bryan Ruiz no apoio a Bas Dost. Na ala esquerda jogaria, claramente, o Bruno César.
No entanto na defesa ainda colocaria o Coates do lado de Marvim e Paulo Oliveira na direita.
A minha equipa: Rui, Schelotto, Paulo Oliveira, Coates, Marvim, William, Elias, Gelson, Bruno César, Bryan e Bas Dost.
O Sporting tem que meter tudo o que tem no 11 inicial e não estar a pensar no que pode acontecer. Temos que entrar em campo determinados em abafar os madeirenses, sendo rápidos, criativos e fieis aos processos da equipa que sabemos serem bons. 
Na defesa, não inventar e se William muito marcado, os centrais saberem sair a jogar e nesse caso o Paulo é bem melhor do que o Rúben. Os laterais têm que ir á frente e realizar mais cruzamentos tentando não descurar as costas que serão espaços explorados pelo Nacional;
No meio campo, sermos seguros na construção de jogo, jogar apoiado e mostrar dinâmica de equipa na procura de espaços. Daqui têm que sair mais passes certos para os médios interiores e para os nossos laterais que sobem. Será muito importante que o nosso médio ofensivo goste de ter mais bola e que progrida em campo construindo mais jogo avançado.
Os alas, têm que se mostrar bastante activos tanto na procura de passes interiores como junto á linha. Já sabemos que Gelson é de explosão e que vai mais á linha mas Bruno César e Bryan têm que se mostrar bem mais dinâmicos e cruzarem mais para a área s.f.f.
Quanto aos nossos avançados, não podem ter problemas em rematar á baliza. Deixem-se de rodriguinhos e toques de calcanhar e sejam práticos. Espero que o nosso 2º avançado saiba movimentar-se entre linhas e confundir os médios e defesas do Nacional e que Bas Dost tenha oportunidades para marcar e não falhe. Para terminar só dizer que a nossa defesa começa nos nossos homens mais adiantados no relvado e que se fizerem o mesmo que fizeram contra o Dortmund não iremos a lado nenhum.
Acredito nesta equipa como sempre acreditei mas temos que mostrar o que valemos dentro de campo. É aí que se joga para se ser campeão! Sejam campeões porra!!

6 comentários :

  1. Não me parece que é Paulo seja melhor a sair a jogar do que o Semedo...

    ResponderEliminar
  2. Amigo é a minha opinião de momento. Quando vejo o Rúben sair com a bola vejo dificuldades em decidir o que fazer á bola. Por exemplo o Coates já essa dificuldade não tem. Quando vai vai mesmo e entra por ali dentro e na maior parte dos lances cria desequilíbrios.
    O Rúben pode é ter ordens para não se aventurar como faz o Coates!!
    Nestes casos penso que o Paulo Oliveira se safa muito melhor.

    ResponderEliminar
  3. Paulista no lugar de Adrien?

    O que provou Paulista para ser substituto de Adrien?
    Pulmão? O homem nem aguenta estar 2 semanas sem se lesionar quanto mais.................

    Compreendo que por vezes o desespero nos faça ter esperanças em factores que desconhecemos (Paulista), é a esperança Sportinguista, contudo, haja juízo.

    ResponderEliminar
  4. Hoje é o dia em que vou publicar o comentário deste anónimo que muito passa por aqui! parabéns!! Se não fossem tão ordinários talvez os publicasse mais vezes.
    Cá vai:
    Estas imagens de Bruno Paulista devem chegar para responder á duvida colocada sobre Bruno Paulista que pelos vistos têm nos dentes o seu problema que origina as lesões desportivas de que tem sido alvo. E antes de criticar esta justificação dos dentes lembre-se de que o gr do nosso rival e outros jogadores tb foram operados pelo mesmos motivos.
    Depois de ver estas imagens EU ACREDITO que Paulista poderia, em forma, ser um jogador essencial no nosso meio campo.
    https://youtu.be/2B1tghrW46o

    Em vez de se estar sempre a criticar que tal comentários construtivos? Não se defende o Sporting até morrer dessa forma!!

    ResponderEliminar
  5. sporting não percas mais pontos pf. temos que ser campeões este ano.
    força sporting.

    ResponderEliminar
  6. Ao anónimo:
    Podemos criticar sempre pois é uma das liberdades conseguidas na nossa modesta revolução.
    A critica construtiva é aliás boa no sentido em que devemos crescer com ela e saber aproveita o que de bom dela provém.
    Não sei porque não se anuncia mas para criticar construtivamente é sempre muito bem-vindo. Se me enganei em quem pensava ser peço as minhas desculpas. SL

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: