terça-feira, 4 de outubro de 2016

Dost, Bas Dost


O avançado holandês, Bas Dost, contratado aos alemães do Wolfsburgo está a fazer um inicio de temporada como nunca o tinha feito.
Foi chegar, jogar, marcar e vencer!
Dost, marcou em 3 jogos consecutivos e soma um total de 5 golos em 6 partidas.
Pelo meio, já teve o seu primeiro BIS.
Quem será a próxima vitima?
Muitos viam a saída de Slimani como a maior perda para a nossa equipa mas a escolha do seu sucessor tem-se revelado mais do que acertada.
O argelino viajou até ao campeão inglês por 30+5 milhões de euros e Bas Dost ingressou no Sporting por 10+2 milhões de euros conotando-se com a maior contratação de sempre do nosso Clube.
Muitos então duvidaram e ainda outros desejaram que tudo corresse mal mas enganaram-se. A sua chegada tem dado ao Sporting outro futebol e outra presença em campo o que nem por isso fez desaparecer o essencial neste desporto - os golos!
Bas Dost caiu no goto dos adeptos verde e brancos e até já tem um cântico dedicado e adaptado: Thunderstruck dos Ac/Dc(link).
Até hoje, o holandês de 1,96m e 27 anos, só não deixou a sua assinatura frente ao Real Madrid e Guimarães mas, de certa forma, compensou com um BIS frente ao Estoril na 6ª jornada.
Bas Dost, já leva 5 golos em 6 jogos o que faz com que seja um começo de sonho para o avançado do Sporting.

Nem tudo são rosas e Dost diferente de Sli.
Os seus 1ºs dias no Clube não foram fáceis: "Os 1ºs dias foram difíceis pois era um novo Clube mas a equipa é boa. Compraram-me para marcar muitos golos e sou capaz disso. Os meus colegas são fantásticos e só o consigo fazer com grandes passes".
No entanto é humilde e agradece: "Há muito jogadores fantásticos que me fazem excelentes passes".
O holandês vem de 4 épocas de Busdesliga e de Wolfsbursgo o que lhe dá uma experiência e maturidade que Slimani ainda não tem. No entanto, Bas Dost, nunca marcou tantos golos como Slimani o fez nesta ultima temporada no Sporting.
A confiança é de que os fará mas precisa de melhorar certas caracteristicas.
Jorge Jesus prefere um avançado mais impressionante e não chega correr(em Madrid foi o que correu mais).
Dost precisa melhorar a sua agressividade na frente de ataque, o aguentar da pressão adversária de costas para a baliza assim como os processos da equipa que ainda não estão bem assimilados.
Tudo normal e nada que seja preocupante pois o esforço que Dost revela será bem recompensado.
A sua vontade de ser o nosso goleador é tanta que quando marca golo é o 1º jogador da equipa a chegar ao meio campo para reiniciar a partida!! Hão-de reparar!
Dost é diferente de Sli.
O holandês é um ponta-de-lança que nunca será tão agressivo como o argelino, ou seja, existem caracteristicas que se poderão aproximar mas duvido que vá conseguir pressionar tanto como fazia Slimani.
Mas Dost tem outras caracteristicas melhores que o argelino.
O nosso novo goleador é mais refinado dentro da área, ou seja, é mais pragmático e simples na área adversária. Talvez até seja mais técnico do que Sli!
Não nos podemos esquecer que Slimani esteve no Sporting durante 3 anos e os processos estavam na ponta da língua!
A sua adaptação também tem revelado ser importante para estar a marcar mais golos.
Não fala português(está a aprender) e os seus apoios têm sido Zeegelaar e Douglas que jogou na Holanda vários anos.
Outro aspecto é a forma como o clube, os colegas e os adeptos o receberam e acarinham em todos os jogos.
O seu agente referiu há dias que , Bas Dost, "adora a forma como os adeptos o têm tratado" e isso é notório quando reagiu á música que dedicamos a ele cantando-a no facebook do Clube.
Este é o histórico de carreira do holandês:
No Heerenveen chegou a marcar 37 golos em 39 jogos que é uma marca impressionante. Já nos alemães o melhor que conseguiu foram 20 golos o que não é nada mau.
A minha aposta é fazer mais do que estes 20 golos, isto na sua 1ª temporada em Alvalade. A partir daqui é marcar cada vez mais.
Sli marcou 31 golos em 15/16 mas seria muito pedir já essa marca a Dost.
Porém os goleadores são imprevisíveis e tudo é possível!
Na época passada com a camisola do Wolfsburgo, fez 10 golos em 31 jogos mas actualmente, de leão ao peito, já vai lançado deixando água na boca para o que pode ainda aí vir. Marcar cinco golos em... seis partidas não é normal.
Está então Bas Dost com um arranque de época demolidor, o melhor da sua carreira, e essa realidade ganha outra dimensão quando comparamos com aquilo que alcançou na época passada. Na verdade, com menos 25 jogos do que em 2015/16, o ponta-de-lança holandês soma já metade dos golos (5) que alcançou em toda a temporada passada.
Um ritmo alucinante para o camisola 28, que até ao momento apenas não marcou em dois jogos que realizou pelo Sporting: no Santiago Bernabéu, frente ao Real Madrid e no D. Afonso Henriques do Vitória de Guimarães.
Com Slimani a marcar golos em Leicester, Bas Dost tem-se revelado um substituto à altura, demonstra enorme eficácia em frente à baliza, mesmo tendo apenas cerca de 1 mês de trabalho com a equipa.
São então 20 golos a minha meta para o Bas Dost.
Será pouco? Conseguirá marcar mais? Não chegará a esta marca?
Só no fim o saberemos mas até lá, é continuar a apoiar!

Sem comentários :