terça-feira, 4 de outubro de 2016

Comunicação SCP in/out


Já todos percebemos que a nossa comunicação está bem melhor!
Já todos percebemos que Nuno Saraiva parece ser o homem certo no cargo correcto!
Também já percebemos os vários comunicados feitos pelo nosso departamento de comunicação!
Mas há coisas que não se percebem: afinal esta denuncia sobre ameaças a ´elementos ligados á arbitragem` é com que finalidade? 
E dados concretos sobre o denunciado?
In facebook comunicação SCP o nosso Clube mostra-se muito activo e ainda bem!
Só, em poucas horas saíram vários disparos e em várias direcções: foi na direcção da FP de Atletismo, foi para a FP de Bilhar  agora uma denuncia sobre alegas pressões no mundo da arbitragem.
Sobre as duas primeiras penso serem legitimas o que se defende e o que se denuncia pois são com dados concretos mas quanto a esta denuncia sobre o tema arbitragem o que há de novo? Quem são os intervenientes? Quem é de facto ´apertado` nos seus trabalhos como forma de os condicionar? Como sabe o Sporting disto? Quem se queixou ao nosso Clube e se o fez estará com medo de represálias? 
Nada disto acompanhou esta denuncia que foi mais poeira para o ar do que outra coisa qualquer!
Muitos não vão gostar do que aqui vou dizer mas para mim isto não é nada!
Esta denuncia é tão vaga , tão isolada, tão vazia, tão estanhara que mais parece ter outras intenções! 

Mas afinal o que se pretende com esta denuncia?
Provavelmente não terei sido o único a pensar nisto mas talvez seja dos poucos que o diz abertamente. Que raio de comunicado é este que contempla 7 linhas de texto e nem uma situação em concreto se anuncia?
Será para se debater o assunto?
Será para se investigar(quem de direito)?
Será para distrair dos resultados menos bons?
Sinceramente penso que não será esta última hipótese mas digo que por vezes mais vale estar calado do que , mais uma vez, assumir um debate que não chegará a lado nenhum!!
(Para Gáudio de uns!!)
Este comunicado parece-me totalmente descabido. Parece-me porque não apresenta nada de concreto e dizê-lo desta forma é do mais fácil que pode haver! Onde estão os dados concretos? 
Este tema já é mais do que problemático no mundo da arbitragem nacional para se lançar suspeitas sem provas concretas.
Terão estas provas para apresentar ás autoridades?

Denunciar só por denunciar....não!!
Quando fazemos denuncias devemos apresentar exemplos verdadeiros do que dizemos pois caímos na hipótese de não acreditarem em nós. 
O problema não é se o comunicado do nosso Clube é credível ou não porque para mim é mais do que verdadeiro. O problema é que este comunicado deveria fazer passar uma mensagem clara, concisa e concreta em que não existissem duvidas do que estava a ser denunciado!
Desta forma só se está a levantar poeira.
Já o disse várias vezes e sabem que acredito no rumo deste Sporting: quando não concordo com um facto não tenho problemas em expô-lo aqui em Amorsporting!
Pois bem...desta vez não concordo com esta denuncia, pelo menos publica e sem dados concretos!! 
E não concordei, no Verão, aquando a nossa politica de contratações, também sobre a rotação da equipa que JJ faz(pelo menos nestes moldes) e farei sempre que não concordar com um facto!
Mas voltando ao ...caso.
Reparem que nem dei azo ás declarações da APAF que só podia afirmar que não tem conhecimento de nada. Se tivesse é que era estranho!!
Também não digo que não seja verdade porque não me admiraria que o fosse.
O que eu critico é ser sempre o nosso Clube a fazer esta figura e ainda por cima sem nada de concreto para apresentar. Quer dizer: qualquer um manda postas de pescada para o ar e seja o que Deus quiser?
A sociedade não pode funcionar desta forma pois caímos numa espiral negativa e de ´chibaria` como se diz na gíria!!
E muito dirão o mesmo que a APAF pois já sabemos em que casa vivemos!!
No fim vai ficar o mesmo de sempre: O Sporting fala, fala, fala e fala do sistema e no fim fica tudo em águas de bacalhau!!
Quem denuncia é que é sempre o mesmo!

Denunciar sem provas ou nada em concreto é do mais fácil que existe.
O nosso Clube não acusou ninguém, é verdade, mas toca num assunto e não comprova o que diz. É como se falasse para o ar!
Se realmente o(s) árbitro(s) ou outro(s) elemento(s) da arbitragem está de facto a sentir estas pressões deve dar a cara. 
Nós só temos que denunciar se houverem dados concretos pois passamos, outra vez, pelos maus da fita e como desestabilizadores. É isso que queremos?
Se queriam fazer esta denuncia faziam-no junto das autoridades competentes e sem publicidade. Nunca da forma como o fizeram até porque ao existir alguma investigação só estavam a prejudicá-la!
Se algum facto ou prova se comprovar ou for apresentado, retiro tudo o que disse.
De outra forma não posso concordar com esta denuncia.

P.S.-Faltou-me referir que em nenhuma ocasião esta denuncia fala no srº Artur Soares Dias e ao lance em que deveria ter anulado o golo que dá o empate ao Vitória de Guimarães.

2 comentários :

José Monteiro disse...

De acordo com a análise e conclusões. Não é de estranhar que o fumo tenha causa num incêndio. Mas se é pretendido não identificar a causa, por razões que todos podemos entender, então a comunicação não pode ser da instituição, que tem outro tipo de responsabilidade e que está sujeita a maior escrutínio. Assim, pomo-nos a jeito e até podemos estar a prejudicar o apuramento da situação que, repito, acredito que esteja a acontecer, o que não será novidade. Quero deixar um reparo a alguns comentadores TV que quando se fala em agentes da arbitragem reduzem a questão aos árbitros principais. Ou não estão atentos na leutura ou então é porque têm um propósito. Acho que a área do jornalismo desportivo também não temos bons exemplos relativamente ao trabalho de investigação na procura da verdade.
Finalmente, e apenas na minha modesta opinião, penso que as grandes pressões sobre agentes de arbitragem estarão mais relacionadas com a questão da introdução de tecnologia na ajuda às arbitragens.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

O José pensa que as grandes pressões é mais na questão da introdução de tecnologia na ajuda ás arbitragens mas eu tenho a certeza disso embora não me refira a Portugal em concreto. Acredito que a nível de uma FIFA não se quisesse colocar estes meios á disponíveis aos árbitros pois os grande clubes ficariam a perder com a justiça no relvado.
No entanto será sempre o mais justo de fazer qd temos um futebol sob alta suspeita.
Em Portugal acredito que seja mais sobre os próprio árbitros......há mesmo muita coisa esquisita por cá e há pouco tempo vimos isso numa investigação pela II Liga.